Gerson Azevedo Postado 28 Setembro 2025 Denunciar Share Postado 28 Setembro 2025 Bom dia! Primeiramente, um pouco de mim. Estou há 3 anos no mundo do café e nos últimos 2 anos tenho usado um moedor K1 e apenas cafés especiais diariamente feitos pelo v60, algumas vezes aeropress e muito raramente moca e prensa francesa. Não tenho interesse em expresso no momento. Meu maior prazer ao tomar um café é distinguir as notas e apreciar os diferentes sabores. Procuro um moedor novo pois vi que o k1 não entrega uma bebida tão limpa. Lendo, no entanto, percebi que para meu caso há algumas recomendações, como K6 (Maior custo beneficio), Kmax (clareza absoluta), Bravito (muito bom para expresso e coados, brasileiro com facilidade de reposição). No entanto, minha maior duvida é, vou ter uma diferença significativa entre eles ou é algo ínfimo que só perceberia com muito cuidado e para o dia a dia é quase irrelevante? Se eu utilizar o Bravito vou perder muito da clareza do Kmax? Vou perceber realmente uma diferença? Desde já, agradeço. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
kbssadnb Postado 28 Setembro 2025 Denunciar Share Postado 28 Setembro 2025 1zpresso Zp6 é o mais indicado pra clareza, superior ao kmax. 2 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
charbel123 Postado 28 Setembro 2025 Denunciar Share Postado 28 Setembro 2025 58 minutos atrás, Gerson Azevedo disse: Bom dia! Primeiramente, um pouco de mim. Estou há 3 anos no mundo do café e nos últimos 2 anos tenho usado um moedor K1 e apenas cafés especiais diariamente feitos pelo v60, algumas vezes aeropress e muito raramente moca e prensa francesa. Não tenho interesse em expresso no momento. Meu maior prazer ao tomar um café é distinguir as notas e apreciar os diferentes sabores. Procuro um moedor novo pois vi que o k1 não entrega uma bebida tão limpa. Lendo, no entanto, percebi que para meu caso há algumas recomendações, como K6 (Maior custo beneficio), Kmax (clareza absoluta), Bravito (muito bom para expresso e coados, brasileiro com facilidade de reposição). No entanto, minha maior duvida é, vou ter uma diferença significativa entre eles ou é algo ínfimo que só perceberia com muito cuidado e para o dia a dia é quase irrelevante? Se eu utilizar o Bravito vou perder muito da clareza do Kmax? Vou perceber realmente uma diferença? Desde já, agradeço. Cara não vejo que o K6 seria indicado para esse uso! Tbm não vejo Bravito nessa posição! Como o amigo disse ZP6 sim aí vc teria um resultado nesse sentido! Mas assim eu testaria um moedor Tipo o Modus C3 com acidez mais ressaltada! Falo isso porque tenho o K1 e em cafés com notas mais ácidas o Modus C3 manda muito bem! 1 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gerson Azevedo Postado 28 Setembro 2025 Autor Denunciar Share Postado 28 Setembro 2025 Pessoal, mas a grande questão não é apenas o resultado final, é a proximidade entre eles. Sei que todos esses moedores são muito bons e tem seus pontos de destaque. Mas, a grande questão é: A diferença é tão perceptível assim? Exemplo: Usando o Bravito eu chegaria perto da clareza de um kmax? o K6 chega até onde? O melhor por melhor sei que existe, mas a questão não é resultado final, é proximidade do resultado final. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
raphaelanjos1 Postado 28 Setembro 2025 Denunciar Share Postado 28 Setembro 2025 1 hora atrás, Gerson Azevedo disse: No entanto, minha maior duvida é, vou ter uma diferença significativa entre eles ou é algo ínfimo que só perceberia com muito cuidado e para o dia a dia é quase irrelevante? Acho que isso depende muito também de outros fatores, principalmente: sua capacidade sensorial e água utilizada. Sobre a água, tem controle sobre alcalinidade, dureza e ph? Dito isso, para clareza de notas em coado, a escolha geralmente é ZP6 ou Pietro (curiosamente surgiu um aqui no fórum hoje). Mas eu gosto de fazer a menção honrosa ao K6, que entrega bastante clareza mesmo sendo um moedor "mais barato". Hoje tenho o ZP6, mas me arrependi bastante na época que vendi o meu K6. Pro meu nível de sensorial, bastava. Eu sou muito metódico com meu preparo de água, mas não tenho o costume de praticar cuppings para melhorar a minha capacidade sensorial... 