jcfmo Postado 29 Agosto 2025 Denunciar Share Postado 29 Agosto 2025 Olá, pessoal. Sou recém-chegado no mundo dos expressos, tomava nas cafeterias e decidi ter em casa. Comprei uma Oster Perfect Brew Máxima em 220v por ter mais potência e sobrecarregar menos os fios velhos que têm aqui no prédio. Creio que isso também ajude a manter a temperatura mais estável. Enfim, eu estava usando o café Mellita em grãos, torra média e tinha chegado num sabor agradável pra mim. Porém, comprei o café Agrado da Encantos por recomendação do Thales e não estou conseguindo acertar o ponto dele, ou fica muito ácido ou muito amargo. Já tentei várias combinações de moagem, temperatura, tempo e filtro despressurizado 1:1 e 1:2, mas nada funciona. Tentei usar a recomendação pra essa máquina e café que é 1:2, moagem nível 11 e 27 segundos de extração e ficou ruim. Estou apegado na regra dos 20 a 30 segundos que funcionava bem pro Mellita, mas pra esse Agrado não funciona. Alguém sabe a "receita de bolo" pra esse café nessa mesma máquina usando os acessórios originais? Obs.: Eu escaldo bem o porta filtro pra deixá-lo quente e também aqueço a xícara. Também uso água sem cloro do filtro de barro. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Artur Straub Postado 29 Agosto 2025 Denunciar Share Postado 29 Agosto 2025 Acho que antes de podermos te ajudar, acho que algumas perguntas você precisa responder que interferem no resultado final Qual dose está usando? Qual a data de torra do café? Está preparando o puck (wdt, tamper) de forma adequada antes da extração? Qual sabor que você esta sentido (ácido, amargo, doce, adstringente) que você considera ruim? Qual sabor você espera? Outra coisa que é importante mencionar que cada café vai possuir uma moagem diferente e ela vai mudar durante o ciclo de envelhecimento do café, então ninguém vai poder te falar qual que é moagem ideal, vc vai ter que descobrir. Sobre o café, ele possui uma torra média escura, então não é recomendado que a temperatura da maquina esteja muito alta e o tempo de extração seja muito longo pois ele tende a extrair mais os gostos amargos do café. Algumas dicas: defina uma dose fixa(por exemplo, 18 g), escolha um ratio (como 1:2,5) e uma temperatura, A partir daí, modifique apenas uma variável por vez: Se o café ficar amargo → engrosse; Se ficar ácido → afine. Se mesmo assim não resolver, mantenha a moagem e ajuste a temperatura: Café ácido → aumente a temperatura; Café amargo → diminua a temperatura. Por ultimo se nada resolver da variar a proporção, Ratio menor→ café mais intenso, mais corpo, notas podem parecer mais amargas. Ratio maior → café mais leve, acidez mais perceptível, corpo mais suave. Por ultimo se a preparação do puck não estiver correta, nada do que eu digitei acima vai funcionar 2 3 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
jcfmo Postado 29 Agosto 2025 Autor Denunciar Share Postado 29 Agosto 2025 1 - Dose padrão da máquina pra 1 espresso: o manual fala que uma dose tem 13g e duas doses tem 19,5g mas o video review do Thales fala em 16,5g +/-. Não tenho balança pra certificar. 2 - Torra: 26/08/25 3 - Puck: não uso WDT. Só preparo o puck pressionando o tamper até a parte de metal dele toda descer, conforme o manual abaixo: 4 - O sabor que sinto varia conforme a configuração, mas em geral, se a extração foi rápida fica muito ácido e se demora muito fica muito amargo. Estou seguindo aquela regra que tem no manual (extração boa é de 20 a 30s) mas vi o pessoal dizendo aqui pra não seguir mais isso e sim se guiar pelo gosto. 5 - Eu quero aquele saber doce, pouco ou nada ácido, parecendo um chocolate derretido. Tomei um espresso numa lanchonete que o cara usou uma capsula da marca Delta numa máquina simples também da Delta e foi o mais gostoso que tomei. Agora estou tentando reproduzir isso. A temperatura padrão da máquina é 92º e só testei essa e temperaturas acima (94 e 96º). Tenho ainda 88 e 90º disponíveis pra usar. 92º ainda é alto pra esse café? Eu vou fazer um novo teste com essas suas novas instruções e te direi o resultado. Agradeço pela ajuda! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
