Ir para conteúdo

Espresso sem crema (Dimmer) Philco 15 bar

Barista de Cafofo

Postagens recomendadas

Fala coffe lovers!

Até procurei e não achei aqui no Fórum, depois que instalei na minha Philco 15 bar um dimmer de 2000w e um manômetro perdi toda a crema dos meus espressos, o sabor tá bom mas a crema sumiu, e estou fazendo o mesmo café que estava utilizando quando ela tava original nos 15bar , sei que não é uma regra ter crema para um bom espresso e lalala, mas dá aquele charme na extração!

Menos de 1 mês de torra o café, perfil clássico de cacau e doce de leite e torra média.

Quando afino a moagem do starseeker edge até faz uma crema, mas dissipa rápido, o que me deixa mais bolado é que nos 15 bar antes ela fazia normal.

Alguma dica de regulagem do dimmer ou sei lá, de quem instalou na Philco e conseguiu tirar essa crema nos 9 bar?

Desde já agradeço ! Abç...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• 2 weeks later...

Boa noite, cara, estou com esse mesmo problema. Pelo oq andei analisando e buscando informação é por conta da vazão de água. Como o dimmer corta a o impulso elétrico, a bomba vibratória envia menos água para o chuveiro, portanto reduz a pressão. E por ela nao ter a válvula OPV (que mantém a vazão de água independente da pressão) isso acaba deixando um fluxo irregular de água e uma pressão irreal no barômetro. Estou pesquisando formas de instalar um OPV nela, pelo oq andei pesquisando dá pra ser feito. Até lá tenho usado a seguinte estratégia:

Pré infusão de 6 segundos (5-6 bar) pausa de 7 segundos; 15 segundos (12bar) nessa a crema vêm; e finalizo com 10 segundos a 9 bar. A crema não fica como na extração toda a 15 bar (antes do mod) mas o café fica bem mais claro na xícara. Espero ter ajudado! 

Link para o comentário

Em 30/12/2025 at 00:17, Vinicius Massarutto disse:

Boa noite, cara, estou com esse mesmo problema. Pelo oq andei analisando e buscando informação é por conta da vazão de água. Como o dimmer corta a o impulso elétrico, a bomba vibratória envia menos água para o chuveiro, portanto reduz a pressão. E por ela nao ter a válvula OPV (que mantém a vazão de água independente da pressão) isso acaba deixando um fluxo irregular de água e uma pressão irreal no barômetro. Estou pesquisando formas de instalar um OPV nela, pelo oq andei pesquisando dá pra ser feito. Até lá tenho usado a seguinte estratégia:

Pré infusão de 6 segundos (5-6 bar) pausa de 7 segundos; 15 segundos (12bar) nessa a crema vêm; e finalizo com 10 segundos a 9 bar. A crema não fica como na extração toda a 15 bar (antes do mod) mas o café fica bem mais claro na xícara. Espero ter ajudado! 

Dimmer só funciona bem PWM tipo Gaggiuino, por queda de tensão não funciona legal, porém dá para tirar um espresso legal mesmo com dimmer, eu não gosto!

a Philco tem OPV inclusive regulável, mas ele não é tão bom, tem uma série de modificações no meu canal que fala sobre isso!

Link para o comentário

Em 01/01/2026 at 18:20, charbel123 disse:

Dimmer só funciona bem PWM tipo Gaggiuino, por queda de tensão não funciona legal, porém dá para tirar um espresso legal mesmo com dimmer, eu não gosto!

a Philco tem OPV inclusive regulável, mas ele não é tão bom, tem uma série de modificações no meu canal que fala sobre isso!

Essa era uma dúvida que eu tinha. Como que um dimmer iria regular a pressão de uma válvula opv de 15bar. No meu entendimento, a água só passaria se atingisse a pressão pre ajustada, no caso, 15 bar. Abaixo disso seria improvável. Não entendo ainda o funcionamento.

Então, no caso de ter um maior controle da pressão da máquina, qual seria a instalação recomendada? Uma troca de opv? Ou regular a opv da ph 15 bar para 9 bar? Um dimmer faz sentido? E o manômetro? Vi no seu canal que houve algumas situações sobre um regulador de fluxo ou manômetro com tubo capilar. 

To querendo modificar minha philco 15 bar mas to pesquisando todas as possibilidades possíveis. 