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gerson Azevedo Postado 28 Setembro 2025 Autor Denunciar Share Postado 28 Setembro 2025 2 minutos atrás, raphaelanjos1 disse: Acho que isso depende muito também de outros fatores, principalmente: sua capacidade sensorial e água utilizada. Sobre a água, tem controle sobre alcalinidade, dureza e ph? Dito isso, para clareza de notas em coado, a escolha geralmente é ZP6 ou Pietro (curiosamente surgiu um aqui no fórum hoje). Mas eu gosto de fazer a menção honrosa ao K6, que entrega bastante clareza mesmo sendo um moedor "mais barato". Hoje tenho o ZP6, mas me arrependi bastante na época que vendi o meu K6. Pro meu nível de sensorial, bastava. Eu sou muito metódico com meu preparo de água, mas não tenho o costume de praticar cuppings para melhorar a minha capacidade sensorial... Olá, sobre a água, eu procuro comprar água mineral mais próxima do ideal, mas não tenho total controle. A capacidade sensorial é com tempo mesmo, vi que estagnei um pouco e por isso queria upgrade de moedor. Mas gostei muito dessa sua experiencia com K6. É isso que penso, pro meu nível sensorial, vai fazer muita diferença? Sei que saindo do K1, ir para o K6 já é uma grande evolução, mas gosto muito do bravito no geral, ser brasileiro, fácil de comprar peças, etc Só que não queria ir para um novo moedor em que eu perdesse a chance de ter uma boa clareza. Você acredita que o Bravito me proporcionaria uma experiencia próxima ao ZP6? Ou seria como se os resultados fossem diferentes como céus e terra? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
eldermarco Postado 28 Setembro 2025 Denunciar Share Postado 28 Setembro 2025 26 minutos atrás, Gerson Azevedo disse: Pessoal, mas a grande questão não é apenas o resultado final, é a proximidade entre eles. Sei que todos esses moedores são muito bons e tem seus pontos de destaque. Mas, a grande questão é: A diferença é tão perceptível assim? Exemplo: Usando o Bravito eu chegaria perto da clareza de um kmax? o K6 chega até onde? O melhor por melhor sei que existe, mas a questão não é resultado final, é proximidade do resultado final. Eu tenho o K6, K-Ultra e o ZP6. E também o Bravito, mas esse eu concordo com os colegas acima. A menos que você tenha um paladar muito apurado, eu acho que você não vai perceber tanta diferença entre os três primeiros que eu citei. Talvez no teste lado a lado, mas no dia a dia você não deve notar. Eu achei que o ZP6 faria uma grande diferença pra mim em relação aos outros dois, mas pareceu igual. Pode ser o meu paladar que não é tão apurado ou até o olfato, que não é mais a mesma coisa depois do covid, ou porque a diferença é sutil mesmo. Se for o seu caso e você quer economizar, eu iria de K6. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Allexlimaa2 Postado 28 Setembro 2025 Denunciar Share Postado 28 Setembro 2025 Olá Gerson ! Seja bem vindo, essa aventura e estes próximos passos são uma delicia : ) Você recebeu ótimos conselhos acima, por favor me permita tangenciar um pouco e sugerir algo diferente: O Bravito ( Bravo it ) tem uma mó especifica para coados ( Custa em torno de 150 reais ) Então caso opte por ele, além de toda a garantia de qualidade de um produto Bravo, você vai ter um moinho excelente para coados com a mó dedicada, e quando você for para o espresso, vai ter um moinho excepcional para espresso também. Um grande abraço ! 