Ir para conteúdo

Nemox Lux


Guilherme Torres

Postagens recomendadas

Já havia visto na internet algumas modificações para tornar o nemox lux com regulagem infinita

não sou muito fã de modificações e esta também não me agradou muito

não achei outro link onde também vi a mesma modificação apenas acrescentando uma peça e substituindo um parafuso

att

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem, chegou o meu Nemox (lux 250) também.

 

Me assustei quão fino ele mói. No 4 já fica talco! Consegui fazer um espresso no 9, sem pressão nenhuma no tamper. O 11 dele me lembra o 5 do Hario mini.

 

É assim mesmo? Ou vocês fizeram alguma modificação? Ele tem um limitador para ficar nestes 11, to pensando em tirar o limitador pra testar pra prensa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bruno, o parafuso de segurança, limitador, vai precisar de uma chave alen.

Acho que vai ter que tirar esse parafuso e subir uma volta pra cima a partir do 4.

Estranho eu tirei expresso primeiro no 4, agora com esse calor horrível tive que ir para o três.

Com certeza já reparou que o depósito de grãos também tem um parafuso que o prende.

att

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa, achei um link interessante falando pra ajustar o parafuso de segurança só o suficiente para passar pelo ajuste mais grosso, mas não do limite do mais fino. Fiz e funcionou super bem, só ainda não testei moendo mais grosso.

 

Atualmente consegui um espresso no 7. Acho que a regularem de fábrica não é muito igual de moedor para moedor.

 

Você conseguiu tirar os pinos de metal sem corta-los? Não consegui aqui. To quase cortando pois retém pó demais por causa deles.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hahahahahaha Me expliquei mal, mas quem já desmontou vai entender.

 

O parafuso de segurança fica preso na rosca da mó externa. Ou melhor, quanto maior a Granulometria, mais alto o parafuso de segurança fica. Quanto mais fino, mais baixo. Já o pino de ajuste, que é o que bate no parafuso de segurança, fica na parte de baixo e é fixo. Então fica fácil ajusta-lo para que só passe dele nas regulamenta maiores, mas que limite nas menores pra evitar de uma mó bater na outra.

 

Bem, tava esperando a hora da mamadeira da pequena e aproveitei para retirar os pinos de metal que retém o pó. Saiu mais ou menos 1g de café daquela pare ali que estava presa. Agora vai reter menos café.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa, achei um link interessante falando pra ajustar o parafuso de segurança só o suficiente para passar pelo ajuste mais grosso, mas não do limite do mais fino. Fiz e funcionou super bem, só ainda não testei moendo mais grosso.

 

Atualmente consegui um espresso no 7. Acho que a regularem de fábrica não é muito igual de moedor para moedor.

 

Você conseguiu tirar os pinos de metal sem corta-los? Não consegui aqui. To quase cortando pois retém pó demais por causa deles.

Eu os retirei puxando para cima com um alicate. E os guardei. Retem bem menos sem eles. Você tentou rosquear uma volta para baixo? Quem sabe consiga moer para expresso mais perto do 4. Com esse calorão que faz aqui em PG coloquei no três, ainda há pouco foram 14 gramas de pó que resultaram em 34 gramas de café em 27 segundos, com um orfeu torrado dia 9 de janeiro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Snao rosqueei pra baixo senão vai ficar fino demais. Pensei em desenroscar um pouco, mas eu não iria poder colocar o parafuso que prende o recipiente de plástico no lugar.

 

Do jeito que está funciona. Se eu precisar de mais grosso, é só passar do 11. :-)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pergunta, alguém sabe onde eu encontro algum tipo de escova para tirar o pó que fica preso lá onde ficavam os arames?

 

Mesmo sem os arames ainda fica uma quantidade de pó presa ali, que eu estou pensando em puxar ele. Só que com a saída curva, não é qualquer tipo de escovinha ou similar que eu vou conseguir fazer isso. Dei uma procurada nas lojas que conhecia, mas não vi nada que funcionasse nesse caso.

 

Alguém conhece?

 

Obrigado! :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia.

Meu Nemox Lux Pro 500 chegou ontem e hj estou ligando ele. Eu fiquei com algumas duvidas:

Como eu retiro o compartimento de grãos (não sei o nome direito) ? Vou ter que desmontar?

Para retirar a haste de metal que fica na parte da frente, na saida de pó, vou ter que desmontar?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Respostas: o recipiente vc tira desparafusando o pequeno parafuso que o prende ao regulador do moinho.

Para retirar as hastes de metal vc tem que retirar o recipiente e o bico (sai deslizando para cima) de onde sai o café moído.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acabei de desmontar para ver se ele tinha a haste causadora de problemas, que empelota o pó, mas ele veio sem.

To fazendo umas moagens para testar na minha gaggia baby twin.

Depois coloco os resultados aqui.

Boa tarde a galera

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A diferença entre ter a grade e não ter eu não achei gigante, não. Mas ajuda! Principalmente se for usar um pincel para limpar ali, como eu estou querendo usar. O problema é achar um pincel curvo, para não ter que tirar a parte plástica transparente que lembra um nariz toda vez, só para tirar o pó que fica preso ali.

