sergio.m Postado 11 Janeiro 2014 Denunciar Share Postado 11 Janeiro 2014 Blz Victor, vou tentar 14.5% nas próximas vezes. Como estou torrando 100 g por vez, tenho ainda 8 tentativas para acertar =) Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gilberto Postado 11 Janeiro 2014 Denunciar Share Postado 11 Janeiro 2014 A minha última torra foi de 2 lotes de 250 grs seguidos, um com 14,8% e outro com 15,5, misturei os 2 que viraram 1, ficou muito bom, embora eu já acho que o fator surpresa é algo bacana também, fique do jeito que ficar, escolhe-se o método apropriado e pronto, seja feliz. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
sergio.m Postado 12 Janeiro 2014 Denunciar Share Postado 12 Janeiro 2014 Acabo de torrar o Pardinho duas vezes de 100 g. Coloquei o sensor na parede direita do forno e agora as temperaturas estão mais perto das dos grãos. Ambas usando o mesmo perfil, na primeira após o 1C dei 1:10 para começar a esfriar o forno (sem abrir a porta) e na segunda dei 30 segundos. 15.2% perda de massa: 13.7% perda de massa: Perfil da 1a torra: No momento o forno está assando castanha portuguesa =) Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gilberto Postado 12 Janeiro 2014 Denunciar Share Postado 12 Janeiro 2014 Opa, sempre quiz torrar castanha portuguesa , passa o perfil por gentileza. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
sergio.m Postado 12 Janeiro 2014 Denunciar Share Postado 12 Janeiro 2014 Gilberto, não segui um perfil para a castanha. Deixei 250 g de molho em água morna durante 20 minutos, fiz os cortes em volta para facilitar descascar (mesmo assim as vezes é difícil tirar a pele, se souber um macete para isso...). Aí no forno foram 20 minutos com potência a 50% seguido do resfriamento com porta fechada. Posso logar a temperatura na próxima vez já que ainda tenho mais 250 g. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Bernardo B Postado 12 Janeiro 2014 Denunciar Share Postado 12 Janeiro 2014 O macete é cortar uma cruz na parte de cima, dai abre bem mais fácil. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gilberto Postado 12 Janeiro 2014 Denunciar Share Postado 12 Janeiro 2014 Em casa fazemos na panela de pressão com água, mas lembro de ter comido em Milão de uns carrinhos na rua onde a castanha era assada na brasa, como se fosse uma estufa e queria tentar repetir o resultado, os dados que você passou já são suficientes, vou tentar, obrigado. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Alexandre Velloso Postado 12 Janeiro 2014 Denunciar Share Postado 12 Janeiro 2014 Salve A fragrância da castanha sendo tostada é talvez tão agradável quanto a da torrefação do café. É, senão a única, das poucas coisas prazerosas em andar nas ruas de Paris ou NY durante os meses de inverno. Bem, em NY há o cheiro das carrocinhas de hot dog, que também é "da pesada". 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
carlos eduardo Postado 12 Janeiro 2014 Denunciar Share Postado 12 Janeiro 2014 Em casa fazemos na panela de pressão com água, mas lembro de ter comido em Milão de uns carrinhos na rua onde a castanha era assada na brasa, como se fosse uma estufa e queria tentar repetir o resultado, os dados que você passou já são suficientes, vou tentar, obrigado. Salve A fragrância da castanha sendo tostada é talvez tão agradável quanto a da torrefação do café. É, senão a única, das poucas coisas prazerosas em andar nas ruas de Paris ou NY durante os meses de inverno. Bem, em NY há o cheiro das carrocinhas de hot dog, que também é "da pesada". Não é só Milão e NY , em Londres no inverno tinha esses vendedores de rua assando castanha, menos que em NY, mas , tinha , realmente o gosto é unico . Infelizmente , castanha assada no momento é apenas um sonho , ontem a sensação termica aqui no Rio foi 47 graus , relativamente ameno se comparado aos 50 graus da semana passada. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Alexandre Velloso Postado 12 Janeiro 2014 Denunciar Share Postado 12 Janeiro 2014 Amanhã comprarei castanhas!!! 2 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gilberto Postado 12 Janeiro 2014 Denunciar Share Postado 12 Janeiro 2014 Caramba Carlos, eu só conheço Milão, rsrsrsrsrs , para não chorar. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Bernardo B Postado 13 Janeiro 2014 Denunciar Share Postado 13 Janeiro 2014 Meu Pai costumava comprar castanhas quentes e colocar nos bolsos do sobretudo, para esquentar as mãos nos invernos de Berlin ... 2 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
carlos eduardo Postado 13 Janeiro 2014 Denunciar Share Postado 13 Janeiro 2014 Caramba Carlos, eu só conheço Milão, rsrsrsrsrs , para não chorar. Trabalhando , acredite , não é vantagem nenhuma Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
carlos eduardo Postado 13 Janeiro 2014 Denunciar Share Postado 13 Janeiro 2014 Amanhã comprarei castanhas!!! Se ficar como o de NY , coloca no site que eu compro em julho Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
José Cal Neto Postado 13 Janeiro 2014 Denunciar Share Postado 13 Janeiro 2014 Acho que em toda europa é comum castanha assada na rua (na Alemanha com certeza, mais que em NY até). Dá pra fazer no forno (acho que na pipoqueira não ficaria bom). Com já disseram, basta fazer uma cruz na parte plana da castanha pra ajudar, mas de fato algumas são difíceis de abrir. Cozida não é ruim, mas assada é bem melhor. Vamos ver se nosso colega baiano fala como amendoim cozido é melhor que assado (pelo menos quando eu ia pra lá com a minha mãe na infância, era o comum). Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
