Ir para conteúdo

Pode deixar a caldeira da cafeteira de molho?

Anocarc

Postagens recomendadas

Ontem deixei a caldeira da minha Philco 15 Bar de molho na água com detergente por cerca de 2 horas. Depois esfreguei com esponja e deixei secando. Hoje fui ver que aquelas peças brancas onde ficam os ferrinhos onde encaixam os conectores estavam meio amareladas bem onde ficam os ferrinhos, com cor de ferrugem.

E agora pus de novo de molho na água com ácido cítrico.

Isso dá algum problema?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiz isso porque vi um vídeo no youtube em que o cara fazia isso e não havia nenhum comentário dizendo que não se deveria fazer.

Quanto à ferrugem, ela pode alterar o funcionamento da máquina? E se eu passar um desengripante ou grafite, será que melhora?

E mesmo deixando a caldeira de molho no ácido cítrico ainda ficou um pouco daquele pó branco. Ele é difícil de sair assim mesmo?

Link para o comentário

2 horas atrás, Anocarc disse:

Quanto à ferrugem, ela pode alterar o funcionamento da máquina? E se eu passar um desengripante ou grafite, será que melhora?

Não sei dizer, nunca fiz isso.

2 horas atrás, Anocarc disse:

Ele é difícil de sair assim mesmo?

Ele é bem chatinho de tirar, tirei com a esponja mesmo.

Link para o comentário

Em 27/01/2026 at 21:40, Anocarc disse:

Ontem deixei a caldeira da minha Philco 15 Bar de molho na água com detergente por cerca de 2 horas. Depois esfreguei com esponja e deixei secando. Hoje fui ver que aquelas peças brancas onde ficam os ferrinhos onde encaixam os conectores estavam meio amareladas bem onde ficam os ferrinhos, com cor de ferrugem.

E agora pus de novo de molho na água com ácido cítrico.

Isso dá algum problema?

Provavelmente você estragou o isolamento elétrico. Tem um talco isolante no conector. Se molhar estraga o isolamento e a resistência fica em "curto" com a caldeira. Se desarmar o disjuntor ao ligar a máquina, é isso.

Já fiz a mesma bobagem, faz parte do aprendizado... 

Dá até pra mandar refazer a resistência em lugares especializados, mas vai sair quase o mesmo preço ou mais caro que uma máquina nova. Você pode tentar uma Philco sucateada, que tenha pelo menos a caldeira funcionando, dependendo do preço pode valer a pena.

Link para o comentário

4 horas atrás, regisassao disse:

Provavelmente você estragou o isolamento elétrico. Tem um talco isolante no conector. Se molhar estraga o isolamento e a resistência fica em "curto" com a caldeira.

Mas que problema isso pode trazer, além de desarmar o disjuntor? Vai acabar danificando a máquina ou estragando o café?

Fiz uns testes com a máquina usando apenas água e aparentemente está tudo ok, nem desarmar o disjuntor desarmou.

4 horas atrás, regisassao disse:

Dá até pra mandar refazer a resistência em lugares especializados, mas vai sair quase o mesmo preço ou mais caro que uma máquina nova. Você pode tentar uma Philco sucateada, que tenha pelo menos a caldeira funcionando, dependendo do preço pode valer a pena.

Comprar somente uma caldeira nova não seria uma solução mais simples do que comprar a máquina inteira?

Link para o comentário

Em 29/01/2026 at 23:21, Anocarc disse:

Mas que problema isso pode trazer, além de desarmar o disjuntor? Vai acabar danificando a máquina ou estragando o café?

Pode queimar a geladeira, micro-ondas e tudo mais que estiver no mesmo circuito. Em curto, a máquina nao funciona, simplesmente porque desarma o disjuntor e não alimenta a resistência. 

Se está funcionando, blz, não tem com o que se preocupar.

Comprar caldeira nova poderia ser uma opção desde que ache pra comprar e o preço compense, o que nao costuma ser o caso.

Link para o comentário

Em 31/01/2026 at 12:52, regisassao disse:

Pode queimar a geladeira, micro-ondas e tudo mais que estiver no mesmo circuito.

Desculpe a minha ignorância, mas "no mesmo circuito" quer dizer na mesma rede elétrica, na mesma casa?

Se for esse o caso, ligar a geladeira numa extensão, por exemplo, não protege ela de queimar?

Em 31/01/2026 at 12:52, regisassao disse:

Se está funcionando, blz, não tem com o que se preocupar.

Isso quer dizer que enquanto eu conseguir fazer um café nela, os outros eletrodomésticos não correm risco de queimar?

Link para o comentário

8 horas atrás, Anocarc disse:

Desculpe a minha ignorância, mas "no mesmo circuito" quer dizer na mesma rede elétrica, na mesma casa?

Mesmo disjuntor. 

ligar a geladeira numa extensão, por exemplo, não protege ela de queimar?

Não 

Isso quer dizer que enquanto eu conseguir fazer um café nela, os outros eletrodomésticos não correm risco de queimar

Significa que não danificou o isolamento na resistência e por isso nao esta caindo o disjuntor. Os outros eletrodomésticos não devem ter problema por essa razão. 

• Curtir 1
Link para o comentário