Ir para conteúdo

Postagens recomendadas

Rodolfo, realmente está parado demais este tópico, precisamos agitar isso aqui. Sou um feliz dono de uma Vivaldi e tenho interesse nesse porta filtro naked, porém nesse tal de casa cozinha e companhia eu tentei um tempo atrás encomendar alguns acessórios logo qdo minha Vivaldi chegou e parece que o pessoal não liga muito pra vender, talvez só fazem questão qdo compram muito ou peças de valor mais alto, só diziam que me passariam os valores mas nunca retornaram e acabei comprando no Aliexpress. Vou tentar denovo dessa vez no Nacked.

 

Mercilis bom dia, só para tirar a dúvida, eu uso a minha no galão de água, alias desde qdo chegou a um ano eu a uso assim e funciona muito bem, só precisa ser cuidadoso para não deixar a água acabar e a bomba puxar o ar, segundo a própria Laspaziale não tem problema.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Walter,

 

Tenho esse orçamento que o Tiago enviou

image_zpsqnxl7pgz.png

 

Não curti muito os valores, uma ou outra coisa vale a pena, como no caso dos filtros, mas mesmo eles eu encomendei fora.

 

A minha Vivaldi S1 é a versão 1, eu vi que existe as peças para passar a temperatura de 1 em 1 grau, mas a La Spaziale do Brasil n tem as peças (e tentaram me vender uma Dream - que tb não tinha na loja rsrsrs).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é Rodolfo, o preço não é bacana, esses filtros que eles vendem é da mesma capacidade dos que veio na máquina original pelo que eu vi, só compensaria o nacked e olhe lá, importando pelo link que você falou talvez ainda com impostos seja mais barato, rs... A minha é versão 1 também pq a 2 ainda não vendem aqui e nem mesmo a dream que tem um painel bem bacana, caso descubra e encontre peças pra mudar a temperatura de 1 e 1 grau e seja vantajoso comprar em dois me fala que a gente estuda uma forma de comprar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala pessoal,

 

Tb sou um recente proprietário de uma LS S1 Mini Vivaldi de 2007.

 

Cotei há uns dois meses atrás o PF com a Cafemaq, que é a assistencia técnica oficial da LS aqui no Brasil:

R$ 240 o porta filtro

R$ 60 o spout (simples ou duplo)

R$ 30 o filtro

 

Portanto, se quiser comprar o PF completo R$ 330.

 

Como eu também achei salgado como vocês, e no meu caso o que estava judiado era o cabo, eu acabei trocando somente o cabo do PF pelo cabo do modelo novo, por R$ 70. Segue foto do modelo novo:

http://caffeforte.com/media/catalog/product/cache/1/image/1200x1200/9df78eab33525d08d6e5fb8d27136e95/s/p/spaziale_portafilter_2.jpg

 

Minha máquina veio com dois PFs. Como só preciso de um, logo logo vou procurar um torneiro pra tentar cortar e fundo do outro e tentar fazer um Naked.

 

[]'s

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre o controle de 1 em 1 grau, a LS a partir de certo ano começou a construir S1 primeira geraçao com a eletronica da segunda.

 

A minha foi fabricada em 2007 e caiu nesse caso.

 

Tentem seguir o procedimento de ajuste de 1 em 1 grau pra ver se a de voces também é assim:

https://www.home-barista.com/s1-buyers-guide_files/s1-cheat-sheet.pdf

 

[]'s

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eliseu,estes porta filtros são iguais aos que vieram na minha,como eu já tenho dois pretendo adquirir o nacked. A minha máquina foi fabricada em 2014, ou seja, com certeza a mesma programação da S1 versão atual, então creio ser mais tranquilo atualizar para controle de temperatura de 1 em 1 graus, mas isso também não é nada urgente, dá pra obter bons cafés com o controle que nela já está, mas vou dar uma olhada no link que você postou. Abraço, vamos manter o tópico atualizado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eliseu, eu vi alguns pf cortados pela internet, o acabamento acaba sendo a parte complicada...

