mjunqueira Postado 11 Agosto 2025 Denunciar Share Postado 11 Agosto 2025 (editado) Oi pessoal, visto a dificuldade em conseguir a PCB para o Gaggiuino, achei mais fácil fabricar algumas unidades e estou colocando a preço de custo o que sobrou para pagar meu gasto. R$350,00 - PCB V3 + Dual Hardware Scales + ToFnLED As PCBs são os únicos itens da modificação que beiram o impossível de conseguir. Ou você manda fabricar e precisa fazer um lote com várias de uma vez, ou você compra o Kit importado dos sites parceiros que com imposto e frete o preço vai lá encima, além do fato que fica boa parte do ano indisponível para compra. O restante do material têm tudo no Aliexpress ou mesmo no Brasil. Deixando claro que eu não vendo KITs, só estou repassando o que sobrou aqui. Se tiverem dúvidas sobre as placas em si, me chamem PVT que crio link na OLX para venda Mando todas as placas testadas. Não dou suporte na instalação em si, a documentação do site é muito completa e ensina passo a passo o que fazer. Editado 25 de Janeiro por mjunqueira As placas acabaram 3 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
mfractal Postado 13 Agosto 2025 Denunciar Share Postado 13 Agosto 2025 ola, mandei mp Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Maximiliun Postado 13 Agosto 2025 Denunciar Share Postado 13 Agosto 2025 Taaaaaarde! Mandei MP também pois tentei comprar pela PEAKCOFFEE e nunca recebi. Obrigado. MAX Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
ZeLuiz Postado 13 Agosto 2025 Denunciar Share Postado 13 Agosto 2025 Mandei MP Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
mjunqueira Postado 13 Agosto 2025 Autor Denunciar Share Postado 13 Agosto 2025 2 horas atrás, Maximiliun disse: Taaaaaarde! Mandei MP também pois tentei comprar pela PEAKCOFFEE e nunca recebi. Obrigado. MAX Então, tem muita reclamação disso no discord e está sempre em falta, por isso decidi me aventurar por conta própria. Para quem ficou com dúvidas sobre as versões A V3 é a última versão "Open Hardware" que eles disponibilizaram e com os arquivos qualquer um consegue mandar fabricar, ela precisa de um microcontrolador em módulo que eles chama de Black Pill, ai dá para comprar tanto o STM32F411 para Gen2 ou o STM32U585 para Gen3 O dono do projeto decidiu mudar o rumo e vender kits ao invés de deixar tudo open, e por isso a V3.1 e a V4 só dá para comprar com eles porque não tem os arquivos mais. a V3.1 é a mesma placa só que o Microcontrolador STM32F411 vem embutido para a montagem do Gen2 a V4 a diferença é que ela vem om o Microcontrolador STM32U585 que usa no GEN3 No próprio site lá diz que você pode escolher qualquer uma que funciona, mas ele recomenda comprar com eles obviamente. Eu fiz a montagem do Gen3 na minha e funciona tudo perfeito 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
regisassao Postado 13 Agosto 2025 Denunciar Share Postado 13 Agosto 2025 2 horas atrás, mjunqueira disse: Então, tem muita reclamação disso no discord e está sempre em falta, por isso decidi me aventurar por conta própria. Para quem ficou com dúvidas sobre as versões A V3 é a última versão "Open Hardware" que eles disponibilizaram e com os arquivos qualquer um consegue mandar fabricar, ela precisa de um microcontrolador em módulo que eles chama de Black Pill, ai dá para comprar tanto o STM32F411 para Gen2 ou o STM32U585 para Gen3 O dono do projeto decidiu mudar o rumo e vender kits ao invés de deixar tudo open, e por isso a V3.1 e a V4 só dá para comprar com eles porque não tem os arquivos mais. a V3.1 é a mesma placa só que o Microcontrolador STM32F411 vem embutido para a montagem do Gen2 a V4 a diferença é que ela vem om o Microcontrolador STM32U585 que usa no GEN3 No próprio site lá diz que você pode escolher qualquer uma que funciona, mas ele recomenda comprar com eles obviamente. Eu fiz a montagem do Gen3 na minha e funciona tudo perfeito Os longos tempos de espera se deviam a um bug no firmware do fabricante do microchip que o Zer0-bit resolveu há cerca de 3 a 4 meses. Entre nov/24 até mais ou menos mar/25 (estou falando de memória) fornecedores tiveram que esperar até que a solução fosse desenvolvida e testada, para depois voltar a montar os kits e enviar, tendo