jcfmo Postado 29 Agosto 2025 Autor Denunciar Share Postado 29 Agosto 2025 Mais uma dúvida: Qual filtro uso pra fazer proporção de 1:2? O filtro pra uma ou duas doses? @Artur Straub Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
valacomum Postado 30 Agosto 2025 Denunciar Share Postado 30 Agosto 2025 10 horas atrás, jcfmo disse: Eu quero aquele saber doce, pouco ou nada ácido, parecendo um chocolate derretido. Tomei um espresso numa lanchonete que o cara usou uma capsula da marca Delta numa máquina simples também da Delta e foi o mais gostoso que tomei. Agora estou tentando reproduzir isso. Resposta franca e direta: compre uma máquina de cápsulas. 2 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
eldermarco Postado 30 Agosto 2025 Denunciar Share Postado 30 Agosto 2025 16 horas atrás, jcfmo disse: 1 - Dose padrão da máquina pra 1 espresso: o manual fala que uma dose tem 13g e duas doses tem 19,5g mas o video review do Thales fala em 16,5g +/-. Não tenho balança pra certificar. 2 - Torra: 26/08/25 3 - Puck: não uso WDT. Só preparo o puck pressionando o tamper até a parte de metal dele toda descer, conforme o manual abaixo: 4 - O sabor que sinto varia conforme a configuração, mas em geral, se a extração foi rápida fica muito ácido e se demora muito fica muito amargo. Estou seguindo aquela regra que tem no manual (extração boa é de 20 a 30s) mas vi o pessoal dizendo aqui pra não seguir mais isso e sim se guiar pelo gosto. 5 - Eu quero aquele saber doce, pouco ou nada ácido, parecendo um chocolate derretido. Tomei um espresso numa lanchonete que o cara usou uma capsula da marca Delta numa máquina simples também da Delta e foi o mais gostoso que tomei. Agora estou tentando reproduzir isso. A temperatura padrão da máquina é 92º e só testei essa e temperaturas acima (94 e 96º). Tenho ainda 88 e 90º disponíveis pra usar. 92º ainda é alto pra esse café? Eu vou fazer um novo teste com essas suas novas instruções e te direi o resultado. Agradeço pela ajuda! - Use balança para pesar a dose; - Use uma dose adequada para o filtro; - Filtro despressurizado se quiser qualidade; - Máxima estabilidade térmica possível. Aqueça todo o o grupo e porta-filtro. Aumente a temperatura para o máximo da sua máquina, que deve ser menos estável; - Use WDT, faz uma diferença bem grande; - Seja constante na compactação; - Esquece o tempo de extração e foca no sabor. - Se for possível, vá a uma cafeteria especializada que prepara o mesmo café que você usa para você ter uma referência; - Máquinas domésticas dificilmente vão alcançar o resultado de uma máquina profissional. Principalmente se não forem modificadas para uma pressão mais compatível. Porém, é possível conseguir boas extrações com um ótimo custo-benefício. 1 2 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
fernandoconte Postado 30 Agosto 2025 Denunciar Share Postado 30 Agosto 2025 Estou apanhando feio pra acertar com a Oster Maxima tb. Estou usando um blend proprio para expresso, torra média e nova. Minha config esta em: Moagem 13 15g de cafe Temp 88 Extracao em aprox 24/25 seg!!! Nao consigo encontrar doçura na bebida de jeito nenhum, em geral sinto a extracao sempre excessivamente amarga. O que vcs ajustariam? 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Jr Junior Postado 30 Agosto 2025 Denunciar Share Postado 30 Agosto 2025 2 horas atrás, fernandoconte disse: Estou apanhando feio pra acertar com a Oster Maxima tb. Estou usando um blend proprio para expresso, torra média e nova. Minha config esta em: Moagem 13 15g de cafe Temp 88 Extracao em aprox 24/25 seg!!! Nao consigo encontrar doçura na bebida de jeito nenhum, em geral sinto a extracao sempre excessivamente amarga. O que vcs ajustariam? Para otimizar a extração, eu recomendaria os seguintes ajustes: Moagem: ligeiramente mais grossa para melhorar o fluxo e evitar sobre-extração; Dose: trabalhar com 18 g de café, que costuma oferecer melhor equilíbrio entre doçura e corpo; Temperatura de extração: elevar para a faixa de 92 °C a 96 °C, o que favorece maior solubilidade dos compostos desejáveis; Parâmetro de referência: em vez de se prender apenas ao tempo, priorizar a análise sensorial e o comportamento do fluxo durante a extração. E, para ajustar com maior precisão, preciso saber: qual relação de preparo (ratio) você está utilizando no momento? 1 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
