Ir para conteúdo

Lelit Mara X


Mardenmb

Postagens recomendadas

Olá colegas,

Algum proprietário de Lelit Mara X aqui para trocar informações? 

Adquiri a minha recentemente e estou muito impressionado com ela. Pequena, robusta, muito bem construída e com opções de ajuste para se divertir à vontade. Venho de uma Rancilio Silvia V3 com PID e fiquei muito satisfeito com a troca.

É uma máquina que já vem de fábrica pra não precisar de modificações, mas decidi colocar uma boia de nível, conectada a um filtro. Ajuste simples, basta remover a borracha no centro da tampa.

É possível também colocar um controle de fluxo nela. Alguém aqui já fez e sabe se vale a pena?

20250315_075319.jpg

20250315_075430.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Por ser uma HX, uma das principais recomendações é instalar o termômetro de grupo, pois o boiler tende a superaquecer a caldeirinha de extração e amargar o café ou dificultar a previsibilidade e consistência de extrações. Então, se a água estiver muito quente, vai dando flush até chegar no ideal.

Controle de fluxo é bom também. Estou pra instalar na minha Classika. O pessoal que instalou gostou, mas não é tão rápido na resposta quanto uma lever, como a Flair.

O problema é o preço. Uns 200 euros pra cima, mais frete e impostos. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu gostei bastante do controle de fluxo na Rocket. Dá para explorar o café um pouco mais, a depender da torra. Porém, não é um dispositivo essencial e custa bem caro. Na Pasquali eu acredito que ele custa 2.5k ou mais. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A Mara X tem uma boa estabilidade de temperatura, no modo XMode Coffee que eu uso. Nesse modo a caldeira de vapor fica desligada e só é acionada na hora que começa a extração do café.

Ainda assim já percebi pico de temperatura depois de algumas horas ligadas. Exige um fluxo de agua para baixar. Um termometro ajuda sim, já encomendei o meu.

Li sobre controle de fluxo e além de caro ($200 no exterior) tem a desvantagem de desativar a pré-infusão, que é muito boa na Mara X. 

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 year later...

Aê galera, acabei de entrar para o grupo!

A máquina é linda, já comprei com o pressure profile instalado pela WLL, estou começando a testar a máquina até agora não tive nenhum problema de superaquecimento, a máquina é muito competente do gerenciamento de temperatura, tento em torras claras como escuras, já teste com vários espressos seguidos, testei deixando ela ligada mais de uma hora pra ver se ia sobreaquecer mas não tive problema nenhum, não precisei fazer nenhum flush por causa do trocador de calor, ela trabalha com dois sensores de temperatura pra controlar, pelo menos comigo funciona perfeitamente.

Outra coisa é a vaporização, é uma maria fumaça, e muito seca, eu costumo usar leite desnatado por recomendação médica, e mesmo com o desnatado o leite fica muito sedoso e com a textura ótima pra latte.

Aí tá o dia que eu e meu filhão fizemos o unboxing da nossa garotona, que dia memorável!


Quem mais tiver a máquina vamos trocar figurinhas aí, to muito animado.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiz alguns testes com o controle de fluxo, e percebi que ela não mata a pré-infusão original da máquina, ela só restringe ou abre o fluxo direto na saída do grupo, estou apanhando um pouco pra acostumar a posição ideal da torneira pra iniciar a extração e até quando subir, ela responde bem rápido ainda to apanhando, porque agora além da moagem, tem a torneira pra controlar o fluxo da extração.
Só percebi que dependendo da posição da torneira se o fluxo for muito aberto, as vezes vaza umas gotinhas no manômetro do grupo durante a extração, não sei se isso é algo que dá pra resolver com teflon, ou se é assim mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, Marcão disse:

Fiz alguns testes com o controle de fluxo, e percebi que ela não mata a pré-infusão original da máquina, ela só restringe ou abre o fluxo direto na saída do grupo, estou apanhando um pouco pra acostumar a posição ideal da torneira pra iniciar a extração e até quando subir, ela responde bem rápido ainda to apanhando, porque agora além da moagem, tem a torneira pra controlar o fluxo da extração.
Só percebi que dependendo da posição da torneira se o fluxo for muito aberto, as vezes vaza umas gotinhas no manômetro do grupo durante a extração, não sei se isso é algo que dá pra resolver com teflon, ou se é assim mesmo.

