Ir para conteúdo

Gaggia Classic esfarelado (Não é EVO/Teflon)


mauricio11

Postagens recomendadas

Olá, pessoal, tudo bem?

Comprei uma Gaggia Classic há alguns dias e tive a curiosidade de tirar água quente pelo vaporizador, assim como os donos de EVO tem feito para ver os flakes de Teflon. Para minha surpresa, todas as vezes que eu tiro água (quente ou fria) surge um "esfarelado" no fundo do pitcher.

Alguém sabe dizer se isso é normal? Coloquei fotos e vídeo abaixo

residuo1.png

residuo2.png

  • Confuso 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

31 minutos atrás, mauricio11 disse:

Olá, pessoal, tudo bem?

Comprei uma Gaggia Classic há alguns dias e tive a curiosidade de tirar água quente pelo vaporizador, assim como os donos de EVO tem feito para ver os flakes de Teflon. Para minha surpresa, todas as vezes que eu tiro água (quente ou fria) surge um "esfarelado" no fundo do pitcher.

Alguém sabe dizer se isso é normal? Coloquei fotos e vídeo abaixo

residuo1.png

residuo2.png

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite Mauricio, como vai? À primeira vista me parece óxido de alumínio. As pessoas costumam confundir isso com calcificação decorrente da evaporação de minerais presentes na água. Na verdade é um subproduto da corrosão do alumínio do boiler da sua máquina. É um processo inevitável que acontece em decorrência de algumas razões, existem vários tipos de processos corrosivos que acometem o alumínio, sendo o mais comum a corrosão galvânica. São pequenos flocos que se desprendem devido ao processo eletrofisico gerado pela corrente elétrica na presença de um eletrólito, o alumínio perde elétrons pro cátodo (material mais nobre que o alumínio) mais próximo. Não necessariamente por isso, o próprio contato do alumínio com o oxigênio presente no ar pode ocasionar um pequeno acúmulo de óxido de alumínio no sistema.

Aos poucos a concentração de óxido de alumínio no sistema tende a aumentar e se você ficar por um período mais prolongado sem usar a máquina, a tendência é que ao usar novamente, essa massinha entupa a passagem de água em algum lugar crucial do sistema, geralmente por onde entra a água na caldeira ou na válvula solenóide. Você deve notar ao longo do tempo que a água vai tender a sair cada vez mais esbranquiçada. Desaparafuse a telinha do disco de dispersão, por onde passa a água no grupo, você deve notar uma certa quantidade desse pozinho na tela (coloque contra a luz e veja se já há pó acumulado obstruindo). Procure limpar o melhor que der o disco porque ele também esfarela. Isso deve ser feito com uma determinada periodicidade pra garantir que a máquina continue funcionando a contento, sem que o fluxo fique restrito pelo pozinho que você vai ver, que se parece um pouco com cinza.

Te marquei mas não tenho familiaridade com os comandos por aqui e mesclei as respostas.

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hour ago, regisassao said:

Normal não é. Não consigo ver a foto direito. Parece mais fragmentos metálicos ou esbranquiçados?

São esbranquiçados. Eu cheguei a pegar entre os dedos mas eles não são firmes como metal, lembra um pouco como se fossem de gesso, que se vc esfregar os dedos, eles se dissolvem.

42 minutes ago, José do Café 013 said:

Boa noite Mauricio, como vai? À primeira vista me parece óxido de alumínio. As pessoas costumam confundir isso com calcificação decorrente da evaporação de minerais presentes na água. Na verdade é um subproduto da corrosão do alumínio do boiler da sua máquina. É um processo inevitável que acontece em decorrência de algumas razões, existem vários tipos de processos corrosivos que acometem o alumínio, sendo o mais comum a corrosão galvânica. São pequenos flocos que se desprendem devido ao processo eletrofisico gerado pela corrente elétrica na presença de um eletrólito, o alumínio perde elétrons pro cátodo (material mais nobre que o alumínio) mais próximo. Não necessariamente por isso, o próprio contato do alumínio com o oxigênio presente no ar pode ocasionar um pequeno acúmulo de óxido de alumínio no sistema.

