Ir para conteúdo

Melhor coleção de moedores


Fábio A. Castelli

Postagens recomendadas

Senhores,

 

Pretendo adquirir um ou mais moedores. Vendo discussões sobre moedores percebi que qualquer moedor não atende todas faixas de moagem com igual qualidade. Por isso resolvi criar este post para ajudar a definir qual a melhor forma de configurar um kit que atenda prensa francesa, coado, espresso e turco.

 

Pretendo adquirir um moedor elétrico para fazer espresso. Pretendo um Rancilio Rocky ou um da Baratza. Gostaria de saber que tipo de segundo moedor poderia me atender. Penso agora num manual como o Porlex ou Hario. Mas não saberia dizer como esta configuração "automático + manual" irá me atender para cada tipo de extração. Penso eu um bom automático para espresso e mais finos e um porlex para moagens mais grossas. Estou certo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pra moagens grossas, pensando em economizar, eu compraria um Hario Skerton ou Kyocera e instalaria o kit da Orphan Expresso, que estabiliza as mós pra moagens grossas. Só que com esta configuração ele não atende mais moagens finas. ;)

 

Você realmente fará café turco? Nada contra, mas não parece comum o pessoal do CdC fazer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Preciso, ou algum similar, deveria atender as duas modalidades durante um bom tempo.

Quando tiveres um equipamento mais sofisticado, e começares a sentir limitações, com vivência maior, poderias adquirir um outro, conforme tuas necessidades.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fábio,

em casa eu só não faço coado. Uso prensa, Moka e espresso.

O Rocky atende bem os três métodos.

Você tem que ter um super paladar apurado e uma super máquina de espresso para ter necessidade de outro moedor específico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ok.

 

Devo partir para o automático primeiro, de fato. Quero um moedor automatico bom que atenda por muito tempo a maquina espresso e num futuro próximo obter um moinho manual decente pra fazer moagens mais grossas e de vez em quando ate espresso. Acho que decidi minha configuração. Até pela portibilidade dos moinhos manuais mini, que é outra vantagem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pra que fechar o tópico?

 

Marcio,

 

entendo que tudo enriquece, porém concorda que este exemplo de assunto pode ser discutido nos tópicos já existentes dos próprios moedores?

 

meu ponto de vista: Se por ex estende-se o assunto pelo lado do café turco que foi mencionado nos primeiros posts, daí não concorda que seria legal abrir tópico especifico para café turco?

 

longe de nós querer reprimir qualquer assunto ou opinião, porém vcs sabem que tão falando de muita coisa em muito tópico, depois ninguém acha nada e reclama......

 

Se eu estiver errado por favor me corrijam...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pra moagens grossas, pensando em economizar, eu compraria um Hario Skerton ou Kyocera e instalaria o kit da Orphan Expresso, que estabiliza as mós pra moagens grossas. Só que com esta configuração ele não atende mais moagens finas.

 

Rodrigo, porque deixa de moer fino? Não é apenas a estabilização do eixo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu uso um Vario exclusivamente para espresso e um Encore para coados e afins.

 

Eu sei que o vario me atenderia bem para os dois métodos, mas eu acabava desperdiçando uma quantidade de pó entre as alterações de moagem.

 

Explico: o moinho esta regulado para espresso, aih quero fazer um coado ou french press e preciso engrossar a moagem. Vou do n° 2 do vario ate a regulagem 6. Nessa transição uma parte do grão nao esta no ponto pra espresso e ainda nao xgou no grosso o suficiente para french. E qdo precisava fazer a alteração de volta para espresso o desperdício era maior, pq o moedor precisa funcionar um pouco naquela regulagem mais fina (n° 2) para fornecer um grão fino de forma consistente. O primeiro espresso após voltar do grau grosso pro fino nunca ficava bom, so na segunda dose o espresso saia decente. Ou seja, sempre perdia essa primeira dose...

 

Por isso optei por um moedor pra cada finalidade. Agora os dois estão sempre tinindo na regulagem!! Como atualmente so tomo espresso e coado, a minha vida ficou muito mais fácil!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu uso um Vario exclusivamente para espresso e um Encore para coados e afins.