eldermarco Postado 31 Agosto 2025 Denunciar Share Postado 31 Agosto 2025 Não creio que o problema dele seja super extração. Ele deve estar confundindo um café acidez ou até aguado com amargor. Isso é super comum. Partindo da premissa de que um filtro despressurizado está sendo utilizado, bem como um café de qualidade, eu daria as seguintes sugestões: aumente a temperatura e afine a moagem. Garanta a máxima estabilidade térmica possível deixando o grupo e porta-filtro aquecer ao máximo. Dê flushes em falso antes da extração. E sem medo de ter um café saindo em 40s ou até mais. 4 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
fernandoconte Postado 31 Agosto 2025 Denunciar Share Postado 31 Agosto 2025 Sim, estou extraindo sempre um cafe duplo com o filtro despressurizado. E sim é um café de boa qualidade pensado para expresso. Eu baixei a temperatura pois achei que isso ajudou a reduzir um pouco o "possivel" amargor. De fato eu tenho duvidas se é amargor ou acidez em excesso, assumi que é amargor por causa da 'presença' desagradavel que fica no fundo da lingua. E a dose em 15g tb veio para tentar diminuir essa presença toda! Vou para os seguintes testes então - recomecar tudo com: 1. Temperatura no maximo 2. 18g 3. Moagem um pouco mais fina Fiquei com duvida sobre a pergunta do "ratio" ? Seria a relacao cafe/agua? Se sim estou extraindo 15g com aprox 60ml de agua aprox. Fiquei confuso pois nas respostas acabei tendo uma divergencia: o Jr supõe que estou tendo super-extracao e o Elder supoe que pode n ser isso. Hahaha... interessante a ciencia do café! Juro que achei que seria mais simples. :p Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
eldermarco Postado 31 Agosto 2025 Denunciar Share Postado 31 Agosto 2025 18 minutos atrás, fernandoconte disse: Fiquei com duvida sobre a pergunta do "ratio" ? Seria a relacao cafe/agua? Se sim estou extraindo 15g com aprox 60ml de agua aprox. Isso. No caso do espresso, é a razão entre o peso do pó de café utilizado no porta-filtro e o peso da bebida na xícara. Por exemplo, se você você usar 18g no porta-filtro e extrair 36g de bebida, o ratio será 18/36 = 1:2. Ou seja, para cada grama de pó você extraiu 2g de bebida. O ideal é considerar sempre o peso e não o volume extraído. Pode valer a pena tentar um ratio 1:3 no seu caso. Ou seja 18g de pó para 54g de bebida na xícara. Tome cuidado também para usar uma dose adequada para o filtro que você utiliza. Pouco pó é ruim e muito também. Cada filtro tem uma dose adequada, de acordo com o café que se está utilizando. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
fernandoconte Postado 31 Agosto 2025 Denunciar Share Postado 31 Agosto 2025 2 minutos atrás, eldermarco disse: Isso. No caso do espresso, é a razão entre o peso do pó de café utilizado no porta-filtro e o peso da bebida na xícara. Por exemplo, se você você usar 18g no porta-filtro e extrair 36g de bebida, o ratio será 18/36 = 1:2. Ou seja, para cada grama de pó você extraiu 2g de bebida. O ideal é considerar sempre o peso e não o volume extraído. Pode valer a pena tentar um ratio 1:3 no seu caso. Ou seja 18g de pó para 54g de bebida na xícara. Tome cuidado também para usar uma dose adequada para o filtro que você utiliza. Pouco pó é ruim e muito também. Cada filtro tem uma dose adequada, de acordo com o café que se está utilizando. Obrigado! Vou resetar tudo e volto com atualizações. Onde fui me meter kkkk... só queria um café saboroso. :p 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
eldermarco Postado 31 Agosto 2025 Denunciar Share Postado 31 Agosto 2025 O espresso é uma bebida mais difícil para extrair e acertar. Tem que estudar mais e ter mais paciência. Mas superada a dificuldade, vale cada gota. 3 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
