Ir para conteúdo

Gaggia EVO descascando "Teflon"


Postagens recomendadas

Bom dia  Gaggia Classic EVO está com vários usuários reportando que há presença de fragmentos do revestimento do boiler no café extraído. Lá "fora" estão chamando de Boiler Gate. Um grande vexame para a Gaggia. 

https://espressosetupbuilder.com/blog/news/boilergate

Bons cafés ! 

  • Curtir 2
  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que coisa! Estava de olho nesta máquina para acompanhar minha Aram. 

Há de se aguardar os encaminhamentos. Pela reportagem/matéria enviada, há um "Recall" nos EUA.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Pedro Freire disse:

Bom dia  Gaggia Classic EVO está com vários usuários reportando que há presença de fragmentos do revestimento do boiler no café extraído. Lá "fora" estão chamando de Boiler Gate. Um grande vexame para a Gaggia. 

https://espressosetupbuilder.com/blog/news/boilergate

Bons cafés ! 

Complicado. Em vários grupos na internet o pessoal tem reclamado. Alguns mandando pra recall. Teoricamente deveria ser uma versão melhorada, mas acho que o revestimento não está aguentando pressão e temperatura.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A questão é que a Gaggia já deveria ter evoluído para um boiler de aço inox ou brass, sem a fraqueza do aluminio que é dado a corrosão.  . Mas um projeto novo de verdade com valvula  solenoide de 3 vias . Não a tosca tentativa de vender Gaggia Color na carcaça de Classic que foi feita em 2015. Em vez disso ela veio com novas cores e massiva propaganda. Não quer gastar em atualizar de verdade. E só o fará se tiver prejuízo de vulto nas vendas. 

Bons cafés ! 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas essa Classic Pro Evo é a mesma vendida aqui no Brasil?

Pelo que entendi, a Gaggia vendida aqui é a Classic Pro, não?

Ou seja, não tem esse revestimento de teflon e um boiler somente de alumínio.

E como a água no Brasil não é "dura", dificilmente haverá problemas de calcificação, uma das desvantagens dos boilers de alumínio.

[ ]'s ;)

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 minutos atrás, Mordechai disse:

Mas essa Classic Pro Evo é a mesma vendida aqui no Brasil?

Pelo que entendi, a Gaggia vendida aqui é a Classic Pro, não?

Ou seja, não tem esse revestimento de teflon e um boiler somente de alumínio.

E como a água no Brasil não é "dura", dificilmente haverá problemas de calcificação, uma das desvantagens dos boilers de alumínio.

[ ]'s ;)

Olá,

As Gaggias antes da EVO já sofriam com a corrosão do alumínio e também com a corrosão galvânica causada pelo grupo de Brass e boiler alumínio. 

O revestimento foi uma tentativa barata de solucionar o problema. 

Bons cafés! 

 

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parece que nos EUA pessoal ta fazendo recall e pode escolher trocar o boiler para mesmo (EVO) ou até um boiler do modelo anterior. Acabei de comprar a Classic Pro normal na duvia, peguei da Maquinas e Café pelo Mercado Livre que por lá ainda tem estoque do modelo anterior, no site deles agora só tem o modelo EVO.

Eu tava animado com a EVO no Brasil por conta de já vir com o OPV de 9 bar, mas quando comecei a ver sobre esse problema até decidi comprar a versão anterior logo. Deixar para fazer o upgrade para OPV de 9 bar mais para frente.

Também acha outros no ML vendendo o modelo anterior, achei legal que veio com um tamper bom, tava na duvida se comprando pelo mercado livre eles enviam o tamper melhor também.

Editado por lgvo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estava prestes a comprar uma EVO e me aparecem esses relatos rs

Entrei em contato com a Máquinas & Café pelo WhatsApp e recebi essa resposta que, segundo eles, foi dada pela própria Gaggia:

Citar

No geral, a porcentagem de defeitos é inferior a 1%, portanto, nada com que se preocupar.

Primeiramente, é importante sublinhar que NÃO é perigoso, não há risco à saúde envolvido.

O revestimento usado é aprovado e certificado para alimentos.

Apesar do acima exposto, decidimos emitir a declaração oficial anexa para seu benefício, para que você possa usá-la privadamente com seus clientes.

É verdade que algumas caldeiras estavam defeituosas devido à falha na polimerização durante a fase de revestimento.