 

Eu sei que o vario me atenderia bem para os dois métodos, mas eu acabava desperdiçando uma quantidade de pó entre as alterações de moagem.

 

Explico: o moinho esta regulado para espresso, aih quero fazer um coado ou french press e preciso engrossar a moagem. Vou do n° 2 do vario ate a regulagem 6. Nessa transição uma parte do grão nao esta no ponto pra espresso e ainda nao xgou no grosso o suficiente para french. E qdo precisava fazer a alteração de volta para espresso o desperdício era maior, pq o moedor precisa funcionar um pouco naquela regulagem mais fina (n° 2) para fornecer um grão fino de forma consistente. O primeiro espresso após voltar do grau grosso pro fino nunca ficava bom, so na segunda dose o espresso saia decente. Ou seja, sempre perdia essa primeira dose...

 

Foi por esse exato motivo que mantive dois moinhos em casa...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Encontrei um pdf com comparação bem legal dos moinhos baratza.

 

Numa primeira olhada nos da impressão que o calcanhar de Aquiles do Vario seja as moagens mais grossas. Comparando os 4 moedores também se percebe que a velocidade de moagem do Vario e das mós do preciso sao bem altas, com o preciso pouca coisa mais veloz.

 

http://www.coffeegeek.com/pdfs/Baratza%20Grinders%20%20SM.pdf

 

Sinto falta de reviews com discussão da manutenção das características do grão, como sabor e aroma.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fábio, temos outra tabela comparativa dos Baratzas publicada em outro tópico, já viu aquela? Achei um pouco mais completa, tem até tamanho das mós.

 

Ali fala das fraquezas do Vario, mas explica que você pode torná-lo um moinho dedicado para coados se trocar o kit de mós de cerâmica pelo de metal.

 

Um abraço

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado Gilberto.

 

Consegui olhar a tabela Anita. Legal a comparacao. Mas esta parece uma tabela elaborada pelo fabricante. Pelo menos tive esta impressão. Diferente do pdf que foi um estudo a parte. Falam ainda da repetibilidade e regularidade, aonde o Vario se sobressae.

 

Os dados confirmam que o range do Vario é menor, principalmente para granulometria mais grossa. Achei integrante a mó de aço melhorar para coado. Li em algum lugar que uma das vantagens das mós de cerâmica do Vario é transferir menos calor e assim manter mais as características do grão.

 

O Forté parece utilizar as mesmas mós mahlkonig presente no Vario, mas com maior velocidade. Talvez tenham melhorado o arrefecimento pra controlar a transferencia de calor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Ana,

 

É porque as mós do vario foram desenvolvidas pela mahlkonig, só isso. Esta e a baratza desenvolveram o produto em conjunto, utilizando tecnologias de ambas. Me parece que as mesmas mós do vario estarão no forté.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entendi.

 

É que Alex outro dia esclareceu que as duas marcas vem da mesma fábrica, só recebem no final uma plaquinha ou outra. Eu não sabia que a tecnologia das mós era produto da fábrica alemã.

 

Obrigada por explicar.

 

Um abraço

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve.

 

Repito o esclarecimento dado.

 

A Baratza pediu à Mahlkönig para desenvolver os discos de lâminas cerâmicos para o projeto do 885. A Mahlkönig desenvolveu os discos e gostou do produto resultante. Como não tinha em sua linha um moinho doméstico, acertou com a Baratza para distribuir o 885 na Europa sob a denominação Vario Home. Em troca a Baratza recebeu a autorização de denominá-lo Vario.

A indústria alemã já produzia um moinho denominado Vario, de pequeno porte mas dedicado para o mercado comercial como bares, restaurantes e pequenos hotéis.

Portanto, o Vario Home da Mahlkönig é idêntico ao Vario 885 da Baratza, ambos produzidos em Taiwan sob responsabilidade da Baratza Taiwan, porém com distinções nas embalagens e nas identificações das empresas.

Não sei se a Mahlkönig distribuirá o Forté também.

O Forté é um Vario-W adequado ao uso comercial. Utiliza materiais mais resistentes e também como os Vario e Vario-W pode ser usado com os discos cerâmicos ou com os de aço.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...