Ir para conteúdo

Iniciante - Dificuldade em Replicar o Sabor de Espresso de Cafeteria com Delonghi Dedica e Kingrinder K6


Alysson

Postagens recomendadas

Olá a todos! Estou enfrentando dificuldades para ajustar meu setup de espresso caseiro e espero que alguém possa me ajudar. Tenho uma Delonghi Dedica, moedor Kingrinder K6, e estou usando filtro despressurizado e estou tendo problemas para replicar o sabor de espresso que costumo tomar em cafeterias, mesmo usando o mesmo tipo de café. A extração do café está me dando um café muito forte.

Aqui está o que eu já tentei:

  • Moagem: Atualmente estou ajustando a moagem do Kingrinder entre o clique 30 e 40. Com 20g de café, consigo extrair cerca de 40ml em 28 segundos. O problema é que o sabor ainda parece muito intenso e forte, e o equilíbrio que encontro na cafeteria não aparece.
  • Quantidade de café: Experimentei usar 15g de café no clique 30 para 40ml de espresso, com tempo de extração em torno de 25 segundos, mas o resultado foi parecido: o sabor continua forte e com notas desagradáveis.
  • Testes de temperatura: ja reduzi a temperatura da máquina também para tentar extrair um café mais suave.

Mesmo depois de ajustar a moagem, a quantidade e a temperatura o resultado final não se aproxima do espresso suave e equilibrado que tomo na cafeteria. Já pensei em experimentar diferentes qualidades de água e até mesmo trocar o moedor, mas não sei se isso realmente poderia ser o ponto chave.

Perguntas:

  • O que mais eu posso tentar ajustar no processo para melhorar o sabor? Quais outras variáveis podem ainda estar prejudicando a extração?
  • Pode ser que a máquina ou o moedor que estou usando simplesmente não consigam alcançar o mesmo perfil de sabor das máquinas profissionais?

Estou aberto a sugestões, qualquer ajuda será muito bem-vinda!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, Alysson disse:

 

Olá a todos! Estou enfrentando dificuldades para ajustar meu setup de espresso caseiro e espero que alguém possa me ajudar. Tenho uma Delonghi Dedica, moedor Kingrinder K6, e estou usando filtro despressurizado e estou tendo problemas para replicar o sabor de espresso que costumo tomar em cafeterias, mesmo usando o mesmo tipo de café. A extração do café está me dando um café muito forte.

Aqui está o que eu já tentei:

  • Moagem: Atualmente estou ajustando a moagem do Kingrinder entre o clique 30 e 40. Com 20g de café, consigo extrair cerca de 40ml em 28 segundos. O problema é que o sabor ainda parece muito intenso e forte, e o equilíbrio que encontro na cafeteria não aparece.
  • Quantidade de café: Experimentei usar 15g de café no clique 30 para 40ml de espresso, com tempo de extração em torno de 25 segundos, mas o resultado foi parecido: o sabor continua forte e com notas desagradáveis.
  • Testes de temperatura: ja reduzi a temperatura da máquina também para tentar extrair um café mais suave.

Mesmo depois de ajustar a moagem, a quantidade e a temperatura o resultado final não se aproxima do espresso suave e equilibrado que tomo na cafeteria. Já pensei em experimentar diferentes qualidades de água e até mesmo trocar o moedor, mas não sei se isso realmente poderia ser o ponto chave.

Perguntas:

  • O que mais eu posso tentar ajustar no processo para melhorar o sabor? Quais outras variáveis podem ainda estar prejudicando a extração?
  • Pode ser que a máquina ou o moedor que estou usando simplesmente não consigam alcançar o mesmo perfil de sabor das máquinas profissionais?

Estou aberto a sugestões, qualquer ajuda será muito bem-vinda!

Primeiro, eu perguntaria a receita da cafeteria.

Todos os detalhes. Quantidade de café in e out, temperatura, tempo de extração, pressão...

Porém, será só ponto de partida. Eles devem usar filtro de 58 mm e vc de 51. A estabilidade térmica da Dedica tbm nao é tão boa. E o K6 possivelmente produz um perfil bem diferente. Cafeterias usam moedores mais focados em espresso. Vale Verificar qual estao usando tbm.

Mas pelo que falou, talvez possa alongar a extração e usar moagem mais grossa.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito obrigado pela resposta. Na cafeteria eles usam 18g para 40ml e extraem em 30s. De qualquer forma fiquei de levar o moedor lá para fazer uns testes e tentar  isolar melhor essa variável. Obrigado pela dica da moagem e do tempo, só ficou uma dúvida: se eu faço uma moagem mais grossa para a mesma quantidade de café in (20g) e mesma quantidade de café produzido out (40mL) como posso alongar o tempo de extração?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu sei que cada café é um café mas normalmente uma moagem abaixo de 40 clicks no K6 eu acho que deixa o café bem pungente. Não que seja um defeito, há quem goste e quem não goste. Mas eu costumo usar 40 clicks como ponto de partida para os cafés e normalmente não aperto mais que isso.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Além do que foi mencionado pelos colegas, a pressão, e até mesmo o controle de fluxo, é importante. Eu mesmo tentei replicar uma receita de cafeteria em casa e nunca consegui na Breville. Foi só quando eu fiz o mod para 9bar que eu consegui um resultado que, para o meu gosto, ficou até superior ao  da cafeteria em muitas extrações. Mas o número de variáveis é considerável e nem sempre é claro.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...