Ir para conteúdo

Clube das Máquinas Rocket


Postagens recomendadas

2 horas atrás, eldermarco disse:

A sugestão de aumentar a dose parece ter melhorado o espresso sim, @DanCGC . Mas para esse café que eu estou utilizando, eu fui até 21g no cesto. Ao compactar ele ainda fica próximo da linha de referência do cesto da Rocket. Por enquanto eu deixei de o puck screen da 3Bomber de lado. O objetivo foi remover uma variável do ajuste. Mais para frente eu volto com ele, já que é muito útil e mantém o chuveiro bem mais limpo. 

Talvez o seu cesto seja maior que o meu e você deva por 22 porque no meu com 20 já é difícil de manusear e costuma cair um pouco pra fora na etapa de wdt e distribuidor. Ou o café que você está usando é bem denso (aqui com o low café da Um Coffee tenho que por 21 pra ficar parecido com o 20 dos outros). Faz um teste com 22 e vê o que dá 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, DanCGC disse:

Talvez o seu cesto seja maior que o meu e você deva por 22 porque no meu com 20 já é difícil de manusear e costuma cair um pouco pra fora na etapa de wdt e distribuidor. Ou o café que você está usando é bem denso (aqui com o low café da Um Coffee tenho que por 21 pra ficar parecido com o 20 dos outros). Faz um teste com 22 e vê o que dá 

Sim, isso depende do café. Já usei alguns grãos por aqui que ocupam um volume maior e não daria para usar essa dose. Vou ver seguir nesses testes assim que tiver mais café. Já esgotei um pacote :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@eldermarco acompanhando tudo que foi mencionado e seus testes, meu palpite é que você pode focar em testes de moagem e no filtro IMS, se voce usava IMS na Breville.

O filtro original de uma prosumer não é tão ruim, mas não é da qualidade de um filtro de competição. Um Dex da 3Bomber, por exemplo, já é melhor e só tenho usado ele ultimamente. Eu acho que a troca do filtro é mais pra isolar variáveis em relação à Breville, mas não deve ser o ponto crucial.

Minha maior aposta é moagem e altura do bolo mesmo.

Mas uma coisa interessante que me aconteceu foi um café ter ficado melhor na Silvia original sem mod só surfando, que na ECM. Então, medi a pressão na Silvia e descobri que ela estava com a mola de 6.5 bar. Depois disso, reduzi a pressão na ECM pra 7 bar e não voltei mais pra 9.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 horas atrás, eldermarco disse:

No momento eu estou usando o Bravito.

Eu ia mencionar que uma coisa que causou diferença aqui foi fazer RDT com 4 sprays que nem recomendado pelo James Hoffman, mas no Bravito não faz sentido isso então tô com o Régis. Volume e moagem sem dúvidas 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

45 minutos atrás, regisassao disse:

@eldermarco acompanhando tudo que foi mencionado e seus testes, meu palpite é que você pode focar em testes de moagem e no filtro IMS, se voce usava IMS na Breville.

O filtro original de uma prosumer não é tão ruim, mas não é da qualidade de um filtro de competição. Um Dex da 3Bomber, por exemplo, já é melhor e só tenho usado ele ultimamente. Eu acho que a troca do filtro é mais pra isolar variáveis em relação à Breville, mas não deve ser o ponto crucial.

Minha maior aposta é moagem e altura do bolo mesmo.

Mas uma coisa interessante que me aconteceu foi um café ter ficado melhor na Silvia original sem mod só surfando, que na ECM. Então, medi a pressão na Silvia e descobri que ela estava com a mola de 6.5 bar. Depois disso, reduzi a pressão na ECM pra 7 bar e não voltei mais pra 9.

 

Perfeito Régis e @DanCGC. Na Breville eu usava um filtro de 20-22g e um shower screen da IMS. O filtro e o shower screen estão para chegar por aqui. Essa semana chegou o café do Alex e eu já consegui melhorar os resultados. Eu não creio que seja a moagem porque eu já explorei bastante essa variável. A dose eu também estou fazendo testes e para o café do Alex eu tive que reduzir para 18g. Os cafés dos Alex costumam ser mais fáceis de ajustar que os da Five Roasters. Eu penso também que a pré-infusão pode representar alguma diferença nesse caso, mas seria melhor usar ela com o flow control. Ou é uma questão de adaptação mesmo, conforme discutido acima. 

