Ir para conteúdo

philco 15 bar espirrando na extração


Postagens recomendadas

olá pessoal, boa noite.

 

criei um novo post pois não achei outro similar sobre a mesma dúvida.

 

uso uma philco 15 bar com filtro não pressurizado. A maioria das vezes quando vou passar o café ele espirra por cima do porta filtro conforme o vídeo mostra. Alguém sabe me auxiliar a razão? Eu testei moagens diferentes mas o problema tende a continuar, inclusive afrouxando a moagem.

 

Eu uso timemore c2 com aquele silver click para reduzir o espaço entre os clicks (aumenta a quantidade de clicks), geralmente uso em torno de 25clicks a depender do café. Geralmente coloco em torno de 18g de café, jogo no filtro, passo o wdt e uso distribuidos + tamper. Os cafés são bons e torra nova.

 

O curioso que as vezes não acontece isso apesar de na maioria esmagadora das vezes ocorrer. Quando eu usava o porta filtro naked vazava muito mais. Agora passei a usar o original, reduziu mas ainda continua vaznado bastante.

WhatsApp Image 2024-07-27 at 20.02.56.jpeg

WhatsApp Image 2024-07-27 at 20.02.53.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em geral, é a vedação, muitas vezes descrita como gaxeta. Nos posts da Philco alguém deve ter recomendado ja um lugar pra comprar.

Verifique se está apertando bem ao colocar o portafiltro, mas deve ser desgaste. Tem quanto tempo essa máquina?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, regisassao disse:

Em geral, é a vedação, muitas vezes descrita como gaxeta. Nos posts da Philco alguém deve ter recomendado ja um lugar pra comprar.

Verifique se está apertando bem ao colocar o portafiltro, mas deve ser desgaste. Tem quanto tempo essa máquina?

É nova, acredito que menos de um ano. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, João Dantas disse:

É nova, acredito que menos de um ano. 

Talvez nao seja desgaste. Se está apertando adequadamente, nao deveria vazar desse jeito, mas a única coisa que me ocorre é a vedação. Talvez possa trocar pra ver se melhora. Ou acionar a garantia ja que tem menos de 1 ano.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@regisassaoEntendi, na realidade olhei e ela tem quase 1 ano e meio. Passou rápido rs.

 

Fiz a limpeza dela toda conforme mostra esse vídeo: 

 

 

Contudo não adiantou, acho que o chuveiro dela também está entupido (mandei o vídeo abaixo da nova extração da máquina). De todo modo, já pedi a borracha de vedação e estou aguardando chegar.  Tive que reduzir bastante a qualidade do vídeo para ele caber aqui, mas acho que deu para ver.

 

Pelo visto além da borracha o chuveiro também está entupido né? Alguma sugestão de como desentupir? 

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, João Dantas disse:

@regisassaoEntendi, na realidade olhei e ela tem quase 1 ano e meio. Passou rápido rs.

 

Fiz a limpeza dela toda conforme mostra esse vídeo: 

 

 

Contudo não adiantou, acho que o chuveiro dela também está entupido (mandei o vídeo abaixo da nova extração da máquina). De todo modo, já pedi a borracha de vedação e estou aguardando chegar.  Tive que reduzir bastante a qualidade do vídeo para ele caber aqui, mas acho que deu para ver.

 

Pelo visto além da borracha o chuveiro também está entupido né? Alguma sugestão de como desentupir? 

 

 

 

 

 

Voce chegou a desmontar a caldeira inteira como nesse video?

Tem algumas coisas ali que eu nao faria, por exemplo, deixar as peças de molho muito tempo em agua sanitária que é corrosiva, assim como Vinagre, ácido citrico ou decalcificante. Essas coisas deixa-se uns 15 min no máximo, em agua quente com descalcificante ou acido citrico se estiver calcificada. Senão, usaria cafiza com agua quente e daria uma esfregada.

Abriu a caldeira, ja troca todas as vedações, sao coisas baratas, que desgastam com o tempo, e tudo que voce nao quer é ter que abrir a caldeira de novo. 

Aquele parafuso do chuveiro tem que trocar tbm. Altas chances de nao sair mais depois.

