Alysson Postado 12 de Outubro Denunciar Share Postado 12 de Outubro Olá a todos! Estou enfrentando dificuldades para ajustar meu setup de espresso caseiro e espero que alguém possa me ajudar. Tenho uma Delonghi Dedica, moedor Kingrinder K6, e estou usando filtro despressurizado e estou tendo problemas para replicar o sabor de espresso que costumo tomar em cafeterias, mesmo usando o mesmo tipo de café. A extração do café está me dando um café muito forte. Aqui está o que eu já tentei: Moagem: Atualmente estou ajustando a moagem do Kingrinder entre o clique 30 e 40. Com 20g de café, consigo extrair cerca de 40ml em 28 segundos. O problema é que o sabor ainda parece muito intenso e forte, e o equilíbrio que encontro na cafeteria não aparece. Quantidade de café: Experimentei usar 15g de café no clique 30 para 40ml de espresso, com tempo de extração em torno de 25 segundos, mas o resultado foi parecido: o sabor continua forte e com notas desagradáveis. Testes de temperatura: ja reduzi a temperatura da máquina também para tentar extrair um café mais suave. Mesmo depois de ajustar a moagem, a quantidade e a temperatura o resultado final não se aproxima do espresso suave e equilibrado que tomo na cafeteria. Já pensei em experimentar diferentes qualidades de água e até mesmo trocar o moedor, mas não sei se isso realmente poderia ser o ponto chave. Perguntas: O que mais eu posso tentar ajustar no processo para melhorar o sabor? Quais outras variáveis podem ainda estar prejudicando a extração? Pode ser que a máquina ou o moedor que estou usando simplesmente não consigam alcançar o mesmo perfil de sabor das máquinas profissionais? Estou aberto a sugestões, qualquer ajuda será muito bem-vinda! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
regisassao Postado 12 de Outubro Denunciar Share Postado 12 de Outubro 7 horas atrás, Alysson disse: Olá a todos! Estou enfrentando dificuldades para ajustar meu setup de espresso caseiro e espero que alguém possa me ajudar. Tenho uma Delonghi Dedica, moedor Kingrinder K6, e estou usando filtro despressurizado e estou tendo problemas para replicar o sabor de espresso que costumo tomar em cafeterias, mesmo usando o mesmo tipo de café. A extração do café está me dando um café muito forte. Aqui está o que eu já tentei: Moagem: Atualmente estou ajustando a moagem do Kingrinder entre o clique 30 e 40. Com 20g de café, consigo extrair cerca de 40ml em 28 segundos. O problema é que o sabor ainda parece muito intenso e forte, e o equilíbrio que encontro na cafeteria não aparece. Quantidade de café: Experimentei usar 15g de café no clique 30 para 40ml de espresso, com tempo de extração em torno de 25 segundos, mas o resultado foi parecido: o sabor continua forte e com notas desagradáveis. Testes de temperatura: ja reduzi a temperatura da máquina também para tentar extrair um café mais suave. Mesmo depois de ajustar a moagem, a quantidade e a temperatura o resultado final não se aproxima do espresso suave e equilibrado que tomo na cafeteria. Já pensei em experimentar diferentes qualidades de água e até mesmo trocar o moedor, mas não sei se isso realmente poderia ser o ponto chave. Perguntas: O que mais eu posso tentar ajustar no processo para melhorar o sabor? Quais outras variáveis podem ainda estar prejudicando a extração? Pode ser que a máquina ou o moedor que estou usando simplesmente não consigam alcançar o mesmo perfil de sabor das máquinas profissionais? Estou aberto a sugestões, qualquer ajuda será muito bem-vinda! Primeiro, eu perguntaria a receita da cafeteria. Todos os detalhes. Quantidade de café in e out, temperatura, tempo de extração, pressão... Porém, será só ponto de partida. Eles devem usar filtro de 58 mm e vc de 51. A estabilidade térmica da Dedica tbm nao é tão boa. E o K6 possivelmente produz um perfil bem diferente. Cafeterias usam moedores mais focados em espresso. Vale Verificar qual estao usando tbm. Mas pelo que falou, talvez possa alongar a extração e usar moagem mais grossa. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Alysson Postado 12 de Outubro Autor Denunciar Share Postado 12 de Outubro Muito obrigado pela resposta. Na cafeteria eles usam 18g para 40ml e extraem em 30s. De qualquer forma fiquei de levar o moedor lá para fazer uns testes e tentar isolar melhor essa variável. Obrigado pela dica da moagem e do tempo, só ficou uma dúvida: se eu faço uma moagem mais grossa para a mesma quantidade de café in (20g) e mesma quantidade de café produzido out (40mL) como posso alongar o tempo de extração? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Manoel César Câmara Postado 12 de Outubro Denunciar Share Postado 12 de Outubro Eu sei que cada café é um café mas normalmente uma moagem abaixo de 40 clicks no K6 eu acho que deixa o café bem pungente. Não que seja um defeito, há quem goste e quem não goste. Mas eu costumo usar 40 clicks como ponto de partida para os cafés e normalmente não aperto mais que isso. 2 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
valacomum Postado 13 de Outubro Denunciar Share Postado 13 de Outubro Meu ponto de partida é 70 no K4. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
eldermarco Postado 14 de Outubro Denunciar Share Postado 14 de Outubro Além do que foi mencionado pelos colegas, a pressão, e até mesmo o controle de fluxo, é importante. Eu mesmo tentei replicar uma receita de cafeteria em casa e nunca consegui na Breville. Foi só quando eu fiz o mod para 9bar que eu consegui um resultado que, para o meu gosto, ficou até superior ao da cafeteria em muitas extrações. Mas o número de variáveis é considerável e nem sempre é claro. 2 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Postagens recomendadas