Ir para conteúdo

Torra clara de verdade?

Thebit

Postagens recomendadas

Pessoal, queria pedir uma recomendação a vocês. Confesso que estou um pouco frustrado com a falta de variedade no nível da torra do café de torrefações que experimentei até aqui. Isso não é uma crítica ao trabalho de ninguém, mas simplesmente não encontrei ainda um café com torra REALMENTE clara em lugar nenhum. Tomei mais de 15 cafés da Coffe & Joy, fiz pedidos na Roast (BH), e agora estou testando a assinatura da Crio Café (SP). 

Todos são de torra média pra cima, o que deixa o resultado na xícara um pouco emudecido independentemente das promessas de complexidade no perfil sensorial. Alguém saberia me indicar onde encontro cafés de torra clara, com sensorial mais voltado pra acidez, frutas etc e ênfase em coados?

• Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não tenho recomendação própria, mas esse tópico talvez ajude, pois a primeira coisa que me passou pela cabeça é que nem todo café fica bom com torra clara, e como todo café torrado em território nacional é obrigatoriamente nacional, isso limita um tanto as opções.

Link para o comentário

Sei que é um assunto delicado, bem técnico, para além de meu conhecimento, e que sou um mero consumidor ordinário, mas sinto que de alguma forma essa indicação foi banalizada. Ao ler, por exemplo, "torra média" na embalagem já posso presumir encontrar de tudo ali, será quase que uma surpresa. E então, fico um pouco cético em relação a tal indicação de perfil de torra. Sem falar que um mesmo rótulo, família ou nome de café ofertado pode, a depender do mês do pedido, trazer perfis de torra diferentes, puxados para um lado ou outro, por questões de consistência da torrefação, claro, mas também por causa de outro tipo de técnica aplicada, ou mesmo matéria prima usada, características desta, mudança de safra.

Seria ótimo ter recomendações!

Para mim, o grão cuja torra mais se escancarou sendo de torra clara foi um de uma marca chamada Canastra, revendido pela À mercê em SP. Mesmo para coados era um pouco duro para moer, e culminava numa bebida invariavelmente ácida, a depender do preparo era saborosa ou muito azeda.

No site deles, não há grãos senão um blend que, acredito, não é o que provei. Não tenho Instagram, mas aparentemente eles são mais atuantes por lá. Talvez ainda ofereçam algo neste sentido.

• Curtir 3
Link para o comentário

Olá.

33 minutos atrás, Octávio disse:

Ao ler, por exemplo, "torra média" na embalagem já posso presumir encontrar de tudo ali, será quase que uma surpresa.

Poderiam os vendedores de café de boa qualidade incluir a indicação na escala Agtron. Assim seria eliminada essa surpresa.

Saudações!

• Curtir 1
Link para o comentário

Boa tarde, pessoal! 
Sou dono de uma torrefação de cafés especiais - @casadepedracafesespeciais -, localizada em Mineiros-GO, e vou me envolver nessa discussão, kkkk.
A cor do grão é uma consequência final do que se procurou durante a torra, que é obter o máximo de potêncial que aquela matéria prima tem. Se quiséssemos torrar um café que teria como objetivo final chegar em determinado ponto da escala de Agtron ao invês de valorizar o seu sensorial como um todo, poderíamos deixar nesse café notas sensoriais um tanto quanto desagradáveis, como de grama, vegetais, ou até mesmo um desequilíbrio de acidez com o conjunto. A exemplo disso, esta semana estava fazendo uma torra de prova de um café de 88 pontos; notas de cidreira, erva doce, acidez cítrica brilhante, mas no final uma notinha de grama que precisa sair dali.. hehehe
Outro ponto e ainda sobre este exemplo: este mesmo café, mesmo com notas cítricas e herbais marcantes e com uma torra que foi de um pouco mais do que 7 minutos (bem curta), não resultou em grãos que são considerados de torra clara, mas sim média-média. Ou seja, a cor do grão também vai depender das variáveis pré-torra: terroir, colheita, variedade, processo...
A dica é: escolha seu café pela preferência que o seu sensorial busca, seja acidez marcante, doçura elevada, corpo alto ou alguma nitidez específica. 
@Thebit, as notas mais claras (acidez, floral, frutado...) são as que volatilizam mais rápido, então quanto mais recente for a torra, melhor. 
Abraços e bons cafés! 

• Curtir 3
Link para o comentário

2 horas atrás, Alexandre_dvl disse:

Se quiséssemos torrar um café que teria como objetivo final chegar em determinado ponto da escala de Agtron ao invês de valorizar o seu sensorial como um todo, poderíamos deixar nesse café notas sensoriais um tanto quanto desagradáveis,

Fato. Mas, somente para frisar, minha sugestão de que fosse mencionado o número seria para indicar ao consumidor o que ele vai encontrar no pacote, não como um objetivo prévio à torra.

Link para o comentário