Ir para conteúdo

Estou em dúvida para escolher um novo moedor - K6, Kmax ou Bravito

Gerson Azevedo

Postagens recomendadas

Bom dia!
Primeiramente, um pouco de mim. Estou há 3 anos no mundo do café e nos últimos 2 anos tenho usado um moedor K1 e apenas cafés especiais diariamente feitos pelo v60, algumas vezes aeropress e muito raramente moca e prensa francesa. Não tenho interesse em expresso no momento. Meu maior prazer ao tomar um café é distinguir as notas e apreciar os diferentes sabores.

Procuro um moedor novo pois vi que o k1 não entrega uma bebida tão limpa. Lendo, no entanto, percebi que para meu caso há algumas recomendações, como K6 (Maior custo beneficio), Kmax (clareza absoluta), Bravito (muito bom para expresso e coados, brasileiro com facilidade de reposição).

No entanto, minha maior duvida é, vou ter uma diferença significativa entre eles ou é algo ínfimo que só perceberia com muito cuidado e para o dia a dia é quase irrelevante?
Se eu utilizar o Bravito vou perder muito da clareza do Kmax? Vou perceber realmente uma diferença? 

Desde já, agradeço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

58 minutos atrás, Gerson Azevedo disse:

Bom dia!
Primeiramente, um pouco de mim. Estou há 3 anos no mundo do café e nos últimos 2 anos tenho usado um moedor K1 e apenas cafés especiais diariamente feitos pelo v60, algumas vezes aeropress e muito raramente moca e prensa francesa. Não tenho interesse em expresso no momento. Meu maior prazer ao tomar um café é distinguir as notas e apreciar os diferentes sabores.

Procuro um moedor novo pois vi que o k1 não entrega uma bebida tão limpa. Lendo, no entanto, percebi que para meu caso há algumas recomendações, como K6 (Maior custo beneficio), Kmax (clareza absoluta), Bravito (muito bom para expresso e coados, brasileiro com facilidade de reposição).

No entanto, minha maior duvida é, vou ter uma diferença significativa entre eles ou é algo ínfimo que só perceberia com muito cuidado e para o dia a dia é quase irrelevante?
Se eu utilizar o Bravito vou perder muito da clareza do Kmax? Vou perceber realmente uma diferença? 

Desde já, agradeço.

Cara não vejo que o K6 seria indicado para esse uso!

Tbm não vejo Bravito nessa posição!

Como o amigo disse ZP6 sim aí vc teria um resultado nesse sentido!

Mas assim eu testaria um moedor Tipo o Modus C3 com acidez mais ressaltada!

Falo isso porque tenho o K1 e em cafés com notas mais ácidas o Modus C3 manda muito bem!

• Curtir 1
  • Agradeço 1
Link para o comentário

Pessoal, mas a grande questão não é apenas o resultado final, é a proximidade entre eles. Sei que todos esses moedores são muito bons e tem seus pontos de destaque. Mas, a grande questão é: A diferença é tão perceptível assim?
Exemplo: Usando o Bravito eu chegaria perto da clareza de um kmax? o K6 chega até onde?
O melhor por melhor sei que existe, mas a questão não é resultado final, é proximidade do resultado final.

Link para o comentário

1 hora atrás, Gerson Azevedo disse:

Acho que isso depende muito também de outros fatores, principalmente: sua capacidade sensorial e água utilizada. Sobre a água, tem controle sobre alcalinidade, dureza e ph?

Dito isso, para clareza de notas em coado, a escolha geralmente é ZP6 ou Pietro (curiosamente surgiu um aqui no fórum hoje). Mas eu gosto de fazer a menção honrosa ao K6, que entrega bastante clareza mesmo sendo um moedor "mais barato". Hoje tenho o ZP6, mas me arrependi bastante na época que vendi o meu K6. Pro meu nível de sensorial, bastava. Eu sou muito metódico com meu preparo de água, mas não tenho o costume de praticar cuppings para melhorar a minha capacidade sensorial...

• Agradeço 1
Link para o comentário

2 minutos atrás, raphaelanjos1 disse:

Acho que isso depende muito também de outros fatores, principalmente: sua capacidade sensorial e água utilizada. Sobre a água, tem controle sobre alcalinidade, dureza e ph?

Dito isso, para clareza de notas em coado, a escolha geralmente é ZP6 ou Pietro (curiosamente surgiu um aqui no fórum hoje). Mas eu gosto de fazer a menção honrosa ao K6, que entrega bastante clareza mesmo sendo um moedor "mais barato". Hoje tenho o ZP6, mas me arrependi bastante na época que vendi o meu K6. Pro meu nível de sensorial, bastava. Eu sou muito metódico com meu preparo de água, mas não tenho o costume de praticar cuppings para melhorar a minha capacidade sensorial...

Olá, sobre a água, eu procuro comprar água mineral mais próxima do ideal, mas não tenho total controle. 
A capacidade sensorial é com tempo mesmo, vi que estagnei um pouco e por isso queria upgrade de moedor.
Mas gostei muito dessa sua experiencia com K6. É isso que penso, pro meu nível sensorial, vai fazer muita diferença?
Sei que saindo do K1, ir para o K6 já é uma grande evolução, mas gosto muito do bravito no geral, ser brasileiro, fácil de comprar peças, etc
Só que não queria ir para um novo moedor em que eu perdesse a chance de ter uma boa clareza.
Você acredita que o Bravito me proporcionaria uma experiencia próxima ao ZP6? Ou seria como se os resultados fossem diferentes como céus e terra?

