Ir para conteúdo

Clube das Máquinas Rocket

eldermarco

Postagens recomendadas

3 horas atrás, mgbt disse:

Boa @eldermarco, mas sabe que eu até gosto de máquina com menos funções eletrônicas, justamente porque a eletrônica evolui (e também estraga) e assim cada um pode customizar do seu jeito e fazer reparos ao longo do tempo sem pagar o valor de uma máquina nova por uma mísera placa oxidada. Legal que a Rocket permitiu você fazer isso, vi tópicos de outras cafeteiras onde até o botão de ligar usa eletrônica e isso não seria possível sem uma alteração um pouco mais invasiva. Sucesso!

Concordo contigo, mas esse é um ponto que eu considero positivo na Rocket R58. A parte eletrônica é, basicamente, só o painel lateral que controla a máquina e fica mais barato, caso estrague. Sem contar que a máquina funciona sem ele, embora não dê para alterar os parâmetros.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 25/06/2025 at 13:30, eldermarco disse:

Recentemente eu implementei uma solução para isso e me lembrei de algum comentário nesse sentido aqui no fórum. Acho que foi o seu. 

A Rocket R58 tem a possibilidade de ser programada para ligar/desligar em determinados horários do dia e certos dias da semana. Porém, eu costumo ter essa demanda de forma aleatória. Vez ou outra eu estou para voltar para casa e gostaria de já chegar com a máquina aquecida para não ter que esperar 30 min depois que eu chegar em casa.

A solução foi bem simples. Como eu entrei na vibe da automação residencial, optei por adquirir um plug inteligente que me permite o controle de forma remota, via app SmartLife ou Tuya Smart. Por aqui, eu mantenho a máquina sempre com o interruptor ligado e passo a ligar/desligar ela através do plug inteligente. Um hub ZigBee se comunica com o plug e liga/desliga ele pra mim. A vantagem é que isso serve para qualquer máquina que possa ser mantida na posição ligada, incluindo as outras máquinas da Rocket que não tem uma funcionalidade como a R58. Inclusive, dá até para usar o assistente de voz da sua preferência e também programar dias e horários para ligar ou desligar.

Fique pensando até que a Rocket poderia implementar isso na R58 diretamente no display lateral,  tornando-se um dispositivo Zigbee ou mesmo Wifi. Daí seria possível até controlar os parâmetros da máquina de forma remota.

Top demais. Curti a ideia

Aqui eu uso praticamente todo dia ligando e só deixando ela chegar em 94 graus. Dou flush pra esquentar bem o filtro e mando bala. Deve dar entre 4 e 10min no max. Pra mim o resultado no café está ótimo!

Esses dias na cafeteria Kooi Mooa que tambem tem uma R58 percebi que o café saiu mais quente, então não nego que dá diferença de temperatura, mas não acho que ela é necessária para um bom café e você pode deixar o boiler com uma T maior pra compensar a perda na hora do shot.

Adicionando mais uma camada, na SIC do ano passado eu estava pilotando a Dalla Corte Zero e deixei em 94 graus também só que a máquina estava super quente. Fiz um shot e servi um colombiano juiz de COY que estava lá e ele me disse: too hot, low flavor. Aí me liguei que tava realmente queimando a boca e percebi que precisava diminuir. Acho que baixamos para 90 na ocasião.

• Curtir 1
Link para o comentário

1 hora atrás, CafeComDanilo disse:

Adicionando mais uma camada, na SIC do ano passado eu estava pilotando a Dalla Corte Zero e deixei em 94 graus também só que a máquina estava super quente. Fiz um shot e servi um colombiano juiz de COY que estava lá e ele me disse: too hot, low flavor. Aí me liguei que tava realmente queimando a boca e percebi que precisava diminuir. Acho que baixamos para 90 na ocasião.

Fala, Danilo!

Não sei se é o seu caso, mas uma coisa que eu notei por aqui é que isso pode depender muito da temperatura da própria xícara e da capacidade dela de reter temperatura. Por aqui, eu só faço extrações com a xícara em temperatura ambiente porque eu não gosto de café muito quente ou ter que esperar demais para experimentar ele. E fica bem quente, principalmente se eu usar uma xícara menor, de 80ml. Eu também não gosto muito daqueles copos de papel pequenos e usados para café pelo mesmo motivo. 