Aos poucos a concentração de óxido de alumínio no sistema tende a aumentar e se você ficar por um período mais prolongado sem usar a máquina, a tendência é que ao usar novamente, essa massinha entupa a passagem de água em algum lugar crucial do sistema, geralmente por onde entra a água na caldeira ou na válvula solenóide. Você deve notar ao longo do tempo que a água vai tender a sair cada vez mais esbranquiçada. Desaparafuse a telinha do disco de dispersão, por onde passa a água no grupo, você deve notar uma certa quantidade desse pozinho na tela (coloque contra a luz e veja se já há pó acumulado obstruindo). Procure limpar o melhor que der o disco porque ele também esfarela. Isso deve ser feito com uma determinada periodicidade pra garantir que a máquina continue funcionando a contento, sem que o fluxo fique restrito pelo pozinho que você vai ver, que se parece um pouco com cinza.

Te marquei mas não tenho familiaridade com os comandos por aqui e mesclei as respostas.

 

obrigado pela resposta, José. Receio que talvez seja isso mesmo, mas não imaginei que fossem tão visíveis. Eu acabei comprando a Gaggia Classic mesmo depois da nossa conversa sobre a Rancilio, e quando vi esses fragmentos, lembrei muito do que você me disse. Infelizmente acho que vou precisar conviver com isso até conseguir fazer um upgrade (o que provavelmente vai demorar).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não se preocupe, o importante é você desfrutar do seu equipamento. Esses fragmentos são considerados de baixa toxicidade. Procure mantê-la o mais limpa possível porque esse material tende a se acumular em alguns pontos da máquina e depois você terá um pouco mais de trabalho pra remover o acúmulo. 

Se precisar de ajuda, estou à disposição. 

Bons cafés

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

51 minutes ago, eltonaguiar said:

Onde comprou sua máquina Mauricio?

comprei pelo ML, mas foi da Máquinas&Café.
Cheguei a falar com eles, fui muito bem atendido, inclusive me colocaram em contato com a Imelkron (assistência), que ficou de retirar a máquina daqui há alguns dias. Fiquei com receio de não ter solução, como o José sugeriu na resposta dele. 

1 minute ago, José do Café 013 said:

Não se preocupe, o importante é você desfrutar do seu equipamento. Esses fragmentos são considerados de baixa toxicidade. Procure mantê-la o mais limpa possível porque esse material tende a se acumular em alguns pontos da máquina e depois você terá um pouco mais de trabalho pra remover o acúmulo. 

Se precisar de ajuda, estou à disposição. 

Bons cafés

José, eu estou quase desistindo de pedir essa revisão da máquina. Você acha que faz sentido um técnico olhar? Ou seria perda de tempo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem solução sim Mauricio, a deposição de óxido de alumínio é inevitável por conta das características do alumínio, mas pra tudo tem solução. O inevitável é que esse processo aconteça infelizmente. 

Todos os sistemas têm vantagens e desvantagens. O importante é você estar satisfeito com o que tem. Não se preocupe com isso mas fique atento pra evitar o acúmulo, principalmente se você deixá-la sem uso por um período prolongado. Normalmente eu uso um compressor de ar dentre outras técnicas pra tirar o acúmulo desse material do sistema. 

Precisando é só falar, bons cafés

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, mauricio11 disse:

comprei pelo ML, mas foi da Máquinas&Café.
Cheguei a falar com eles, fui muito bem atendido, inclusive me colocaram em contato com a Imelkron (assistência), que ficou de retirar a máquina daqui há alguns dias. Fiquei com receio de não ter solução, como o José sugeriu na resposta dele. 

José, eu estou quase desistindo de pedir essa revisão da máquina. Você acha que faz sentido um técnico olhar? Ou seria perda de tempo?

Eu não tenho como opinar a partir daí Mauricio, o ideal seria você ver a melhor forma com quem vendeu e o que eles teriam pra te oferecer caso você não esteja satisfeito. O técnico pode verificar se trata-se de um problema de outra natureza através de uma investigação mais apurada, mas isso é absolutamente normal em Gaggias, algumas demoram mais e outras menos até o aparecimento desse material. Cabe a você avaliar com quem te vendeu e encontrar a melhor solução. 

A empresa com certeza achará a melhor resolução pra ambos. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, mauricio11 disse:

comprei pelo ML, mas foi da Máquinas&Café.
Cheguei a falar com eles, fui muito bem atendido, inclusive me colocaram em contato com a Imelkron (assistência), que ficou de retirar a máquina daqui há alguns dias. Fiquei com receio de não ter solução, como o José sugeriu na resposta dele. 

