brunolps Postado 13 de Junho Denunciar Share Postado 13 de Junho Olá pessoal. Ganhei uma philco recentemente e assistindo vários vídeos na internet vi que é normal sair vapor onde se coloca o porta-filtro APÓS o uso do bico vaporizador (normal para uma single-boiler). Mas a minha está saindo vapor mesmo sem utilizar o bico-vaporizador, sempre que vou dar um flush antes de fazer meu espresso sai bastante vapor. Alguém que possui uma philco sabe me dizer se é normal? As vezes quando deixo o meu porta-filtro esquentando enquanto faço a moagem do café cria uma certa pressão entre o cachimbo e o chuveiro da máquina. Se não for normal vou solicitar a troca, visto que ganhei a poucos dias. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
regisassao Postado 13 de Junho Denunciar Share Postado 13 de Junho Eu já ouvi algumas pessoas reportando o mesmo, aqui inclusive, mas não posso dizer que é normal na Philco ou um defeito. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
José Eduardo Postado 13 de Junho Denunciar Share Postado 13 de Junho Na minha também acontece isso, mas é uma Philco 20 Bar 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
ruivooo Postado 14 de Junho Denunciar Share Postado 14 de Junho Respondendo aqui também. Comprei uma recentemente e após o terceiro dia de uso começou a acontecer isso. Solicitei a troca ela amazon e estou aguardando chegar a nova. Se resolver, aviso aqui 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
brunolps Postado 15 de Junho Autor Denunciar Share Postado 15 de Junho Preocupado sobre esse assunto, pedi a um rapaz da internet que possui uma Philco 15bar me mandar um vídeo do seu funcionamento e ele me encaminhou um vídeo ligando a máquina, esperando ela esquentar e dando um flush inicial (sem apertar a vaporização em momento algum). E no vídeo saiu bastante vapor. Também falei com Gabriel (Pirados por café) e ele me disse que isso pode ser só a máquina aliviando a pressão, já que 15bar é bastante coisa e o flush que os baristas recomendam fazer em todas as máquinas é justamente para liberar essa pressão (além de limpar e aquecer o conjunto). Então acredito eu que possa ser comum (pra uma single-boiler de 15bar), fiquei bastante preocupado dela tá passando da temperatura e esquentando demais... mas aparentemente está normal. De toda forma fico no aguardo dos próximos comentários aqui nesse tópico... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
regisassao Postado 15 de Junho Denunciar Share Postado 15 de Junho Flush nao alivia a pressão, máquina ainda vai funcionar a 15 bar, a limitação é da OPV. Quando vaporiza, a pressão fica na faixa de 2 bar, pois não tem a bomba empurrando, é similar a panela de pressao com vapor saindo pelq válvula, a "força que empurra" é o calor. O que eu acredito é que o grupo nao esteja completamente preenchido com agua e a alta temperatura leva a formacao de vapor. Um pequeno flush antes de extrair deve resolver mesmo, mas não por alivio de pressão. Se nao me falha a memória, isso acontece na Brasilia tbm. O @Athos pode confirmar. Em muitas maquinas com grupo E61 isso é comum também, por característica do grupo. Na minha Classika nao vejo isso ocorrendo, mas talvez por ter PID o grupo nao superaqueça como em máquinas HX. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Athos Postado 15 de Junho Denunciar Share Postado 15 de Junho 8 horas atrás, regisassao disse: Flush nao alivia a pressão, máquina ainda vai funcionar a 15 bar, a limitação é da OPV. Quando vaporiza, a pressão fica na faixa de 2 bar, pois não tem a bomba empurrando, é similar a panela de pressao com vapor saindo pelq válvula, a "força que empurra" é o calor. O que eu acredito é que o grupo nao esteja completamente preenchido com agua e a alta temperatura leva a formacao de vapor. Um pequeno flush antes de extrair deve resolver mesmo, mas não por alivio de pressão. Se nao me falha a memória, isso acontece na Brasilia tbm. O @Athos pode confirmar. Em muitas maquinas com grupo E61 isso é comum também, por característica do grupo. Na minha Classika nao vejo isso ocorrendo, mas talvez por ter PID o grupo nao superaqueça como em máquinas HX. Isso acontecia na minha Lady quando ainda estava original, pq o termostato original dela funcionava até 107º, o que é bem quente e acabava gerando vapor mesmo. Então eu sempre dava um flush antes pra baixar a temperatura e fazer a extração. Mas depois que instalei o PID, isso nunca mais aconteceu, pq ela não esquenta mais tanto. Agora acho que não acontecia isso na minha antiga Philco 20 bar, mesmo quando estava original. Se não me engano o termostato de extração dela limita em 95º, então teoricamente não deveria gerar vapor. 2 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
