Anocarc Postado 27 de Janeiro Denunciar Share Postado 27 de Janeiro Ontem deixei a caldeira da minha Philco 15 Bar de molho na água com detergente por cerca de 2 horas. Depois esfreguei com esponja e deixei secando. Hoje fui ver que aquelas peças brancas onde ficam os ferrinhos onde encaixam os conectores estavam meio amareladas bem onde ficam os ferrinhos, com cor de ferrugem. E agora pus de novo de molho na água com ácido cítrico. Isso dá algum problema? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Pedro7 Postado 28 de Janeiro Denunciar Share Postado 28 de Janeiro Fora encher de ferrugem, e talvez estragar a resistência (pois ela é externa), não. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Anocarc Postado 28 de Janeiro Autor Denunciar Share Postado 28 de Janeiro Fiz isso porque vi um vídeo no youtube em que o cara fazia isso e não havia nenhum comentário dizendo que não se deveria fazer. Quanto à ferrugem, ela pode alterar o funcionamento da máquina? E se eu passar um desengripante ou grafite, será que melhora? E mesmo deixando a caldeira de molho no ácido cítrico ainda ficou um pouco daquele pó branco. Ele é difícil de sair assim mesmo? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Pedro7 Postado 28 de Janeiro Denunciar Share Postado 28 de Janeiro 2 horas atrás, Anocarc disse: Quanto à ferrugem, ela pode alterar o funcionamento da máquina? E se eu passar um desengripante ou grafite, será que melhora? Não sei dizer, nunca fiz isso. 2 horas atrás, Anocarc disse: Ele é difícil de sair assim mesmo? Ele é bem chatinho de tirar, tirei com a esponja mesmo. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
regisassao Postado 29 de Janeiro Denunciar Share Postado 29 de Janeiro Em 27/01/2026 at 21:40, Anocarc disse: Ontem deixei a caldeira da minha Philco 15 Bar de molho na água com detergente por cerca de 2 horas. Depois esfreguei com esponja e deixei secando. Hoje fui ver que aquelas peças brancas onde ficam os ferrinhos onde encaixam os conectores estavam meio amareladas bem onde ficam os ferrinhos, com cor de ferrugem. E agora pus de novo de molho na água com ácido cítrico. Isso dá algum problema? Provavelmente você estragou o isolamento elétrico. Tem um talco isolante no conector. Se molhar estraga o isolamento e a resistência fica em "curto" com a caldeira. Se desarmar o disjuntor ao ligar a máquina, é isso. Já fiz a mesma bobagem, faz parte do aprendizado... Dá até pra mandar refazer a resistência em lugares especializados, mas vai sair quase o mesmo preço ou mais caro que uma máquina nova. Você pode tentar uma Philco sucateada, que tenha pelo menos a caldeira funcionando, dependendo do preço pode valer a pena. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Anocarc Postado 29 de Janeiro Autor Denunciar Share Postado 29 de Janeiro 4 horas atrás, regisassao disse: Provavelmente você estragou o isolamento elétrico. Tem um talco isolante no conector. Se molhar estraga o isolamento e a resistência fica em "curto" com a caldeira. Mas que problema isso pode trazer, além de desarmar o disjuntor? Vai acabar danificando a máquina ou estragando o café? Fiz uns testes com a máquina usando apenas água e aparentemente está tudo ok, nem desarmar o disjuntor desarmou. 4 horas atrás, regisassao disse: Dá até pra mandar refazer a resistência em lugares especializados, mas vai sair quase o mesmo preço ou mais caro que uma máquina nova. Você pode tentar uma Philco sucateada, que tenha pelo menos a caldeira funcionando, dependendo do preço pode valer a pena. Comprar somente uma caldeira nova não seria uma solução mais simples do que comprar a máquina inteira? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
regisassao Postado 31 de Janeiro Denunciar Share Postado 31 de Janeiro Em 29/01/2026 at 23:21, Anocarc disse: Mas que problema isso pode trazer, além de desarmar o disjuntor? Vai acabar danificando a máquina ou estragando o café? Pode queimar a geladeira, micro-ondas e tudo mais que estiver no mesmo circuito. Em curto, a máquina nao funciona, simplesmente porque desarma o disjuntor e não alimenta a resistência. Se está funcionando, blz, não tem com o que se preocupar. Comprar caldeira nova poderia ser uma opção desde que ache pra comprar e o preço compense, o que nao costuma ser o caso. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Anocarc Postado 4 de Fevereiro Autor Denunciar Share Postado 4 de Fevereiro Em 31/01/2026 at 12:52, regisassao disse: Pode queimar a geladeira, micro-ondas e tudo mais que estiver no mesmo circuito. Desculpe a minha ignorância, mas "no mesmo circuito" quer dizer na mesma rede elétrica, na mesma casa? Se for esse o caso, ligar a geladeira numa extensão, por exemplo, não protege ela de queimar? Em 31/01/2026 at 12:52, regisassao disse: Se está funcionando, blz, não tem com o que se preocupar. Isso quer dizer que enquanto eu conseguir fazer um café nela, os outros eletrodomésticos não correm risco de queimar? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
regisassao Postado 4 de Fevereiro Denunciar Share Postado 4 de Fevereiro 8 horas atrás, Anocarc disse: Desculpe a minha ignorância, mas "no mesmo circuito" quer dizer na mesma rede elétrica, na mesma casa? Mesmo disjuntor. 8 horas atrás, Anocarc disse: ligar a geladeira numa extensão, por exemplo, não protege ela de queimar? Não 8 horas atrás, Anocarc disse: Isso quer dizer que enquanto eu conseguir fazer um café nela, os outros eletrodomésticos não correm risco de queimar Significa que não danificou o isolamento na resistência e por isso nao esta caindo o disjuntor. Os outros eletrodomésticos não devem ter problema por essa razão. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Postagens recomendadas