fernandoconte Postado 31 Agosto 2025 Denunciar Share Postado 31 Agosto 2025 23 minutos atrás, eldermarco disse: O espresso é uma bebida mais difícil para extrair e acertar. Tem que estudar mais e ter mais paciência. Mas superada a dificuldade, vale cada gota. Vamos la: 18g / 60g (na xicara) Temp em 94 Moagem 12 Extração em 25 seg (no temporizador da maquina - que tem um atraso ao meu ver de 2 segundos) Gostei da crema e do corpo do café, o que me incomoda mais ainda é a sensacao de amargor excessivo q fica presente na boca! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
eldermarco Postado 31 Agosto 2025 Denunciar Share Postado 31 Agosto 2025 Sugiro dois testes: - Reduzir o ratio para 1:2 com a mesma moagem e verificar se o 'amargor' permanece; - Se positivo, possivelmente estamos falando de acidez e não de amargor. Em um bom café, o amargor costuma aparecer em extrações mais demoradas. Se chegar. Possivelmente seu café ficará sem graça antes disso. Nesse caso, mantenha o ratio de 1:2 e altere a moagem chegar em uma extração de 35-40s. Extrações com 20-30s são mais apropriados em máquinas profissionais ou cafés com torra bem desenvolvida. Mantenha grupo e porta-filtro aquecidos para não perder temperatura. Se a máquina tiver uma temperatura maior, coloque. 4 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
fernandoconte Postado 1 Setembro 2025 Denunciar Share Postado 1 Setembro 2025 Em 31/08/2025 at 13:07, eldermarco disse: Sugiro dois testes: - Reduzir o ratio para 1:2 com a mesma moagem e verificar se o 'amargor' permanece; - Se positivo, possivelmente estamos falando de acidez e não de amargor. Em um bom café, o amargor costuma aparecer em extrações mais demoradas. Se chegar. Possivelmente seu café ficará sem graça antes disso. Nesse caso, mantenha o ratio de 1:2 e altere a moagem chegar em uma extração de 35-40s. Extrações com 20-30s são mais apropriados em máquinas profissionais ou cafés com torra bem desenvolvida. Mantenha grupo e porta-filtro aquecidos para não perder temperatura. Se a máquina tiver uma temperatura maior, coloque. Bons progressos por aqui, impressionante como pequenos ajustes mudam tudo: Moagem em 10 Ratio 1:2 (18/36) Extração em 28 seg aprox Deixei a temperatura da máquina em 96 (máximo dela) Achei que o amargor excessivo sumiu e de fato parece que encontro mais acidez, infelizmente não consigo encontrar a esperada doçura. Minha hipótese agora é reduzir ainda mais a moagem (8 por exemplo) tentando buscar uma extração mais longa... 35 segundos por exemplo. Faz sentido? 2 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
eldermarco Postado 1 Setembro 2025 Denunciar Share Postado 1 Setembro 2025 Faz sentido, sim. Eu acho que você está indo no caminho certo. Eu imaginei que o amargor que você estava sentido era, na verdade, o resultado de uma subextração e não superextração. Você pode afinar mais a moagem e seguir testando. Quando eu tinha uma Breville, a maior parte das minhas extrações giravam em torno de 40s. 2 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
jcfmo Postado 3 Setembro 2025 Autor Denunciar Share Postado 3 Setembro 2025 Em 01/09/2025 at 16:29, eldermarco disse: Faz sentido, sim. Eu acho que você está indo no caminho certo. Eu imaginei que o amargor que você estava sentido era, na verdade, o resultado de uma subextração e não superextração. Você pode afinar mais a moagem e seguir testando. Quando eu tinha uma Breville, a maior parte das minhas extrações giravam em torno de 40s. Hoje, de manhã, estava tirando o expresso em 28segundos, que pra mim tava razoável. De tarde, começou a sair em 35 segundos sendo que eu não mexi e nem mudei nada... Será que a minha máquina está desregulando? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
eldermarco Postado 4 Setembro 2025 Denunciar Share Postado 4 Setembro 2025 8 minutos atrás, jcfmo disse: Será que a minha máquina está desregulando? Difícil dizer. Pode ter acontecido por N fatores. Porém, máquinas caseiras ter comportamentos mais irregulares. E se for em extrações seguidas, é quase certo que as extrações vão ficar diferentes. Pode ser outra coisa se o problema persistir, como o próprio café, na medida que o dias se passam. Você pode corrigir reajustando a moagem. O café pode ficar ruim para espresso se a torra for ficando muito antiga -- mais de um mês -- e o café não for congelado em porções. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