1 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gerson Azevedo Postado 29 Setembro 2025 Autor Denunciar Share Postado 29 Setembro 2025 5 horas atrás, eldermarco disse: A menos que você tenha um paladar muito apurado, eu acho que você não vai perceber tanta diferença entre os três primeiros que eu citei. Talvez no teste lado a lado, mas no dia a dia você não deve notar. Eu achei que o ZP6 faria uma grande diferença pra mim em relação aos outros dois, mas pareceu igual. Pode ser o meu paladar que não é tão apurado ou até o olfato, que não é mais a mesma coisa depois do covid, ou porque a diferença é sutil mesmo. Se for o seu caso e você quer economizar, eu iria de K6. 2 horas atrás, Allexlimaa2 disse: O Bravito ( Bravo it ) tem uma mó especifica para coados ( Custa em torno de 150 reais ) Então caso opte por ele, além de toda a garantia de qualidade de um produto Bravo, você vai ter um moinho excelente para coados com a mó dedicada, e quando você for para o espresso, vai ter um moinho excepcional para espresso também. Primeiramente, muito obrigado! Com base nisso agora vou pensar entre k6 e Bravito com mó modificada. O custo beneficio do k6 é gigante, contudo o Bravito é bem interessante, gosto bastante do modelo robusto e materiais de alta qualidade. Até final do ano vou descobrir. Novamente, muito obrigado a todos. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
raphaelanjos1 Postado 29 Setembro 2025 Denunciar Share Postado 29 Setembro 2025 19 horas atrás, Gerson Azevedo disse: Você acredita que o Bravito me proporcionaria uma experiencia próxima ao ZP6? Ou seria como se os resultados fossem diferentes como céus e terra? Eu ACHO que não, mas também não testei a mó especifica para coados. Mas um ponto que vale ressaltar: o ZP6 sacrifica um pouco do corpo do café em prol da clareza das notas. Então alguns cafés podem ficar com aquela textura "tea like". Não é todo café que funciona legal com o ZP6. Eu tomo poucos coados, sou um cara mais do espresso, mas quando pego um café mais frutado ou mais delicado, com um processamento/variedade diferente, até mesmo os gringos, procuro fazer um coado com o ZP6, cuidar da água etc. Ele é um moedor muito legal pra ter uma experiência diferenciada, mas não é pro dia-a-dia de todo mundo. Agora se vc é um apreciador dos coados e quer evoluir tua capacidade sensorial com o tempo, acho que seria uma boa escolha. Mesmo não tomando tantos coados eu vou manter o meu ZP6 na bancada, já me arrependi de ter vendido o K6, não quero passar por isso novamente . Essa versatilidade do Bravito também é bem legal, com o mesmo moedor e as mós diferentes, você pode moer para espresso e coado. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
regisassao Postado 29 Setembro 2025 Denunciar Share Postado 29 Setembro 2025 21 horas atrás, Gerson Azevedo disse: Pessoal, mas a grande questão não é apenas o resultado final, é a proximidade entre eles. Sei que todos esses moedores são muito bons e tem seus pontos de destaque. Mas, a grande questão é: A diferença é tão perceptível assim? Exemplo: Usando o Bravito eu chegaria perto da clareza de um kmax? o K6 chega até onde? O melhor por melhor sei que existe, mas a questão não é resultado final, é proximidade do resultado final. A minha experiência é que o ZP6 é um salto grande em relacao ao K6, Comandante, K4, K2 e K1, mas K2 e K1 nao testei lado a lado. Bravito usei apenas por 1 mes e faz muito tempo, meu sensorial era muito mais imaturo e a memoria ficou longe, mas chuto que esta mais proximo do K6 que o ZP6, e tbm nao testei as mós de coado nele. Ja o Pietro e ZP6 acho bem próximos, assim como o Comandante C40 e K6, e por isso vendi o Comandante e fiquei com o K6. Resumindo, pra coados, com a experiência que eu tenho hoje, recomendaria o K6 se quiser gastar menos e o ZP6 se quiser algo mais definitivo, mas um é um bom salto e outro um salto gigante pro K1. 1 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
kevbacca Postado 16 Novembro 2025 Denunciar Share Postado 16 Novembro 2025 Vai de millab m01 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Postagens recomendadas