Se voce fez toda a desmontagem e limpeza, nao deveria estar entupido. Verifique se nao apertou demais o parafuso do chuveiro. Parece estar com muita pressão, mesmo. Mas eu nao tenho Philco, talvez os demais colegas possam compartilhar a experiência deles.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim desmontei tudo conforme o vídeo. Mas deixei menos tempo de molho.

Eu tive que trocar o parafuso realmente. A borracha de vedação chegou hoje. Sexta ou final de semana irei colocar a nova.

Deixei mais tempo extraindo água e a água passou a sair mais pelos furos do chuveiro (estava saindo pouco, parecia estar entupido). Contudo, ainda sai pelos lados o que talvez seja a borracha de vedação mesmo. Vamos ver como vai ficar com a troca.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Saudações, já que você tem experiência com a Philco 15 bar, trago a seguinte questão.

Após finalizar a extração fica um pouco de água no filtro, em cima do pó. É normal ou tem algo errado na extração? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se você retirar logo após a extração vai ter um pouco sim. Mas se deixar um tempo a agua desce. 

Como você reparou essa água que fica, acredito que limpe o pó de café do filtro imediatamente após a extração, caso faça isso, dizem que não é recomendado usar água fria para limpar logo após a extração pois o filtro estará quente e o choque de temperatura pode gerar alguns problemas. Caso queira limpar logo depois pode usar a agua da própria cafeteira que vai sair quente ou esperar esfriar um pouco e depois limpar.

  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, João Dantas disse:

Como você reparou essa água que fica, acredito que limpe o pó de café do filtro imediatamente após a extração

O manual dizia para deixar algo em torno de 10 segundos antes de remover o filtro. Eu estava apenas "batendo" o porta filtro no lixo e deixando em cima da mesa mesmo (um pouco sujo), primeira vez quase queimei a mão nessa de limpar, aí só tiro o que sai batendo e espero.

Agora, Pedro7 disse:

O manual dizia para deixar algo em torno de 10 segundos antes de remover o filtro

Após extração.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 horas atrás, Pedro7 disse:

Saudações, já que você tem experiência com a Philco 15 bar, trago a seguinte questão.

Após finalizar a extração fica um pouco de água no filtro, em cima do pó. É normal ou tem algo errado na extração? 

Normal, principalmente por nao ter solenoide. Acontece até em máquinas com válvulas 3 vias, pois sempre tem alguma agua no caminho do grupo que vai pingar no puck. Colocar mais café ajuda tbm, usando no limite do portafiltro ajuda a reduzir a probabilidade de ter aquele puck molhado, tende a sair mais seco, mas depende de outros fatores tbm

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, João Dantas disse:

Como você reparou essa água que fica, acredito que limpe o pó de café do filtro imediatamente após a extração

Sugiro usar puck screen que suja muito menos o chuveiro e dar um flush depois da extração. Só a agua empoçada nao é suficiente. 

9 horas atrás, Pedro7 disse:

manual dizia para deixar algo em torno de 10 segundos antes de remover o filtro. 

Isso é porque nao tem solenoide e forma pressao. Se tirar logo após extrair, pode espirrar agua quente em você. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 horas atrás, Pedro7 disse:

@regisassao Outra dúvida, caso necessite transportar ela, apenas esvaziar a água do reservatório é suficiente? 

Sim, exceto se colocar em compartimento de carga de avião, que atinge temperaturas negativas e o congelamento de agua na caldeira pode fazê-la estourar. Nesse caso, eu drenaria toda a agua da caldeira tbm.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala pessoal, estou com o mesmo problema na philco 20 BAR. Também uso o timemore c3 para moer.. esse problema dava ocasionalmente, mas recentemente esta dando sempre. Ja tentei ajustar a moagem. Vi na internet que esse problema poderia ser muita força na compactação. Mas tambem não é esse problema, inclusive ja tentei até sem compactar e o problema permanece. Alguém tem alguma dica? Ah e não é o filtro também,  ja tentei com outros tamanhos. 