sergio.m Postado 13 Janeiro 2014 Denunciar Share Postado 13 Janeiro 2014 A casca é fácil de tirar, o problema é a pele em algumas. Vou tentar fazer a cruz antes de deixar no banho morno de 20 minutos. Também, descascar com ela o mais quente que seja viável. José, minha esposa é baiana e acha que amendoim cozido é melhor que o torrado. Gosto, mas prefiro o torrado =) Afff, minha única frase sobre a castanha degringolou o tópico do pardinho. Não sei como o Rodrigo não puxou nossas orelhas ainda 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Jose Alexandre Postado 13 Janeiro 2014 Denunciar Share Postado 13 Janeiro 2014 cacilda!! amendoim cozido? pra mim isso era incogitável Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Miyamoto Postado 13 Janeiro 2014 Denunciar Share Postado 13 Janeiro 2014 O massa deste tópico é que se encontra informações sobre torra do pardinho até como fazer pé de moleque! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Alexandre Velloso Postado 13 Janeiro 2014 Denunciar Share Postado 13 Janeiro 2014 Boa sorte. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Jose Alexandre Postado 24 Janeiro 2014 Denunciar Share Postado 24 Janeiro 2014 Pessoal que tem torrado o pardinho ontem fiz uma torra de 70 gramas na pipoqueira me impressionou o aroma de leite pouco depois de torrado hoje o aroma foi mais para avelã que impressões estão tendo nesse quesito? att Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Miyamoto Postado 26 Janeiro 2014 Denunciar Share Postado 26 Janeiro 2014 Bom pessoal, Seguem os detalhes das minhas últimas torras. Foram as primeiras torras tentando fazer log. Então me desculpem se não ficou bom, mas eu chego lá! Torra do Pardinho 01 15,5% de perda 1C - 7:05 Fim da torra: 8:12 - +-250 °C Perfil Foto da torra Torra do Pardinho 02 16,3% de perda 1C - 6:37 Fim da torra: 10:30 - 208 °C Perfil Foto Acho que apesar da iluminação, as duas torras ficaram um pouco escuras. Eu diria um FC. Como era minha primeira vez, me baguncei um pouco na hora de registrar as temperaturas e os tempos. A próxima prometo que ficará melhor! Abraço a todos! 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guilherme Torres Postado 26 Janeiro 2014 Autor Denunciar Share Postado 26 Janeiro 2014 Aparentemente, a segunda parece que vai brotar óleo. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Victor D. Postado 27 Janeiro 2014 Denunciar Share Postado 27 Janeiro 2014 Para quem interessar, o Pardinho está com 10,7% de umidade. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Bernardo B Postado 27 Janeiro 2014 Denunciar Share Postado 27 Janeiro 2014 Esse dado é bom, vou começar com 200 em vez de 210-220°C, como tinha pensado originalmente. Hoje fiz o Caxixe, acho que errei quando medi densidade, fiz uma torra um pouco mais agressiva e o resultado foi uma torra um tanto irregular, com 15,5%, vamos ver no que dá (não achei grande coisa o que veio torrado, espero que este fique melhor um pouco). O problema é que estou com gripe e pouco ânimo para torrar. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guilherme Torres Postado 27 Janeiro 2014 Autor Denunciar Share Postado 27 Janeiro 2014 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guilherme Torres Postado 27 Janeiro 2014 Autor Denunciar Share Postado 27 Janeiro 2014 Bernardo, Tive impressão semelhante. Depois do pardinho e do caconde, achei o caxixe com um amargor um pouquinho mais pronunciado do que o desejável. O corpo tb fica exaltado um tico a mais. Talvez seja a torra. Tb não gostei do torrado. Não estou muito satisfeito com a minha - 15,05% de perda. Acho que é um café que deve ser torrado um pouco mais claro. Não sei. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Miyamoto Postado 27 Janeiro 2014 Denunciar Share Postado 27 Janeiro 2014 Para quem interessar, o Pardinho está com 10,7% de umidade. Victor, explica aí basicamente o que a umidade influencia. Durante a torra a fase de desidratação tem que ser mais demorada? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guilherme Torres Postado 27 Janeiro 2014 Autor Denunciar Share Postado 27 Janeiro 2014 O Victor pode esclarecer melhor. Se não estou enganado, um café com maior umidade vai exigir uma desidratação mais demorada. Um com menos, não pode ser muito demorada, sob risco de o sabor do café ficar um pouco apagado. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rafa Rocks Postado 27 Janeiro 2014 Denunciar Share Postado 27 Janeiro 2014 Acho que apesar da iluminação, as duas torras ficaram um pouco escuras. Eu diria um FC. O Pardinho é aquele tipo de café que bobeou, queimou... Já torrei duas vezes e nas duas ele ficou em Full city e eu achando que estava em City... Valeu Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Bernardo B Postado 27 Janeiro 2014 Denunciar Share Postado 27 Janeiro 2014 Miyamoto. Para uma semente não brotar, e se conservar por mais tempo, deve ser secada. Normalmente 12% e a umidade para conservação de sementes (o grão de café também é uma semente), e a umidade que se procura secar o café é de 11,5%. Se a umidade estiver acima na torra, a fase de desidratação demandará mais tempo ou mais temperatura, se estiver abaixo vai precisar de uma desidratação menos agressiva. Secando demais faltará água durante as reações de torra, e com umidade demais o grão cozinha em vez de torrar. Victor informou que o Caconde esta com 11,5% por tanto esta com a umidade perfeita! e o Pardinho esta com 10,5, umidade baixa que pede uma desidratação mais suave. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Postagens recomendadas