 

Retirar o compartimento de grãos vale pra fazer aquele ajuste do parafuso de segurança (chave allen 2mm, se não me engano) ou fazer limpeza. Fora disso, não vejo necessidade.

 

Parabéns pelo moedor, você vai gostar! :)

 

PS: Para limpeza, vale tirar apenas a mó externa? Ou é importante tirar a interna também? A externa eu vi que é fácil sair e não tem risco de destruir as engrenagens, já a interna, no dia que tentei abrir, o motor rodou junto com o parafuso (sei que é rosca esquerda). Aí fiquei com medo e não tentei mais mexer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muita calma na hora de tirar a mos inferior. A engrenagem é de naylon. Ajuda se vc tirar o bico de onde sai o café moído e usar uma chave de fenda para travar aquela pecinha que empurra o café para fora, lembrando de girar no sentido horário (o contrário dos parafusos em geral para desparafusar).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É, justamente por isso que fiquei com medo de tirá-la. Estou pensando em tentar tirar só a mó superior, que é só ir aumentando a granulometria até ela sair.

 

Não que eu vá fazer isso agora, mas quero ter em mente para quando for limpar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É só tirar com cuidado que não tem problema.

Da primeira vez que tirei não deixei muito apertado, depois ficou mais fácil.

Contudo não precisa fazer sempre.

Sou adepto da praticidade, ainda quero ver se encontro aquelas pastilhas de moedores.

Att

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pergunta, alguém sabe onde eu encontro algum tipo de escova para tirar o pó que fica preso lá onde ficavam os arames?

 

Mesmo sem os arames ainda fica uma quantidade de pó presa ali, que eu estou pensando em puxar ele. Só que com a saída curva, não é qualquer tipo de escovinha ou similar que eu vou conseguir fazer isso. Dei uma procurada nas lojas que conhecia, mas não vi nada que funcionasse nesse caso.

 

Alguém conhece?

 

Obrigado! :)

Acho que você pensa em algo parecido com isso.

Mas como diz o anúncio foi projetada para limpar o grupo da máquina.

Att

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

   Boa noite.

   Então, comprei uma gaggia baby twin e um Nemox 500 na mesma época. Apanhei bastante para chegar perto de um bom espresso, mas to chegando. Ainda falta pro meu tamper chegar, graças à greve dos correios, o sedex ta demorando mais que tivesse pedido por PAC. Por enqt to usando o tamper horrivel da gaggia mesmo.

   Eu li o ponto da moagem de vocês para o espresso, fiquei assustado pq o meu é muito diferente de vcs, muito mesmo. A minha regulagem está em torno de 1. De vez em quando faço em 2, mas ele fica melhor no 1 ou no primeiro risco depois do 1. Estou usando também o filtro duplo da rancilio.

   Será que tem diferença mesmo da regulagem de fábrica entre moinhos? A falta de um tamper de responsa também pode mudar isso?

   No mais, o meu não empelota tanto, já que nem veio com aquela haste na saída de pó e não achei muito barulhento. Nâo gostei muito do temporizador, já que não tem a opção de colocar com tempo ou sem tempo. Se você coloca o tempo para 3 segundo, ele sempre moerá nesse tempo e você precisará acionar o botão para moer novamente. Acho que as opçoes de tempo são 3, 6, 9 ou 12 segundos. Deixo sempre em 12s e fico desligando o moinho qnd preciso parar.

   Alguém mais temo Nemox 500? Como faz com esse timer?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tamper é importante, mas da pra ir se virando.

Segundo o representante da nemox em Curitiba tem jeito sim de utilizar sem temporizador.

Mas não sei como é.

Quantos gramas você consegue em 12 segundos?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 Em 12s, está saindo 16,6g de café no nível 1.

 Sobre o temporizador, não dá pra ficar sem ele. Sempre vc vai moer nos segundo programados.

 Segue a resposta que a Italclass me mandou:

Bom dia,

Nao tem esta opçao, para desligar o temporizador teria que abrir a maquina e desligar os fios de comando. Nao aconselho.  

Att.

ITALCLASS  Gelato  Caffé    Ltda

distribuidor oficial NEMOX Profesional Class

Av. 7 de Setembro 6809 - (Batel  ) CURITIBA

fone: 41-3029.1354 - cel. 41-9823.5014

Roberto Gozio

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ah.. Que nada! Joga o Nemox no colo do Guilherme Torres ou do sergio procê vê..

 

Eles desligam o temporizador, colocam botãozinho para acionamento "doserless" e ainda colocam o Nemox para tocar umas musiquinhas enquanto mói o café..

 

Os caras são fera!  :P

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso, tamper faz muita diferença! Mas ainda assim eu tenho quase certeza de que de moínho para moínho muda a regulagem.

 

Não consigo fazer espresso em menos de 7 na regulagem, enquanto tem gente que faz em 4. Mas isso não me incomoda, na verdade. No seu caso, se realmente ficar em 1, aí eu desmontaria e alteraria a regulagem, para facilitar. Mas para isso tem que ver primeiro a questão do tamper.

 

Bem, faz o seguinte, pega uma moeda de, sei lá, 5 centavos e tira uma foto num prato branco com um pouco de pó espalhado na sua regulagem 1 e a moeda ao lado para comparação.

 

No meu, aa regulagem 4 o pó já vira quase uma pasta de tão fino.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...