normalizado os envios em meados de junho, eu acho. Nesse meio tempo, muitas pessoas reclamaram da falta de atualizações sobre o envio. O Peak decidiu se concentrar em eliminar o backlog em vez de se concentrar na comunicação; algumas pessoas se sentiram um pouco perdidas, outras foram mais críticas. Outro ponto que a comunidade destaca é que fazemos parte de um grupo de compras, não somos clientes da Amazon ou similares; portanto, para manter os custos baixos, eles não podem fornecer o mesmo "nível de serviço". Sei que é controverso, mas, sendo imparcial e objetivo, é o que posso relatar. O código fechado da Gen3 é outro tópico polêmico. O que li é que, anteriormente, eles tiveram alguns problemas com pessoas tentando obter benefícios comerciais, vendendo kits não autorizados, com instruções erradas ou versões antigas do software ou hardware, criando mais problemas para os desenvolvedores que precisavam ajudar as pessoas que haviam comprado esses kits sem saber de onde vinham os problemas, por exemplo, porque uma causa raiz não deveria mais estar em uma determinada versão, e perdendo horas pra ajudar alguém. Posteriormente, percebiam que não era uma versão oficial ou tinham componentes que não seguiam a especificação e causavam outros bugs. Para parar a comercialização, rolou até um processo judicial nos EUA. Mas a única solução pra eliminar o problema foi fechar o código. Porém, o código continua gratuito. A tela da Peak ou DIY é mais cara por custos logísticos e para gravar o código e testar. Eu tive um bom contato com o Zer0-bit. Ele não ganha dinheiro com o Gaggiuino. O cara praticamente vive de renda, e tambem ganha um pouco com consultorias pelo que entendi. Mas é um idealista. Investiu muitas horas de desenvolvimento pra deixar algo de graça pra comunidade e não quer ninguém ganhando rios de dinheiro em cima disso, no caso, o dito cujo que teve que processar. Por isso, ele só liberou a comercialização de hardware para duas pessoas que ele confia, um em HK e outro na Inglaterra, facilitando um pouco a logística, e que ja eram parceiros e vendiam os kits da geração 2. Essa é a verdadeira razão para o fechamento do código. O Peak também tive um bom contato. Ele monta os kits com algumas pessoas ajudando e precisa tirar o sustento. É um cara com alta qualificação, trabalhou na Decent. Poderia ganhar mais como engenheiro em outros lugares. Mas tá la fazendo os kits, torrando café e competindo na Ásia, outro hobbista e idealista. Não podemos subestimar o trabalho também: ele compra milhares de componentes pra montar kits, solda umas placas e fios tb que muita gente faria asneira. Fica crimpando uns cabos bem chatos, que eu mesmo prefiro comprar pronto e fazer uma emenda nos fios ao inves de crimpar um JST. Mas pra nós, o que seria um pouco mais caro, chega com preço dobrado devido aos impostos. Na Europa e EUA, a maioria não se incomoda em pagar um pouco mais. Finalmente, um último comentário técnico: a U585 tem mais capacidade de processamento, por isso é o mais recomendado. Na F411 funciona igual, se não me engano, pois recentemente eles lançaram um firmware com over lock pra F411. Tendo a tela Gen3 comprada na Peak ou DIY-EFI, deve rodar tranquilamente. E se vai comprar a tela, ja compra o U585 junto que é mais fácil. Obs: comprar com o Peak tem outras vantagens. Ele manda os cabos, imas, parafusos de diversas medidas, tudo no kit e facilita muito a vida. Eu até comento isso em um dos meus vídeos: 5 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
ZeLuiz Postado 14 Agosto 2025 Denunciar Share Postado 14 Agosto 2025 Oi! Qual a diferença entre comprar a tela com o Peak ou uma tela Nextion 4.3" no Ali e colocar um cartão SD com o arquivo nextion-lcd.HMI que tem no github??? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