Eu também fiz uma alteração na pressão da bomba, mudando da pressão de 8bar que me entregaram para 9.5bar. Em conversa com o pessoal da Pasquali, eles me disseram que a pressão de extração no grupo deve ler ligeiramente diferente da pressão da bomba. Eu ainda não coloquei um manômetro na cabeça do grupo para medir diretamente por lá. Na Breville, a pressão começa em 9.5 e vai caindo até 8bar durante a extração, conforme o puck perde resistência. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

33 minutos atrás, eldermarco disse:

Os cafés dos Alex costumam ser mais fáceis de ajustar que os da Five Roasters.

Isso é verdade, os cafés da Five costumam ter uma torra mais clara, mesmo, o que dificulta. Mas com a Breville você tinha menos recursos. Se ajustava na Breville, vai conseguir na Rocket tbm, questão de tempo até se achar.

35 minutos atrás, eldermarco disse:

Eu também fiz uma alteração na pressão da bomba, mudando da pressão de 8bar que me entregaram para 9.5bar. Em conversa com o pessoal da Pasquali, eles me disseram que a pressão de extração no grupo deve ler ligeiramente diferente da pressão da bomba. Eu ainda não coloquei um manômetro na cabeça do grupo para medir diretamente por lá. Na Breville, a pressão começa em 9.5 e vai caindo até 8bar durante a extração, conforme o puck perde resistência

Tem uma diferença de 1 a 1.5 bar dependendo da máquina (pico, não após o bolo perder resistência). Na minha ECM, a diferença foi de 0.5 bar, sempre pra menos no grupo. E a pressão se mantém até o final, não cai durante a extração. Possivelmente, estou moendo mais fino que o necessário pra atingir os 7 bar e por isso a pressão se mantém até o final.

Por que não faz uns testes tbm com 7 bar pra ver o comportamento no extremo mais baixo de pressão? Eu achei que as extrações ficaram mais uniformes, diminuiu acidez e aumentou a doçura nos meus espressos. E eu só uso torras bem claras aqui.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, regisassao disse:

Isso é verdade, os cafés da Five costumam ter uma torra mais clara, mesmo, o que dificulta. Mas com a Breville você tinha menos recursos. Se ajustava na Breville, vai conseguir na Rocket tbm, questão de tempo até se achar.

Tem uma diferença de 1 a 1.5 bar dependendo da máquina (pico, não após o bolo perder resistência). Na minha ECM, a diferença foi de 0.5 bar, sempre pra menos no grupo. E a pressão se mantém até o final, não cai durante a extração. Possivelmente, estou moendo mais fino que o necessário pra atingir os 7 bar e por isso a pressão se mantém até o final.

Por que não faz uns testes tbm com 7 bar pra ver o comportamento no extremo mais baixo de pressão? Eu achei que as extrações ficaram mais uniformes, diminuiu acidez e aumentou a doçura nos meus espressos. E eu só uso torras bem claras aqui.

Pois é, o pessoal da Pasquali me falou mesmo que a diferença seria algo em torno 0.5bar. Eu costumo fazer uma moagem que leva o para uma bebida mais encorpada, com uma sensação mais de viscosidade. Normalmente eu preciso combinar a moagem com a dose para alcançar esse corpo e manter o equilíbrio. E isso pode levar para uma moagem ligeiramente mais grossa, a depender do café.

Mais para frente eu quero brincar com esses ajustes de pressão, como eu fiz com a Breville. No momento eu não estou focando nessa parte para fixar as variáveis e ter um controle maior. Mas talvez seja uma boa ideia voltar para um valor menor e manter fixo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala pessoal .... esse topico talvez me faça economizar por hora, muitos dinheiros kkkkk.... tenho uma gaggia classic pro com varios ups inclusive o mais importante que é 9bar..... usava um moedor breville que me custou uns 1400 reais e apanhava muito para tirar bons shots ...... ( nesse momento brincando com muitas variaveis ) e ja tendo usado alguns kilos de bons cafes com torras medias mais p escuras bem caramelizadas. 

Quando comprei meu malhkonig x54 ( ja estou falando de mais ou menos 8k ) tive duvidas se na xicara veria uma mudança de sabor perceptivel e tive algumas respostas aqui no clube que era inegavel que sim ... fiquei muito feliz quando comecei a usar e o resultado na xicara era estupidademnte melhor .. mas muito mesmo ... top .. feliz com o investimento ....

