Ir para conteúdo

Dica - Vou trocar meu moedor, e agora?


Patricia Giraldes

Postagens recomendadas

Salve Paulo!

 

Então. Quando eu li este pdf estava me decidindo pelo Vário, mas depois li comentários negativos em sites gringos e comecei a pesquisar melhor.

 

Este review do próprio Mark Prince (mesmo autor do PDF), foi decisivo. Ele foi feito poucos meses depois do PDF.

 

Recomendo que o leia. Aqui vai o link:

http://coffeegeek.com/proreviews/quickshot/baratzavirtuosopreciso/details

 

Ficou claro pra mim que o Vário é realmente melhor pra espresso, mas que a diferença não é assim tão grande. Além disso, pra moagens mais grossas o Preciso se mostrou melhor, além de mais versátil. O Review é bem favorável ao Preciso, sendo que lá pelas tantas ele chega a fazer a seguinte afirmação:

 

"Honestly, if this grinder had digital timers and controls, I'd advise Baratza to just drop the Vario and keep this model. It is that good."

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse debate sobre o Preciso e o Vario está bem interessante, há bastante opiniões bem argumentadas sobre os dois. Alexandre, agradeço as correções. Assim sendo, o comparativo entre os "TOPs" permanece igual, quem ficou em desvantagem é o Virtuoso, que agora tem as mós do Preciso e certamente chega bem mais junto, e o Maestro, que foi substituído pelo Encore, que já muito comentado aqui tem várias vantagens, inclusive conseguindo moer para espresso.

 

Neste momento acredito que já tenho uma boa noção das vantagens e desvantagens de cada um. Valor de investimento conta muito, não há dúvidas, porém eu não deixarei de investir no Vario caso entenda que para a minha necessidade o "tamanho" das suas vantagens compense. Minhas dúvidas residem aí: determinar o tamanho das vantagens e desvantagens.

 

Exemplo: Em que proporção o Vario é melhor para espresso e pior para prensa do que o Preciso? O próprio chart da Baratza dá uma dica, sendo que lá essas duas proporções são desiguais. É como se em uma escala de 0-5 em espresso o Vario e o Preciso ganhassem 5 e 4 e em prensa 3 e 5, respectivamente. Isso dá ao Preciso um conjunto mais equilibrado e deixa o Vario mais focado.

 

O Vario certamente equilibrou isso com as novas mós de aço, porém é completamente inviável no momento (ou até desnecessário) ficar com dois moedores do nível de um Vario para em 20% ou 30% das vezes moer para prensa. Acho que num caso de se ter dois moedores em casa um Virtuoso seria mais que suficiente para coados e prensa, já que agora ele utiliza as mesmas mós que o Preciso e para estes métodos a micro escala não é muito necessária. Outra possibilidade é comprar as mós de aço e ficar trocando no Vario todas as vezes em que fosse moer mais grosso. Não sei dizer, mas acredito que não seja muito viável ficar fazendo isso.

 

Voltando às "dimensões" das vantagens e desvantagens dos moedores, o que o pdf e outras leituras (especialmente aqui no CDC) me demonstraram é que a diferença de qualidade da moagem para espresso é pequena entre Preciso e Vario, mas com vantagem para este último. Contudo, o pdf trouxe algo muito interessante que é a repetibilidade de resultados neste tipo de moagem. Neste quesito o Vario teve uma vantagem mais significativa. Em resumo, o Vario proporciona uma xícara excelente atrás da outra, enquanto que o Preciso algumas vezes entregará uma xícara de nível inferior. Esta foi a interpretação que tive, mas não consigo quantificar a proporção de "xícaras inferiores" do Preciso. É esta informação que gostaria de ter de quem tem experiência com este moedor, ainda mais de quem tenha trocado dele para um Vario. Realmente é fácil de se identificar a ocorrências destas moagens para espresso em um nível menor, ou são muito eventuais e em 90% dos casos o Preciso entrega o que pode oferecer de melhor?

 

No cenário da moagem para prensa é sabido que o Preciso e Virtuoso levam vantagem em todos os aspectos, mas a desvantagem do Vario seria grande o bastante para este perder até mesmo para o Encore? Eu chutaria dizer que neste aspecto no mínimo o Vario empata com o Encore, mas não posso afirmar nada. Duvido ainda mais de que perderia para o meu Krups, então eu não diria que o Vario não serve para prensa, apenas não é excepcional neste método (com as mós de cerâmica, diga-se) e nem preciso de um que o seja, mas se for, tanto melhor.