jcfmo Postado 4 Setembro 2025 Autor Denunciar Share Postado 4 Setembro 2025 5 minutos atrás, eldermarco disse: Difícil dizer. Pode ter acontecido por N fatores. Porém, máquinas caseiras ter comportamentos mais irregulares. E se for em extrações seguidas, é quase certo que as extrações vão ficar diferentes. Pode ser outra coisa se o problema persistir, como o próprio café, na medida que o dias se passam. Você pode corrigir reajustando a moagem. O café pode ficar ruim para espresso se a torra for ficando muito antiga -- mais de um mês -- e o café não for congelado em porções. É um café torrado recentemente, dia 26/08. Quando eu tiro o porta-filtro, ainda tem água acumulada mesmo com 35 seg... Será que a moagem tá fina demais? Apesar que de manhã tava fazendo em 28segundos... Hoje, desde manhã também, a máquina começou a pedir pra limpar ela com pastilha de limpeza mas ainda não tenho... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
eldermarco Postado 4 Setembro 2025 Denunciar Share Postado 4 Setembro 2025 A água acumulada em cima do puck é um indicativo de que você está usando uma dose menor do que suportado pelo cesto. Mas não creio que o seu problema tenha relação com isso. E nem com a limpeza da máquina. De qualquer maneira, se persistir você acerta na moagem. E só se você achar o café inferior a extração com 28s. E esqueça a ideia de que extrações devem sair dentro do intervalo 20-30s para ficar bom. Isso é só um parâmetro que, na minha opinião, mais atrapalha do que ajuda os iniciantes. Café bom é o café que você curte, saindo no 20, 30, 40 ou até 50s. Já fiz uma extração que demorou 1min e ficou sensacional. 1 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
fernandoconte Postado 15 Setembro 2025 Denunciar Share Postado 15 Setembro 2025 Sigo na jornada em busca de um espresso descente. As atualizações aqui são as seguintes: - Comprei um café mais simples pois estava gastando MUITO café bom tentando acertar, estou usando o Melita para Espresso - Comecei extraindo sem conseguir uma crema e o café um pouco aguado - Nesse momento estou no seguinte: Moagem em 7 Ratio 1:2 (18/36) Extração em 40 seg aprox Deixei a temperatura da máquina em 96 (máximo dela) A extração está um pouco "pingada", o que me leva a crer que a moagem deve ser maior --> minha preocupação se tempo de extração menor não vai acabar me deixando um café ruim novamente. O resultado disso foi positivo: consigo um café mais equilibrado, uma crema mínima (mas entendo que ok dentro do café que tenho), não encontro tanto amargor e sinto leve doçura. Começo a achar que posso evoluir para alguns acessórios daqui em diante (penso em começar com o WDT) e um tamper melhor. E principalmente tentar algo com um café melhor novamente. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
jcfmo Postado 15 Setembro 2025 Autor Denunciar Share Postado 15 Setembro 2025 1 hora atrás, fernandoconte disse: Sigo na jornada em busca de um espresso descente. As atualizações aqui são as seguintes: - Comprei um café mais simples pois estava gastando MUITO café bom tentando acertar, estou usando o Melita para Espresso - Comecei extraindo sem conseguir uma crema e o café um pouco aguado - Nesse momento estou no seguinte: Moagem em 7 Ratio 1:2 (18/36) Extração em 40 seg aprox Deixei a temperatura da máquina em 96 (máximo dela) A extração está um pouco "pingada", o que me leva a crer que a moagem deve ser maior --> minha preocupação se tempo de extração menor não vai acabar me deixando um café ruim novamente. O resultado disso foi positivo: consigo um café mais equilibrado, uma crema mínima (mas entendo que ok dentro do café que tenho), não encontro tanto amargor e sinto leve doçura. Começo a achar que posso evoluir para alguns acessórios daqui em diante (penso em começar com o WDT) e um tamper melhor. E principalmente tentar algo com um café melhor novamente. Eu voltei para o Melitta e me arrependi ainda mais. A primeira saca de Melitta que eu tinha comprado estava melhor e tinha conseguido fazer um espresso agradável mas essa segunda saca veio com esse gosto de queimado e dá dor de cabeça e suor no corpo. Quando acabar, vou tentar o café Sensação da Encantos já que o Agrado eu não acertei ou acertei e não gostei. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Jr Junior Postado 15 Setembro 2025 Denunciar Share Postado 15 Setembro 2025 7 horas atrás, jcfmo disse: Eu voltei para o Melitta e me arrependi ainda mais. A primeira saca de Melitta que eu tinha comprado estava melhor e tinha conseguido fazer um espresso agradável mas essa segunda saca veio com esse gosto de queimado e dá dor de cabeça e suor no corpo. Quando acabar, vou tentar o café Sensação da Encantos já que o Agrado eu não acertei ou acertei e não gostei. Procura um café especial com torra mais escura, essas máquinas com Thermobloco se dão melhor com esse tipo de torra. 3 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
jcfmo Postado 15 Setembro 2025 Autor Denunciar Share Postado 15 Setembro 2025 1 hora atrás, Jr Junior disse: Procura um café especial com torra mais escura, essas máquinas com Thermobloco se dão melhor com esse tipo de torra. Eu estava com o Agrado da Encantos que disseram que era o mais indicado pra essa máquina mas eu não gostei, ou não consegui acertar o ponto... Como eu gosto de café bem doce, vou testar o Sensação também da Encantos. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Jr Junior Postado 16 Setembro 2025 Denunciar Share Postado 16 Setembro 2025 1 hora atrás, jcfmo disse: Eu estava com o Agrado da Encantos que disseram que era o mais indicado pra essa máquina mas eu não gostei, ou não consegui acertar o ponto... Como eu gosto de café bem doce, vou testar o Sensação também da Encantos. Quando eu tinha a OPB, eu comprei um Orfeu com torra escura, (o Intenso), comprei no mercado mesmo, pela data de validade a torra não tinha 15 dias. Confesso que foi um café que me surpreendeu. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
jcfmo Postado 16 Setembro 2025 Autor Denunciar Share Postado 16 Setembro 2025 4 horas atrás, Jr Junior disse: Quando eu tinha a OPB, eu comprei um Orfeu com torra escura, (o Intenso), comprei no mercado mesmo, pela data de validade a torra não tinha 15 dias. Confesso que foi um café que me surpreendeu. Esse Orfeu Intenso parece ser do jeito que eu gosto, no site diz que tem alta doçura e acidez baixa além de torra escura. Vou comprar pra testar e te dou um feedback. Lembra as configurações que usou na sua OPB? Temperatura, ratio e moagem? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Jr Junior Postado 16 Setembro 2025 Denunciar Share Postado 16 Setembro 2025 7 horas atrás, jcfmo disse: Esse Orfeu Intenso parece ser do jeito que eu gosto, no site diz que tem alta doçura e acidez baixa além de torra escura. Vou comprar pra testar e te dou um feedback. Lembra as configurações que usou na sua OPB? Temperatura, ratio e moagem? A Moagem eu não lembro, temperatura 94, ratio 18 ~ 36. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
eldermarco Postado 16 Setembro 2025 Denunciar Share Postado 16 Setembro 2025 Demora bastante para aprender. Eu considero que só aprendi depois de 1 ano. E perdi muito café nesse processo. A paciência é importante. Eu recomendo usar um bom café com torra fresca e evitar cafés de supermercado. Compre o mais barato dentro dessa categoria, pensado para espresso. Uma torra mais escura ajuda, como foi citado acima. Também é bom ter alguma referência do que é uma boa extração indo em cafeterias especializadas. Porém, é difícil encontrar boas cafeterias, com uma barista que sabe o que está fazendo. Até nas especializadas costuma ter baristas que não sabem o que estão fazendo. Ler, estudar, anotar as coisas que faz e mudar uma coisa de cada vez é essencial para não perder o controle. Se não tiver um WDT, use um palito de dente como improviso. Já ajuda bastante. 2 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
eldermarco Postado 17 Setembro 2025 Denunciar Share Postado 17 Setembro 2025 Como exemplo -- e só exemplo -- eu tenho um vídeo que gravei com a minha antiga Breville após o mod para 9 bar de pressão. A extração vai do início ao fim. Começa em 2s no vídeo, quando eu aperto o botão, e termina quando eu solto ele, em 36s. O tempo total foi de 34s nesse caso e ratio 1:2 -- 20g de pó para 40g de bebida. O café ficou excelente. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Postagens recomendadas