 

Naturalmente depois veio a coceira para evoluir para uma com grupo e61 com bomba rotativa de preferencia ... falando de sair de uma maquina de 4k para uma de 26-28k aqui no brasil ( pasquali ) ... e veio uma enorme duvida ... vou sentir a mesma diferença na xicara novamente e proporcional ao investimento ? 

 

Bom.... um belo dia vejo um video do phrometheus ( nao sei se escrevi correto ) comprarando um shot de expresso entre uma bianca v3 e uma gaggia ... no teste cego p minha surpresa e de muitos o shot da gaggia esta ligeiramente mais equilibrado ... gaggia com 9bar e chuveiro ims.....

Finalizando agora com esse topico e percebendo que a opiniao de vcs é exatamante a mesma ... lutando para ao menos igualar os sabores entre uma maquina de 7k com uma de 26-28k .... 

Eu so me aventuro para ter um setup hi end ... no mais nao me convenco nao ....

Valeu amigos 

Alexandre 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde, meus camaradas 

@regisassao e @DanCGC

Bom, depois de fazer vários testes com a dose e a moagem, os resultados ficaram bastante superiores. Ainda tem espaço para melhorar, mas já estou bastante satisfeito. E deu para notar que, embora não fosse o meu objetivo principal, as extrações devem ficar superiores as da Breville, que já eram muito boas com a OPV para 9 bar.

Um ponto interessante é que, ao contrário do que eu estava esperando, para o café que eu estou testando - mas não a mesma torra, que eu já não tenho - a moagem ficou até um pouco mais grossa que a moagem que eu costumava usar com a Breville. E a dose ainda é um pouco menor. O tempo de extração, por consequência, diminuiu de 36 para 23s. Imagino que isso está associado com a maior estabilidade térmica da Rocket em relação a Breville. Além disso, tem a etapa de pré-infusão, que é mais rápida.

O próximo passo será analisar se vai ter alguma diferença com o uso do filtro IMS. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 minutos atrás, Alexandre Felicio de Moura disse:

Fala pessoal .... esse topico talvez me faça economizar por hora, muitos dinheiros kkkkk.... tenho uma gaggia classic pro com varios ups inclusive o mais importante que é 9bar..... usava um moedor breville que me custou uns 1400 reais e apanhava muito para tirar bons shots ...... ( nesse momento brincando com muitas variaveis ) e ja tendo usado alguns kilos de bons cafes com torras medias mais p escuras bem caramelizadas. 

Quando comprei meu malhkonig x54 ( ja estou falando de mais ou menos 8k ) tive duvidas se na xicara veria uma mudança de sabor perceptivel e tive algumas respostas aqui no clube que era inegavel que sim ... fiquei muito feliz quando comecei a usar e o resultado na xicara era estupidademnte melhor .. mas muito mesmo ... top .. feliz com o investimento ....

 

Naturalmente depois veio a coceira para evoluir para uma com grupo e61 com bomba rotativa de preferencia ... falando de sair de uma maquina de 4k para uma de 26-28k aqui no brasil ( pasquali ) ... e veio uma enorme duvida ... vou sentir a mesma diferença na xicara novamente e proporcional ao investimento ? 

 

Bom.... um belo dia vejo um video do phrometheus ( nao sei se escrevi correto ) comprarando um shot de expresso entre uma bianca v3 e uma gaggia ... no teste cego p minha surpresa e de muitos o shot da gaggia esta ligeiramente mais equilibrado ... gaggia com 9bar e chuveiro ims.....

Finalizando agora com esse topico e percebendo que a opiniao de vcs é exatamante a mesma ... lutando para ao menos igualar os sabores entre uma maquina de 7k com uma de 26-28k .... 

Eu so me aventuro para ter um setup hi end ... no mais nao me convenco nao ....