Eu comprei pelo ebay, paguei o frete rastreável, saiu tudo por volta de 150 reais (porta filtro e filtro de 21g). Se fosse taxado (n foi, ufa), seria uns 220 reais.

O seu cabo, vc comprou onde? Na Cafemaq mesmo?

 

Apenas adicionando, tem esse forum que achei interessante http://s1cafe.com

 

E o endereço de onde comprei o pf http://www.ebay.com/itm/282008212715?_trksid=p2047675.m570.l6004&_trkparms=gh1g%3DI282008212715.N41.S1.R1.TR1

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rodolfo, bacana o fórum dedicado a S1, tem bastante coisa lá, inclusive achei interessante porém sem função nenhuma, apenas estética, a instalação de luzes led para iluminar a maquina, o que eu pretendo fazer um dia se for possível é claro, fazer upgrade adaptando a máquina para V2.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ja faz um tempo que acompanho aquele forum, achei ele bemmmmmm monótono, nada comparado com o CdC.

Mas o legal é que ele é praticamente este tópico (La Spaziale), nesse aspecto ele é bemmmmmmmm mais agitado hahaha

 

Eu fiz os testes da alteração de temperatura de 1 em 1 grau que o Eliseu postou.

Dado uma pequena alteração, funciona!

 

Vou descrever meus passos, peço para corrigirem-me onde eu errar:

 

Com a maquina ligada (para ajuste de 5 graus), pressiona o botão liga/desliga por 3 segundos até as luzes de temperatura piscarem;

Aperto o botão da água para ir alterando a temperatura de 5 em 5 graus;

Acertada a temperatura, pressiono o botão liga/desliga.

 

Como eu queria colocar a 97 graus, deixei selecionado 100 graus.

 

Com a maquina desligada, apertei o botão de dose simples por 3 segundos (no manual fala do botão de dose dupla, aqui não deu certo);

As luzes do 100 e 105 acenderão; para aumentar a temperatura clique no botão de 2 doses, para diminuir, clique no botão da água (no meu caso cliquei 3x no botão da água e as luzes do 95, 90 e 85 passaram a piscar - logo diminui 3 graus da temperatura escolhida).

Para salvar a seleção, clico no botão de 1 dose.

 

Difícil dar a certeza se funcionou, tudo leva crer que sim. Testei com Termometro infravermelho (ele não ajuda muito, mas o culinário tb não pois ele demora muito para acusar a temperatura - logo resolvi testar com o infrared que é mais imediato).

Com a temperatura ajustada em 97C na maquina, tirei 3 doses de água em um recipiente plastico colocado logo abaixo do grupo; a temperatura não chegou a 90C. Mesmo que as luzes parem de piscar em torno de 1 minuto, se extrair nesse tempo a água fica uns 3 graus abaixo do que se esperar 2 minutos ou mais (eu tive a comprovação agora que se eu tirar shots seguidos terei que esperar um tempo para a maquina chegar na temperatura, mesmo que a luz pare de piscar).

 

Obvio que tudo aqui é meio sem critério, mas o legal foi verificar que repetindo esses métodos, a variação foi semelhante.

 

Depois dessa, vou testar com temperaturas mais altas para verificar o resultado na xícara B)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...

Sobre o controle de 1 em 1 grau, a LS a partir de certo ano começou a construir S1 primeira geraçao com a eletronica da segunda.

 

A minha foi fabricada em 2007 e caiu nesse caso.

 

Tentem seguir o procedimento de ajuste de 1 em 1 grau pra ver se a de voces também é assim:

https://www.home-barista.com/s1-buyers-guide_files/s1-cheat-sheet.pdf

 

[]'s

Eliseu você já testou essa função de mudar a temperatura de um em um grau?
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, tem um produto que faz isso.

 

IMG_0464_zpsy5kexvwz.jpg

 

No Cafe Cozinha e cia o Thiago falou que tem, mas n me respondeu mais (a comunicação com ele é bem precária).

Ja enviei mensagem para a Libermac, mas n obtive resposta (enviei outra mensagem hoje, mas n tenho esperança de resposta - o contato por email/mensagem n funciona com eles).