Grato! 

Editado por Jozevctr64
Erro
Link para o comentário

6 horas atrás, Jozevctr64 disse:

Essa era uma dúvida que eu tinha. Como que um dimmer iria regular a pressão de uma válvula opv de 15bar. No meu entendimento, a água só passaria se atingisse a pressão pre ajustada, no caso, 15 bar. Abaixo disso seria improvável. 

Então, no caso de ter um maior controle da pressão da máquina, qual seria a instalação recomendada? Uma troca de opv? Ou regular a opv da ph 15 bar para 9 bar? Um dimmer faz sentido? E o manômetro? Vi no seu canal que houve algumas situações sobre um regulador de fluxo ou manômetro com tubo capilar. 

To querendo modificar minha philco 15 bar mas to pesquisando todas as possibilidades possíveis. 

Grato! 

Dimmer  reduz o fluxo e a consequência é uma queda na pressão. 

A OPV limita o máximo, não o minimo.

Dimmer é a forma mais fácil de ajustar fluxo/pressão e funciona bem sim. 

Usei por anos na Poemia, tambem usei na Silvia, logo vou instalar na Delonghi Stilosa. É uma solução usada no mundo todo há anos.

• Curtir 1
Link para o comentário

Em 09/01/2026 at 10:10, regisassao disse:

Dimmer  reduz o fluxo e a consequência é uma queda na pressão. 

A OPV limita o máximo, não o minimo.

Dimmer é a forma mais fácil de ajustar fluxo/pressão e funciona bem sim. 

Usei por anos na Poemia, tambem usei na Silvia, logo vou instalar na Delonghi Stilosa. É uma solução usada no mundo todo há anos.

Sobre o dimmer, o controlador pwm citado em cima é uma opção? A diferença pelo que observei na Internet é sobre a corrente ac ou dc. Outra dúvida é sobre a potência, o modelo recomendado pelo Thales e por vc foi um de 2000w. Há outros modelos tamanhos menores e com menos potência, faz alguma diferença? 

Obrigado por responder.

Link para o comentário

3 hours ago, Jozevctr64 said:

Sobre o dimmer, o controlador pwm citado em cima é uma opção? A diferença pelo que observei na Internet é sobre a corrente ac ou dc. Outra dúvida é sobre a potência, o modelo recomendado pelo Thales e por vc foi um de 2000w. Há outros modelos tamanhos menores e com menos potência, faz alguma diferença? 

Obrigado por responder.

Trocar o dimmer de potenciômetro por um que tenha entrada pwm não vai mudar nada se você não amarrar essa entrada pwm numa malha de controle.

O módulo da robotdyn que a galera usa com gaggiuino e um dimmer de potenciômetro fazem exatamente a mesma coisa com a alimentação de energia da bomba, o que muda é que em um você vai usar seus olhos pra ler o manômetro e escolher onde por o potenciômetro, enquanto no outro um sistema computadorizado vai ler um sensor de pressão e virar um "potenciômetro virtual" (estando limitado a frequência de 60hz da energia de onde tu mora, porque controle de ângulo de fase age amarrado ao momento que a rede AC esta em 0V)... honestamente, para além de não ter curva de aprendizado e um possível ganho de reprodutibilidade com um controle automático, eu não sei se é pra ser uma diferença tão grande no que você consegue tirar com qualquer uma dessas opções.

• Curtir 1
Link para o comentário

Gente, nao existe PWM em AC. Na verdade, tem um TRIAC cortando um pedaço da senoide e portanto entregando "menos potência" pra bomba. 

O Gaggiuino também não usa PWM, nao tem como. Ele reduz a quantidade de ciclos, ou seja, mesmo a rede sendo 60 ou 50 Hz, ele vai cortar metade dos ciclos pra reduzir a potência pela metade. Já o dimmer, vai entregar todos os ciclos mas cortando metade das ondas. A solução do Gaggiuino é muito melhor claro, e recomendo pra todos que tenham condições de instalar, mas é mais complexo. 

5 horas atrás, Jozevctr64 disse:

Obrigado por responder.

A bomba tem uns 50W. Tem dimmer de 400, não precisa ser de 2000. Só indiquei aquele pela facilidade de instalação para leigos. É uma caxinha, dois fios pra emendar e acabou. Mas qualquer um serve.

• Curtir 1
Link para o comentário