Valeu amigos 

Alexandre 

Isso é um pouco subjetivo, mas eu acho que você consegue resultado superiores sim. Mas eu não diria que 10x superiores. Se o foco for pura e simplesmente em resultado da extração do café, pode não valer a pena o investimento. Se for em melhorar o seu equipamento, tendo uma construção melhor, ser melhor na vaporização do leite - a Rocket é bem superior nesse quesito quando comparada com as máquinas mais baratas como a Breville e, imagino, a Gaggia -, maior estabilidade térmica e facilidade de manter os resultados entre extrações seguidas, aí a Rocket pode ser um bom investimento. Ou uma Lelit Bianca, que também é uma máquina que parece ser excelente. Pena que não tem importador no Brasil e é chato importar esse tipo de equipamento.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Alexandre Felicio de Moura disse:

Fala pessoal .... esse topico talvez me faça economizar por hora, muitos dinheiros kkkkk.... tenho uma gaggia classic pro com varios ups inclusive o mais importante que é 9bar..... usava um moedor breville que me custou uns 1400 reais e apanhava muito para tirar bons shots ...... ( nesse momento brincando com muitas variaveis ) e ja tendo usado alguns kilos de bons cafes com torras medias mais p escuras bem caramelizadas. 

Quando comprei meu malhkonig x54 ( ja estou falando de mais ou menos 8k ) tive duvidas se na xicara veria uma mudança de sabor perceptivel e tive algumas respostas aqui no clube que era inegavel que sim ... fiquei muito feliz quando comecei a usar e o resultado na xicara era estupidademnte melhor .. mas muito mesmo ... top .. feliz com o investimento ....

 

Naturalmente depois veio a coceira para evoluir para uma com grupo e61 com bomba rotativa de preferencia ... falando de sair de uma maquina de 4k para uma de 26-28k aqui no brasil ( pasquali ) ... e veio uma enorme duvida ... vou sentir a mesma diferença na xicara novamente e proporcional ao investimento ? 

 

Bom.... um belo dia vejo um video do phrometheus ( nao sei se escrevi correto ) comprarando um shot de expresso entre uma bianca v3 e uma gaggia ... no teste cego p minha surpresa e de muitos o shot da gaggia esta ligeiramente mais equilibrado ... gaggia com 9bar e chuveiro ims.....

Finalizando agora com esse topico e percebendo que a opiniao de vcs é exatamante a mesma ... lutando para ao menos igualar os sabores entre uma maquina de 7k com uma de 26-28k .... 

Eu so me aventuro para ter um setup hi end ... no mais nao me convenco nao ....

Valeu amigos 

Alexandre 

Acho que o início da curva de aprendizado numa máquina nova do pessoal aqui é difícil de chegar no top da extração na máquina que você tinha há 2-3 anos. Não vejo o pessoal apanhando pra igualar os sabores, não, é mais pra aprender a usar todos os recursos de uma máquina melhor.

Quanto à performance, aquele vídeo é um retrato daquele dia, aquele setup, com aquele café. Assim como fiz um com o Thales e chegamos em sensoriais bem próximos numa Nuova Simonelli Appia II e numa Poemia com PID, Dimmer e Manômetro. Mas de forma alguma posso dizer que aquela Poemia é tão boa quanto.

Repare que o boiler da Gaggia é de 130 ml. Num espresso você manda cerca de 60 ml de agua nova pra dentro, a 20 graus dependendo do dia e região, bem menos no inverno do sul do país, num boiler que tem um termostato que só começa a reagir depois de perceber uma queda de temperatura de pelo menos 10 graus, e com a latência da resistência pra aquecer a água novamente. Seu espresso ficará parte subextraido, mesmo que tenha surfado e iniciado na temperatura adequada, o que é outra loteria.

Agora, disponibilidade e vontade de gastar 20k a mais, é outro papo. Eu preferia gastar 1 mil a mais apenas e colocar um Gaggiuino. Ou fazer essas mods na Silvia ou Minibar ou Brasília ou Audrey e similares que já tem jm boiler de 300 ml.

Brasil é complicado pra prosumer. Eu só comprei uma Classika PID porque vim morar na Holanda, senão, estava no máximo de Silvia.

Obs: um colega fez a importação direta da Classika PID da Espresso Coffee Shop pro Brasil e pagou 14k ao todo.

4 horas atrás, eldermarco disse:

Boa tarde, meus camaradas 

@regisassao e @DanCGC

Bom, depois de fazer vários testes com a dose e a moagem, os resultados ficaram bastante superiores. Ainda tem espaço para melhorar, mas já estou bastante satisfeito. E deu para notar que, embora não fosse o meu objetivo principal, as extrações devem ficar superiores as da Breville, que já eram muito boas com a OPV para 9 bar.

