Ir para conteúdo

Ajude um iniciante a passar o cafe Agrado na OPB Maxima

jcfmo

Postagens recomendadas

Olá, pessoal.

Sou recém-chegado no mundo dos expressos, tomava nas cafeterias e decidi ter em casa.

Comprei uma Oster Perfect Brew Máxima em 220v por ter mais potência e sobrecarregar menos os fios velhos que têm aqui no prédio. Creio que isso também ajude a manter a temperatura mais estável.

Enfim, eu estava usando o café Mellita em grãos, torra média e tinha chegado num sabor agradável pra mim. Porém, comprei o café Agrado da Encantos por recomendação do Thales e não estou conseguindo acertar o ponto dele, ou fica muito ácido ou muito amargo.

Já tentei várias combinações de moagem, temperatura, tempo e filtro despressurizado 1:1 e 1:2, mas nada funciona.

Tentei usar a recomendação pra essa máquina e café que é 1:2, moagem nível 11 e 27 segundos de extração e ficou ruim.

Estou apegado na regra dos 20 a 30 segundos que funcionava bem pro Mellita, mas pra esse Agrado não funciona.

Alguém sabe a "receita de bolo" pra esse café nessa mesma máquina usando os acessórios originais?

Obs.: Eu escaldo bem o porta filtro pra deixá-lo quente e também aqueço a xícara. Também uso água sem cloro do filtro de barro.

20250829_102601.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que antes de podermos te ajudar, acho que algumas perguntas você precisa responder que interferem no resultado final

• Qual dose está usando?

• Qual a data de torra do café?

• Está preparando o puck (wdt, tamper) de forma adequada antes da extração?

• Qual sabor que você esta sentido (ácido, amargo, doce, adstringente) que você considera ruim?

• Qual sabor você espera?

Outra coisa que é importante mencionar que cada café vai possuir uma moagem diferente e ela vai mudar durante o ciclo de envelhecimento do café, então ninguém vai poder te falar qual que é moagem ideal, vc vai ter que descobrir.

Sobre o café, ele possui uma torra média escura, então não é recomendado que a temperatura da maquina esteja muito alta e o tempo de extração seja muito longo pois ele tende a extrair mais os gostos amargos do café. 

Algumas dicas: defina uma dose fixa(por exemplo, 18 g), escolha um ratio (como 1:2,5) e uma temperatura, A partir daí, modifique apenas uma variável por vez:

• Se o café ficar amargo → engrosse;

• Se ficar ácido → afine.

Se mesmo assim não resolver, mantenha a moagem e ajuste a temperatura:

• Café ácido → aumente a temperatura;

• Café amargo → diminua a temperatura.

Por ultimo se nada resolver da variar a proporção,

•  Ratio menor→ café mais intenso, mais corpo, notas podem parecer mais amargas.

• Ratio maior → café mais leve, acidez mais perceptível, corpo mais suave.

Por ultimo se a preparação do puck não estiver correta, nada do que eu digitei acima vai funcionar :D

• Curtir 2
  • Agradeço 3
Link para o comentário

1 - Dose padrão da máquina pra 1 espresso: o manual fala que uma dose tem 13g e duas doses tem 19,5g mas o video review do Thales fala em 16,5g +/-. Não tenho balança pra certificar.

2 - Torra: 26/08/25

3 - Puck: não uso WDT. Só preparo o puck pressionando o tamper até a parte de metal dele toda descer, conforme o manual abaixo:

image.png.465e71ccd190a0b0e51f12c8d630df98.png

4 - O sabor que sinto varia conforme a configuração, mas em geral, se a extração foi rápida fica muito ácido e se demora muito fica muito amargo. Estou seguindo aquela regra que tem no manual (extração boa é de 20 a 30s) mas vi o pessoal dizendo aqui pra não seguir mais isso e sim se guiar pelo gosto.

5 - Eu quero aquele saber doce, pouco ou nada ácido, parecendo um chocolate derretido.