sfJonatas Postado 14 Agosto 2025 Denunciar Share Postado 14 Agosto 2025 18 horas atrás, regisassao disse: Os longos tempos de espera se deviam a um bug no firmware do fabricante do microchip que o Zer0-bit resolveu há cerca de 3 a 4 meses. Entre nov/24 até mais ou menos mar/25 (estou falando de memória) fornecedores tiveram que esperar até que a solução fosse desenvolvida e testada, para depois voltar a montar os kits e enviar, tendo normalizado os envios em meados de junho, eu acho. Nesse meio tempo, muitas pessoas reclamaram da falta de atualizações sobre o envio. O Peak decidiu se concentrar em eliminar o backlog em vez de se concentrar na comunicação; algumas pessoas se sentiram um pouco perdidas, outras foram mais críticas. Outro ponto que a comunidade destaca é que fazemos parte de um grupo de compras, não somos clientes da Amazon ou similares; portanto, para manter os custos baixos, eles não podem fornecer o mesmo "nível de serviço". Sei que é controverso, mas, sendo imparcial e objetivo, é o que posso relatar. O código fechado da Gen3 é outro tópico polêmico. O que li é que, anteriormente, eles tiveram alguns problemas com pessoas tentando obter benefícios comerciais, vendendo kits não autorizados, com instruções erradas ou versões antigas do software ou hardware, criando mais problemas para os desenvolvedores que precisavam ajudar as pessoas que haviam comprado esses kits sem saber de onde vinham os problemas, por exemplo, porque uma causa raiz não deveria mais estar em uma determinada versão, e perdendo horas pra ajudar alguém. Posteriormente, percebiam que não era uma versão oficial ou tinham componentes que não seguiam a especificação e causavam outros bugs. Para parar a comercialização, rolou até um processo judicial nos EUA. Mas a única solução pra eliminar o problema foi fechar o código. Porém, o código continua gratuito. A tela da Peak ou DIY é mais cara por custos logísticos e para gravar o código e testar. Eu tive um bom contato com o Zer0-bit. Ele não ganha dinheiro com o Gaggiuino. O cara praticamente vive de renda, e tambem ganha um pouco com consultorias pelo que entendi. Mas é um idealista. Investiu muitas horas de desenvolvimento pra deixar algo de graça pra comunidade e não quer ninguém ganhando rios de dinheiro em cima disso, no caso, o dito cujo que teve que processar. Por isso, ele só liberou a comercialização de hardware para duas pessoas que ele confia, um em HK e outro na Inglaterra, facilitando um pouco a logística, e que ja eram parceiros e vendiam os kits da geração 2. Essa é a verdadeira razão para o fechamento do código. O Peak também tive um bom contato. Ele monta os kits com algumas pessoas ajudando e precisa tirar o sustento. É um cara com alta qualificação, trabalhou na Decent. Poderia ganhar mais como engenheiro em outros lugares. Mas tá la fazendo os kits, torrando café e competindo na Ásia, outro hobbista e idealista. Não podemos subestimar o trabalho também: ele compra milhares de componentes pra montar kits, solda umas placas e fios tb que muita gente faria asneira. Fica crimpando uns cabos bem chatos, que eu mesmo prefiro comprar pronto e fazer uma emenda nos fios ao inves de crimpar um JST. Mas pra nós, o que seria um pouco mais caro, chega com preço dobrado devido aos impostos. Na Europa e EUA, a maioria não se incomoda em pagar um pouco mais. Finalmente, um último comentário técnico: a U585 tem mais capacidade de processamento, por isso é o mais recomendado. Na F411 funciona igual, se não me engano, pois recentemente eles lançaram um firmware com over lock pra F411. Tendo a tela Gen3 comprada na Peak ou DIY-EFI, deve rodar tranquilamente. E se vai comprar a tela, ja compra o U585 junto que é mais fácil. Obs: comprar com o Peak tem outras vantagens. Ele manda os cabos, imas, parafusos de diversas medidas, tudo no kit e facilita muito a vida. Eu até comento isso em um dos meus vídeos: que interessante, não sabia do perfil do zer0 nem dessas características da peak 3 horas atrás, ZeLuiz disse: Oi! Qual a diferença entre comprar a tela com o Peak ou uma tela Nextion 4.3" no Ali e colocar um cartão SD com o arquivo nextion-lcd.HMI que tem no github??? esse arquivo é para a geração antiga do gagguino Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