Link para o comentário

26 minutos atrás, Gerson Azevedo disse:

Pessoal, mas a grande questão não é apenas o resultado final, é a proximidade entre eles. Sei que todos esses moedores são muito bons e tem seus pontos de destaque. Mas, a grande questão é: A diferença é tão perceptível assim?
Exemplo: Usando o Bravito eu chegaria perto da clareza de um kmax? o K6 chega até onde?
O melhor por melhor sei que existe, mas a questão não é resultado final, é proximidade do resultado final.

Eu tenho o K6, K-Ultra e o ZP6. E também o Bravito, mas esse eu concordo com os colegas acima.  

A menos que você tenha um paladar muito apurado, eu acho que você não vai perceber tanta diferença entre os três primeiros que eu citei. Talvez no teste lado a lado, mas no dia a dia você não deve notar. Eu achei que o ZP6 faria uma grande diferença pra mim em relação aos outros dois, mas pareceu igual. Pode ser o meu paladar que não é tão apurado ou até o olfato, que não é mais a mesma coisa depois do covid, ou porque a diferença é sutil mesmo. Se for o seu caso e você quer economizar, eu iria de K6. 

• Agradeço 1
Link para o comentário

Olá Gerson ! Seja bem vindo, essa aventura e estes próximos passos são uma delicia : ) 

Você recebeu ótimos conselhos acima, por favor me permita tangenciar um pouco e sugerir algo diferente: 

O Bravito ( Bravo it ) tem uma mó especifica para coados ( Custa em torno de 150 reais ) Então caso opte por ele, além de toda a garantia de qualidade de um produto Bravo, você vai ter um moinho excelente para coados com a mó dedicada, e quando você for para o espresso, vai ter um moinho excepcional para espresso também. 

Um grande abraço !

• Curtir 1
  • Agradeço 1
Link para o comentário

5 horas atrás, eldermarco disse:

A menos que você tenha um paladar muito apurado, eu acho que você não vai perceber tanta diferença entre os três primeiros que eu citei. Talvez no teste lado a lado, mas no dia a dia você não deve notar. Eu achei que o ZP6 faria uma grande diferença pra mim em relação aos outros dois, mas pareceu igual. Pode ser o meu paladar que não é tão apurado ou até o olfato, que não é mais a mesma coisa depois do covid, ou porque a diferença é sutil mesmo. Se for o seu caso e você quer economizar, eu iria de K6. 

2 horas atrás, Allexlimaa2 disse:

O Bravito ( Bravo it ) tem uma mó especifica para coados ( Custa em torno de 150 reais ) Então caso opte por ele, além de toda a garantia de qualidade de um produto Bravo, você vai ter um moinho excelente para coados com a mó dedicada, e quando você for para o espresso, vai ter um moinho excepcional para espresso também. 

Primeiramente, muito obrigado!
Com base nisso agora vou pensar entre k6 e Bravito com mó modificada.
O custo beneficio do k6 é gigante, contudo o Bravito é bem interessante, gosto bastante do modelo robusto e materiais de alta qualidade.
Até final do ano vou descobrir. 
Novamente, muito obrigado a todos.

• Curtir 1
Link para o comentário

19 horas atrás, Gerson Azevedo disse:

Você acredita que o Bravito me proporcionaria uma experiencia próxima ao ZP6? Ou seria como se os resultados fossem diferentes como céus e terra?

Eu ACHO que não, mas também não testei a mó especifica para coados. Mas um ponto que vale ressaltar: o ZP6 sacrifica um pouco do corpo do café em prol da clareza das notas. Então alguns cafés podem ficar com aquela textura "tea like". Não é todo café que funciona legal com o ZP6. Eu tomo poucos coados, sou um cara mais do espresso, mas quando pego um café mais frutado ou mais delicado, com um processamento/variedade diferente, até mesmo os gringos, procuro fazer um coado com o ZP6, cuidar da água etc. Ele é um moedor muito legal pra ter uma experiência diferenciada, mas não é pro dia-a-dia de todo mundo. Agora se vc é um apreciador dos coados e quer evoluir tua capacidade sensorial com o tempo, acho que seria uma boa escolha. Mesmo não tomando tantos coados eu vou manter o meu ZP6 na bancada, já me arrependi de ter vendido o K6, não quero passar por isso novamente :D.

Essa versatilidade do Bravito também é bem legal, com o mesmo moedor e as mós diferentes, você pode moer para espresso e coado.

• Agradeço 1
Link para o comentário

21 horas atrás, Gerson Azevedo disse:

A minha experiência é que o ZP6 é um salto grande em relacao ao K6, Comandante, K4, K2 e K1, mas K2 e K1 nao testei lado a lado. Bravito usei apenas por 1 mes e faz muito tempo, meu sensorial era muito mais imaturo e a memoria ficou longe, mas chuto que esta mais proximo do K6 que o ZP6, e tbm nao testei as mós de coado nele.

Ja o Pietro e ZP6 acho bem próximos, assim como o Comandante C40 e K6, e por isso vendi o Comandante e fiquei com o K6.

Resumindo, pra coados, com a experiência que eu tenho hoje, recomendaria o K6 se quiser gastar menos e o ZP6 se quiser algo mais definitivo, mas um é um bom salto e outro um salto gigante pro K1.

• Curtir 1
  • Agradeço 1
Link para o comentário

• 1 month later...