Tomei um espresso numa lanchonete que o cara usou uma capsula da marca Delta numa máquina simples também da Delta e foi o mais gostoso que tomei. Agora estou tentando reproduzir isso.

A temperatura padrão da máquina é 92º e só testei essa e temperaturas acima (94 e 96º). Tenho ainda 88 e 90º disponíveis pra usar. 92º ainda é alto pra esse café?

Eu vou fazer um novo teste com essas suas novas instruções e te direi o resultado.

Agradeço pela ajuda!

Link para o comentário

10 horas atrás, jcfmo disse:

Eu quero aquele saber doce, pouco ou nada ácido, parecendo um chocolate derretido.

Tomei um espresso numa lanchonete que o cara usou uma capsula da marca Delta numa máquina simples também da Delta e foi o mais gostoso que tomei. Agora estou tentando reproduzir isso.

Resposta franca e direta: compre uma máquina de cápsulas.

• Curtir 2
Link para o comentário

16 horas atrás, jcfmo disse:

1 - Dose padrão da máquina pra 1 espresso: o manual fala que uma dose tem 13g e duas doses tem 19,5g mas o video review do Thales fala em 16,5g +/-. Não tenho balança pra certificar.

2 - Torra: 26/08/25

3 - Puck: não uso WDT. Só preparo o puck pressionando o tamper até a parte de metal dele toda descer, conforme o manual abaixo:

image.png.465e71ccd190a0b0e51f12c8d630df98.png

4 - O sabor que sinto varia conforme a configuração, mas em geral, se a extração foi rápida fica muito ácido e se demora muito fica muito amargo. Estou seguindo aquela regra que tem no manual (extração boa é de 20 a 30s) mas vi o pessoal dizendo aqui pra não seguir mais isso e sim se guiar pelo gosto.

5 - Eu quero aquele saber doce, pouco ou nada ácido, parecendo um chocolate derretido.

A temperatura padrão da máquina é 92º e só testei essa e temperaturas acima (94 e 96º). Tenho ainda 88 e 90º disponíveis pra usar. 92º ainda é alto pra esse café?

Eu vou fazer um novo teste com essas suas novas instruções e te direi o resultado.

Agradeço pela ajuda!

- Use balança para pesar a dose;

- Use uma dose adequada para o filtro;

- Filtro despressurizado se quiser qualidade;

- Máxima estabilidade térmica possível. Aqueça todo o o grupo e porta-filtro. Aumente a temperatura para o máximo da sua máquina, que deve ser menos estável;

- Use WDT, faz uma diferença bem grande;

- Seja constante na compactação;

- Esquece o tempo de extração e foca no sabor.

- Se for possível, vá a uma cafeteria especializada que prepara o mesmo café que você usa para você ter uma referência;

- Máquinas domésticas dificilmente vão alcançar o resultado de uma máquina profissional. Principalmente se não forem modificadas para uma pressão mais compatível. Porém, é possível conseguir boas extrações com um ótimo custo-benefício.

• Curtir 1
  • Agradeço 2
Link para o comentário

Estou apanhando feio pra acertar com a Oster Maxima tb. Estou usando um blend proprio para expresso, torra média e nova.

Minha config esta em:

Moagem 13

15g de cafe

Temp 88

Extracao em aprox 24/25 seg!!!

Nao consigo encontrar doçura na bebida de jeito nenhum, em geral sinto a extracao sempre excessivamente amarga. O que vcs ajustariam?

• Agradeço 1
Link para o comentário

2 horas atrás, fernandoconte disse:

Estou apanhando feio pra acertar com a Oster Maxima tb. Estou usando um blend proprio para expresso, torra média e nova.

Minha config esta em:

Moagem 13

15g de cafe

Temp 88

Extracao em aprox 24/25 seg!!!

Nao consigo encontrar doçura na bebida de jeito nenhum, em geral sinto a extracao sempre excessivamente amarga. O que vcs ajustariam?

