Ir para conteúdo

Nemox Lux


Guilherme Torres

Postagens recomendadas

Quem moe para moka no Lux, qual regulagem usa? Ou seja, do ponto para espresso, quantos "passos" sobem até obterem uma moagem para moka?

Alguém saberia em quantos microns aumenta a separação entre as mós a cada passo? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 months later...
  • 2 months later...

se faz tempo que você não limpa 

é bom fazer isso

mas pelo que me lembro

sujeira não impediria o funcionamento dele

sente cheiro de queimado ?

ou um barulho anormal?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aposto que é a engrenagem de nylon (que é o fusível desse moinho). Deve ter moído pedra ou café muito duro e ai espanou. Isso justificaria o fato de ter ficado mais barulhento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse defeito que o Guilherme falou , aconteceu comigo e eu descrevi o conserto aqui :

 

http://forum.clubedocafe.net/index.php?/topic/2866-nemox-lux-troca-de-engrenagem-ponto-fraco/

 

Ele é muito simples não tem eletrônica , se vc liga e ouve o barulho do motor , mas as mós ficam paradas é sinal de que é a engrenagem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alisson , esse moedor recebe a energia na chave e daí vai para o motor (mais simples impossível) se vc não ouve o motor só pde ser 3 motivos :

 

1 - O motor queimou , mas se ele funciona intermitentemente , não queimou , quando queima para de vez.

 

2 - Mau contato na tomada , na chave ou no interruptor que vc empurra com o PF.

 

3 - Encosto , leva para um engenheiro pai de santo .  :P  

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Também pode estar com as mós "empastadas".

Experimenta abrir mais e verificar se gira bem sem grãos.

Ai uma boa limpeza resolve ou, como mínimo, moer umas 200gr de arroz, preferentemente aquele tipo "instantâneo" , que vem em saquinhos individuais, desde que falam que seria mais mole e forçaria menos o motor.

Porém pelo que fala do barulho deve ser o "fusível" de que falam Guilherme e Carlos Eduardo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Verifique se o café que está usando é torra bem escura e oleosa. Isso empasta ele rápido. Se for o caso prefira torras médias.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 months later...

Eu modifiquei também, apesar de não ter encontrado ainda um botão legal para girar.

Vc encontrou o seu onde?

Eu somente parafusei um parafuso da base da rosca sem fim. Assim, quando eu quero ter regulagem mais grossa, giro o anel, quando quero ter micro regulagem, uso a rosca sem fim para isso.

No futuro penso em adaptar a rosca, colocar um eixo nela, igual ao de um grampeador, por exemplo. Assim, afasto e rosca, giro o anel e depois mudo ele. Só não sei onde procurar levar ela para ser adaptada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vini, se você quiser, eu projeto uma peça com molas pra você fazer isso. Quando eu for fazer a próxima unidade do torrador eu mando fabricar também

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu comprei o botão meia cana numa loja de componentes eletrônicos daqui de POA, custou 7 reais, tem um parafuso que se aperta com um chave de fenda. Antes disso, havia improvisado com uma rolha de cortiça, basta pegar uma chave Philips, cavocar um buraco em uma das pontas e encaixar bem na haste da rosca, funciona perfeitamente, tão bem como o botão, era até mais ergonômico.

Legal esse teu mod, como no meu caso dedico ele ao espresso não faz muito sentido, mas pra mudar de método é mesmo uma mão na roda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu quero sim, quilherme. Como fazemos isso? Agora sem whatsapp, quer me ligar para passar os detalhes?

Tava pensando em adapta-lo tb, colocar um arduino nano para controlar o tempo de moagem e, se der, até a granulometria.

Ideias eu tenho muitas, mas falta tempo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Temos que tirar as medidas exatas para bolar. Eu imaginei uma chapa em U, com abas abaixo para fixar no moedor, com dois cortes laterais para correr o pino que faz a rosca infinita, preso com duas molas em dois pinos de sustentação

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

Tenho um nemox lux aqui e peguei um MD40 daqueles usados que apareceram por aqui...

 

Ainda sem conseguir um bom resultado no MD...talvez mós cegas, mas acho que não.

 

E agora, vender ou não o nemox? "acumuladores_fever" mode on. hahahaha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...