ruivooo Postado 18 de Junho Denunciar Share Postado 18 de Junho Chego a 15 bar da minha troca. Ela só solta vapor na primeira vez que ligo e dou o flush inicial. Depois chegou a fazer 3 extrações seguidas e nenhuma delas solta vapor pelo chuveiro. Isso com dois dias de uso, vamos ver se isso se mantem. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
brunolps Postado 19 de Junho Autor Denunciar Share Postado 19 de Junho 4 horas atrás, ruivooo disse: Chego a 15 bar da minha troca. Ela só solta vapor na primeira vez que ligo e dou o flush inicial. Depois chegou a fazer 3 extrações seguidas e nenhuma delas solta vapor pelo chuveiro. Isso com dois dias de uso, vamos ver se isso se mantem. Sigo com a minha aqui, tava aguardando sua resposta rsrs. Percebi que a minha só solta mais vapor quando deixo ela um tempo ligada aguardando (enquanto peso o café, faço a moagem... e ela fica um tempinho com a luz verde acesa). Acredito que vai gerando vapor por não aliviar a pressão logo. Faz esse teste e me diz como a sua se comporta. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
ruivooo Postado 19 de Junho Denunciar Share Postado 19 de Junho 13 minutes ago, brunolps said: Sigo com a minha aqui, tava aguardando sua resposta rsrs. Percebi que a minha só solta mais vapor quando deixo ela um tempo ligada aguardando (enquanto peso o café, faço a moagem... e ela fica um tempinho com a luz verde acesa). Acredito que vai gerando vapor por não aliviar a pressão logo. Faz esse teste e me diz como a sua se comporta. Cara, a minha estava assim mesmo antes. Eu dava o primeiro flush, daí ia moer o café, limpar o portafiltro, colocar o café, etc. Quando ia ligar já saía um monte de vapor. Nessa que veio da troca eu hoje fiz o mesmo teste e mesmo esperando esse tempo de preparar tudo, não saía vapor. Amanhã vou testar deixando 10 minutos ligada e aviso aqui! 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
ruivooo Postado 20 de Junho Denunciar Share Postado 20 de Junho On 6/18/2024 at 9:55 PM, brunolps said: Sigo com a minha aqui, tava aguardando sua resposta rsrs. Percebi que a minha só solta mais vapor quando deixo ela um tempo ligada aguardando (enquanto peso o café, faço a moagem... e ela fica um tempinho com a luz verde acesa). Acredito que vai gerando vapor por não aliviar a pressão logo. Faz esse teste e me diz como a sua se comporta. Voltando aqui depois dos testes. Minha 15 bar realmente so solta vapor pelo chuveiro no primeiro flush, testei depois deixando ela ligada 10 minutos após uma extração e quando liguei nao saiu nada de vapor. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
brunolps Postado 21 de Junho Autor Denunciar Share Postado 21 de Junho Em 20/06/2024 at 08:31, ruivooo disse: Voltando aqui depois dos testes. Minha 15 bar realmente so solta vapor pelo chuveiro no primeiro flush, testei depois deixando ela ligada 10 minutos após uma extração e quando liguei nao saiu nada de vapor. Boa. Valeu pelas atualizações! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
alxbrgs Postado 1 de Julho Denunciar Share Postado 1 de Julho Se isso acontece sem nem você ativar o botão da vaporização (o primeiro botão da máquina, de cima para baixo) pode ser algum problema no termostato que está esquentando mais do que deveria. A minha é modificada, tenho PID e isso acontece se eu aumento muito a temperatura ou se aciono a extração após ativar o botão de vaporização. E acontece porque a caldeira que está muito quente, e sai vapor em vez de água. Precisa diminuir a temperatura dando flush ou liberando água pelo bico vaporizador. E se certificar que o botão de vaporização não está ativado. 1 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Postagens recomendadas