Fernando Lopes Postado 1 Junho 2014 Denunciar Share Postado 1 Junho 2014 Ana, Pensei em fazer o queijo e depois curar no vinho, mas se for comprar o queijo já pronto, vai facilitar bastante ... Minha avó é mineira (94 anos) e já fez muito queijo "canastra". Uma vez perguntei se ela toparia fazer queijo... Ela logo disse: Tem que ser leite tirado direto da vaca e, logo deu uma gargalhada, pois ela bem sabe que conseguir 20L é quase impossível onde moramos. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gilberto Postado 1 Junho 2014 Denunciar Share Postado 1 Junho 2014 Putz onde moro tem vaca por perto, mas não sei não, vou arranjar mais uma coisa para fazer ? 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fernando Lopes Postado 1 Junho 2014 Denunciar Share Postado 1 Junho 2014 Gil, Arruma sim, sô ! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 1 Junho 2014 Autor Denunciar Share Postado 1 Junho 2014 Eis como era o baguete au levain e o pão de centeio com figo turco da Padarie. Que delícia! 5 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Santiago Luz Postado 1 Junho 2014 Denunciar Share Postado 1 Junho 2014 Que chique, hein, Rodrigo! Só trocaria essa cerveja aí. Não me agradou muito. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gilberto Postado 1 Junho 2014 Denunciar Share Postado 1 Junho 2014 Muito bom, a baguete esta do jeito que tem que ser, cheia de alveolos. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guest Anita Postado 1 Junho 2014 Denunciar Share Postado 1 Junho 2014 Fermentar o queijo mineiro no vinho branco. É só o que quero aprender. Sem outras complicações. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 1 Junho 2014 Autor Denunciar Share Postado 1 Junho 2014 Tá brincando, Santiago. É muito boa a birra. Bem crocante, Gil, muito boa. Pena que esqueci de comprar um gorgonzola pra acompanhar o pão de centeio com figos. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guest Anita Postado 1 Junho 2014 Denunciar Share Postado 1 Junho 2014 Mesa divina, Rô. Aquele parma tá lindo. Eu ainda acrescentaria outros queijos. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 1 Junho 2014 Autor Denunciar Share Postado 1 Junho 2014 Com certeza, Anita. A intenção nem era fazer uma tábua de frios, acabei improvisando e por isso faltaram alguns elementos. Só não é parma, é um irmão, um jamón serrano. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guest Anita Postado 1 Junho 2014 Denunciar Share Postado 1 Junho 2014 Lindo igual. Salivei da mesma forma. A mesa de pães e queijos de ontem lembrou a sua. Ambas divinas. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fernando Lopes Postado 1 Junho 2014 Denunciar Share Postado 1 Junho 2014 Rodrigo, Gostei dos pães ... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fernando Lopes Postado 1 Junho 2014 Denunciar Share Postado 1 Junho 2014 Acabou de sair novos pães ... " Pão de centeio com farinha de malte". Vou deixar para provar amanhã de manhã 8 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 1 Junho 2014 Autor Denunciar Share Postado 1 Junho 2014 (editado) Os pães são excelentes. Eu dispensaria todo o resto e comeria só eles tranquilo. Ahnn... ficaria com a cerveja também, que é pão líquido. PS: Você é ninja, Fernando. Não sei o que você faz da vida, mas largue tudo e divida esse talento com o mundo. Editado 1 Junho 2014 por Rodrigoks Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gilberto Postado 1 Junho 2014 Denunciar Share Postado 1 Junho 2014 Eu já ca sei de elogiar o Fernando, cada pão tem que ser um elogio novo, é impressioante a beleza dos pães, rsrsrrs Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fernando Lopes Postado 1 Junho 2014 Denunciar Share Postado 1 Junho 2014 Os pães são excelentes. Eu dispensaria todo o resto e comeria só eles tranquilo. Ahnn... ficaria com a cerveja também, que é pão líquido. PS: Você é ninja, Fernando. Não sei o que você faz da vida, mas largue tudo e divida esse talento com o mundo. Rodrigo, Trabalho em uma área completamente diferente (sou formado pela UNISAL em Automação Industrial), mas sou apaixonado por gastronomia de modo geral (no momento faço Gastronomia e Alta Cozinha no IGA - Instituto Gastrônomico das Américas - http://www.iga-la.com/pt/br/curso/gastronomia-e-alta-cozinha/ ). Quem sabe um dia não mudo de área ! Mas garanto, ainda tenho muito que aprender, o café que eu diga ... Pessoal, obrigado pelos elogios, mas não sou tudo isto ! 4 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guest Anita Postado 1 Junho 2014 Denunciar Share Postado 1 Junho 2014 Está passando Top Chef e os concorrentes foram ao Alasca. No desafio devem preparar duas tradições locais: pão e pescado. Segundo os apresentadores (Padma está nesta temporada que não sei qual é) o pão era tão importante para os primeiros exploradores do ouro que eles carregavam o sourdough na mochila. E que há culturas de levedo de mais de 100 anos de idade. Curioso que a tradução em português está chamando o sourdough de pão de massa azeda. Não bastava dizer fermento natural? O azedo soa no sentido negativo da palavra. Uma padaria local cedeu aos 4 finalistas o fermento, eles sovaram e moldaram os pães que cresceram a noite toda. Quero ver assarem daqui a pouco No Sony. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Miyamoto Postado 1 Junho 2014 Denunciar Share Postado 1 Junho 2014 Eu gosto bagarai do Top Chef... Indo assistir! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 1 Junho 2014 Autor Denunciar Share Postado 1 Junho 2014 De vez em quando aparecem folders do IGA na minha caixa de correio. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gilberto Postado 1 Junho 2014 Denunciar Share Postado 1 Junho 2014 Estou queimando a panela, tem que fazer todi auqele roteiro mesmo ? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gilberto Postado 1 Junho 2014 Denunciar Share Postado 1 Junho 2014 Aula todos os dias no IGA ? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guest Anita Postado 1 Junho 2014 Denunciar Share Postado 1 Junho 2014 Curar a panela, Gil? Eu fiz na minha, mas de forma meio negligente. Aliás usei-a na primeira vez sem curar. Não se perca em muitos detalhes. Passa o óleo, leva ao fogo, defuma um pouco a casa e pronto, basta. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gilberto Postado 1 Junho 2014 Denunciar Share Postado 1 Junho 2014 Caramba, lá fala para cozinhar batatas 3 vezes, colocar oleo e esquentar por mais 1 vez. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guest Anita Postado 1 Junho 2014 Denunciar Share Postado 1 Junho 2014 Deuses... a minha etiqueta joguei fora, usei este esquema aqui - o de renovação a quente da camada protetora: http://www.apaneladeferro.com.br/p-7-dicas-de-uso Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fernando Lopes Postado 2 Junho 2014 Denunciar Share Postado 2 Junho 2014 Está passando Top Chef e os concorrentes foram ao Alasca. No desafio devem preparar duas tradições locais: pão e pescado. Segundo os apresentadores (Padma está nesta temporada que não sei qual é) o pão era tão importante para os primeiros exploradores do ouro que eles carregavam o sourdough na mochila. E que há culturas de levedo de mais de 100 anos de idade. Curioso que a tradução em português está chamando o sourdough de pão de massa azeda. Não bastava dizer fermento natural? O azedo soa no sentido negativo da palavra. Uma padaria local cedeu aos 4 finalistas o fermento, eles sovaram e moldaram os pães que cresceram a noite toda. Quero ver assarem daqui a pouco No Sony. Ana, O azedo faz parte, visto que este tipo de fermentação ocorre em PH ácido (azedo) . Os Italianos usam vários nomes para a mesma coisa e, inclusive "pasta acida" http://it.wikipedia.org/wiki/Lievito_naturale Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guest Anita Postado 2 Junho 2014 Denunciar Share Postado 2 Junho 2014 Entendi. Conheço pouco deste universo, mas nunca havia visto menção a massa azeda. E como eles adoram errar na tradução, achei que era o caso. Dos italianos no IG, vejo mais usarem massa ou pasta madre (ontem no programa também usaram mãe para a matriz do fermento, contando um episódio de como um chef salvou a deles durante o Katrina, alimentando-a por 3 meses em casa, até o restaurante reabrir). Calma, vou postar minha receita, Fê. Correndo aqui. Amanhã tem pão. beijo Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fernando Lopes Postado 2 Junho 2014 Denunciar Share Postado 2 Junho 2014 Aula todos os dias no IGA ? Gil, Apenas duas vezes por semana ... O curso visa a capacitação e vai te ensinar as técnicas, pois receita você mesmo vai criar etc e tal ... Não que não seja ensinado algumas receitas, mas o foco é a técnica e princípios de culinária de várias regiões do mundo. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guest Anita Postado 2 Junho 2014 Denunciar Share Postado 2 Junho 2014 Essa pessoa é muito chique, não? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fernando Lopes Postado 2 Junho 2014 Denunciar Share Postado 2 Junho 2014 Entendi. Conheço pouco deste universo, mas nunca havia visto menção a massa azeda. E como eles adoram errar na tradução, achei que era o caso. Dos italianos no IG, vejo mais usarem massa ou pasta madre (ontem no programa também usaram mãe para a matriz do fermento, contando um episódio de como um chef salvou a deles durante o Katrina, alimentando-a por 3 meses em casa, até o restaurante reabrir). Calma, vou postar minha receita, Fê. Correndo aqui. Amanhã tem pão. beijo Fique tranquila em relação a receita ... Ana, prefiro chamar meu fermento natural de "pasta madre" pois sigo a tradição Italiana desde o início do fermento, além do significado bacana de poder "gerar pães" ou "filhos" Mas realmente massa azeda é meio estranho pra mim ! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guest Anita Postado 2 Junho 2014 Denunciar Share Postado 2 Junho 2014 Também achei que soa esquisito. Na culinária o azedo pode levar a algo já passando do ponto, mais para o embolorado. Nem sempre é em um sentido positivo, como no caso do amargo que estamos falando no outro tópico (chocolate ou mesmo café). Para deliciar os olhos: http://cafeapostrophe.tumblr.com/post/87596734236 beijo Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Postagens recomendadas