Rodrigoks Postado 7 Fevereiro 2014 Denunciar Share Postado 7 Fevereiro 2014 Mas não é um blend? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guilherme Torres Postado 7 Fevereiro 2014 Autor Denunciar Share Postado 7 Fevereiro 2014 O Victor pode esclarecer. Mas, se não estou enganado, acho que não. É um lote de mundo novo. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Miyamoto Postado 7 Fevereiro 2014 Denunciar Share Postado 7 Fevereiro 2014 Uassa Gil. Quando eu acho que você chegou no máximo você ainda me surpreende kkkkkk 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Carneiro Postado 7 Fevereiro 2014 Denunciar Share Postado 7 Fevereiro 2014 A peneira tá muito variada, foi um problema de comunicação... ideal seria separar na peneira ao menos em 2 grupos de tamanho. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Alexandre Velloso Postado 7 Fevereiro 2014 Denunciar Share Postado 7 Fevereiro 2014 Salve Não é blend, e sim um só café. Mas como o Márcio abordou, parece ser bica catada. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guilherme Torres Postado 8 Fevereiro 2014 Autor Denunciar Share Postado 8 Fevereiro 2014 Fazendo uma torra do caconde agora. Seguindo uma das curvas do ultimo campeonato mundial de torra, com adaptações ao meu equipamento (não mede a temperatura dos grãos, mas próxima ao tambor) Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guilherme Torres Postado 8 Fevereiro 2014 Autor Denunciar Share Postado 8 Fevereiro 2014 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guilherme Torres Postado 8 Fevereiro 2014 Autor Denunciar Share Postado 8 Fevereiro 2014 Acabei há alguns minutos. Até que não ficou ruim: 14,6% de perda de massa. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Bernardo B Postado 8 Fevereiro 2014 Denunciar Share Postado 8 Fevereiro 2014 Esse perfil e bem diferente ... Secagem com pouco calor, e ainda baixando "a chama" antes do FC .... Bem fora do comum, quando experimentes conta no que deu. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Miyamoto Postado 8 Fevereiro 2014 Denunciar Share Postado 8 Fevereiro 2014 O que é FC? First Crack? Full City? Futebol Clube? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Bernardo B Postado 8 Fevereiro 2014 Denunciar Share Postado 8 Fevereiro 2014 Acompanhei a nomenclatura do gráfico; sim FC e first crack (1C) Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guilherme Torres Postado 9 Fevereiro 2014 Autor Denunciar Share Postado 9 Fevereiro 2014 Achei que ficou gostoso na french press. Depois deixo um pouquinho aí para experimentares. Abraço Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Ricardo Esteves Postado 18 Fevereiro 2014 Denunciar Share Postado 18 Fevereiro 2014 Caconde em destaque no site do Tim Wendelboe !! http://timwendelboe.no/2014/02/coffee-from-brazil/ 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Jose Alexandre Postado 20 Fevereiro 2014 Denunciar Share Postado 20 Fevereiro 2014 Bacana. Queria mais desse café. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Miyamoto Postado 20 Fevereiro 2014 Denunciar Share Postado 20 Fevereiro 2014 Zé... Olhe com o Victor. Talvez ele ainda tenha. Parece que ele andou enviando o Caconde para o pessoal esta semana. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
José Cal Neto Postado 20 Fevereiro 2014 Denunciar Share Postado 20 Fevereiro 2014 isso, pro concurso de torra! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Paulo Simões Postado 24 Fevereiro 2014 Denunciar Share Postado 24 Fevereiro 2014 Realmente o café é difícil de torrar. A primeira torra, logo depois do primeiro crack baixei bem o fogo do bolinha e retirei rápido (cerca de 1 minuto depois) A cor ficou boa, com 14,7 de perda de massa. Mas ficou um leve gosto de cru, ou seja o crack não se desenvolveu corretamente. Na segunda, deixei um pouco mais de tempo depois do crack, reduzindo também as chamas, e acabou passando do ponto. ficou com 15.7 de perda de massa e bem escuro. Não sei o que fazer, eu acredito que possa ser a fase inicial que está meio longa, com fogo muito baixo. Talvez acelera esta fase possa contornar o problema. O que acham? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Miyamoto Postado 24 Fevereiro 2014 Denunciar Share Postado 24 Fevereiro 2014 Não seria melhor dar uma prolongada até o primeiro crack e meter fogo depois? E após o 1C tentar dar uma estabilizada na temperatura... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guilherme Torres Postado 24 Fevereiro 2014 Autor Denunciar Share Postado 24 Fevereiro 2014 Não acho que seja tão simples. Se o calor for pouco na primeira fase, o café vai assar. E se for muito após o crack, vai carbonizar Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Miyamoto Postado 24 Fevereiro 2014 Denunciar Share Postado 24 Fevereiro 2014 Mas antes de chegar a assar.. Não seria interessante prolongar o tempo de desidratação e logo após aumentar a temperatura para o crack vir logo? E logo após o crack baixar a temperatura para a fase endotérmica novamente.. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guilherme Torres Postado 24 Fevereiro 2014 Autor Denunciar Share Postado 24 Fevereiro 2014 É, mas tem que tomar cuidado para não fazer uma primeira fase fria demais e, da mesma forma, não baixar muito cedo quando ouvir os primeiros estalos. A depender em que temperatura ocorre, o primeiro crack pode ser violento (muito rápido), emendando com o segundo crack (temperatura alta demais) ou mais demorado (ideal), levando de um a três minutos para todos os grãos se desenvolverem. Daí o risco de baixar cedo demais e ficar com um café parcialmente desenvolvido, parcialmente não desenvolvido. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Miyamoto Postado 24 Fevereiro 2014 Denunciar Share Postado 24 Fevereiro 2014 Entendi.. Mas se após o primeiro crack você mantiver nos 210~220°C, o 2C vem rápido? Não é necessário uma temperatura maior para o 2C vir? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gilberto Postado 24 Fevereiro 2014 Denunciar Share Postado 24 Fevereiro 2014 Vou torrar o Caconde hoje para ver, nunca torrei, mas tenho cortado metade da potência 15 s após o inicio do 1º crack e tento manter a temperatura, se subir mais que 3º corto toda a energia. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Miyamoto Postado 24 Fevereiro 2014 Denunciar Share Postado 24 Fevereiro 2014 Estou tentando aprender mais sobre torras.. Já li alguns bons materiais sobre diferenças de grãos e os tipos de torra para cada um.. Bem bacana.. Só estou dando pitaco aqui para ver se aprendo um pouco mais.. Não precisa atentar para o que eu estou sugerindo ok? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gilberto Postado 24 Fevereiro 2014 Denunciar Share Postado 24 Fevereiro 2014 Claro Miyamoto, eu tenho juízo. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Miyamoto Postado 24 Fevereiro 2014 Denunciar Share Postado 24 Fevereiro 2014 Mas também não precisa menosprezar meus reduzidos conhecimentos no assunto.. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
sergio.m Postado 24 Fevereiro 2014 Denunciar Share Postado 24 Fevereiro 2014 Torres, como não manjo nada, estou torrando assim: Coloco os grãos no forno frio Vou subindo a temperatura em velocidade constante de 11.25 graus por minuto No 1C zero o cronômetro e estabilizo a temperatura deixando ela constante até dar o tempo X Quando passar o tempo X derrubo a temperatura do forno, mas sem abrir a porta. Tiro o tambor quando o forno chega a 60 C Torrei seleção do Mário 3 vezes nesse sábado. Temperatura estabilizada após o 1C sempre 236 C. O tempo X e as perdas ficaram: 60 s -> 14.2% 85 s -> 14.8% 120 s -> 15.8% Não experimentei ainda, esperando os 4 dias. O que você acha desse simples método? 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Miyamoto Postado 24 Fevereiro 2014 Denunciar Share Postado 24 Fevereiro 2014 Eu dando pitaco errado de novo .. 236C após o 1C não é meio alto? A torra está finalizando em qual temperatura? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
sergio.m Postado 24 Fevereiro 2014 Denunciar Share Postado 24 Fevereiro 2014 Como escrevi, está estabilizada até o fim. 1C 236 C, fim 236 C. Mas é a temperatura do forno não necessariamente dos grãos. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gilberto Postado 24 Fevereiro 2014 Denunciar Share Postado 24 Fevereiro 2014 Sergio, quando você diz 1º crack é o inicio ? Miyamoto, nunca se leva em conta a temperatura, pois cada forno é cada forno, o mesmo behmor de estiver no RS ou no AM vai dar diferença, sem falar na voltagem, logo o que se avalia é o procedimento e cada um faz o ajuste para sua realidade, seu forno, seu posicionamento do sensor, .... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Postagens recomendadas