Achei bacana o atendimento, que foi super rápido, e também por estarem à par da situação.

Eles também informaram que até o momento, nenhum cliente que tenha adquirido a EVO relatou problemas.

A Gaggia também emitiu um comunicado oficial q coloquei em anexo

Gaggia statement_19.01.2024.pdf

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, vinhaz disse:

Estava prestes a comprar uma EVO e me aparecem esses relatos rs

Entrei em contato com a Máquinas & Café pelo WhatsApp e recebi essa resposta que, segundo eles, foi dada pela própria Gaggia:

Achei bacana o atendimento, que foi super rápido, e também por estarem à par da situação.

Eles também informaram que até o momento, nenhum cliente que tenha adquirido a EVO relatou problemas.

A Gaggia também emitiu um comunicado oficial q coloquei em anexo

Gaggia statement_19.01.2024.pdf 239.68 kB · 3 downloads

O documento mostra que é aprovado para entrar em contato com alimentos, não para ingerir. Complicada essa comunicação da Gaggia, parece que tá querendo passar uma resposta correta pra pergunta errada, ludibriando quem não prestou atenção ou não leu. 

Eu devolveria a máquina, mas é opinião pessoal e não tenho uma.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, só para manter alguma atualização da minha Gaggia Evo: tenho há uns 3 meses e não apareceu nada. Vale notar que eu sempre faço aquele ritual de resfriamento após a vaporização, para preservar o boiler. Não sei se isso tem algum impacto quanto ao exposto. Conheço outra pessoa que tem a Evo (Thay) e também não apareceu nada - ela tem há um pouco mais tempo do que eu. Ela comprou na Whole Latte Love, e eu pela Máquinas & Café.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 10/02/2024 at 17:19, J. Santiago disse:

Pessoal, só para manter alguma atualização da minha Gaggia Evo: tenho há uns 3 meses e não apareceu nada. Vale notar que eu sempre faço aquele ritual de resfriamento após a vaporização, para preservar o boiler. Não sei se isso tem algum impacto quanto ao exposto. Conheço outra pessoa que tem a Evo (Thay) e também não apareceu nada - ela tem há um pouco mais tempo do que eu. Ela comprou na Whole Latte Love, e eu pela Máquinas & Café.

Fala Santiago!

Você fez o teste pra ver se a sua ta com problema? É só fazer sair agua quente pelo vaporizador, mas precisa tirar o bico

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa! Tudo bom?

Eu acabei comprando a EVO semana passada e descobri esse lance só hoje. Segundo dia com ela, fiz o teste e começo vi um grão escuro no pitcher, depois fiz o teste de novo eu vi mais alguns menores (ambos da mangueira de vapor) . Pode ter sido impressão ou resíduo que já estava no Pilcher, mas acho muito difícil.

Como é um assunto relacionado, queria saber se vocês recomendam entrar em contato com a Gaggia ou com a Maquinas e Café? Tô literalmente a 2 dias com a máquina! 

Eu queria ficar com a EVO por causa da mola de 9bar sem ter que violar a garantia, agora não sei muito bem o que devo fazer.

Além do investimento ter sido grande, já comprei os acessórios que pude no aliexpress - tudo já pra 58mm e etc...! Por isso peço uma luz dos colegas mais experientes!

Valeu, abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 21/02/2024 at 16:26, sovietik disse:

Opa! Tudo bom?

Eu acabei comprando a EVO semana passada e descobri esse lance só hoje. Segundo dia com ela, fiz o teste e começo vi um grão escuro no pitcher, depois fiz o teste de novo eu vi mais alguns menores (ambos da mangueira de vapor) . Pode ter sido impressão ou resíduo que já estava no Pilcher, mas acho muito difícil.

Como é um assunto relacionado, queria saber se vocês recomendam entrar em contato com a Gaggia ou com a Maquinas e Café? Tô literalmente a 2 dias com a máquina! 

Eu queria ficar com a EVO por causa da mola de 9bar sem ter que violar a garantia, agora não sei muito bem o que devo fazer.

Além do investimento ter sido grande, já comprei os acessórios que pude no aliexpress - tudo já pra 58mm e etc...! Por isso peço uma luz dos colegas mais experientes!

