Ir para conteúdo

Dicas de bons moedores manuais para espresso


Caiovisk88

Postagens recomendadas

Olá pessoal! Sou novo aqui no fórum! Tenho uma máquina de espresso caseira Delonghi EC680R, comprei um filtro não pressurizado da China e, estou aguardando chegar em casa! Entretanto notei que preparando um espresso com o filtro pressurizado que vem com esse equipamento, o meu café ainda não sai bom. Comprei um tamper, agulha wtd, fazendo um espresso com café recém torrado, notei que o meu café está ruim. Longe do sabor de uma cafeteria... Acho que o problema é o meu moinho. Ele é bem básico, com poucas opções de regulagem de granulometria. (Paguei uns R$ 40, nele). Gostaria de sugestões para moinho manual que seja voltado apenas para o preparo de espresso. Ouvi fizer que o K4 é muito bom. Mas gostaria de outras opiniões. Obrigado!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Octávio, ok obrigado! Me diz uma coisa: se eu preparar meu café utilizando um filtro não pressurizado, e com uma boa moagem, será que eu alcanço a qualidade de café de uma cafeteria em minha casa?! O paladar altera preparando o café em filtro não pressurizado? Fica igual ao tomarmos um café em uma cafeteria? Sou leigo no assunto, por isso a dúvida!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 minutos atrás, Caiovisk88 disse:

Octávio, ok obrigado! Me diz uma coisa: se eu preparar meu café utilizando um filtro não pressurizado, e com uma boa moagem, será que eu alcanço a qualidade de café de uma cafeteria em minha casa?! O paladar altera preparando o café em filtro não pressurizado? Fica igual ao tomarmos um café em uma cafeteria? Sou leigo no assunto, por isso a dúvida!

Opa. Tenho uma Dedica também. Se usar o café certo, preparar tudo certinho (com atenção especial na questão da temperatura e dose), com paciência, é possível conseguir bons resultados no filtro não pressurizado.

Creio que a questão limitante, nesse cenário, são a temperatura e pressão da máquina, em termos de consistência, se resolvido o moedor. E assim, nem todo grão fica legal.

Confesso que meu espresso ficou muito melhor quando passei para Flair 2 pro. Mas volta e meia uso a Dedica. Creio que para grãos mais simples dê certo em regra.

Se será melhor do que cafeteria, sim e não... tudo depende do lugar. O mais importante é que você personaliza para o seu paladar. A cafeteria pode ser importante para se ter uma referência a ser seguida. Mas aí também é um hábito a ser repetido, pois noto que também, a depender da ocasião (barista, se há muita correria ou não, hora etc.), a cafeteria também pode entregar resultados oscilantes.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Caiovisk88 disse:

Octávio, ok obrigado! Me diz uma coisa: se eu preparar meu café utilizando um filtro não pressurizado, e com uma boa moagem, será que eu alcanço a qualidade de café de uma cafeteria em minha casa?! O paladar altera preparando o café em filtro não pressurizado? Fica igual ao tomarmos um café em uma cafeteria? Sou leigo no assunto, por isso a dúvida!

Assista os vídeos do Não Sou Barista, estude aqui no fórum, e conseguirá. Não basta um bom café e equipamentos minimamente adequados. Você pode ser o Ayrton Senna de Lotus ou o Satoru Nakajima de Ferrari. Se for o segundo, vai comer muita grama... rs...

Espresso demanda dedicação. Não precisa se assustar, mas é muito mais fácil errar no espresso que no coado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...