Ir para conteúdo

Philco 15bar saindo vapor ao acionar água.


Postagens recomendadas

Olá pessoal. Ganhei uma philco recentemente e assistindo vários vídeos na internet vi que é normal sair vapor onde se coloca o porta-filtro APÓS o uso do bico vaporizador (normal para uma single-boiler). Mas a minha está saindo vapor mesmo sem utilizar o bico-vaporizador, sempre que vou dar um flush antes de fazer meu espresso sai bastante vapor. Alguém que possui uma philco sabe me dizer se é normal? As vezes quando deixo o meu porta-filtro esquentando enquanto faço a moagem do café cria uma certa pressão entre o cachimbo e o chuveiro da máquina. Se não for normal vou solicitar a troca, visto que ganhei a poucos dias.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Preocupado sobre esse assunto, pedi a um rapaz da internet que possui uma Philco 15bar me mandar um vídeo do seu funcionamento e ele me encaminhou um vídeo ligando a máquina, esperando ela esquentar e dando um flush inicial (sem apertar a vaporização em momento algum). E no vídeo saiu bastante vapor.

Também falei com Gabriel (Pirados por café) e ele me disse que isso pode ser só a máquina aliviando a pressão, já que 15bar é bastante coisa e o flush que os baristas recomendam fazer em todas as máquinas é justamente para liberar essa pressão (além de limpar e aquecer o conjunto).

Então acredito eu que possa ser comum (pra uma single-boiler de 15bar), fiquei bastante preocupado dela tá passando da temperatura e esquentando demais... mas aparentemente está normal. De toda forma fico no aguardo dos próximos comentários aqui nesse tópico...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Flush nao alivia a pressão, máquina ainda vai funcionar a 15 bar, a limitação é da OPV. Quando vaporiza, a pressão fica na faixa de 2 bar, pois não tem a bomba empurrando, é similar a panela de pressao com vapor saindo pelq válvula, a "força que empurra" é o calor.

O que eu acredito é que o grupo nao esteja completamente preenchido com agua e a alta temperatura leva a formacao de vapor. Um pequeno flush antes de extrair deve resolver mesmo, mas não por alivio de pressão.

Se nao me falha a memória, isso acontece na Brasilia tbm. O @Athos pode confirmar. 

Em muitas maquinas com grupo E61 isso é comum também, por característica do grupo. Na minha Classika nao vejo isso ocorrendo, mas talvez por ter PID o grupo nao superaqueça como em máquinas HX.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, regisassao disse:

Flush nao alivia a pressão, máquina ainda vai funcionar a 15 bar, a limitação é da OPV. Quando vaporiza, a pressão fica na faixa de 2 bar, pois não tem a bomba empurrando, é similar a panela de pressao com vapor saindo pelq válvula, a "força que empurra" é o calor.

O que eu acredito é que o grupo nao esteja completamente preenchido com agua e a alta temperatura leva a formacao de vapor. Um pequeno flush antes de extrair deve resolver mesmo, mas não por alivio de pressão.

Se nao me falha a memória, isso acontece na Brasilia tbm. O @Athos pode confirmar. 

Em muitas maquinas com grupo E61 isso é comum também, por característica do grupo. Na minha Classika nao vejo isso ocorrendo, mas talvez por ter PID o grupo nao superaqueça como em máquinas HX.

Isso acontecia na minha Lady quando ainda estava original, pq o termostato original dela funcionava até 107º, o que é bem quente e acabava gerando vapor mesmo. Então eu sempre dava um flush antes pra baixar a temperatura e fazer a extração. Mas depois que instalei o PID, isso nunca mais aconteceu, pq ela não esquenta mais tanto.

Agora acho que não acontecia isso na minha antiga Philco 20 bar, mesmo quando estava original. Se não me engano o termostato de extração dela limita em 95º, então teoricamente não deveria gerar vapor.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, ruivooo disse:

Chego a 15 bar da minha troca. Ela só solta vapor na primeira vez que ligo e dou o flush inicial. Depois chegou a fazer 3 extrações seguidas e nenhuma delas solta vapor pelo chuveiro. Isso com dois dias de uso, vamos ver se isso se mantem.

Sigo com a minha aqui, tava aguardando sua resposta rsrs. Percebi que a minha só solta mais vapor quando deixo ela um tempo ligada aguardando (enquanto peso o café, faço a moagem... e ela fica um tempinho com a luz verde acesa). Acredito que vai gerando vapor por não aliviar a pressão logo. Faz esse teste e me diz como a sua se comporta.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

13 minutes ago, brunolps said:

Sigo com a minha aqui, tava aguardando sua resposta rsrs. Percebi que a minha só solta mais vapor quando deixo ela um tempo ligada aguardando (enquanto peso o café, faço a moagem... e ela fica um tempinho com a luz verde acesa). Acredito que vai gerando vapor por não aliviar a pressão logo. Faz esse teste e me diz como a sua se comporta.

Cara, a minha estava assim mesmo antes. Eu dava o primeiro flush, daí ia moer o café, limpar o portafiltro, colocar o café, etc. Quando ia ligar já saía um monte de vapor. Nessa que veio da troca eu hoje fiz o mesmo teste e mesmo esperando esse tempo de preparar tudo, não saía vapor. Amanhã vou testar deixando 10 minutos ligada e aviso aqui!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

On 6/18/2024 at 9:55 PM, brunolps said:

Sigo com a minha aqui, tava aguardando sua resposta rsrs. Percebi que a minha só solta mais vapor quando deixo ela um tempo ligada aguardando (enquanto peso o café, faço a moagem... e ela fica um tempinho com a luz verde acesa). Acredito que vai gerando vapor por não aliviar a pressão logo. Faz esse teste e me diz como a sua se comporta.

Voltando aqui depois dos testes. Minha 15 bar realmente so solta vapor pelo chuveiro no primeiro flush, testei depois deixando ela ligada 10 minutos após uma extração e quando liguei nao saiu nada de vapor.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 20/06/2024 at 08:31, ruivooo disse:

Voltando aqui depois dos testes. Minha 15 bar realmente so solta vapor pelo chuveiro no primeiro flush, testei depois deixando ela ligada 10 minutos após uma extração e quando liguei nao saiu nada de vapor.

Boa. Valeu pelas atualizações! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...