Parabéns pela aquisição! Bom saber que ela está performando bem.

O controle de fluxo ja deve ter vindo com uma vedação de silicone. Se ainda está vazando, até pode colocar um pouco de veda rosca, mas é chato de regular. Um pouco a mais e o manômetro fica torto para um lado, um pouco a menos e fica torto para o outro ou ainda vaza. Ajuste num dia que tiver tempo e paciência. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

opa vlw @regisassao não é sempre que vaza, acontece mais quando a torneira está próximo ao máximo de abertura, aí desce algumas gotinhas pelo manômetro, vou deixar pra um dia que tiver de boas até porque não é algo que atrapalhe a extração, é mais estético mesmo, eu peguei pela WLL, e já veio instalado, eles mandaram 2 opções de torneira, uma maior que acredito ser a original do kit da Lelit, e uma menor que permite rotacionar 360 sem pegar na máquina, que é uma versão melhorada que desenvolveram, ela veio com esta instalada, funciona bem, só preciso acostumar com a posição para começar a extração e até onde ir durante, mas é questão de treino mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Amigos cafeinados, ontem pela primeira vez aconteceu comigo a necessidade de fazer o flush com a Mara X, e depois de um tempo usando ela direto estou com uma suspeita sobre o porque aconteceu, não sei se é uma bobeira da minha cabeça ou se pode ter algum fundamento.

Ontem tirei meu espresso, e deixei a máquina ligada mais um tempinho pra fazer um capuccino pra minha esposa, e após o capuccino na hora de limpar o chuveiro aconteceu aquele flush com água mais quente e vapor, quando aconteceu percebi que o fluxo da água mudou um pouco em relação a algumas semanas atrás quando comecei a usar a máquina e é aqui que começou minha suspeita.

O fluxo mais quente fica concentrado no meio, com vapor junto, mas nas demais semanas mesmo após a máquina ficar ligada por um período longo e tirar capuccino, percebia que o fluxo estava saindo distribuído pelo chuveiro todo, foi quando lembrei que tinha mudado o café que estava usando por um que fazia moagem mais fina, as configurações da máquina estavam iguais: configuração para café no nível I (94º), preferência para o café ao invés do vapor.

Geralmente eu limpo o chuveiro fazendo um flush, e passo um pano de microfibra no dia a dia após o flush, aí uma vez na semana faço o backflush com o filtro cego umas 4 a 5 vezes, porém como estou sem cafisa, fiz só com água normal.

Depois de ver alguns relatos sobre o "superaquecimento" da Mara, pelo menos os que li, o cenário era mais ou menos igual ao meu, ou seja, no início do uso da máquina não acontecia, aí depois de um tempo começava a ocorrer.

Como a máquina é construída com 2 sensores, sendo um dentro do HX, e a programação é feita pra considerar ambos, e este "superaquecimento" só aconteceu depois de um tempo usando a máquina diariamente (no meu caso quase um mês), estou suspeitando que na realidade o problema pode acontecer porque com o uso frequente, sem uma limpeza mais rígida com cafisa, ou remover o chuveiro para limpar por dentro, talvez o que pode influenciar, é que os óleos de café estão acumulando na parte interna do chuveiro, com isso o fluxo ao invés de distribuir, concentra mais no meio, e encontra um pouco mais de restrição na saída, e devido ao calor acumulado no grupo a água pode aquecer um pouco mais ali mesmo no grupo, do que dentro da caldeira.

O que estou considerando também, é que mesmo "fria" o fluxo está concentrando no meio do chuveiro após um tempo de uso, percebi isso principalmente após mudar o café para um fazia moagem mais fina, como ainda não fiz uma limpeza mais profunda com cafisa ou removi o chuveiro pra limpar por dentro não tenho base nenhuma pra saber se isso é só fonte "arial black", rsrs da minha cabeça ou se tem algum fundamento, em todo caso, achei bom compartilhar pra quem mais tiver a máquina ou um outro modelo de HX, a gente possa testar e ver se tem algum fundamento, ou se não tem relação nenhuma e assim descartar a hipótese.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...