Valeu, abs

Vc fez aqle primeiro ciclo de limpeza da maquina? A minha estava saindo uns farelos brancos, gastei uns 4 litros ou mais de agua nessa primeira limpeza, pode ser apenas resquícios de alguma coisa q estava no boiler.

Caso vc resolva acionar a garantia, entra em contato com a loja antes, eles tem um suporte q pode te ajudar. Ou em ultimo caso, vc devolve a maquina e troca pelo modelo anterior.

A minha comprei recente tbm, caso aconteça, vou acionar a garantia. Se tiver q acionar 100 vezes, sem problema.
E caso aconteça no futuro, ja fora da garantia, troco pelo boiler sem revestimento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, rquenio disse:

Vc fez aqle primeiro ciclo de limpeza da maquina? A minha estava saindo uns farelos brancos, gastei uns 4 litros ou mais de agua nessa primeira limpeza, pode ser apenas resquícios de alguma coisa q estava no boiler.

Caso vc resolva acionar a garantia, entra em contato com a loja antes, eles tem um suporte q pode te ajudar. Ou em ultimo caso, vc devolve a maquina e troca pelo modelo anterior.

A minha comprei recente tbm, caso aconteça, vou acionar a garantia. Se tiver q acionar 100 vezes, sem problema.
E caso aconteça no futuro, ja fora da garantia, troco pelo boiler sem revestimento.

Opa, valeu pelo retorno!!

Fiz o ciclo de limpeza quando ela chegou e mesmo assim apareceram esses bem "flakes" pequenos! Postei no reddit e a galera disse que eram só bolhas! Por isso eu acho que nem compensa eu postar aqui!

De qualquer forma, eu acabei contatando a assistência da Gaggia, depois de ter lido no Reddit que um gringo conseguiu com a assistência que eles enviassem o boiler da 2019 e trocassem pra ele - mesmo antes de aparecerem os flakes!

Tão me atendendo super bem na Imeltron, que é a importadora responsável pela garantia! Disseram que podem recolher a máquina e se constatado que é a edição com boiler gate, podem trocar o boiler pelo antigo porém demora de 30 a 60 dias. Poderia escolher entre isso ou um boiler da evo com o coating feito de forma correta (pelo que entendi).

Aí eu acho que no caso seria melhor o boiler da Gaggia Classic Pro 2019 né? Melhor garantir o antigo que passou no "teste do tempo".

Se quiserem mantenho vocês informados aqui!

No geral eu tô muito feliz com a máquina, só não quero ingerir teflon, rs.
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom saber, qualquer coisa ja entro em contato direto com Imeltron.

Sobre o teflon (exelia 3010/b242) andei lendo alguns sites e pelo menos o que dizem, é q ele não é prejudicial a saúde mesmo se ingerido junto com o alimento. Mesmo assim não é a situação ideal pra isso acontecer.

No reddit, um usuário disse q o problema do teflon descascando foi resolvido, é feito o jateamento do alumínio e depois é aplicado o revestimento, assim ajudando na fixação do material, mas nada confirmado oficialmente pela gaggia.

Agora sobre colocar o boiler de alumínio (sem revestimento), q eu msmo disse acima, vi q pode acontecer outro problema q é a corrosão galvánica
O boiler é de alumínio e o restante do grupo é de latão.  Sou leigo no assunto, qm souber melhor sobre o assunto, nos dê uma luz.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, rquenio disse:

Bom saber, qualquer coisa ja entro em contato direto com Imeltron.

Sobre o teflon (exelia 3010/b242) andei lendo 

Agora sobre colocar o boiler de alumínio (sem revestimento), q eu msmo disse acima, vi q pode acontecer outro problema q é a corrosão galvánica
O boiler é de alumínio e o restante do grupo é de latão.  Sou leigo no assunto, qm souber melhor sobre o assunto, nos dê uma luz.

https://rijeza.com.br/blog/corrosao-galvanica-saiba-como-voce-pode-prevenir/#:~:text=Corrosão galvânica é um tipo,água salgada ou soluções ácidas.

Bons cafés! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, rquenio disse:

Bom saber, qualquer coisa ja entro em contato direto com Imeltron.

Sobre o teflon (exelia 3010/b242) andei lendo alguns sites e pelo menos o que dizem, é q ele não é prejudicial a saúde mesmo se ingerido junto com o alimento. Mesmo assim não é a situação ideal pra isso acontecer.

