Ir para conteúdo

Torrando o Pardinho (safra 2013 - compra coletiva)


Guilherme Torres

Postagens recomendadas

Ahhhhhhhh.. Torrar até torra...

 

Mas quando você vira um Pop Fun Master Roaster você aprende a fazer uns esquemas para prolongar a torra.. kkkkkkkkk  :lol:  :lol:

 

Dá pra fazer uma desidratação mais lenta e tal.. E subir bem na hora do crack.. E fazer drops.. E tal...

 

Segredo de profissional.. Saca né?  :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Torrar e relativamente rápido, mas montar toda a parafernália (balanças, aspirador, coadores, luvas, panos, termômetros, cronômetros, vasilhames, etc) escolher os grãos, decidir uma estratégia de torra, configurar o perfil no Roastmaster e depois de completada a torra etiquetar, aspirar e lavar ...

Uf ! Acaba levando um tempão, especialmente quando devemos guardar os equipamentos e material, e não podemos deixar a "estação de torra" definitivamente montada.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aqui o GTTC1 fica definitivamente montado na bancada. Mesmo assim, ainda resta o trabalho de pesar, colocar o turbo resfriator tabajara no bate borra e, depois da torra, aspirar o interior do torrador para retirar as películas e deixá-lo pronto para outra.

 

O perfil eu tenho programado vários tipos para cada café (tem uns cafés que eu tenho uns três a quatro gravados. Vou experimentando abordagens diferentes até definir a que mais gosto). Sem mencionar que, as vezes, passo para o manual durante a torra e finalizo de forma diferente daquela pré-estipulada. O roastlogger é muito útil nesse aspecto, por permitir que eu use uma torra anterior que ficou muito boa como parâmetro.

 

Em resumo, da trabalho. Então tem que curtir essa experimentação, senão não vale muito a pena.

 

O café sempre fresco da um prazer imensurável.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esqueci de mencionar que fiz mais uma torra dele hj. Seguindo uma sugestão do Bernardo, atenuei um pouquinho mais o aumento de temperatura após o primeiro crack e obtive um café um pouquinho mais claro, com 14,6% de perda.

Ficou melhor, mais poderia ser ainda um pouquinho mais brando. Talvez manter a temperatura final um pouco mais baixa (risco de travar por outro lado). Ê dilema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se correr o bicho pega, se ficar o bicho come. Talvez fazer uma primeira etapa mais quente, para carregar mais calor no grão e uma etapa final mais fria, tipo uns 210 graus no máximo, aos 16 minutos, subindo de 200 graus a partir dos doze.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Xará.. Se não se importar, poste os logs depois por favor?

 

Mesmo na pipoqueira eu tento me ater um pouco aos perfis prontos.. Não deixo nem baixar muito a temperatura nem subo demais..

 

Dá pra reproduzir mais ou menos..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Zé.. Por quanto ficou a brincadeira aí?

Acho que ficou em torno de 400,00. 

A patroa já queria uma máquina de pão.

E preferi um soprador black & decker, mas no ml tem mais baratos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Myamoto, abaixo algumas curvas do pardinho:

 

TORRA 15,2%

12458356924_3669e1b56a_b.jpg

 

TORRA 14,65%

12457842805_e5fb327f0c_b.jpg

 

TORRA 14,6%

12458357614_44ae1399ac_b.jpg

 

COMPARAÇÃO 15,2% VS 14,6%

12458358304_6a5865d26c_b.jpg

 

COMPARAÇÃO 15% VS 14,6%

12458013593_e4384e3425_b.jpg

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

poxa desde que fiquei meio ausente aqui do forum nem café eu torrei mais, estou com bastante coisa boa em casa guardado mas como estava em uma fase bem corrida e trabalhando muito apenas andei comprando mesmo já torrado e tomando bem menos café que o de costume, mas ontem resolve torrar o pardinho e o outro da compra coletiva. Uma torra ficou em 17% de massa e a outra 15%, esta de 17 fiz na aeropress em seguida deixando descansar ele moído por 5 min para liberar o co2, mas realmente passou do ponto e ficou com um leve amargor, mas é um café com um gosto bem diferenciado e o aroma dele é muito exótico, vou tentar fazer hoje o que deu a massa de 15% na aeropress e depois de uns 5 dias tento na máquina espresso, me lembrou um pouco dos cafés africanos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E além do mais.. Seu eu comprar este forno, agora a patroa me enforca! kkkkkkkkkkkk

 

Faz o seguinte.. Cê que é um cara entendido do assunto.. Me ensina a fechar curto no forno elétrico lá de casa.. Assim pelo menos vou ter motivo para comprar outro forno!  :lol:  :lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Minha última torra do pardinho soltou um pouco de óleo e para expresso deu um amargor mínimo.

Resolvi experimentar na cafeteira italiana e ficou muito melhor.

O amargor desapareceu e ficou bem aromático e saboroso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mais uma torra do pardinho dia: 13/02/2014... Hoje tirei um espresso duplo

 

12686083943_2529b80313_o.jpg

 

O sabor ficou bom, levemente ácido, amargor de torra não consegui perceber. Aromas ainda não consegui definir exatamente, visto que tive que sair correndo para resolver uns problemas. Amanhã devo tirar outro com mais calma. 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...