Link para o comentário

Caí de paraquedas aqui no tópico e lendo alguns post me lembrei de qdo tinha minha ECM HX com grupo e61, mesma queixas e angustias de vcs.

Tempo exagerado pra aquecer o grupo (a minha levava 45min pra estabilizar) temperatura de extração incerta, gasto exagerado com água, toda hora enchendo o reservatório etc.

são boas máquinas mas HX não combina com uso residencial, e o grupo e61 infelizmente já está bemmmm ultrapassado. É bonito, e só. (Fora as vezes que me queimei kkk) Agora com filho pequeno nunca teria um grupo exposto assim :( 

abraços

Link para o comentário

Particularmente eu não tenho esse problema @mericlis (do tempo exagerado para aquecer). E nem com água, que eu gasto muito pouco quando comparado com a minha antiga Breville. Mas já me aconteceu duas vezes de água acabar no meio da extração porque eu me esqueci de encher o reservatório :D

Eu entendo que 30 min para aquecer é o tempo normal para uma máquina desse tipo. A água em si chega na temperatura em menos de 5 min, mas a temperatura se propaga pelo sistema aquecendo tudo em um tempo maior. O truque do Danilo é bom quando a pessoa está com pressa e não ligou a máquina com antecedência. Eu particularmente prefiro esperar 30 min e muitas vezes acabo até passando desse tempo. 

Vale ressaltar que a R58 não é dual boiler e talvez seja mais estável por isso.

Quanto ao risco de queimar, é real. Principalmente com criança em casa. É um ponto a se considerar ao adquirir esse tipo de equipamento.

• Curtir 1
Link para o comentário

1 hora atrás, eldermarco disse:

Particularmente eu não tenho esse problema @mericlis (do tempo exagerado para aquecer). E nem com água, que eu gasto muito pouco quando comparado com a minha antiga Breville. Mas já me aconteceu duas vezes de água acabar no meio da extração porque eu me esqueci de encher o reservatório :D

Eu entendo que 30 min para aquecer é o tempo normal para uma máquina desse tipo. A água em si chega na temperatura em menos de 5 min, mas a temperatura se propaga pelo sistema aquecendo tudo em um tempo maior. O truque do Danilo é bom quando a pessoa está com pressa e não ligou a máquina com antecedência. Eu particularmente prefiro esperar 30 min e muitas vezes acabo até passando desse tempo. 

Vale ressaltar que a R58 não é dual boiler e talvez seja mais estável por isso.

Quanto ao risco de queimar, é real. Principalmente com criança em casa. É um ponto a se considerar ao adquirir esse tipo de equipamento.

Sim, eu te entendo, e eu também pensava assim qdo tinha a minha. Mas, quando você tem conhece maquinas mais rápidas como a micra que está pronta em poucos minutos e aprende que não fica mais refém da máquina a experiencia melhora muito mesmo.

A minha por exemplo tem aquecimento do próprio grupo e está pronta pra uso em 120 segundos.

Ligo ela, peso os graos, faço a moagem, puck e qdo estou pronto a máquina está também. Ela não é mais um fator limitador. É outra experiencia.

abraços 

• Curtir 1
Link para o comentário

13 horas atrás, mericlis disse:

são boas máquinas mas HX não combina com uso residencial, e o grupo e61 infelizmente já está bemmmm ultrapassado. É bonito, e só. (Fora as vezes que me queimei kkk) Agora com filho pequeno nunca teria um grupo exposto assim :(

O problema não é ser E61, é ser E61 com HX:

Uma E61 single ou dual boiler funcionam perfeitamente bem.

Link para o comentário

12 horas atrás, eldermarco disse:

Eu entendo que 30 min para aquecer é o tempo normal para uma máquina desse tipo.

