Ir para conteúdo

Saches E.S.E. (ease serving espresso)


carlos eduardo

Postagens recomendadas

Gil existe um teste rapido para verificar se vc é estranho , caso vc responda " sim " para alguma dessas perguntas vc É estranho.

 

1-vc desmontou o seu rocky e fez bobagem ?

2-vc só lê a primeira linha dos posts dos outros ?

3-vc só posta uma linha de cada vez para fazer número de posts?

4-vc é japonês ? kkkkkkkkk

5-vc vive escrevendo coisas sem nexo no fórum ?

6-vc acha que a vida é como ela é ?

7-vc escolhe suas xicaras pelo fundo ?

8-vc cata os grãos quebrados de café para depois moer eles ?

9-vc é cismado com a massa do café ?

10 -vc trocou uma cafeteira maravilhosa por outra de campo de concentração soviético ?

 

Opa , já ia esquecendo a ultima pergunta.

11- vc é cismado com sache ? :)

 

Abs.

C. Eduardo

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Anita por questão de educação , eu não quis lembrar o estranho hábito de diluir cafeína , misturar com ajinomoto , beber e achar que assim vai melhorar o paladar.

Se isso não e estranho é no mínimo curioso :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Tópico bastante instrutivo.

Quando arrumar a baby class vou levá-la para o trabalho.

Só espero que os sachês orfeu estejam melhores que o último café em grão que comprei. :(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tópico bastante instrutivo.

Quando arrumar a baby class vou levá-la para o trabalho.

Só espero que os sachês orfeu estejam melhores que o último café em grão que comprei. :(

 

Bom, eu comprei um 1kg do orfeu torrado dia 13/03/14, e estou tirando meus melhores shots até agora com ele.Uso moagem dois pontos mais fina no rocky que com o unique, porque o orfeu não amarga e fica bom extraindo até o blond bem pronunciado.Talvez tenha sido alguma torra mal feita. Vou ver se dá para eu comprar um sachê dele para comparar, se eu fizer isso, te conto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...

carlos eduardo, faz duas semanas que comprei a gaggia baby twin e venho usando os sachês da "Café Sachê" da primeira caixa que comprei pra testar, e em todas extrações obtive os cerca de 30ml em 20seg. E ontém chegou o sachê Orfeu de 14/01/14, mas dentro dos 20seg tá saindo cerca de 100ml. Será o Orfeu é que veio muito fino?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com certeza tem coisa errada. Como o carlos sempre diz o sache serve de parâmetro para os padrões de extração. Se não estiver nos parâmetros mais que conhecidos, o sache pode estar com problemas.

 

Considerando claro, que você está usando os filtros corretos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tô usando o filtro single que veio junto, o mesmo que usei pra extrair os saches da Café Sache e que tirava certinho os 30ml. Já com dois do orfeu que testei deu 100ml.... Bom, agora vou comprar os saches Sweet Collection do atelie pra ver qualé

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

carlos eduardo, faz duas semanas que comprei a gaggia baby twin e venho usando os sachês da "Café Sachê" da primeira caixa que comprei pra testar, e em todas extrações obtive os cerca de 30ml em 20seg. E ontém chegou o sachê Orfeu de 14/01/14, mas dentro dos 20seg tá saindo cerca de 100ml. Será o Orfeu é que veio muito fino?

 

Giovane vc esta absolutamente correto , eu comprei recentemente o Orfeu (validade 14/01/15 lote 0077)  porque o meu Illy estava ficando velho , não tinha experimentado ele antes , mas é isso mesmo , fiz um video para vc ver a falta de qualidade do Orfeu , vou editar o post , esse sache foi bom não é mais.

 

 

 

O sache Orfeu fez um lungo de Nespresso , brincadeiras a parte isso é falta controle de qualidade .

 

Abs

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não , no passado (15 anos ) existiam na italia saches de 14 g , mas , sumiram , o sache é um espresso single classico , não um double , eu acho que por causa do papel não dá para juntar dois , o papel faz parte do processo de percolação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se vcs ainda tem muito desse sache orfeu parece que tem que parar a extração lá pelos 15 s. Pelo menos deve ficar um lungo tomável.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nada , isso é erro grosseiro na moagem , eu vou reclamar com a Orfeu , ninguem se deu ao trabalho de testar esse lote , mas , como a rapaziada que poe fogo em onibus nessa nossa cidade sempre diz .........."Perdeu Playboy" . pelo menos a lata é bonita  :(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Porran que decepção esse Orfeu heim. E agora, qual o próximo sache que devo encomendar, seria esse "Sweet Collection Expresso Sachê – Fazenda Daterra" ou Illy? Meu porlex deve chegar daqui 1 mês (levou 2 dias do japão pro brasil, e vai levar uma eternidade do brasil pra minha casa), então enquanto isso vou de saches.

 

PS, o lote do meu é o mesmo do seu 0077

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Giovane, não vá jogar fora os saches que tem. Use para aprender quando parar a extração. Se vc parar mais cedo que o ideal para tal moagem, o café fica mais pro lado ácido. Se parar mais tarde, vai pro lado amargo.

 

Pelo vídeo do Carlos Eduardo, me parece que o ideal é perto dos 15 s. A extração dele por todo aquele volume deve ter ficado mais amarga.

 

E a moagem está grossa e não fina como vc comentou.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O ILLY vai funcionar , mas ele é mais forte (torra mais escura) e mais caro , mas se vc aceita um a sugestão tenta o Bravo , vende no pão de acucar por 16 reais e costuma ser bom , se bem que agora fica dificil indicar alguma coisa.

 

Eu sei que não vai dar em nada , mas , eu vou encher o saco desse pessoal do Orfeu , caras de pau isso é puro descaso no controle de qualidade.

 

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

São quatro os fatores que eles podem ter errado :

 

1 - Usaram café de torra muito velha - pouco provavel

2 - Usaram um papel fora da especificação - pouco provavel

3 - Erraram o grau de moagem (moeram muito grosso) - mais provavel

4 - Erraram a pressão de calcamento do café (tamper) maquina descalibrada - mais provavel 

 

Se alguem quiser ver como um sache é feito , esse video mostra a maquina , aparecem os tampers hidraulicos que fazem o calcamento .

 

https://www.youtube.com/watch?v=ZO_vSC1jlAE

 

Abs

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...