No reddit, um usuário disse q o problema do teflon descascando foi resolvido, é feito o jateamento do alumínio e depois é aplicado o revestimento, assim ajudando na fixação do material, mas nada confirmado oficialmente pela gaggia.

Agora sobre colocar o boiler de alumínio (sem revestimento), q eu msmo disse acima, vi q pode acontecer outro problema q é a corrosão galvánica
O boiler é de alumínio e o restante do grupo é de latão.  Sou leigo no assunto, qm souber melhor sobre o assunto, nos dê uma luz.


Essa da corrosão galvânica eu não fazia ideia, muito obrigado por me informar. Dei uma pesquisada e continuo sem entender muito mesmo assim. Complexo!

Vou pedir pra moça da Imeltron me dar mais detalhes sobre esse boiler "atualizado" da Evo e mantenho vocês informados.

Pelas infos que temos, se fosse vocês no meu lugar pediriam pra garantia colocar o boiler da classic pro 2019 e corria o risco de ter a corrosão galvânica, ou da EVO atualizada e correria o risco do "boiler gate"? :blink:

Valeu, abs!
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu acabei pegando a Gaggia Classic Pro mesmo, também na Máquinas & Café.

Acho que a Gaggia se precipitou dizendo que isso foi erro de um lote, parece ser um defeito do equipamento, uma vez que no Reddit pessoas com várias datas de fabricação diferentes tiveram o problema.

Comprei o kit OPV da Shades of Coffe mesmo e to esperando chegar. Também tenho a intenção de colocar Gaggiuino depois, e acho que a mola de 15 bar é recomendada.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 23/02/2024 at 20:46, vinhaz disse:

Eu acabei pegando a Gaggia Classic Pro mesmo, também na Máquinas & Café.

Acho que a Gaggia se precipitou dizendo que isso foi erro de um lote, parece ser um defeito do equipamento, uma vez que no Reddit pessoas com várias datas de fabricação diferentes tiveram o problema.

Comprei o kit OPV da Shades of Coffe mesmo e to esperando chegar. Também tenho a intenção de colocar Gaggiuino depois, e acho que a mola de 15 bar é recomendada.

Acabei pedindo pra Imelkron trocar a minha por uma Classic Pro também! Agora vou precisar usar a diferença do valor com eles e não tem muita coisa além daquele liquído pra limpar máquina; Se alguém tiver algum insight agradeço rsrs

Cê vai esperar passar a garantia pra trocar sua mola?

Eu tô amando o café da Evo, sorte que o da Pro vai ser igual

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, sovietik disse:

Acabei pedindo pra Imelkron trocar a minha por uma Classic Pro também! Agora vou precisar usar a diferença do valor com eles e não tem muita coisa além daquele liquído pra limpar máquina; Se alguém tiver algum insight agradeço rsrs

Cê vai esperar passar a garantia pra trocar sua mola?

Eu tô amando o café da Evo, sorte que o da Pro vai ser igual

Mas essa troca que você conseguiu, estava ainda dentro do prazo de 7 dias ou foi somente por estar na garantia?

E em qual loja você adquiriu a Gaggia, com eles mesmo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 horas atrás, rquenio disse:

Mas essa troca que você conseguiu, estava ainda dentro do prazo de 7 dias ou foi somente por estar na garantia?

E em qual loja você adquiriu a Gaggia, com eles mesmo?

Eles ainda não trocaram de fato, vão buscar minha EVO hoje! Mas ela já deu todo os próximos passos. Espero que dê tudo certo!

Comprei ela na Maquinas & Café

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

Muito legal essas informações da Gaggia Classic ("Pro" e "EVO")

Consegui entender bastante coisa. Valeu.

Algum de vocês sabe explicar como podemos lidar com a corrosão galvânica nas Gaggia Classic "que não estão atualizadas"?

Por exemplo, se o problema é caro de resolver? Ou se precisa substituir o bolier ou parte dele? Ou até mesmo se temos meios de minimizar ou "adiar" o aparecimento da corrosão galvânica nas Gaggia Classic (que não são EVO e tem o boiler em alumínio) ?

Mas uma pena mesmo, eu gostaria da EVO por vir com a mola OPV de 9 bar e também pela melhoria de alguns componentes (saída do grupo e porta filtros, por exemplo).

Agora difícil saber se encaro uma dessas (de qualquer modelo) ou se busco outra marca. 

Valeu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...