Nas minhas medições, o mínimo pra ter a temperatura alvo no bolo é 25 min. Se colocar em modo vaporização por uns 10 min e deixar cair até a temperatura alvo, dá chegar em uns 15, nao lembro o tempo exato. E com um pouco menos de 25 min não necessariamente terá um espresso notavelmente inferior, esse tempo é para ter exatamente a temperatura alvo no bolo.

Nas minhas medições, flush não ajudou muito.

11 horas atrás, mericlis disse:

Ela não é mais um fator limitador. É outra experiencia

Ai o fator limitador é o bolso ne? Rs...

Mas a grande massa metálica do E61 demanda esses 25 min minimos mesmo. É uma limitação fisica.

A Gaggia Classic fica pronta em 10 min, por exemplo. 

• Curtir 2
Link para o comentário

2 horas atrás, regisassao disse:

Nas minhas medições, o mínimo pra ter a temperatura alvo no bolo é 25 min. Se colocar em modo vaporização por uns 10 min e deixar cair até a temperatura alvo, dá chegar em uns 15, nao lembro o tempo exato.

Valeu! Esse caso que você citou foi para uma HX, correto? A R58 tem caldeiras separadas para vaporização e café. De qualquer maneira, eu acho que permanece válido os 25min.

Link para o comentário

4 horas atrás, eldermarco disse:

Valeu! Esse caso que você citou foi para uma HX, correto? A R58 tem caldeiras separadas para vaporização e café. De qualquer maneira, eu acho que permanece válido os 25min.

Os 25 min eu medi na Classika, que é single boiler. Mas acho que vale pra HX tbm, pois o que influencia mais é a recirculacao de agua pelo grupo e em termos de massa metálica sao bem similares. Acelerar com o modo vaporização tbm deve produzir efeito similar.

• Curtir 2
Link para o comentário

Olá, pessoal! 

Estou com uma dúvida sobre a manutenção da minha Rocket Appartamento TCA, e gostaria muito da opinião e experiência prática de vocês.

Pesquisando sobre a descalcificação, encontrei informações bem conflitantes. O manual oficial da Rocket Espresso recomenda não fazer a descalcificação em casa, devido ao risco de danos aos componentes.

Por outro lado, vejo muitos guias e vídeos online (inclusive de grandes lojas tipo whole late love) que ensinam o processo e até o recomendam.

Como este é um tópico que não encontrei especificamente aqui no fórum para a Appartamento, gostaria de saber:

* Qual a prática de vocês? Vocês descalcificam suas máquinas E61 (como a Rocket) em casa ou seguem a recomendação do fabricante e focam apenas na prevenção?

* Se você descalcifica: Com que frequência faz o procedimento e qual produto utiliza (ácido cítrico, produtos específicos como Cafiza, etc.)?

* Alguém já teve alguma experiência negativa, seja por fazer a descalcificação ou justamente por não a ter feito?

Agradeço desde já!

Abraço!

Link para o comentário

43 minutos atrás, alxmoretto disse:

Olá, pessoal! 

Estou com uma dúvida sobre a manutenção da minha Rocket Appartamento TCA, e gostaria muito da opinião e experiência prática de vocês.

Pesquisando sobre a descalcificação, encontrei informações bem conflitantes. O manual oficial da Rocket Espresso recomenda não fazer a descalcificação em casa, devido ao risco de danos aos componentes.

Por outro lado, vejo muitos guias e vídeos online (inclusive de grandes lojas tipo whole late love) que ensinam o processo e até o recomendam.

Como este é um tópico que não encontrei especificamente aqui no fórum para a Appartamento, gostaria de saber:

* Qual a prática de vocês? Vocês descalcificam suas máquinas E61 (como a Rocket) em casa ou seguem a recomendação do fabricante e focam apenas na prevenção?

* Se você descalcifica: Com que frequência faz o procedimento e qual produto utiliza (ácido cítrico, produtos específicos como Cafiza, etc.)?

* Alguém já teve alguma experiência negativa, seja por fazer a descalcificação ou justamente por não a ter feito?

Agradeço desde já!

Abraço!