 

Pergunto pois eu testei com o termômetro IR voltado para o chuveiro, e no geral configurado para 93 graus, o termômetro acusa 10 graus a menos (o que me leva a considerar "calibrar" a maquina com uma temperatura mais alta).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rodolfo, esse termômetro da foto sim terá precisão, eu acredito que a máquina tenha um controle correto sim e não deve haver grandes variações. Quanto ao Casa cozinha e cia, sem comentários, não fazem questão de vender, devem estar nadando na grana, a Libermac como o forte deles é automação a parte de expressos parece ser segundo plano, da uma olhada se ligou no 33286022 ramal 254, esse é exclusivo para atendimento a clientes do expresso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eliseu eu fiz alteração da temperatura na minha mas quanto a precisão somente com o termômetro que o Rodolfo postou que além da temperatura mede a pressão da extração se não me engano.

Meu caro a sua é a mini Vivaldi, que invés de válvula de vapor é alavanca e tem tanque interno? Estou quase vendendo a minha e encomendando uma ECM ou uma Rocket por causa o bendito galão de água que ocupa espaço aqui, rs...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A minha eh a Mini Vivaldi sim. Uma pena a Cafemaq não importar mais a Mini.

 

Sobre a temperatura, o técnico da Cafemaq havia configurado a temp para 99 graus. Por preconceito achei mt... Fui testando varias outras, desde 92graus e realmente 99 parece ser o ponto ótimo. Pelo menos no geral.

 

Com 92, 93 o café tava saindo meio frio realmente.

 

Sei que as máquinas mais novas tem uma programação de offset. Da uma olhada se a sua tem isso. As vezes já está pré configurado com algum valor tb.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eliseu a minha foi fabricada em 2014 mas não sei se tem essa programação e como funciona,sou meio leigo, rs...mas vou pesquisar.

Rodolfo mais uma vez ficamos limitados devido ao grupo ter 53mm, fora essa limitação a Vivaldi é excelente, o que pega pra mim é que devido não ter muito espaço preciso conectar um galão de água que é meio chato, tendo que monitorar diariamente pra não faltar água. Por isso que penso em vender a minha e investir em uma com tanque interno, tipo uma Rocket ou ECM.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sei o que rola, mas a foto que aparece pra mim na postagem do Rodolfo, pelo menos nesse momento, não é de um termômetro, mas de um medidor de pressão de extração, inclusive com válvula de drenagem.

 

Por acaso a intenção era mostrar um Scace desse abaixo, com medidor de pressão no cabo e também com sensor térmico embutido?

GP-THERMOFILTER2.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tb achei a minha foto estranha rs, mas peguei do site da libermac que constava estes dados http://libermacespresso.com.br/acessorios/ (achei que o termômetro estivesse escondido).

Cabral, tem ideia de como testar se o seletor de temperatura esta funcionando? Queria checar se o aumento/diminuição de temperatura é real.

 

Walter, vc já teve outras cafeteiras com reservatório? Pq eu acho a bomba rotativa uma dádiva!!!

A bomba vibratória é relativamente barulhenta.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cabral pela foto realmente não tem nada de termômetro, consta a informação no site, somente falando com eles.

Rodolfo eu penso em outra máquina mas não com bomba rotativa, a ECM Meckanica wc/tc, acho que é está a sigla tem bomba rotativa, tem também a Rocket Giotto, o problema são os valores que elas elas chegam aqui devido aos impostos. Se eu decidisse pela ECM pensaria em importar com o Alexandre que embora fique mais caro tem a questão da garantia, e como demora uns 60 dias pra chegar nesse tempo eu creio que consiga vender a Vivaldi. Já se optasse pela Rocket seria importação direta da Europa e chega em menos de uma semana, aí teria que ficar com duas máquinas até vender a minha, mas não tenho espaço para isso.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...

Faz muito tempo que não posto aqui pois estou com tempo de no máximo fazer um espresso hahahahaha.