 

O Preciso ganha no quesito de velocidade, mas isso não é algo que considero crítico e os dois são rápidos o suficiente para meu uso. No quesito de acumulo de pó o Vario ganha, porém o nível de acúmulo do Preciso já é excepcional (o do Vario beira a perfeição). Uma informação muito bacana sobre o Preciso neste review atualizado da coffegeek que o Leandro postou é que a maior parte do pó que o Preciso acumula fica em um lugar que não contaminará a próxima moagem. Deste modo para a minha necessidade posso considerar um empate entre os dois moedores. Como o acumulo de pó é muito baixo nos dois estou pensando em pesar os grãos antes e colocar para moer apenas a quantidade correta. Com isso aquelas funções de temporização e programações se tornam desnecessárias para mim.

 

Como eu disse, o bom da greve dos correios é que está me forçando a ter tempo de pesquisar as coisas, então vou continuar procurando as opiniões do povo. O Vario teve alguns cometários negativos, mas também me parece que ele é mais "popular" do que o Preciso, então se torna algo comum de acontecer. Resumindo este longo post, as duas dúvidas principais são as seguintes:

 

1) Como é o nível de repetibilidade do Preciso ao moer para espresso, ele entrega na maior parte das vezes o seu desempenho máximo ou é relativamente comum obter algo de nível inferior?

 

2) Como é a moagem do Vario para prensa, ele utilizando as mós de cerâmica está pelo menos no mesmo nível que o Encore ou chega a ficar abaixo disso?

 

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Paulo você acaba de criar um grande problema para mim ! Kkkk ! Estava decidido a realizar a compra do meu primeiro moinho de qualidade e este seria o preciso ! Agora entrou água no negócio ! Até que ponto a questão da repetitividade para quem toma ums três expresso por dia se torna crítico pra compra de um moinho que é quase 1.000 reais mais caro ? Sendo meu foco expresso e coados , o vário seria uma melhor opção ? Querendo eu até o meio do ano que vem realizar a comprar uma boa maquina , seria melhor comprar logo um moinho top de uma ilha de moedores da Baratza ?

 

Meu amigo Alexandre vou jogar essa batata quente em sua mão!

 

1-Vario e demoro mais para comprar uma boa maquina de expresso ?

2- Preciso e economizo para a compra a compra de uma cafeteira melhor ?

3- Ou o próprio preciso irá satisfazer minha demanda diária com qualquer equipamento ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma coisa é o chart da Baratza e até o review do Mark Prince, que não raro tem lá os seus viezes. Sugiro como fonte o HB. Lá tem muito usuário avançado e bastante discussão sobre as vantagens de cada moedor.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já tive o Vario e acho ele bem ruim pra prensa,

entrega muitos particulados em moagens mais grossas,

a xícara apresentava bastante sedimento.

Pra prensa o resultado do Vario é bem semelhante ao do Rocky.

Entretanto não tive como comparar com o Virtuoso por nunca tê-lo usado.

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Carneiro elogia muito o Preciso/Virtuoso para coados. Igualmente outras pessoas o recomendam muito bem para prensa.

 

Obviamente que existe a possibilidade do Vario com as mós de aço, que dizem entregar excelente resultado, mas usá-las implica afastar o espresso da equação.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Carneiro elogia muito o Preciso/Virtuoso para coados. Igualmente outras pessoas o recomendam muito bem para prensa.

 

Obviamente que existe a possibilidade do Vario com as mós de aço, que dizem entregar excelente resultado, mas usá-las implica afastar o espresso da equação.

Logo o que seria interessante na faixa de 2500 reais ? E onde posso comprá-lo ? Tenho um amigo que mora na Itália e ele já se disponibilizou em mandar para mim ! O problema é só as questões relacionadas ao envio . Qual a forma mais segura , valores de frete e impostos . Rodrigo o seu moinho foi comprado de fora, né? Acho que vi comentando que da Alemanha ! Algumas dicas? Da pra ter algum mazzer nessa faixa de valor?
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Anderson, o Baratza tem no Brasil com o Alexandre. De novo, o lasanchez está vendendo um zero, nos classificados.

