Ir para conteúdo

Nemox Lux


Guilherme Torres

Postagens recomendadas

Pessoal,

Como ex-proprietário de um nemox, tenho que dar a seguinte contribuição.

A disparidade entre as regulagens dos seus moinhos ocorre porque, no nemox, o disco numerado é em verdade apenas uma capa que fica sobre o suporte da mó superior (uma rosca dentada enorme preta).

Quando limparem, vcs tiram o parafuso que prende essa capa no suporte, giram ele em sentido anti-horário até esse suporte sair do moinho. Limpam com um pincel e rosqueiam de volta.

Quando rosquearem de volta, procurarão o ponto zero, encontrado o ponto em que as mós se tocam, desenrrosqueiem meia volta (esse será o lugar onde, reencaixada a capinha, deverá ficar o número zero).

Vejam o vídeo do meu antigo anuncio ou procurem em meus vídeos do youtube que acho que mostra esse detalhe que vcs estão deixando passar.

 

Abraços

 

Estava procurando essa informação, valeu!

Acabei de adquirir um moedor da mesma familia do Zé Maria daqui do fórum e ainda estou tentando ver qual a melhor moagem. Curioso é que estou enfrentando o oposto do problem da Encore, antes achava todas a moagens muito grossas, agora está muito fino  :lol:

 

 

EDIT: ainda to tendo dificuldade... como sei quando as molas toca? Fazem algum tipo de barulho?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 months later...

Boa tarde pessoal!

Queria acessar as pás do meu Nemox Lux pra fazer a mod com o feltro mas sou ignorante nesse tipo de coisa e, os vídeos que vi, já partem de um ponto que não sei chegar.

 

Gostaria de saber se alguém tem algum vídeo ou sequência de fotos desmontando ele passo a passo, o que sei fazer até agora é tirar o reservatório de grãos kkk

 

Abç!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pedro, seu lux é o 500 pro, ou o 150?

 

Se for o 500, é relativamente fácil. Não tenho fotos agora, mas é bem intuitivo.

Faça o seguinte.

Após retirar o Hopper, retire o disco graduado, que é encaixando onde se ajusta a granulometria. Feito isso, encontre o parafuso do batente, que fica embaixo desse disco, e desparafuse-o até ser possível retirar a mó estática (superior).

Assim que retirar a mó superior, vc verá a mó rotativa, que é presa por uma porca, se não me engano, de tamanho 10. Tente afrouxar essa por com uma chave (lembre-se que a rosca dela é invertida, então ela afrouxa no sentido oposto às demais). Se a porca estiver muito apertada, faça o seguinte:

Desmonte a carcaça do moinho (é só soltar os parafusos que estão aparentes nela, não tem muito mistério).

Com a carcaça desmontada, vc verá o motor, cujo eixo entra em uma caixa que tem uma engrenagem de nylon branca. O eixo da engrenagem liga-se diretamente ao eixo da mó rotativa. Assim, vc pode usar um alicate de pressão, ou algo assim para travar o eixo da engrenagem e afrouxar o parafuso. Assim vc conseguirá retirar a mó e ter acesso às pás para fazer o mod.

 

Boa sorte, qualquer dúvida fale aí!!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu pelas dicas pessoal, consegui desmontar, limpar e montar... Não fiz o mod do feltro ainda pq preciso comprá-lo.

 

3 dúvidas:

 

1-O Parafuso de segurança deve limitar no sentido de eu não conseguir ir pra mais fino do que o limite, certo? Seria meia volta do toque das mós?

 

2-Outro dia, antes de desmontá-lo, com determinado grão e uma moagem média (acho que no 8), aconteceu do moedor travar. Dava pra ouvir gradativamente a rotação cair até parar e o motor continuava com um "grunhido". O que pode ser isso? Problema foi o grão ou algum problema de potência no meu moedor?

 

3-Tem problema deixar aquela porca que prende a mó inferior não tão apertada? Foi difícil de soltar e fiquei com receio de colocar o torque que estava antes...

 

Abçs!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você pode ter quebrado um dos dentes da engrenagem de nylon do conjunto, que funciona como fusível desse moedor. Se continuar fazendo barulho e não moendo, pode ter que trocar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guilherme, pra eu checar isso tem que abrir aquela caixa da engrenagem, certo?

 

É essa aqui? http://www.cafeparts.com/productDetail1.asp?ItemID=49132

Valeu


Você pode ter quebrado um dos dentes da engrenagem de nylon do conjunto, que funciona como fusível desse moedor. Se continuar fazendo barulho e não moendo, pode ter que trocar

Mas será que se isso acontecesse ia rolar aquilo que falei da rotação cair gradativamente até parar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cafeparts é o lugar que comprei mais barato quando tinha um nemox. Procure iberital grinder nylon gear

Tem que ver se está moendo ou não. Se tiver quebrado um dos dentes ele não moí de jeito nenhum. Se estiver parando sem ter grão dentro, e o moinho estiver regulado para moagem grossa, possivelmente é a engrenagem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O meu nemox apresentou o mesmo problema do Guilherme nessa engrenagem , na época eu comprei uma engrenagem que o Guilherme tinha , se for realmente a engrenagem , vale a pena ver o preço dela na café cozinha e cia, na época a loja ainda não existia , ser eles tiverem em estoque com certeza será,mais barato que importar.

 

http://www.c123.com.br/CafeCozinhaECia/res.asp?x=702612

 

 

O part number da engrenagem é 702612

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pedro, isso já aconteceu comigo. No meu caso, não foi a engrenagem, foi o café, que acabou obstruindo a saida de pó e acabou fazendo o moedor parar gradativamente até parar e travar. Mas a engrenagem permaneceu intacta. Nada que uma limpeza média não resolva!

Se vc retirou a engrenagem e ela estava íntegra, então o problema não é ela.

 

Valeu pelas dicas pessoal, consegui desmontar, limpar e montar... Não fiz o mod do feltro ainda pq preciso comprá-lo.

 

3 dúvidas:

 

1-O Parafuso de segurança deve limitar no sentido de eu não conseguir ir pra mais fino do que o limite, certo? Seria meia volta do toque das mós?

 

2-Outro dia, antes de desmontá-lo, com determinado grão e uma moagem média (acho que no 8), aconteceu do moedor travar. Dava pra ouvir gradativamente a rotação cair até parar e o motor continuava com um "grunhido". O que pode ser isso? Problema foi o grão ou algum problema de potência no meu moedor?

 

3-Tem problema deixar aquela porca que prende a mó inferior não tão apertada? Foi difícil de soltar e fiquei com receio de colocar o torque que estava antes...

 

Abçs!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Qdo tiver tempo vou abrir pra ver a engrenagem, mas agora pouco mesmo moí outro grão e não travou...

 

O que realmente chama a atenção é a retenção do café, o meu tá sem o pininho de metal e forma um bloco duro ali no retângulo de plástico da saída, fica até duro pra mexer com uma colher... Será que tem a ver com eu colocar café direto do freezer no reservatório?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Compra um pincel fino e limpa isso lá. Basta retirar o bico acrílico. Assim fica mais tranquilo.

Não deve ser engrenagem. Nem precisa abrir. Se fosse ela, o moedor não moeria nada.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...