Um ponto interessante é que, ao contrário do que eu estava esperando, para o café que eu estou testando - mas não a mesma torra, que eu já não tenho - a moagem ficou até um pouco mais grossa que a moagem que eu costumava usar com a Breville. E a dose ainda é um pouco menor. O tempo de extração, por consequência, diminuiu de 36 para 23s. Imagino que isso está associado com a maior estabilidade térmica da Rocket em relação a Breville. Além disso, tem a etapa de pré-infusão, que é mais rápida.

O próximo passo será analisar se vai ter alguma diferença com o uso do filtro IMS. 

Bacana. Tá dobrando o Cabo da Boa Esperança na curva de aprendizado... rs...

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, regisassao disse:

Acho que o início da curva de aprendizado numa máquina nova do pessoal aqui é difícil de chegar no top da extração na máquina que você tinha há 2-3 anos. Não vejo o pessoal apanhando pra igualar os sabores, não, é mais pra aprender a usar todos os recursos de uma máquina melhor.

Quanto à performance, aquele vídeo é um retrato daquele dia, aquele setup, com aquele café. Assim como fiz um com o Thales e chegamos em sensoriais bem próximos numa Nuova Simonelli Appia II e numa Poemia com PID, Dimmer e Manômetro. Mas de forma alguma posso dizer que aquela Poemia é tão boa quanto.

Repare que o boiler da Gaggia é de 130 ml. Num espresso você manda cerca de 60 ml de agua nova pra dentro, a 20 graus dependendo do dia e região, bem menos no inverno do sul do país, num boiler que tem um termostato que só começa a reagir depois de perceber uma queda de temperatura de pelo menos 10 graus, e com a latência da resistência pra aquecer a água novamente. Seu espresso ficará parte subextraido, mesmo que tenha surfado e iniciado na temperatura adequada, o que é outra loteria.

Agora, disponibilidade e vontade de gastar 20k a mais, é outro papo. Eu preferia gastar 1 mil a mais apenas e colocar um Gaggiuino. Ou fazer essas mods na Silvia ou Minibar ou Brasília ou Audrey e similares que já tem jm boiler de 300 ml.

Brasil é complicado pra prosumer. Eu só comprei uma Classika PID porque vim morar na Holanda, senão, estava no máximo de Silvia.

Obs: um colega fez a importação direta da Classika PID da Espresso Coffee Shop pro Brasil e pagou 14k ao todo.

Bacana. Tá dobrando o Cabo da Boa Esperança na curva de aprendizado... rs...

Essa é a parte ruim no Brasil. Tudo fica muito caro com essa tributação maluca. Sem contar a dor de cabeça com as burocracias de importar. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 03/04/2024 at 12:12, Alexandre Felicio de Moura disse:

Fala pessoal .... esse topico talvez me faça economizar por hora, muitos dinheiros kkkkk.... tenho uma gaggia classic pro com varios ups inclusive o mais importante que é 9bar..... usava um moedor breville que me custou uns 1400 reais e apanhava muito para tirar bons shots ...... ( nesse momento brincando com muitas variaveis ) e ja tendo usado alguns kilos de bons cafes com torras medias mais p escuras bem caramelizadas. 

Quando comprei meu malhkonig x54 ( ja estou falando de mais ou menos 8k ) tive duvidas se na xicara veria uma mudança de sabor perceptivel e tive algumas respostas aqui no clube que era inegavel que sim ... fiquei muito feliz quando comecei a usar e o resultado na xicara era estupidademnte melhor .. mas muito mesmo ... top .. feliz com o investimento ....

 

Naturalmente depois veio a coceira para evoluir para uma com grupo e61 com bomba rotativa de preferencia ... falando de sair de uma maquina de 4k para uma de 26-28k aqui no brasil ( pasquali ) ... e veio uma enorme duvida ... vou sentir a mesma diferença na xicara novamente e proporcional ao investimento ? 

 

Bom.... um belo dia vejo um video do phrometheus ( nao sei se escrevi correto ) comprarando um shot de expresso entre uma bianca v3 e uma gaggia ... no teste cego p minha surpresa e de muitos o shot da gaggia esta ligeiramente mais equilibrado ... gaggia com 9bar e chuveiro ims.....