José, eu estou quase desistindo de pedir essa revisão da máquina. Você acha que faz sentido um técnico olhar? Ou seria perda de tempo?

Fale com o @cabeca. É a melhor pessoa que conheço pra manutenção. Procure pela Garagem do Café, encontrará ele lá. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá,

Se comprou no ML e está ainda no período de devolução , eu não pensaria duas vezes . Devolvia. A compra pela internet lhe assegura o direito de devolução. Café com óxido de alumínio não é uma boa. 

Boa sorte e bons cafés! 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenso também comprei a pouco tempo e assim que vi a thread eu levantei e fui checar a minha na hora, mas por enquanto esta tudo bem.

Ainda to esperando chegar uma cesta cega para fazer back flushing e ver se continua tudo tranquilo.

Talvez a agua possa contribuir também? Cheguei a ver no Barista Hustle a um tempo, e to querendo fazer o curso de agua deles, mas dependendo da agua pode ficar mais corrosivo e prejudicar equipamento. Como a agua onde eu moro não tem muitos minerais eu tenho utilizado um mix 50% filtrada, 50% mineral para ficar pelo menos com os ~40ppm de alcalinidade.

LSI Calculatorhttps://www.baristahustle.com/app-archive-main/the-water-calculator/

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hour ago, lgvo said:

Tenso também comprei a pouco tempo e assim que vi a thread eu levantei e fui checar a minha na hora, mas por enquanto esta tudo bem.

Ainda to esperando chegar uma cesta cega para fazer back flushing e ver se continua tudo tranquilo.

Talvez a agua possa contribuir também? Cheguei a ver no Barista Hustle a um tempo, e to querendo fazer o curso de agua deles, mas dependendo da agua pode ficar mais corrosivo e prejudicar equipamento. Como a agua onde eu moro não tem muitos minerais eu tenho utilizado um mix 50% filtrada, 50% mineral para ficar pelo menos com os ~40ppm de alcalinidade.

LSI Calculatorhttps://www.baristahustle.com/app-archive-main/the-water-calculator/

obrigado por compartilhar que sua máquina é nova e não apresenta esse problema. Segunda-feira o técnico pega minha máquina e traz um diagnóstico até quarta. Vou compartilhar aqui com vocês. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hour ago, mauricio11 said:

obrigado por compartilhar que sua máquina é nova e não apresenta esse problema. Segunda-feira o técnico pega minha máquina e traz um diagnóstico até quarta. Vou compartilhar aqui com vocês. 

Sim, comprei pelo ML e da Máquinas&Café também. Acho que talvez a única coisa diferente é que não tenho utilizado para vaporizar, to usando minha maquina anterior por enquanto.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Comprei a minha na Máquinas e Cafés também.

Vou verificar essa questão do esfarelamento mais tarde...


Aliás, essa é a minha segunda Classic. A primeira era uma prata inox. Vendi pra comprar a branca e acabei pegando a EVO. Mas soube do tal boilergate e cancelei a EVO e peguei a Classic branca. Fabricação jan/2023.

O que me incomodou de cara foram as mangueiras amareladas. Em contato com a Máquinas e Cafés e a própria Gaggia Brasil, todas as máquinas estariam com essas mangueiras amareladas.

Gaggia.thumb.jpg.6a1e7b494596763c5463a5f8713d0b14.jpg

Sendo que a minha primeira Classic inox estava com as mangueiras perfeitas, limpinhas.

O suporte do site Máquinas e Cafés parece piada. Relatei o caso no dia 05/fev a eles, e até hoje, 16/02, o papo é "estamos verificando para te mandar". Perdi a paciência e coloquei no Reclame Aqui.
Nisso, entrei em contato com a própria Gaggia Brasil, que me mandou novas mangueiras, mas acreditem: Uma delas veio amarelada também, mas o pior: Tamanhos curtos.

A da esquerda é uma das originais da máquina. As da direita são as reposições que a Gaggia Brasil mandou..... <_<

Gaggia2.thumb.jpg.33393d8f40488ecfbd406fcc362b80bb.jpg

  • Triste 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, mauricio11 disse:

obrigado por compartilhar que sua máquina é nova e não apresenta esse problema. Segunda-feira o técnico pega minha máquina e traz um diagnóstico até quarta. Vou compartilhar aqui com vocês. 

