Ozymandias Postado 31 de Outubro Denunciar Share Postado 31 de Outubro Recentemente tenho notado algumas incosistências no zero real do meu KINGrinder K6, e gostaria de saber se alguém já passou por algo semelhante. Já peço perdão, adiantadamente, pelo texto longo. Quero passar o máximo de detalhes possível. Uma das primeiras coisas que verifiquei quando recebi o moedor foi qual era o zero real dele, a fim de ter uma base e usar a tabela oficial da KINGrinder. Pois bem, na época as mós travavam em -5 e ele passava o "handle fall" (quando a manivela gira apenas com a gravidade, ao deixar o moedor na horizontal) em -2. Esses números nunca foram um problema pra mim, pois simplesmente adaptei os meus clicks à eles. Recentemente, desmontei ele para uma limpeza mais profunda, e pra verificar se os rolamentos não estavam enferrujados (descobri que alguns usuários relatam ferrugem no rolamente do topo ao usar RDT, matéria pra outro tópico). Até aí tudo bem, o problema veio ao montar ele novamente. Por algum motivo, o zero real passou a ser -15 e o "handle fall" ficou em -13. Só percebi isso quando fui extrair um espresso e o café ficou muito grosso, alterando completamente os resultados que já estou familiarizado. Agora, chegamos ao cerne da questão. A KINGrinder afirma que não é possível calibrar o zero real do KINGrinder K6, que o valor de fábrica é definitivo. Ou seja, isso que aconteceu comigo, em princípio, não era para acontecer. Entrei em contato com a KINGrinder e recebi uma resposta genérica sobre fines ou o envelhecimento do grão estarem influenciando no resultado da moagem, não o zero real. Dado o fato de que o moedor está definitivamente limpo, descarto a possibilidade de o grão, com envelhecimento de 1-2 dias entre moagens, ter influenciado uma diferença de 10 clicks. Decidi, então, desmontar e montar o moedor novamente. Para minha surpresa, após montar novamente voltei ao zero real -5. Não tenho a mínima ideia do motivo disso ter ocorrido, e se com algum "jeitinho" eu talez consiga deixar o zero real, de fato, no 0. Enfim, ontem decidi limpar novamente o moedor e, ao montar ele novamente, me deparei com um zero real de -20. Absurdo. Montei e desmontei ele 3 vezes, da mesma forma, e na terceira vez atingi o zero real de -5. Como repeti todo o processo de forma semelhante, não tenho certeza o que está influenciando essa mudança do zero real. Alguém tem uma ideia do que pode ter ocorrido ou já passou por algo semelhante? P.S. Alguns dos relatos que verifiquei sobre o zero real, todos parecem chegar ao consenso de que o mesmo é definitivo e imutável. Diferente do que tenho experienciado: https://www.reddit.com/r/pourover/comments/123dk13/new_kingrinder_k6_zero_off_25_clicks/ https://www.reddit.com/r/pourover/comments/15hps2k/manual_grinder_zero_click/ Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
valacomum Postado 31 de Outubro Denunciar Share Postado 31 de Outubro Olá. Resumo, segundo a IA (CoPilot): - Inicialmente, o zero real do moedor estava em -5 e o "handle fall" em -2. - Após desmontar e remontar, o zero real mudou para -15 e o "handle fall" para -13. - Após segunda desmontagem e remontagem, o zero real retornou a -5. - Na terceira desmontagem e remontagem, o zero real mudou para -20 e, na quarta, voltou a -5. A questão é saber por que o zero real do moedor está mudando e como estabilizá-lo. Já foi feito contato com o suporte da KINGrinder, mas a resposta não foi satisfatória. Eu tenho um K6, mas não o desmonto. Limpo com o pincel e, com o moedor na maior abertura possível, uso um soprador para tirar resíduos que escapem ao pincel. Saudações! 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Octávio Postado 31 de Outubro Denunciar Share Postado 31 de Outubro Há tempo que não tenho mais o K6, mas lembro que isto é bem comum de acontecer, há alguns relatos aqui no fórum. Dê uma olhada, em especial em uma das páginas do tópico do K4. E considerando que há uso regular, que é feita uma boa limpeza sem desmontagem, talvez seja interessante pensar até que ponto vale a pena de fato desmontar. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
regisassao Postado 31 de Outubro Denunciar Share Postado 31 de Outubro 6 horas atrás, Ozymandias disse: Recentemente tenho notado algumas incosistências no zero real do meu KINGrinder K6, e gostaria de saber se alguém já passou por algo semelhante. Já peço perdão, adiantadamente, pelo texto longo. Quero passar o máximo de detalhes possível. Uma das primeiras coisas que verifiquei quando recebi o moedor foi qual era o zero real dele, a fim de ter uma base e usar a tabela oficial da KINGrinder. Pois bem, na época as mós travavam em -5 e ele passava o "handle fall" (quando a manivela gira apenas com a gravidade, ao deixar o moedor na horizontal) em -2. Esses números nunca foram um problema pra mim, pois simplesmente adaptei os meus clicks à eles. Recentemente, desmontei ele para uma limpeza mais profunda, e pra verificar se os rolamentos não estavam enferrujados (descobri que alguns usuários relatam ferrugem no rolamente do topo ao usar RDT, matéria pra outro tópico). Até aí tudo bem, o problema veio ao montar ele novamente. Por algum motivo, o zero real passou a ser -15 e o "handle fall" ficou em -13. Só percebi isso quando fui extrair um espresso e o café ficou muito grosso, alterando completamente os resultados que já estou familiarizado. Agora, chegamos ao cerne da questão. A KINGrinder afirma que não é possível calibrar o zero real do KINGrinder K6, que o valor de fábrica é definitivo. Ou seja, isso que aconteceu comigo, em princípio, não era para acontecer. Entrei em contato com a KINGrinder e recebi uma resposta genérica sobre fines ou o envelhecimento do grão estarem influenciando no resultado da moagem, não o zero real. Dado o fato de que o moedor está definitivamente limpo, descarto a possibilidade de o grão, com envelhecimento de 1-2 dias entre moagens, ter influenciado uma diferença de 10 clicks. Decidi, então, desmontar e montar o moedor novamente. Para minha surpresa, após montar novamente voltei ao zero real -5. Não tenho a mínima ideia do motivo disso ter ocorrido, e se com algum "jeitinho" eu talez consiga deixar o zero real, de fato, no 0. Enfim, ontem decidi limpar novamente o moedor e, ao montar ele novamente, me deparei com um zero real de -20. Absurdo. Montei e desmontei ele 3 vezes, da mesma forma, e na terceira vez atingi o zero real de -5. Como repeti todo o processo de forma semelhante, não tenho certeza o que está influenciando essa mudança do zero real. Alguém tem uma ideia do que pode ter ocorrido ou já passou por algo semelhante? P.S. Alguns dos relatos que verifiquei sobre o zero real, todos parecem chegar ao consenso de que o mesmo é definitivo e imutável. Diferente do que tenho experienciado: https://www.reddit.com/r/pourover/comments/123dk13/new_kingrinder_k6_zero_off_25_clicks/ https://www.reddit.com/r/pourover/comments/15hps2k/manual_grinder_zero_click/ Se eu nao me engano, isso acontecia comigo no K2. Tinha 3 posicoes de encaixe da mó interna e borboleta que causavam essas 3 possiveis posições. Nao lembro disso ocorrer no K4 ou K6, acho que varia 1 clique talvez quando limpo. Pode ser coincidência. Mas se em varias ocasiões volta pro -5, pode ser esse encaixe. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Postagens recomendadas