Finalizando agora com esse topico e percebendo que a opiniao de vcs é exatamante a mesma ... lutando para ao menos igualar os sabores entre uma maquina de 7k com uma de 26-28k .... 

Eu so me aventuro para ter um setup hi end ... no mais nao me convenco nao ....

Valeu amigos 

Alexandre 

Acho que você entendeu diferente o nosso consenso. Existe uma curva de aprendizado que faz sofrer no começo para ter o mesmo resultado da máquina mais barata e que você já estava acostumado, mas depois o resultado melhora e se torna super consistente. A melhora só não é proporcional ao incremento de valor de uma para outra, mas acho que para tudo na vida é assim, né?

Ontem por exemplo, fiz uma extração no cesto padrão da Rocket para tirar a dúvida de se não era o IMS que tinha sido responsável pela melhora o meu resultado. Saiu um café com extração de 1min e 30s e que estava incrivelmente bom. Doce, equilibrado de acidez e corpo e notas de baunilha e caramelo. Na Breville eu nunca consegui fazer uma extração tão longa consistente.

@eldermarco, fiz esse teste acima pra ver se o resultado que tenho aqui não era pelo IMS e não foi, então mantenho firme na hipótese de moagem e quantidade de pó no cesto. Vou testar também sem mexer no fluxo. Me passa qual é o fluxo da sua máquina? Tem que fazer o teste do volume de extração que passei no começo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, DanCGC disse:

@eldermarco, fiz esse teste acima pra ver se o resultado que tenho aqui não era pelo IMS e não foi, então mantenho firme na hipótese de moagem e quantidade de pó no cesto. Vou testar também sem mexer no fluxo. Me passa qual é o fluxo da sua máquina? Tem que fazer o teste do volume de extração que passei no começo

Fala, Danilo!

Depois de vários testes com o filtro da máquina eu consegui uma regulagem supimpa que gerou uma bebida muito boa. Pode melhorar em alguns aspectos, mas eu já curti pra caramba e ficou próxima do que eu busco. E era isso mesmo, uma combinação de moagem com a dose adequada, considerando o perfil que se está buscando. Eu também fazia isso na Breville, mas aqui é a tal curva do aprendizado com o novo equipamento, que discutimos acima.

Hoje chegou o meu cesto IMS e eu também estou ajustando. Assim como aconteceu com a Breville, os cestos da IMS costumam precisar de um moagem mais fina que os cestos que vieram com a máquina. Além disso, tem mais espaço para o café e eu tive que aumentar um pouco a dose. 

Sobre o fluxo da máquina, eu fiz os testes conforme você sugeriu, sem o PF, e esses foram os resultados:

Peso (g) /  Tempo (s)  / Fluxo (g/s) 
225 / 20 / 11,25
226 / 19 /  11,90
230 / 20 / 11,50
223 /  19 /  11,73
229 / 20 /  11,45

Média: 11,56 g/s / Desvio padrão: 0,226 g/s

Eu usei uma balança Timemore e o cronômetro da própria máquina. A pressão da bomba foi ajustada em 9.5bar

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa! Vou testar umas extrações com esse fluxo e o cesto padrão

Qual da IMS que você pegou? To com o flat modelo big bang. Adorei ele. Em breve vem um colega em casa com outros cestos IMS para comparar o resultado

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu estou usando o modelo B702TH26.5M. Gostei dele nessas primeiras extrações. Depois me fala como ficou a comparação. Esse Big Bang eu vi para vender, mas optei pelos modelos mais antigos. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, Vinicius Nadalin disse:

Boa noite pessoal,

Em relação a vaporização das maquinas prosumer, existe alguma diferença entre a com e sem PID? (Rocket Appartamento e Classika, por exemplo)

Na minha opinião, não é o PID que faz a maior diferença nesse caso, mas sim o tamanho do boiler e ser ou não dual boiler.

Dual boiler te permite extrair e vaporizar ao mesmo tempo, não é uma grande vantagem para uso doméstico na minha opinião. 

Tem as Heat Exchanger que permitem vaporizar praticamente imediatamente após extrair o espresso. 