 

O Baratza vem dos EUA, pra ir pra Europa tenho a impressão que ficaria caro o frete (pra depois voltar pra cá).

 

Do moinho do rodrigoks, ele criou um post tão mastigado sobre ele que tem até o caminho das pedras para importar.

 

Boa sorte!

 

Um abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Logo o que seria interessante na faixa de 2500 reais ? E onde posso comprá-lo ? Tenho um amigo que mora na Itália e ele já se disponibilizou em mandar para mim ! O problema é só as questões relacionadas ao envio . Qual a forma mais segura , valores de frete e impostos . Rodrigo o seu moinho foi comprado de fora, né? Acho que vi comentando que da Alemanha ! Algumas dicas? Da pra ter algum mazzer nessa faixa de valor?

 

Perguntinha difícil. Se vai trazer de fora, as opções aumentam, considerando custo/benefício. Na Europa, mais fácil achar o Vario (Mahlkonig) que os demais Baratzas, mais comuns nos EUA.

 

Por esse preço, talvez dê pra trazer um Mazzer Mini. Só não sei se compensa. Em termos de compensar, se eu fosse trazer um moedor sem me preocupar com retenção de grãos, talvez ache um Mazzer Super Jolly ou um Macap MXK (cônico, 63mm). Os dois utilizam dosadores, porém...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Anderson, o Baratza tem no Brasil com o Alexandre. De novo, o lasanchez está vendendo um zero, nos classificados.

 

O Baratza vem dos EUA, pra ir pra Europa tenho a impressão que ficaria caro o frete (pra depois voltar pra cá).

 

Do moinho do rodrigoks, ele criou um post tão mastigado sobre ele que tem até o caminho das pedras para importar.

 

Boa sorte!

 

Um abraço

Muito obrigado Ana! Disponibiliza o link pois tem muita coisa e esta meio difícil de encontrar .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Paulo você acaba de criar um grande problema para mim ! Kkkk ! Estava decidido a realizar a compra do meu primeiro moinho de qualidade e este seria o preciso ! Agora entrou água no negócio ! Até que ponto a questão da repetitividade para quem toma ums três expresso por dia se torna crítico pra compra de um moinho que é quase 1.000 reais mais caro ? Sendo meu foco expresso e coados , o vário seria uma melhor opção ? Querendo eu até o meio do ano que vem realizar a comprar uma boa maquina , seria melhor comprar logo um moinho top de uma ilha de moedores da Baratza ?

 

Meu amigo Alexandre vou jogar essa batata quente em sua mão!

 

1-Vario e demoro mais para comprar uma boa maquina de expresso ?

2- Preciso e economizo para a compra a compra de uma cafeteira melhor ?

3- Ou o próprio preciso irá satisfazer minha demanda diária com qualquer equipamento ?

 

Que isso, não criei problema não, apenas o compartilhei :D

 

A repetitividade é especialmente interessante para quem ainda está aprendendo, pois fica fácil isolar um eventual problema de preparo. Já para quem manja da coisa, aí é mais a questão de manter o "padrão de qualidade". Acho que qualquer um quer sempre o melhor, não é verdade? Isso é ainda mais crítico em uma cafeteria séria que quer manter o cliente. Para o uso doméstico, pelo menos no meu nível de exigência, algumas inconsistências eventuais são toleráveis, por isso minha necessidade de quantificar isso para o Preciso. Como meu foco maior é espresso, então a tolerância fica menor, então no meu caso algo abaixo de 90% justificaria partir para o Vario. Tomo café na prensa eventualmente, sendo que se o que sai do Krups já me agrada, qualquer ganho é bonus. Com o Preciso sei que passaria a ter um café excepcional neste método.

 

Como ainda estou no meu primeiro set, não posso dizer por experiência própria o quanto cada componente "pesa", especialmente máquinas diferentes, mas confio no povo daqui e, sem dúvidas, percebi uma mudança brutal no sabor do café quando moído na hora e com grãos de qualidade. Isso já deixa claro que a qualidade do pó deve influenciar mais do que qualquer outra coisa, então vale a pena sim todo o cuidado com o moedor. Recomendo sim comprar logo um moedor mais top.