 

Valeu galera..essa parada ta tirando meu sono kk 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, yuritonani disse:

Fala pessoal, estou com o mesmo problema na philco 20 BAR. Também uso o timemore c3 para moer.. esse problema dava ocasionalmente, mas recentemente esta dando sempre. Ja tentei ajustar a moagem. Vi na internet que esse problema poderia ser muita força na compactação. Mas tambem não é esse problema, inclusive ja tentei até sem compactar e o problema permanece. Alguém tem alguma dica? Ah e não é o filtro também,  ja tentei com outros tamanhos. 

 

Valeu galera..essa parada ta tirando meu sono kk 

 

 

Olha, na realidade o problema do meu é que saía por fora do filtro. Não sei exatamente o que foi a causa. No sábado eu irei trocar a vedação para ver se é isso. Mas li que alguns porta filtro naked estraga a borracha de vedação. Então talvez você tenha que ter cuidado para não ocorrer com você no futuro. Eu usava naked e realmente foi após o uso dele que começou a dar o problema...

 

Quando você extrai sem nada, a agua sai do chuveiro normalmente? 

 

Esses "espirros/jatos" é bem normal em máquinas com muita pressão como 15bar e 20bar. O que realmente é estranho é não estar extraindo nada praticamente... já tentou afrouxar a moagem? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal, só para por uma resposta aqui no grupo. Fiz a troca da vedação e realmente melhorou o problema. Tirando expressos sem vazar com a máquina novinha e limpa. Obrigado pelos comentários. Irei trocar de máquina mas de todo modo deixei essa redonda, foi um ótimo aprendizado abrir para limpar, etc.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...

Foi mal João! Não recebi uma notificação da sua resposta.. Continuo com mesmo problema, na mesma moagem o mesmo cafe as vezes espirra e outras não.. Uso o timemore c3 com silver clix. A agua do chuveiro sem o porta filtro sai normalmente, o fluxo sai de forma irregular somente. Uma coisa estranha que acontece por aqui, quando tiro agua da maquina ela vem meio turva.. com vc tbm? o limite de arquivo no forum é mt baixo, 53kb não da para enviar nem uma imagem.  Coloquei no icloud para compartilhar. https://share.icloud.com/photos/0c7inmONdddNrHdUmYK5Yv7LA.

 

a proposito, para qual maquina pensa em ir? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Será estar jorrando que não é problema na borracha também? Então, eu ia para uma oster xpert perfect brew mas achei uma philco 15bar adaptada para 9 bar bem nova vendendo e preferi. Já tinha comprado a Oster e realizei a devolução antes de enviarem. Como estou no início achei melhor ganhar mais experiência com a philco e depois dar um upgrade. Fora que queria uma máquina 9 bar e a oster também são 15 bar.

Quanto a água sair turva, no início sai mas depois ela fica normal. fica turva por causa do excesso de pressão. Pelo menos o padrão da philco é assim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 31/08/2024 at 00:16, João Dantas disse:

Será estar jorrando que não é problema na borracha também? Então, eu ia para uma oster xpert perfect brew mas achei uma philco 15bar adaptada para 9 bar bem nova vendendo e preferi. Já tinha comprado a Oster e realizei a devolução antes de enviarem. Como estou no início achei melhor ganhar mais experiência com a philco e depois dar um upgrade. Fora que queria uma máquina 9 bar e a oster também são 15 bar.

Quanto a água sair turva, no início sai mas depois ela fica normal. fica turva por causa do excesso de pressão. Pelo menos o padrão da philco é assim.

cara então, fiz a adaptação com dimmer e resolveu como mágica. Processo de 10 minutinhos que teria me salvado muito cafe e saúde mental.. ja me estressei mt com esses espirros.. kk resolvido! instalem um DIMMER. https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-806999850-controlador-eletrnico-dimer-dimmer-rotativo-2000w-_JM?quantity=1

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 horas atrás, yuritonani disse:

cara então, fiz a adaptação com dimmer e resolveu como mágica. Processo de 10 minutinhos que teria me salvado muito cafe e saúde mental.. ja me estressei mt com esses espirros.. kk resolvido! instalem um DIMMER. https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-806999850-controlador-eletrnico-dimer-dimmer-rotativo-2000w-_JM?quantity=1

E um PID e manômetro tbm. Pra usar cafés mais exóticos, PID foi o que fez a diferença pra mim. Fora a conveniência de nao precisa mais surfar a temperatura. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...