E uma Classika também gera vapor suficiente, tem um boiler de 750 ml, quem está acostumado com uma Gaggia ou Philco se atrapalha no início, vaporiza muito mais rápido. Mas sendo single boiler com PID vai ter que esperar uns 2-3 min após extrair o espresso até poder vaporizar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Fiz uma mudança para o chuveiro e o filtro IMS. O filtro, em particular, fez muita diferença por aqui. Achei que as extrações ficaram ainda melhores. Além disso, a parede mais reta ajuda na distribuição do pó através do cesto. O chuveiro também é mais uniforme. Sobretudo depois da primeira extração, onde o fluxo do original costuma ficar menos uniforme.

Com relação ao backflush com o Cafiza, qual é a periodicidade que vocês costumam fazer nesse tipo de grupo? No meu caso, eu costumo fazer 2 extrações por dia. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, eldermarco disse:

Fiz uma mudança para o chuveiro e o filtro IMS. O filtro, em particular, fez muita diferença por aqui. Achei que as extrações ficaram ainda melhores. Além disso, a parede mais reta ajuda na distribuição do pó através do cesto. O chuveiro também é mais uniforme. Sobretudo depois da primeira extração, onde o fluxo do original costuma ficar menos uniforme.

Com relação ao backflush com o Cafiza, qual é a periodicidade que vocês costumam fazer nesse tipo de grupo? No meu caso, eu costumo fazer 2 extrações por dia. 

Eu faço 1 vez a cada 1-2 meses. Quando troquei o chuveiro por IMS recentemente, estava nem limpo. Acho que é suficiente então. Mas uso puck screen em 100% das extrações. 

Só lembrando que a minha é uma ECM Classika PID, não Rocket. To de intrometido aqui kkk

  • Agradeço 1
  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, eldermarco disse:

Fiz uma mudança para o chuveiro e o filtro IMS. O filtro, em particular, fez muita diferença por aqui. Achei que as extrações ficaram ainda melhores. Além disso, a parede mais reta ajuda na distribuição do pó através do cesto. O chuveiro também é mais uniforme. Sobretudo depois da primeira extração, onde o fluxo do original costuma ficar menos uniforme.

Com relação ao backflush com o Cafiza, qual é a periodicidade que vocês costumam fazer nesse tipo de grupo? No meu caso, eu costumo fazer 2 extrações por dia. 

Olha o fluxo de água em 7 e 9 bar, com o chuveiro original e o IMS:

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

29 minutos atrás, regisassao disse:

Olha o fluxo de água em 7 e 9 bar, com o chuveiro original e o IMS:

 

Opa, eu observei que o fluxo no chuveiro original fica bem mais uniforme na Rocket se tu não tiver feito nenhuma extração. Se tiver, volta a ficar depois de algum tempo. Não me pergunte o motivo que eu não faço ideia. :D

Com o IMS ele ficou bastante uniforme, independente do número de extrações. Eu gravei o fluxo por aqui:

Ao vivo ele parece ter uma distribuição mais uniforme que a mostrada vídeo. Vamos ver se isso vai mudar com o tempo.

Acho que vale a pena ressaltar que o uso do puck screen já ajuda em uma distribuição mais uniforme pelo bolo. Talvez por isso não se note tanta diferença ao mudar o chuveiro. Mas eu acho que vale a pena mesmo assim.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia pessoal!

Sou novo aqui, apesar de estar cadastro no site há alguns anos!

Tenho uma Breville Barista Express desde jan/2020 e após muito uso da minha queridinha criei coragem para fazer um upgrade.

Meu uso é full residencial.

A minha escolha, foi uma  Rocket Appartamento TCA.

Há alguns meses, por meio do youtube e instagram vi que algumas empresas começaram a importa-la para o Brasil, porém, o custo dela tem girado em torno de 17k.

Como eu moro há 100km do Paraguai, encontrei a loja da XPECIALTY, que tem filial lá, que possui essa maravilha por R$ 11.800,00 +- (varia por conta do dólar do dia). Vou deixar o link aqui: https://www.xpecialty.com.py/product-page/rocket-appartamento

Pelo que vi, esse modelo é mais novo do que as que estão vendendo aqui (ex: https://www.pasqualimaquinas.com.br/produto/appartamento-220v-black-white-rocket-70329 )

Isso procede?

Igualmente, gostaria de saber dos confrades se estou fazendo um bom negócio!

 

Ah! Como vou precisar de um moinho, já que eu usava o meu que tinha embutido na minha Breville, optei por comprar um Mignon Specialità, da Eureka. Fica em torno de R$ 1.800,00 https://www.xpecialty.com.py/product-page/mignon-specialità.

