launzoa Postado 5 de Dezembro Denunciar Share Postado 5 de Dezembro Iniciei no mundo do café faz alguns meses, tenho moedor, balança e a chaleira. Gostaria de me aventurar nos métodos de preparo (uso apenas o melitta). Quais vocês recomendam a compra? Pensei inicialmente em v60 e Moka Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Octávio Postado 6 de Dezembro Denunciar Share Postado 6 de Dezembro Oi! De que tipo de café você gosta, algo mais puxado para corpo e doçura, ou delicadeza e acidez? Já provou ou tem curiosidade por bebidas mais oleosas, carregadas? Qual a quantidade de bebida pretendida, é para uma pessoa? Porque a depender de tudo isso pode direcionar a escolha, inclusive em relação ao material do método. De todo modo, acho interessante partir para um v60, de percolação, porque há muitas receitas famosas, com as quais dá para ir se divertindo enquanto se aprende, e outro de infusão (Prensa) ou híbrido, isto é, percolação mais infusão (Clever, Switch). A Moka é interessante se costuma beber café com leite, e se gosta de bebidas mais encopadas. Além de gostar da estética do método, clássica que é. 3 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
_takechiya Postado 6 de Dezembro Denunciar Share Postado 6 de Dezembro A recomendação padrão é ir pro V60 mesmo. É legal experimentar mas na rotina tu acaba ficando só com um ou dois, e o V60 é bom porque é bem versátil. Recomendaria pegar ele e começar a provar os outros métodos pontualmente em cafeterias e pegar algum se o sabor e a estética te pegarem bastante. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
José Eduardo Postado 6 de Dezembro Denunciar Share Postado 6 de Dezembro Que bacana, cuidado com essa aventura, pode ser um caminho sem volta hehehe Realmente uma moka e uma V60 são ótimos para começar no mundo do café. Adicionaria uma prensa francesa no seu kit, assim você vai ter métodos de percolação e infusão te dando opções para entender o café em dinâmicas de extração diferentes. 2 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Mesquita Postado 6 de Dezembro Denunciar Share Postado 6 de Dezembro 14 horas atrás, launzoa disse: Iniciei no mundo do café faz alguns meses, tenho moedor, balança e a chaleira. Gostaria de me aventurar nos métodos de preparo (uso apenas o melitta). Quais vocês recomendam a compra? Pensei inicialmente em v60 e Moka O ideal, se gosta de coados, é pegar um tipo V60 e um de fundo chato (o tal flat bottom), tipo Kallita, você estaria bem de coados e poderia testar nos dois tipos qual gosta mais. Ou, ainda, pegar um Clever ou Hario Switch, são métodos de infusão e percolação quando quiser. A vantagem da clever é que usa filtros melita para cafeteiras elétricas e é fácil de achar e não são caros. Sugiro não ir nos genéricos, comprar o V60 Hario e o flat bottom ir ou de kallita ou um timemore/3bomber bacana. Vão te acompanhar muitos anos e não vão ficar vazando BPA e outras porcarias no seu café. A moka é pra mudar bem de estilo, mas eu gosto muito e uso há mais tempo que os coados, sai muito cafezão se souber/usar uma boa técnica. Boa sorte e bons cafés!! 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
raphaelanjos1 Postado 6 de Dezembro Denunciar Share Postado 6 de Dezembro Vou ser um pouco mais ousado na sugestão A moka Bialetti de 6 xícaras tá custando 290 reais na Amazon, aproximadamente. Já um kit v60 com jarra e filtros, tá saindo por uns 180 reais até onde ví. Dependendo de quanto estiver disposto a gastar, vai de Aeropress Go. É um método super versátil, onde você vai poder fazer receitas suaves em doses maiores, receitas mais intensas e fazer bypass depois (diluir). E também vai te dar mobilidade, pode levar com facilidade pra qualquer lugar. Há algum tempo atrás eu fiz um tópico sobre espresso na Aeropress e na moka, acho que vale dar uma olhada caso pegue uma das duas, o sabor chega bem próximo, sem a crema. Caso vá de moka, o pessoal também costuma fazer muitas receitas com bypass nela. Bons cafés! 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
valacomum Postado 6 de Dezembro Denunciar Share Postado 6 de Dezembro Olá. Eu sugeriria começar com o par V60 + prensa, pela versatilidade de ambos, mas preciso confessar que não sou tão fã da Aeropress quanto o @raphaelanjos1. Gosto muito da Moka, mas, como ela permite pouca variação, deixaria para um segundo momento. E a Aeropress para um terceiro. Como bem lembrado por @José Eduardo, prepare-se. Saudações! 2 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Postagens recomendadas