 

Se reparar bem, verá que não tenho dúvida quanto a pegar o melhor moedor possível, mas sim em qual se encaixa melhor às minhas necessidades e nível de exigência, já que Preciso e Vario possuem características diferentes. Já entendo um pouco delas, apenas preciso quantificá-las para conseguir me decidir. A minha impressão é de que o Preciso, tomando os devidos cuidados com manutenção e limpeza, se encaixa muito bem. Perde em qualidade e repetitividade no espresso para o Vario, mas parece que por uma margem pequena.

 

Bruno, interessante seu comentário. De certa forma me deu a impressão de que o Vario vá perder em prensa até mesmo para o Encore. Sem dúvida não é por nada que a Baratza está investindo em mós diferentes para uso no Vario e Forté no caso de aplicação para coados ou prensa. Em termos de versatilidade parece que vai ser bem difícil bater os cônicos.

 

Rodrigo, meu próximo passo é dar uma boa olhada no HB.

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Paulo, eu acho natural esta dificuldade de escolha, eu mesmo passei por isto, mas posso te dizer que depois de comprado você vai ficar satisfeito seja qual tenha sido sua compra, algums diferença aqui e ali e você se adequa, faz 3 papelotes e sorteia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gil tel razão: nenhum deles vai satisfazer 100%.

 

É fazer a opção e ser feliz, ciente dos limites, mas aproveitando ao máximo as melhores características.

 

Atire o primeiro tamper quem não teve dúvidas entre 2 ou mais. Eu fiquei entre o Rocky e o Vario.

 

Um abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito boa essa idéia dos papelotes, vai me economizar muito tempo :D :D :D .

 

Estou saindo de um Krups, então certamente ficarei feliz com qualquer um destes. Não que o Krups seja ruim, mas Preciso e Vario estão em um nível muito superior.

 

Abraços.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hoje minha namorada trouxe para mim um pacote do Unique Blend que tem em uma cafeteria do shopping de Águas Claras. Normalmente não vendem o pacote de café, mas falando com o pessoal foi possível. A uma semana não comprei por que a torra estava datada do mês 07 (não lembro a data, mas acho que era do início do mês). Desta vez ela achou um pacote com torra do dia 19/08. Não é o ideal, mas já está bom e era o melhor possível neste momento de greve dos correios.

 

Pois bem, resolvi dar uma última caprichada na limpeza do Krups (foi a primeira vez que desparafusei a mó superior) e parti para o preparo. Para todo café novo costumo começar com uma moagem próxima à metade do ajuste do Krups, mas como fiz um espresso deixei um nível mais fino. No primeiro shot 50ml em 26s e um café com crema tímida e sabor levemente mais amargo que o desejável. Nada fora do esperado para o "shot de teste".

 

Como ficou levemente amargo o normal seria engrossar um pouco a moagem, porém desta vez fiz o contrário, o conhecimento adquirido sobre mós planas e o Vario me indicaram que eu poderia ter menos particulados (acreditei ser este o motivador) afinando mais a moagem. Foi o que fiz. Resultado: crema bem mais interessante (nada comparável com essa "tonelada" de crema que vemos em alguns videos) e um dos cafés mais equilibrados que já tomei, não há nada neste café que se ressalte, realmente "redondo", como anunciado pela Unique. Detalhe, achei bem melhor do que quando provei na cafeteria (modesto eu, não :D)

 

Se com um Krups e uma Chef Crema Silver já consegui algo assim, mal posso esperar para ver o que obterei com um moedor novo e com um pacote deste café "tinindo" de novo.

 

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com café velho não tem moedor que consiga fazer milagre.

Estou aproveitando um resto de Etíopes (com mais de dois meses, no congelador) e até com o HG e o Pharos tenho que afinar muito e calibrar com cuidado para obter algo legal.

Mesmo assim crema mínima, mas estes cafés tem sabores que justificam a "gambiarragem".

Depois pego um café mais fresco e fica tudo perfeito e fácil.

 

Mas a mensagem é: não julgues um moedor utilizando café ruim, velho ou mal torrado.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acabei esquecendo de colocar o tempo. Depois que afinei a moagem a extração dos 50ml foi feita em 28s. Outro detalhe importante é que estou utilizando o filtro da Rancilio Silvia, ou seja, filtro comercial, nada de pressurizador. Se brincar talvez dê para afinar ainda mais um pouco o pó, provavelmente tendo que fazer uma compactação um pouco mais moderada. Depois irei testar, não dava para tomar 3 shots seguidos, seria overdose :D.