Bom eu comprei o naked no http://www.cafe-kultur.de/ - direto pro Brasil e tive sorte de não cair na receita nem nada. Junto, comprei a telinha especial da IMS e o jogo de filtros (single, double, triple) também da IMS. 

 

Do chriscoffee comprei o upgrade da pré-infusão e o chuveirinho mais fino, para caber mais café. esses usei um serviço de redirecionamento de encomenda, pois o chris não manda pro Brasil.

 

No geral o que mais senti de diferença foi no upgrade da pré-infusão e nos filtros. Para o naked, os filtros IMS são bem melhores. Sou péssimo nos termos sensoriais, mas o café com a pré-infusão ficou mais suave e ficou mais fácil chegar num resultado agradável mesmo com os cafés que uso mais que são torra clara (ácidos e difíceis de chegar no ponto ideal de extração).

 

Como tenho a Mini Vivaldi v1 ela tem a opção de mudança do sistema para o V2 só apertando um botão como o Rodolfo ensinou acima. - http://s1cafe.com/s1v2/V2%20Manuals/V2Owner'sManualRevH.pdf nesse link tem o manual completo da máquina e, no final, tem uma tabela com todos os comandos da máquina. A vivaldi V1 também dá pra mudar, igualzinho a mini.

Porém, é uma incógnita. Eu vou sempre pelo sabor para saber se está bom ou ruim... e não tenho um paladar tão apurado, rs. O que sigo é a regrinha do azedo/amargo. Se está muito azedo, testo a subida de temperatura e vejo se me agrada; Se está muito amargo, testo reduzir a temperatura. Claro que dá para fazer isso diminuindo ou aumentando a quantidade de pó ou de líquido na xícara também, mas percebi que dependendo da dose é melhor uma água um pouco mais quente ou mais fria. Ex: no triplo, por ter muito café, acredito que o acumulo de calor seja maior, daí uma água mais fria é melhor... no single uma água dois graus acima já dá um resultado excelente. 

 

São coisas muito relacionadas ao paladar mesmo... a menos que tivéssemos a vontade de testar tudo científicamente. Daí precisaríamos medir a extração, a temperatura com o Scace, etc. 

 

Só o preço desse Scace dá muitos quilos de café bom. hahahahaha. 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só pra dar uma atualizada:

 

IMG_3122_zpsg8r6f8zo.jpg

 

 

IMG_3120_zpst4xbpjdj.jpg

 

Medi, deu 12,5 bars de pressão.

 

O brinquedinho veio direto da Edesia express, via ebay http://www.ebay.com/itm/Portafilter-Pressure-Gauge-Tester-For-Coffee-Espresso-Machines-/281465311077?hash=item4188a3cf65:g:dyYAAOSwZVhWSIN-

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha Walter, fiquei pensando nisso.

Vi umas "adaptações " que o CaE fez numa gaggia que ele teve, com um copinho e um termômetro. Por enquanto acho que é o mais próximo de tirar uma temperatura real.

Instalar a ponta de um termômetro nesse conjunto do manometro n é impossível, mas acho que dificilmente mediria uma temperatura real. Penso que no momento que vc bloqueia o fluxo, pode "estagnar" a água no conjunto e a tendência seria perder temperatura para o ambiente.

Eu fiz o teste com um copo de isopor e um termômetro culinario, mas olhando aquele cabo comprido, metade dentro e metade fora do copo, mesmo que ele medisse rápido a temperatura, acho que não seria confiável (mas não cheguei neste dilema, empaquei antes com a questão da rapidez do termômetro, talvez depois de passar 1l pelo sistema ele chegaria próximo da temperatura da água). Demora demais! Rs

Mas pelo menos sei que o ajuste de 5 em 5 graus esta funcionando (uma medida mais grosseira é fácil pegar no termômetro IR).

 

Alguém sabe mais daquela chave interna onde regula a potência? (A que é mais usada nas maquinas de 110V, era pra evitar de ocorrer o aquecimento simultâneo das caldeiras?). Aff, esqueci kkkkkkkkkkkkkkk

 

Estou com a cabeça cheia, a cada coisa que aprendo esqueço outra rsrsrsrsrs

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...