ivoesazevedo Postado 17 Setembro 2025 Denunciar Share Postado 17 Setembro 2025 A Baden tem um Bourbon Vermelho do Tomio Fukuda que é o padrão deles e eu uso diariamente em casa, para espresso. Na minha experiência, é um café confortável, não agressivo e, apesar de não se colocar como de doçura extrema, serve bem para aprender a ajustar a máquina e, quiçá, como o café preferencial "para não errar". Sirvo esse para todas as visitas que não apreciam acidez em espresso (ou seja, TODAS as visitas, hahaha). Recomendo. https://loja.badentorrefacao.com.br/cafes-especiais/cafe-especial-bourbon-vermelho?variant_id=101 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
jcfmo Postado 18 Outubro 2025 Autor Denunciar Share Postado 18 Outubro 2025 Em 15/09/2025 at 22:22, Jr Junior disse: Quando eu tinha a OPB, eu comprei um Orfeu com torra escura, (o Intenso), comprei no mercado mesmo, pela data de validade a torra não tinha 15 dias. Confesso que foi um café que me surpreendeu. Comprei o Orfeu Intenso. Torra: 18/09/25 (30 dias hoje) Configuração: Moagem 15, Temperatura 88º, Filtro despressurizado simples, quantidade de café moído e de água padrão de fábrica para 1 espresso (15g/30ml). Extração entre 25 e 27seg com fluxo razoavelmente constante. Escaldei o filtro e o porta-filtro antes. Resultado: Boa crema, bom corpo, acidez quase nenhuma, sem amargor e doçura razoável. Creio que consegui fazer um espresso até melhor que o da cafeteria que vou. Nas primeiras extrações, estava um gosto adstringente terrível, daí observei uns furos no puck e coloquei mais força na compressão e daí resolveu. Será que se eu aumentar a temperatura vou conseguir extrair um sabor ainda melhor? @Jr Junior Agradeço sua indicação @Jr Junior e a ajuda de todos os demais. Fazia tempo que eu não conseguia tomar um espresso bom. 2 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Jr Junior Postado 19 Outubro 2025 Denunciar Share Postado 19 Outubro 2025 23 horas atrás, jcfmo disse: Será que se eu aumentar a temperatura vou conseguir extrair um sabor ainda melhor? Eu pensei que você já tinha vendido sua Máquina. 88º É uma boa temperatura, para efeito de teste eu subiria até 90 ~ 94º. Fico feliz em saber que acertou. Café Espresso é assim mesmo: erro, acerto, dedicação, anotações, estudo e tempo. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
jcfmo Postado 25 Outubro 2025 Autor Denunciar Share Postado 25 Outubro 2025 Em 19/10/2025 at 17:01, Jr Junior disse: Eu pensei que você já tinha vendido sua Máquina. 88º É uma boa temperatura, para efeito de teste eu subiria até 90 ~ 94º. Fico feliz em saber que acertou. Café Espresso é assim mesmo: erro, acerto, dedicação, anotações, estudo e tempo. Percebi que estou errando na hora de fazer o puck... Eu só tenho os acessórios originais da máquina então não consigo ter consistência na hora de fazer o puck. Então por isso que uma hora o café sai bom e outra ruim. Uma hora fica com água sobrando no puck, outra com furos, outra com lama... Vi falaram que essas máquinas caseiras têm muita pressão e por isso, mesmo compactando bem, pode haver os furos onde a água faz o caminho preferencial. Pelo visto, terei que comprar o kit WDT com distribuidor etc pra conseguir ter consistência na hora de fazer o puck. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
eldermarco Postado 25 Outubro 2025 Denunciar Share Postado 25 Outubro 2025 Os acessórios são importantes. Principalmente o WDT, que você pode improvisar um palito de dente até ter ele. Quanto a água sobrando em cima do bolo, possivelmente está relacionado com a dose no filtro. Você deve ter utilizado uma dose menor do que a dose adequada para esse filtro, sobra muito espaço entre o chuveiro e o bolo e o sistema não consegue absorver essa água quando concluir a extração. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Jr Junior Postado 25 Outubro 2025 Denunciar Share Postado 25 Outubro 2025 8 horas atrás, jcfmo disse: Percebi que estou errando na hora de fazer o puck... Eu só tenho os acessórios originais da máquina então não consigo ter consistência na hora de fazer o puck. Então por isso que uma hora o café sai bom e outra ruim. Uma hora fica com água sobrando no puck, outra com furos, outra com lama... Vi falaram que essas máquinas caseiras têm muita pressão e por isso, mesmo compactando bem, pode haver os furos onde a água faz o caminho preferencial. Pelo visto, terei que comprar o kit WDT com distribuidor etc pra conseguir ter consistência na hora de fazer o puck. Algumas orientações que podem te ajudar: Além do WDT: Use um bom tamper com mola: ele garante uma compactação mais uniforme e consistente do café. Considere trocar a OPV por uma de 9 bar, se for possível na sua máquina. Isso ajuda a manter uma pressão mais adequada na extração. O moedor acoplado parece ser uma melhoria em relação à versão anterior da sua máquina, embora não seja possível afirmar até que ponto isso impacta na qualidade final. Se possível, invista em um moedor dedicado de boa qualidade. Ele faz bastante diferença na consistência da moagem e, consequentemente, na extração do espresso. Ajuste a dose de café gradualmente: se você está usando 15 g, experimente aumentar aos poucos até cerca de 18 g, observando o resultado em cada extração. Ah, quase ia me esquecendo: use água mineral! Pode parecer bobagem, mas a água faz toda a diferença no sabor do café. Eu indico a Água Prata. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Postagens recomendadas