 

Quanto a engrossar o pó, se a extração ficasse rápida demais daria para tentar compartar um pouco mais, então acho que seria possível também. Contudo, o resultado que obtive em termos de sabor já me parece ser o ideal para este café que possuo, tentarei um nível mais fino para ver se melhora a crema. Porém, como já em várias vezes vi aqui no clube, crema não é tudo, às vezes o melhor sabor é obtido sem produzir nada de crema. O que importa mais é o sabor.

 

Bernardo, apesar de o café não estar "no ponto", ainda não está tão velho assim, o shot que obtive teve um sabor muito bom. Sem dúvidas quando comprar o moedor pegarei um café "no ponto", mais que provavel que será o House Blend do Alexandre, café este que já experimentei e aprovei. Como comprarei o moedor com ele nada melhor do que já encomendar um café novo para fazer um comparativo justo.

 

Agora que tive tempo coloquei a foto dos shots em um server:

 

Primeiro shot:

Primeiroshot_zpsc09a42b8.jpg

 

Segundo shot:

Segundoshot_zpse3d4a879.jpg

 

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Paulo, a Anita vai discordar de você quanto à café bom sem crema... rsrsrs

 

Mas voltando ao detalhe da extração, acho que algumas coisas precisam ser revistas. Sei que não sou nenhum expert, mal dei meu primeiro passo no assunto. Mas pelo que já li e pelos resultados que já consegui acho que posso opinar em alguma coisa.. rsrsrs

 

Se você engrossar a moagem e sair muito rápido, ao invés de compactar mais, é melhor colocar mais pó. O tamping deve ser o mesmo para todas as extrações. Sei que é meio difícil calibrar o braço. Mas a força do tamping não deve ser variável de uma extração.

 

Da mesma forma vale o contrário. Se afinar demais e demorar a sair, acho que poderia reduzir um pouco a quantidade de pó para manter o tempo da extração.

 

Se eu estiver enganado, por favor me ajudem!

 

Abraço!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quem, eu? Acho crema legal, faz parte do expresso e é um dos indicativos de café fresco. Mas não quer dizer que expresso sem crema seja ruim. Aliás faz tempo que não tiro uma crema decente, resolvi só usar o filtro single até domar o bicho e ainda estou acertando variáveis. E o sabor está melhorando a cada novo curtinho. Mesmo com cremas pavorosas.

 

Abracinhos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quem, eu? Acho crema legal, faz parte do expresso e é um dos indicativos de café fresco. Mas não quer dizer que expresso sem crema seja ruim. Aliás faz tempo que não tiro uma crema decente, resolvi só usar o filtro single até domar o bicho e ainda estou acertando variáveis. E o sabor está melhorando a cada novo curtinho. Mesmo com cremas pavorosas.

 

Abracinhos

 

kkkkkkkkkkkk Eu só lembrei do post #1145 do Fotos, fotos, fotos:

 

A crema conta como volume. Se você usar um copinho graduado, vai parar de extrair quando a linha superior (de crema ou líquido, quando se produz um café sem crema - urgh) atingir a marca que pretende: 15 ml, 30 ou 60 ml.

 

um abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guilherme, a gente evolui (ou regride, depende de como queira encarar): quando você começa a discutir com um filtro single pela busca do bom shot, começa a aceitar uma boa coisa de cada vez: extração no tempo razoável; sabor agradável na xícara; menor canalização possível.

 

Portanto, ainda querer uma crema linda neste monstrinho é um sonho de consumo mais pro futuro.

 

Mas eu continuo achando que a crema faz parte do pacote do expresso. :)

 

Um beijo

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Miyamoto, as variações que falei não são grandes não, mas sim pequenas, diria "dentro da margem tolerável", rsrsrsrs. Como viu, de uma moagem para outra a diferença ficou em 2s, nada muito grande.