Para otimizar a extração, eu recomendaria os seguintes ajustes:

Moagem: ligeiramente mais grossa para melhorar o fluxo e evitar sobre-extração;

Dose: trabalhar com 18 g de café, que costuma oferecer melhor equilíbrio entre doçura e corpo;

Temperatura de extração: elevar para a faixa de 92 °C a 96 °C, o que favorece maior solubilidade dos compostos desejáveis;

Parâmetro de referência: em vez de se prender apenas ao tempo, priorizar a análise sensorial e o comportamento do fluxo durante a extração.

E, para ajustar com maior precisão, preciso saber: qual relação de preparo (ratio) você está utilizando no momento?

• Curtir 1
  • Agradeço 1
Link para o comentário

Não creio que o problema dele seja super extração. Ele deve estar confundindo um café acidez ou até aguado com amargor. Isso é super comum.

Partindo da premissa de que um filtro despressurizado está sendo utilizado, bem como um café de qualidade, eu daria as seguintes sugestões: aumente a temperatura e afine a moagem. Garanta a máxima estabilidade térmica possível deixando o grupo e porta-filtro aquecer ao máximo. Dê flushes em falso antes da extração. E sem medo de ter um café saindo em 40s ou até mais.

• Curtir 4
Link para o comentário

Sim, estou extraindo sempre um cafe duplo com o filtro despressurizado. E sim é um café de boa qualidade pensado para expresso.

Eu baixei a temperatura pois achei que isso ajudou a reduzir um pouco o "possivel" amargor.

De fato eu tenho duvidas se é amargor ou acidez em excesso, assumi que é amargor por causa da 'presença' desagradavel que fica no fundo da lingua.

E a dose em 15g tb veio para tentar diminuir essa presença toda!

Vou para os seguintes testes então - recomecar tudo com:

1. Temperatura no maximo

2. 18g

3. Moagem um pouco mais fina

Fiquei com duvida sobre a pergunta do "ratio" ? Seria a relacao cafe/agua? Se sim estou extraindo 15g com aprox 60ml de agua aprox. 

Fiquei confuso pois nas respostas acabei tendo uma divergencia: o Jr supõe que estou tendo super-extracao e o Elder supoe que pode n ser isso. Hahaha... interessante a ciencia do café! Juro que achei que seria mais simples. :p

Link para o comentário

18 minutos atrás, fernandoconte disse:

Fiquei com duvida sobre a pergunta do "ratio" ? Seria a relacao cafe/agua? Se sim estou extraindo 15g com aprox 60ml de agua aprox. 

Isso. No caso do espresso, é a razão entre o peso do pó de café utilizado no porta-filtro e o peso da bebida na xícara. Por exemplo, se você você usar 18g no porta-filtro e extrair 36g de bebida, o ratio será 18/36 = 1:2. Ou seja, para cada grama de pó você extraiu 2g de bebida. O ideal é considerar sempre o peso e não o volume extraído.

Pode valer a pena tentar um ratio 1:3 no seu caso. Ou seja 18g de pó para 54g de bebida na xícara. Tome cuidado também para usar uma dose adequada para o filtro que você utiliza. Pouco pó é ruim e muito também. Cada filtro tem uma dose adequada, de acordo com o café que se está utilizando. 

• Curtir 1
Link para o comentário

2 minutos atrás, eldermarco disse:

Isso. No caso do espresso, é a razão entre o peso do pó de café utilizado no porta-filtro e o peso da bebida na xícara. Por exemplo, se você você usar 18g no porta-filtro e extrair 36g de bebida, o ratio será 18/36 = 1:2. Ou seja, para cada grama de pó você extraiu 2g de bebida. O ideal é considerar sempre o peso e não o volume extraído.

Pode valer a pena tentar um ratio 1:3 no seu caso. Ou seja 18g de pó para 54g de bebida na xícara. Tome cuidado também para usar uma dose adequada para o filtro que você utiliza. Pouco pó é ruim e muito também. Cada filtro tem uma dose adequada, de acordo com o café que se está utilizando. 