Segue a minha experiência:

E minha rotina de manutenção:

• Curtir 4
  • Agradeço 1
Link para o comentário

Em 29/06/2025 at 19:59, alxmoretto disse:

Olá, pessoal! 

Agradeço desde já!

Abraço!

Fala Alex. Como vai?

Você sente que a máquina está com necessidade de fazer a descalcificação? A água no Brasil tem baixa dureza entao acaba nao formando o calço na tubulação 

A fabricante provavelmente recomenda não fazer em casa para se resguardar de problemas, mas se você não vai desmontar ela, me parece algo seguro de fazer

• Curtir 1
Link para o comentário

O manual da Rocket não indica a descalcificação alegando que muitos desses produtos utilizados em descalcificação podem causar corrosão interna dos componentes utilizados na construção da máquina. Além disso, no entendimento da empresa, é muito difícil remover totalmente a solução descalcificante do sistema. Acaba sempre ficando um resíduo. Eles acreditam que um melhor controle da água utilizada é uma medida mais efetiva e recomendam também filtro para ser utilizado no reservatório. 

Aqui no Brasil, onde a água não é tão dura, esse problema deve ser bem menor que em outros lugares do mundo. Mas é algo que pode surgir em um horizonte maior de tempo.

• Curtir 1
  • Agradeço 1
Link para o comentário

• 4 months later...
Em 05/11/2025 at 16:08, Alexandre Mutti disse:

Pro pessoal que comprou a máquina no Paraguai, como funciona o traslado na fronteira? É tranquilo? Pensando seriamente em pegar uma Lelit Bianca V3

Eu comprei lá em Ciudad del Este. Na Xpecialty. Muito boa, por sinal.

Passei tranquilo, a fiscalização varia de dia pra dia. Eu moro há 100 km da fronteira, vou em média 2 ou 3 vezes por ano, no mínimo. Acho que durante toda a minha vida me pararam apenas 1x. Mas se pararem, vão sem dúvida embaçar pelo valor.

• Agradeço 1
Link para o comentário

• 2 weeks later...
51 minutos atrás, CafeComDanilo disse:

Pessoal, que temperatura que vocês usam na rocket de vocês? Em especial na 58 e torras médias pra clara

Eu uso 94 graus por aqui, para torras médias. Se for uma torra mais clara, eu opto para 96 graus. 

Link para o comentário

• 4 weeks later...

Pessoal, irei colocar um vídeo dividido em 3 postagens aqui em razão do limite de tamanho para upload. Peço desculpas de antemão por isso, porque não sei como fazer diferente. Se puderem, gostaria da ajuda de vocês. Sempre vejo a saída inicial (quando começa a pingar a bebida) de maneira bem devagar, até que começar a sair o fio e ai centraliza a extração e vai. 

Nesse que fiz hoje, percebo que ele já logo aparece, faz o fio e centraliza. Tem algo estranho pra voces?
Todavia, se eu afino mais a moagem ou adiciono mais café, até terei mais resistência, mas canaliza (um pouco ou muito, a depender da resistência gerada pelo bolo).

Essa extração do vídeo eu fiz 1:2,5, com 20g para 50g de bebida, com puck screen da 3bomber. Máquina Rocket Appartamento. A extração total durou aproximadamente 37 segundos para 50g. A bebida ficou equilibrada na xícara. O café é novo (torra de 1/12) e com torra média-clara.

Posso dizer que não vi problema na bebida em si (saiu com os "parâmetros" adequados de tempo, sem canalizar e a bebida ficou boa na xicara), mas essa questão visual do início da extração me chama atenção com frequência.

Será que é preciosismo ou psicose demais rs? 

Parte 2 continuação

Parte 3 - continuação e fim.

Link para o comentário

Opa,

Você pode carregar o vídeo no YouTube e postar o link por aqui. Daí facilita para você.

Quanto a sua extração, eu não vi nada de errado. É normal que cafés tenham padrões diferentes extração no sentido que você está dizendo. Um café mais encorpado tende a ficar mais simétrico, por assim dizer. E são esses que o pessoal gosta de postar na internet.

• Agradeço 1
Link para o comentário