Ir para conteúdo

Torra do Caconde


Guilherme Torres

Postagens recomendadas

Vou postar aqui minhas impressões sobre a forma de torrar esse café.

 

O Caconde é bem difícil de torrar, quando comparado a outros cafés.

Se você passa do ponto, apaga as notas de origem (ainda assim, fica muito gostoso, por ser um café em que o amargor quase não aparece).

Se você torra em menor grau, ele fica feio, pouco uniforme e a acidez aparece mais (o que para alguns não é gostoso).

 

Ainda não achei o sweet spot desse café.

 

Já fiz duas torras, ambas com curvas semelhantes, mas que se diferenciaram na fase final (pós crack).

Uma resultou 15% de perda, uma aparência mais uniforme e eu o classificaria como city+. A outra resultou 14% de perda, uma aparência bem mais heterogênea (com algumas películas que não chegaram a se soltar completamente do grão). Tive que desprezar uns 6 grãos (que não evoluíram adequadamente). O sabor da segunda ficou parecendo uma mistura de café com mousse de limão. O da primeira ficou mais flat, mas ainda com notas de limão siciliano (embora quase nenhuma acidez e amargor). Já o da segunda, a acidez se sobressaiu mais. Difícil decidir se começo mais quente, igual o Victor fez no pardinho ou se aqueço mais ao final da desidratação, para que o crack seja mais violento. Nesse caso, teria que reduzir a temperatura mais drasticamente logo após o primeiro crack, tipo uns 30s a 60s depois.

 

Idéias?

 

Posto o comparativo das duas torras:

 

11483600574_3b4d146f50_c.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Esse café é complicado de torrar.

 

As peliculas não soltam completamente.

 

Fiz duas torras com ele.

 

Pro meu gosto recomendo o seguinte: torra mais clara.Não fica no bom no espresso tradicional, não tem aquela consistência de torra full city, mas o café fica realmente diferenciado. Notas florais incríveis, acidez deliciosa e doçura alta. Esse café bem torrado com certeza fica acima dos 88 pontos.

 

Ele é chato de torrar e visualmente não é bonito. Mas é delicioso.

 

Valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

minhas duas ficaram com 16% de perda.

Uma comecei com a torra city padrão, a outra pré aqueci o forno a 230, coloquei o tambor, a temperatura foi a 140º e partiu dali para a torra city padrão.

A segunda deixei mais tempo a 230º, mesmo assim o crack não foi muito violento.

Depois aviso como está na xícara.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pois, experimentei hoje, com apenas 24h, do primeiro lote de torra, que foi de 500g. Está bom, uma acidez pronunciada.

O perfil de torra do roastlogger foi o city, mas não sei se a torra foi finalizada em city. Acho que mais para o city+.

Aqui em brasília tem chovido bastante, isso com certez contribui para a humidade, mas não temos como dizer qual a umidade inicial para concluir se os 16% foram exagerados, só testando na xícara mesmo. O ideal seria trocarmos nossas torras para ver como nos saímos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Torrando o Caconde 16/01/2014 (600g) - Maquina de pão X Soprador Térmico

 

11988015583_d115504521_o.jpg

 

11987747755_8404d7e19b_o.jpg

 

Torra pouco homogênea, alguns grãos ficaram com um pouco de palha aderida. Creio que ficou entre city e city +. Depois posto a foto da torra.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Provavelmente irei fazer isto sim ! Outra coisa que percebi, antes de torrar encontrei alguns(poucos) grãos brocados e com aspecto verde dentro do furinho da broca... Não sei se alguém já comentou, mas acabei não removendo antes de torrar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

torra do pardinho na pipoqueira

coloquei nesse tópico por boa parte dos foristas terem comprado os dois juntos

70 gramas de grãos crus

60 gramas de grãos torrados

boa homogeneidade

primeiro crack em 2 min, 24 seg

encerramento em seis minutos coincidindo com inícios do segundo crack

acho que foi muito rápido

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Minhas torras na pipoqueira são mais ou menos assim. Para mim, 1C em geral é mais tarde (3:15-3:30) e se terminar em mais que 5:30 (pelo menos o house blend expresso brasil) fica com um gosto amargo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Percepção da torra do Caconde: Torrei no dia 16/01/2014 uma mais clara e outra mais escura descrita acima. Vim provando por estes dias e hoje dia 23/01/2014 resolvi pronunciar minha opinião

 

Torra mais clara: Um cítrico bem pronunciado, um pouco de notas florais ao primeiro contato com a xícara, desaparecendo rapidamente... Não percebi amargor, muito pelo contrário... Uma doçura que persiste. Depois que a xícara esfriou, senti um aroma residual de caramelo. Detalhe: Fica mais equilibrado tirando um espresso mais diluído, porém a crema fica "rala"

 

Torra mais escura: Ficou bacana no espresso, porém um leve amargor apareceu devido a característica da torra. Não percebi também as notas florais, mas posso dizer que ficou um aroma complexo que não consigo detalhar. Resumindo: O típico espresso que agradaria a maioria das pessoas.

 

Na foto abaixo, resolvi tentar um ristretto com o café de torra mais escura, mas a extração não ficou muito bacana (fluxo meio turbulento, tanto que deu uma boa borrada na borda da xícara). Resolvi postar para mostrar que nem sempre conseguimos uma bom resultado.

 

12106097475_43e36a9e3f_o.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

minto

eu já fiz uma torra bem clara do pardinho

lembrei agora

os grãos moídos tinham a cor do disco nº 95 da escala agtron

me proporcionou uma acidez muito agradável

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

existem várias fotos deles na internet

e isso torna minha comparação bem grosseira

já que não disponho dos próprios discos e iluminação apropriada

nada rigoros

aqui vai uma

abc

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O único porém é que imagino que cada monitor mostre, a rigor, uma cor ligeiramente diferente. São vários os discos e muitas gradações, portanto é difícil comparar entre nós. Faz sentido você sempre usar o mesmo, mas no computador ou impresso, acho que deve ficar um pouco difícil de se preciso. Mas enfim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na boa ... Só podemos fazer comparação com a escala padrão, e neste ponto o Bernardo já deu uma ajuda ! Sei que a maioria leva o assunto como um hobby e eu também levo, mas fica muitas vezes melhor, emitirmos apenas nossos sentimentos de maneira mais simples se não possuímos equipamento necessário para afirmar dados.

Já trabalhei em laboratório analisando cores no ramo de plásticos, e digo que a coisa não é tão simples como parece. Na ocasião, tínhamos também um auxilio de um colorímetro, além de comparar as cores em diferentes texturas, ângulo, e iluminação.

 

Espero ter ajudado ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pela resposta José Alexandre, mas eu achava que vc tinha arrumado uma "oficial". Na net deve dar para arrumar uma imagem melhor, mas seria para comparar nossas próprias torras não com outras pessoas.

 

O Bernardo deu uma dica boa!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...