Também tem lá um Mignon Filtro Silent, que é metade do valor do Mignon. Ai me surgiu a dúvida de qual pegar?

Se puderem deixar considerações e/ou dicas, agradeço imensamente!

 

Agradeço a atenção dos colegas e desejo excelentes cafés!

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, alxmoretto disse:

Bom dia pessoal!

Sou novo aqui, apesar de estar cadastro no site há alguns anos!

Tenho uma Breville Barista Express desde jan/2020 e após muito uso da minha queridinha criei coragem para fazer um upgrade.

Meu uso é full residencial.

A minha escolha, foi uma  Rocket Appartamento TCA.

Há alguns meses, por meio do youtube e instagram vi que algumas empresas começaram a importa-la para o Brasil, porém, o custo dela tem girado em torno de 17k.

Como eu moro há 100km do Paraguai, encontrei a loja da XPECIALTY, que tem filial lá, que possui essa maravilha por R$ 11.800,00 +- (varia por conta do dólar do dia). Vou deixar o link aqui: https://www.xpecialty.com.py/product-page/rocket-appartamento

Pelo que vi, esse modelo é mais novo do que as que estão vendendo aqui (ex: https://www.pasqualimaquinas.com.br/produto/appartamento-220v-black-white-rocket-70329 )

Isso procede?

Igualmente, gostaria de saber dos confrades se estou fazendo um bom negócio!

 

Ah! Como vou precisar de um moinho, já que eu usava o meu que tinha embutido na minha Breville, optei por comprar um Mignon Specialità, da Eureka. Fica em torno de R$ 1.800,00 https://www.xpecialty.com.py/product-page/mignon-specialità.

Também tem lá um Mignon Filtro Silent, que é metade do valor do Mignon. Ai me surgiu a dúvida de qual pegar?

Se puderem deixar considerações e/ou dicas, agradeço imensamente!

 

Agradeço a atenção dos colegas e desejo excelentes cafés!

 

 

Ao invés da Rocket Appartamento, recomendo a Classika PID. 

Eureka, prefiro o Oro ou Zero, que são single dose. Se for pra espresso, o Specialitta é melhor que o Filtro, mas os anteriores são melhores que o Specialita. 

  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, alxmoretto disse:

Bom dia pessoal!

Sou novo aqui, apesar de estar cadastro no site há alguns anos!

Tenho uma Breville Barista Express desde jan/2020 e após muito uso da minha queridinha criei coragem para fazer um upgrade.

Meu uso é full residencial.

A minha escolha, foi uma  Rocket Appartamento TCA.

Há alguns meses, por meio do youtube e instagram vi que algumas empresas começaram a importa-la para o Brasil, porém, o custo dela tem girado em torno de 17k.

Como eu moro há 100km do Paraguai, encontrei a loja da XPECIALTY, que tem filial lá, que possui essa maravilha por R$ 11.800,00 +- (varia por conta do dólar do dia). Vou deixar o link aqui: https://www.xpecialty.com.py/product-page/rocket-appartamento

Pelo que vi, esse modelo é mais novo do que as que estão vendendo aqui (ex: https://www.pasqualimaquinas.com.br/produto/appartamento-220v-black-white-rocket-70329 )

Isso procede?

Igualmente, gostaria de saber dos confrades se estou fazendo um bom negócio!

 

Ah! Como vou precisar de um moinho, já que eu usava o meu que tinha embutido na minha Breville, optei por comprar um Mignon Specialità, da Eureka. Fica em torno de R$ 1.800,00 https://www.xpecialty.com.py/product-page/mignon-specialità.

Também tem lá um Mignon Filtro Silent, que é metade do valor do Mignon. Ai me surgiu a dúvida de qual pegar?

Se puderem deixar considerações e/ou dicas, agradeço imensamente!

 

Agradeço a atenção dos colegas e desejo excelentes cafés!

 

 

Até onde eu sei, o principal destaque para a TCA em relação ao modelo anterior é o maior controle de temperatura. Vale a pena comparar com a máquina que o Régis sugeriu e ver qual tem o melhor custo-benefício para o uso que você quer fazer da máquina. Eu particularmente, gostei desse preço que você indicou. 

  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...