Obrigado! Vou resetar tudo e volto com atualizações. Onde fui me meter kkkk... só queria um café saboroso. :p

• Haha 1
Link para o comentário

23 minutos atrás, eldermarco disse:

O espresso é uma bebida mais difícil para extrair e acertar. Tem que estudar mais e ter mais paciência. Mas superada a dificuldade, vale cada gota.

Vamos la:

18g / 60g (na xicara)

Temp em 94

Moagem 12

Extração em 25 seg (no temporizador da maquina - que tem um atraso ao meu ver de 2 segundos)

Gostei da crema e do corpo do café, o que me incomoda mais ainda é a sensacao de amargor excessivo q fica presente na boca! 

Link para o comentário

Sugiro dois testes:

- Reduzir o ratio para 1:2 com a mesma moagem e verificar se o 'amargor' permanece;

- Se positivo, possivelmente estamos falando de acidez e não de amargor. Em um bom café, o amargor costuma aparecer em extrações mais demoradas. Se chegar. Possivelmente seu café ficará sem graça antes disso. Nesse caso, mantenha o ratio de 1:2 e altere a moagem chegar em uma extração de 35-40s. Extrações com 20-30s são mais apropriados em máquinas profissionais ou cafés com torra bem desenvolvida.

Mantenha grupo e porta-filtro aquecidos para não perder temperatura. Se a máquina tiver uma temperatura maior, coloque. 

• Curtir 4
Link para o comentário

Em 31/08/2025 at 13:07, eldermarco disse:

Sugiro dois testes:

- Reduzir o ratio para 1:2 com a mesma moagem e verificar se o 'amargor' permanece;

- Se positivo, possivelmente estamos falando de acidez e não de amargor. Em um bom café, o amargor costuma aparecer em extrações mais demoradas. Se chegar. Possivelmente seu café ficará sem graça antes disso. Nesse caso, mantenha o ratio de 1:2 e altere a moagem chegar em uma extração de 35-40s. Extrações com 20-30s são mais apropriados em máquinas profissionais ou cafés com torra bem desenvolvida.

Mantenha grupo e porta-filtro aquecidos para não perder temperatura. Se a máquina tiver uma temperatura maior, coloque. 

Bons progressos por aqui, impressionante como pequenos ajustes mudam tudo:

• Moagem em 10
  • Ratio 1:2 (18/36)
  • Extração em 28 seg aprox
  • Deixei a temperatura da máquina em 96 (máximo dela)

Achei que o amargor excessivo sumiu e de fato parece que encontro mais acidez, infelizmente não consigo encontrar a esperada doçura. 
Minha hipótese agora é reduzir ainda mais a moagem (8 por exemplo) tentando buscar uma extração mais longa... 35 segundos por exemplo. Faz sentido?

• Curtir 2
Link para o comentário

Faz sentido, sim. Eu acho que você está indo no caminho certo. Eu imaginei que o amargor que você estava sentido era, na verdade, o resultado de uma subextração e não superextração. 

Você pode afinar mais a moagem e seguir testando. Quando eu tinha uma Breville, a maior parte das minhas extrações giravam em torno de 40s. 

• Curtir 2
Link para o comentário

Em 01/09/2025 at 16:29, eldermarco disse:

Faz sentido, sim. Eu acho que você está indo no caminho certo. Eu imaginei que o amargor que você estava sentido era, na verdade, o resultado de uma subextração e não superextração. 

Você pode afinar mais a moagem e seguir testando. Quando eu tinha uma Breville, a maior parte das minhas extrações giravam em torno de 40s. 

Hoje, de manhã, estava tirando o expresso em 28segundos, que pra mim tava razoável. De tarde, começou a sair em 35 segundos sendo que eu não mexi e nem mudei nada...

Será que a minha máquina está desregulando?

Link para o comentário

8 minutos atrás, jcfmo disse:

Será que a minha máquina está desregulando?

Difícil dizer. Pode ter acontecido por N fatores. Porém, máquinas caseiras ter comportamentos mais irregulares. E se for em extrações seguidas, é quase certo que as extrações vão ficar diferentes. Pode ser outra coisa se o problema persistir, como o próprio café, na medida que o dias se passam. Você pode corrigir reajustando a moagem.