Maurício, se puder compartilhar conosco a evolução do seu caso, eu agradeceria muito. Acabei de comprar uma também, chegou hoje inclusive, e eu me utilizei do mesmo raciocínio que vc, evitando a EVO por receio do boiler. Vou testar ela amanhã. Agora, se o da antiga for problema também, aí complicou :wacko:

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

57 minutes ago, Del Rei said:

Comprei a minha na Máquinas e Cafés também.

Vou verificar essa questão do esfarelamento mais tarde...


Aliás, essa é a minha segunda Classic. A primeira era uma prata inox. Vendi pra comprar a branca e acabei pegando a EVO. Mas soube do tal boilergate e cancelei a EVO e peguei a Classic branca. Fabricação jan/2023.

O que me incomodou de cara foram as mangueiras amareladas. Em contato com a Máquinas e Cafés e a própria Gaggia Brasil, todas as máquinas estariam com essas mangueiras amareladas.

Gaggia.thumb.jpg.6a1e7b494596763c5463a5f8713d0b14.jpg

Sendo que a minha primeira Classic inox estava com as mangueiras perfeitas, limpinhas.

O suporte do site Máquinas e Cafés parece piada. Relatei o caso no dia 05/fev a eles, e até hoje, 16/02, o papo é "estamos verificando para te mandar". Perdi a paciência e coloquei no Reclame Aqui.
Nisso, entrei em contato com a própria Gaggia Brasil, que me mandou novas mangueiras, mas acreditem: Uma delas veio amarelada também, mas o pior: Tamanhos curtos.

A da esquerda é uma das originais da máquina. As da direita são as reposições que a Gaggia Brasil mandou..... <_<

Gaggia2.thumb.jpg.33393d8f40488ecfbd406fcc362b80bb.jpg

Obrigado pelo seu depoimento, e espero que as coisas se resolvam. 

No meu caso, o atendimento da Maquinas & Café foi por whatsapp e sempre me responderam prontamente. Não tenho o que reclamar! Quanto à Imelkron, que foi a assistência indicada por eles, o atendimento por whatsapp também foi muito tranquilo, inclusive entraram em contato hoje novamente para confirmar a retirada do equipamento na segunda-feira. Fiquei satisfeito com essa parte, estou ansioso para o diagnóstico.

Vou compartilhar mais infos quando tiver novidades.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 16/02/2024 at 18:11, mauricio11 disse:

Obrigado pelo seu depoimento, e espero que as coisas se resolvam. 

No meu caso, o atendimento da Maquinas & Café foi por whatsapp e sempre me responderam prontamente. Não tenho o que reclamar! Quanto à Imelkron, que foi a assistência indicada por eles, o atendimento por whatsapp também foi muito tranquilo, inclusive entraram em contato hoje novamente para confirmar a retirada do equipamento na segunda-feira. Fiquei satisfeito com essa parte, estou ansioso para o diagnóstico.

Vou compartilhar mais infos quando tiver novidades.

De fato eles não demoram pra responder. É rápido o retorno. O problema foi que a resposta era sempre a mesma "vamos verificar se há outra mangueira e te retornamos". Mas nunca retornavam e eu tinha que ficar mandando mensagem... E recebia a mesma resposta. Mais de 10 dias nisso...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

oi pessoal, td bem?

Apenas trazendo um final meio simples para a história toda. Conversando bastante com técnicos e pessoas com anos de Gaggia, pesquisando na internet, percebi que o acúmulo de óxido acontece principalmente pela falta de uso. E a partir de 2 semanas sem uso já seria motivo para esse acúmulo. Dessa forma, eu pensei que poderia ser que o boiler estivesse simplesmente "sujo" de óxido de alumínio devido o longo tempo que a máquina ficou no estoque da loja. Então resolvi promover um enxágue simples, mas com muitas repetições — praticamente eu soltei 100% da água do container umas 10-15x via grupo e via vaporizador. 

Sim, a quantidade de esfarelado foi diminuindo, diminuindo, até chegar ao ponto que não saia mais nada. Zero. Água totalmente limpa. Venho usando a máquina diariamente (com certa intensidade e prestando muita atenção) e, realmente, agora não sai sequer 1 sujeirinha. Então dei o caso por resolvido.

Caso aconteça a infelicidade de surgir novamente o esfarelado, vou usar a garantia da máquina e pedir revisão do boiler.
Fica a dica para futuros compradores que, por acaso, venham a ter o mesmo problema.

Obrigado a todos que colaboraram a respeito desse tópico.

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...