 

Tem um tópico aqui no clube sebre "ajustar conforme o sabor", se não me engano foi o Carneiro quem postou. Para cada característica do café (acidez, doçura, corpo, amargor) há um "remédio" específico. Não consigo lembrar dos detalhes agora, mas dependendo da situação se afina ou emgrossa a moagem, ou ainda se aumenta ou reduz a dosagem, vai depender muito do que quer extrair de sabor

 

Meu paladar ainda não está tão apurado (ou não experimentei uma variedade suficiente de cafés) para identificar cada uma dessas características, porém a questão do "amargor" é a que mais convivo e o remédio que me lembro para isso é engrossar a moagem (ou o contrário se o desejável for o contrário). O único "senão" que ocorreu hoje foi que interpretei que o causador do amargor foi excesso de particulado (que tambem provoca isso) e, pelo feedback do que ocorre com mós planas, testei fazer o inverso do que seria lógico. Deu certo, meu segundo shot foi de um sabor muito bom, uma xícara pra lá de equilibrada.

 

Fico contente de você ter compartilhado suas experiências, o fórum é para isso mesmo, tudo é válido para aprendermos cada vez mais.

 

Rodrigo, a torra desse Unique Blend é clara, parecida com o do café do Alexandre. Porém, um pouco mais escura que as que vi do Ateliê (Sweet Colection, Bourbon Yelow e Colection). Gostei muito deste Unique Blend para espresso, depois testarei na prensa. Depois que os correios voltarem e eu tiver o moedor novo vou comprar direto da loja para pegar uma torra mais recente e também para provar o famoso Frutado da Unique. Infelizmente onde encontrei este café no DF apenas tem o Blend, não tem outras variedades.

 

Abraços.

 

EDIT: aqui está o post que comentei: http://forum.clubedocafe.net/index.php?/topic/718-espresso-101-como-ajustar-dose-e-moagem-pelo-sabor/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Paulo, gosto do gráfico que tem aqui Entenda ele bem.

 

Supondo que você comece onde marquei a estrela e quer aumentar a acidez. (sempre mesma dose de pó)

 

1) Se moer mais grosso, manter o volume, o tempo será menor, o café vai pro lado do mais ácido.

 

UaWT2vH.png

 

2) Se moer mais fino, manter o tempo, o volume será menor, o café também vai por lado da acidez!

 

qtO3XMn.png

 

Para facilitar, aprenda a parar o shot sempre pela cor, esquecendo do tempo e volume. A cor te dará o nível da extração e por consequência o balanço do shot.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sérgio, bem interessante este gráfico. De certo modo eu já "suspeitava" desse "encontro" de sabores com moagens diferentes, mas mudando tempo ou volume, que na prática pode ser mais fácil de se observar por meio da coloração da bebida.

 

Utilizo os "parâmetros ideais", especialmente o tempo (14g para o duplo, 25s, 50ml, etc), para acertar a moagem no início de um café novo. Depois dos primeiros shots paro de usar o cronômetro e, conforme a necessidade, ajusto um pouco a moagem e me oriento pela cor da bebida para chegar ao sabor desejado. Gosto dela enquanto o líquido ainda está com uma coloração de caramelo, quando começa a ficar amarelado já está passando do ponto. Olhando para a foto que postei acima verá que ficou um tico além do ponto, apesar de já estar com um sabor muito bom.

 

Hoje pela manhã fiz o teste moendo um nível mais fino. Obtive aproximadamente 45ml - 47ml em 30s, sendo que visualmente o mais notável foi exatamente um tom mais de caramelo e um volume maior de crema. O sabor... Ahh o sabor... Café continuou muito equilibrado, mas agora com mais corpo e todos os sabores mais evidentes.

 

Se eu já tivesse o moinho novo provavelmente procuraria um micro ajuste entre estes dois para ficar perfeito em tudo :D. Apesar de que, conforme você postou, talvez basta que eu deixe chegar em 31s ou 32s para ter o mesmo efeito, Como fiquei olhando para o cronômetro e volume, não fiquei reparando tanto a cor durante estes primeiros shots. Para os próximos já será diferente.

 

Abraços.

 

Ps: desta vez esqueci de tirar foto, quando lembrei já estava bebendo o café :P . Também ainda não me decidi entre Preciso ou Vario, mas acho que estou mais tendencioso ao Preciso por que já será um grande up para espresso e um moedor definitivo para coado (se a mulher ainda quiser fazer neste método) e prensa. Talvez seja mais justificável um Vario com uma máquina de espresso de alto nível e se minha exigência superar o Preciso. Apesar de que o acumulo de pó no Krups começou a me incomodar bastante, este Unique Blend parece muito mais "grudento" que o café anterior (um que nem faço questão de lembrar e que tinha torra do mês 01/2013, um "presente grego").

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...