ZeLuiz Postado 14 Agosto 2025 Denunciar Share Postado 14 Agosto 2025 3 minutos atrás, sfJonatas disse: que interessante, não sabia do perfil do zer0 nem dessas características da peak esse arquivo é para a geração antiga do gagguino Opa, bom que ainda não comprei a de 4.3, só coloquei no carrinho do Ali, pretendo iniciar com uma de 3.5 antiga que tenho aqui. Pelo jeito então será melhor arrumar uma tela diretamente com a Peak! O brabo é o frete deles... Obrigado por avisar! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Maximiliun Postado 14 Agosto 2025 Denunciar Share Postado 14 Agosto 2025 4 horas atrás, ZeLuiz disse: Oi! Qual a diferença entre comprar a tela com o Peak ou uma tela Nextion 4.3" no Ali e colocar um cartão SD com o arquivo nextion-lcd.HMI que tem no github??? Depende muito dos seus objetivos. Para a construção LEGO e PCB V2.0 pode comprar o da Nextion (sempre da mesma medida, não inventa!). Agora se para vc faz muita diferença as ultimas atualizações e quer utilizar as ultimas aversões PCV V3.1 / 4 então precisa comprar nos fornecedores indicados (por motivos óbvios eu recomendo apenas a DIY-FIE). Eu estou desinstalado o LEGO da minha GCP, mas garanto que o aprendizado foi excelente. Abraços, Bons Cafés. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
taveren Postado 15 Agosto 2025 Denunciar Share Postado 15 Agosto 2025 Qual a vantagem da v3 pra o v2 em lego? Eu comprei todas as peças pra fazer o v2 numa Classic 2009. Mas, confesso que estou sem tempo de concluir o mod. Sou bom com solda, mas tempo está cada vez mais escassos. Com a PCB, tudo é plug in play? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
regisassao Postado 15 Agosto 2025 Denunciar Share Postado 15 Agosto 2025 1 hora atrás, taveren disse: Qual a vantagem da v3 pra o v2 em lego? Eu comprei todas as peças pra fazer o v2 numa Classic 2009. Mas, confesso que estou sem tempo de concluir o mod. Sou bom com solda, mas tempo está cada vez mais escassos. Com a PCB, tudo é plug in play? Tudo conector JST. Bem tranquilo. Tem que soldar as células de carga na PCB da balança apenas. Gen3 tem um resumo numa tabela logo abaixo de features aqui: https://gaggiuino.github.io/#/?id=home E nesse vídeo, eu falo sobre as principais diferenças: 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
mjunqueira Postado 15 Agosto 2025 Autor Denunciar Share Postado 15 Agosto 2025 4 horas atrás, taveren disse: Qual a vantagem da v3 pra o v2 em lego? Eu comprei todas as peças pra fazer o v2 numa Classic 2009. Mas, confesso que estou sem tempo de concluir o mod. Sou bom com solda, mas tempo está cada vez mais escassos. Com a PCB, tudo é plug in play? Eu tinha uma com LEGO antes de fazer as PCBs, não tem nem comparação, é tudo plug and play, sem contar que de vez em quando dava mal contato em alguma coisa na Lego e tinha que desmontar a maquina. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
taveren Postado 17 Agosto 2025 Denunciar Share Postado 17 Agosto 2025 On 8/15/2025 at 7:21 PM, mjunqueira said: Eu tinha uma com LEGO antes de fazer as PCBs, não tem nem comparação, é tudo plug and play, sem contar que de vez em quando dava mal contato em alguma coisa na Lego e tinha que desmontar a maquina. mandei uma dm Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Mairon Silva de Souza Postado 17 Agosto 2025 Denunciar Share Postado 17 Agosto 2025 Mandei uma dm Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Maximiliun Postado 19 Agosto 2025 Denunciar Share Postado 19 Agosto 2025 Gostaria de agradecer ao grande @mjunqueira! Recebi tudo certinho, bem embalado e extremamente rápido. Recomendo... Muito obrigado E Bons Cafés! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
alvim54 Postado 26 Setembro 2025 Denunciar Share Postado 26 Setembro 2025 Muito obrigado, @mjunqueira! A placa é ótima e você foi muito atencioso. Chegou tudo certinho e funcionando! 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
thlp Postado 20 de Janeiro Denunciar Share Postado 20 de Janeiro Ainda tem estoque? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
felipe.antoniazzi Postado 20 de Janeiro Denunciar Share Postado 20 de Janeiro Bom dia amigo! Tambem estou querendo uma! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
arthurrr Postado 24 de Janeiro Denunciar Share Postado 24 de Janeiro Mandei MP Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
mjunqueira Postado 26 de Janeiro Autor Denunciar Share Postado 26 de Janeiro As placas acabaram pessoal, Obrigado. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Postagens recomendadas