O café pode ficar ruim para espresso se a torra for ficando muito antiga -- mais de um mês -- e o café não for congelado em porções.

• Agradeço 1
Link para o comentário

5 minutos atrás, eldermarco disse:

Difícil dizer. Pode ter acontecido por N fatores. Porém, máquinas caseiras ter comportamentos mais irregulares. E se for em extrações seguidas, é quase certo que as extrações vão ficar diferentes. Pode ser outra coisa se o problema persistir, como o próprio café, na medida que o dias se passam. Você pode corrigir reajustando a moagem.

O café pode ficar ruim para espresso se a torra for ficando muito antiga -- mais de um mês -- e o café não for congelado em porções.

É um café torrado recentemente, dia 26/08. Quando eu tiro o porta-filtro, ainda tem água acumulada mesmo com 35 seg... Será que a moagem tá fina demais? Apesar que de manhã tava fazendo em 28segundos...

Hoje, desde manhã também, a máquina começou a pedir pra limpar ela com pastilha de limpeza mas ainda não tenho...

Link para o comentário

A água acumulada em cima do puck é um indicativo de que você está usando uma dose menor do que suportado pelo cesto. 

Mas não creio que o seu problema tenha relação com isso. E nem com a limpeza da máquina. De qualquer maneira, se persistir você acerta na moagem. E só se você achar o café inferior a extração com 28s.

E esqueça a ideia de que extrações devem sair dentro do intervalo 20-30s para ficar bom. Isso é só um parâmetro que, na minha opinião, mais atrapalha do que ajuda os iniciantes. Café bom é o café que você curte, saindo no 20, 30, 40 ou até 50s. Já fiz uma extração que demorou 1min e ficou sensacional.

• Curtir 1
  • Agradeço 1
Link para o comentário

• 2 weeks later...

Sigo na jornada em busca de um espresso descente. As atualizações aqui são as seguintes:
- Comprei um café mais simples pois estava gastando MUITO café bom tentando acertar, estou usando o Melita para Espresso
- Comecei extraindo sem conseguir uma crema e o café um pouco aguado
- Nesse momento estou no seguinte:

• Moagem em 7
  • Extração em 40 seg aprox
  • A extração está um pouco "pingada", o que me leva a crer que a moagem deve ser maior --> minha preocupação se tempo de extração menor não vai acabar me deixando um café ruim novamente. 

O resultado disso foi positivo: consigo um café mais equilibrado, uma crema mínima (mas entendo que ok dentro do café que tenho), não encontro tanto amargor e sinto leve doçura. Começo a achar que posso evoluir para alguns acessórios daqui em diante (penso em começar com o WDT) e um tamper melhor. E principalmente tentar algo com um café melhor novamente.

• Curtir 1
Link para o comentário

1 hora atrás, fernandoconte disse:

Sigo na jornada em busca de um espresso descente. As atualizações aqui são as seguintes:
- Comprei um café mais simples pois estava gastando MUITO café bom tentando acertar, estou usando o Melita para Espresso
- Comecei extraindo sem conseguir uma crema e o café um pouco aguado
- Nesse momento estou no seguinte:

• Moagem em 7
  • Extração em 40 seg aprox
  • A extração está um pouco "pingada", o que me leva a crer que a moagem deve ser maior --> minha preocupação se tempo de extração menor não vai acabar me deixando um café ruim novamente. 

O resultado disso foi positivo: consigo um café mais equilibrado, uma crema mínima (mas entendo que ok dentro do café que tenho), não encontro tanto amargor e sinto leve doçura. Começo a achar que posso evoluir para alguns acessórios daqui em diante (penso em começar com o WDT) e um tamper melhor. E principalmente tentar algo com um café melhor novamente.

Eu voltei para o Melitta e me arrependi ainda mais. A primeira saca de Melitta que eu tinha comprado estava melhor e tinha conseguido fazer um espresso agradável mas essa segunda saca veio com esse gosto de queimado e dá dor de cabeça e suor no corpo. Quando acabar, vou tentar o café Sensação da Encantos já que o Agrado eu não acertei ou acertei e não gostei.

Link para o comentário

7 horas atrás, jcfmo disse:

Eu voltei para o Melitta e me arrependi ainda mais. A primeira saca de Melitta que eu tinha comprado estava melhor e tinha conseguido fazer um espresso agradável mas essa segunda saca veio com esse gosto de queimado e dá dor de cabeça e suor no corpo. Quando acabar, vou tentar o café Sensação da Encantos já que o Agrado eu não acertei ou acertei e não gostei.

Procura um café especial com torra mais escura, essas máquinas com Thermobloco se dão melhor com esse tipo de torra.

• Curtir 3
Link para o comentário

1 hora atrás, Jr Junior disse:

Procura um café especial com torra mais escura, essas máquinas com Thermobloco se dão melhor com esse tipo de torra.

Eu estava com o Agrado da Encantos que disseram que era o mais indicado pra essa máquina mas eu não gostei, ou não consegui acertar o ponto...

Como eu gosto de café bem doce, vou testar o  Sensação também da Encantos.

Link para o comentário

1 hora atrás, jcfmo disse:

Eu estava com o Agrado da Encantos que disseram que era o mais indicado pra essa máquina mas eu não gostei, ou não consegui acertar o ponto...

Como eu gosto de café bem doce, vou testar o  Sensação também da Encantos.

Quando eu tinha a OPB, eu comprei um Orfeu com torra escura, (o Intenso), comprei no mercado mesmo, pela data de validade a torra não tinha 15 dias. Confesso que foi um café que me surpreendeu. 

• Curtir 1
Link para o comentário

4 horas atrás, Jr Junior disse:

Quando eu tinha a OPB, eu comprei um Orfeu com torra escura, (o Intenso), comprei no mercado mesmo, pela data de validade a torra não tinha 15 dias. Confesso que foi um café que me surpreendeu. 

Esse Orfeu Intenso parece ser do jeito que eu gosto, no site diz que tem alta doçura e acidez baixa além de torra escura. Vou comprar pra testar e te dou um feedback. Lembra as configurações que usou na sua OPB? Temperatura, ratio e moagem?

Link para o comentário

7 horas atrás, jcfmo disse:

Esse Orfeu Intenso parece ser do jeito que eu gosto, no site diz que tem alta doçura e acidez baixa além de torra escura. Vou comprar pra testar e te dou um feedback. Lembra as configurações que usou na sua OPB? Temperatura, ratio e moagem?

A Moagem eu não lembro, temperatura 94, ratio 18 ~ 36.

• Agradeço 1
Link para o comentário

Demora bastante para aprender. Eu considero que só aprendi depois de 1 ano. E perdi muito café nesse processo. A paciência é importante.

Eu recomendo usar um bom café com torra fresca e evitar cafés de supermercado. Compre o mais barato dentro dessa categoria, pensado para espresso. Uma torra mais escura ajuda, como foi citado acima. Também é bom ter alguma referência do que é uma boa extração indo em cafeterias especializadas. Porém, é difícil encontrar boas cafeterias, com uma barista que sabe o que está fazendo. Até nas especializadas costuma ter baristas que não sabem o que estão fazendo.

Ler, estudar, anotar as coisas que faz e mudar uma coisa de cada vez é essencial para não perder o controle. Se não tiver um WDT, use um palito de dente como improviso. Já ajuda bastante. 

• Agradeço 2
Link para o comentário

Como exemplo -- e só exemplo -- eu tenho um vídeo que gravei com a minha antiga Breville após o mod para 9 bar de pressão. A extração vai do início ao fim. Começa em 2s no vídeo, quando eu aperto o botão, e termina quando eu solto ele, em 36s. O tempo total foi de 34s nesse caso e ratio 1:2 -- 20g de pó para 40g de bebida. O café ficou excelente.

• Agradeço 1
Link para o comentário