Ir para conteúdo

Qual o grão no seu moinho HOJE (ou café na sua máquina, coador, aeropress etc.)?


Guest Anita

Postagens recomendadas

a1983cf1a12507ea6377fc5b76086e92.jpg
Hoje temos Blend Grenat no moinho, torra de 6/9. Ainda encontrando moagem ideal, mas já está muito bom de corpo e sabor, embora extraindo em 24 seg.
Estou precisando aprender a importar ... Vou ler com cuidados estes últimos posts.

Bons cafés!

Enviado de meu MI 5 usando Tapatalk

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tomei alguns bons cafés da Grenat  que me foram gentilmente cedidos pelo Rafa Rocks tempos atrás, o melhor deles foi o  Fazenda Vargem Grande com certeza. Depois experimentei deles o Maragogipe, gostei demais também...

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Vargem Grande faz parte de uma linha de microlotes que a Luciana tava vendendo. Junto com ele tinha Obata Amarelo, Fazenda Vista Linda e um outro que não me lembro o nome. Bem legais...O Maragogipe é da fazenda Bau, e está sendo vendido esses dias pela raposeiras...

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ontem fui na Ernesto café tomar um cafezinho e bater uma prosa com o amigo Vini.

 

Tomei o Martins café. Bem floral e muito gostoso. Levei para casa um pacotinho do forquilha do rio que está uma delícia. Excelente compra.

Vai ser bom para deixar o caturra evoluir um pouco mais antes de eu atacar. Rsss

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Forquilha do rio foi na Grenat ou no Ernesto? Era esse que eu estava tentando lembrar o nome...rsrsrs. Os microlotes da grenat são: catuai vargem grande, vista linda e forquilha do rio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nem de um, nem de outro

 

d60fc4fce580ba9cdfc58d319c0d9f8c.jpg

 

AHA CAFÉS JOSÉ ADALTO COLHEITA TARDIA.

A torra está muito boa, uma média legítima sem pontos de queimado

 

Comprei na Ernesto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só pra ilustrar os cafés que eu falei e pros amigos de Brasília fazerem uma visita na Grenat, os melhores microlotes deles são esses:

 

92a138dd9950e625eaa358bb580ccef5.jpg

 

f555963390c68c3098fb06cf6aaeaa72.jpg

 

1a751171deff658db5a662806fe2455d.jpg

 

O Vista Linda e o Forquilha lembram o Brejetuba e Eufrasio da ultima CC ja o Vargem Grande é daqueles frutados tipo Mantissa e Carmem Miranda.

 

Tenho bebido sempre esses cafés, um amigo traz eles direto de Brasília.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tomei esse Vista linda deles. Mas já acabou foi um micromicrolote (a Luciana mencionou que a saca era de 30kg). Ela sempre está trazendo um cafezão nesse esquema de microlote

Não sei se ela conseguiu trazer mais desse forquilha

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Aha é da Bebel, ela está torrando. A última torra, que eu saiba, tem uns dias ... Ela até me ofereceu um pacote, que ainda não peguei. Bom saber das boas referências!

 

Enviado de meu MI 5 usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Tenho trazido café pra tomar antes da minha aula das 6. Fiz agora 200g (no olho) do Eufrásio coado no Hario Jr.

Ficou legal. Torra de ontem à noite, por volta de 14,6% de perda.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Podicrê.

Tomando agora 200g do Gichathaini AA queniano da squaremile. Muito bom.

Devo levar pro trabalho essa semana agora pra tomar com uns dois colegas que apreciam. A que acha meus cafés salgados não vai ganhar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Podicrê.

Tomando agora 200g do Gichathaini AA queniano da squaremile. Muito bom.

Devo levar pro trabalho essa semana agora pra tomar com uns dois colegas que apreciam. A que acha meus cafés salgados não vai ganhar.

 

Cal, vc provouGichathaini AB?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Comprei dois pacotes de 250g de Blend Raposeiras de 3-10-2016. Acabei de abrir um.  Muito bom. Tomei bastante durante o meu curso de barista senior no Coffee Lab entao conheco bem o gosto.

 

Blend_Raposeiras_3_10_2016_zpsecc2taat.j

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

 

Devo ter escrito este post 15 ou 30 dias atrás, não foi, coisas do Tapatalk ...

 

Engraçado, não sei porque porém meus grãos perderam o sabor em Lisboa, precisei afinar a moagem uns 20% - 25%, para recuperar ao menos a acidez e um pouco do aroma (sim, experimentei com várias águas minerais).

O sabor não está mal, sem defeitos (como esperado) porém perdeu as nuances. Etiópia, Kenia e Terroa, no Mellita ficaram muito sem graça, estou usando o Red Brick, que para mim está funcionando melhor.

Também, contra tocomecei a gostar do espresso da Delta ... Tenho que colocar uma pontinha mínima de açúcar, para quebrar o excesso de amargor, mas quando bem tirado dá uma sensação agradável.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Treasure Box de Gardelli. Bonita torra, média clara.

Primeiro: Pena Blanca, Gutemala, Huehuetenango, uma das minhas regiões favoritas.

A baunilha está muito presente, especialmente na fragrância, tanto que até parece flavorizado ... acidez agradável, ele fala de maçãs verdes, laranjas e uvas, ai já não sei ... tem uma acidez fresca, presente nessas frutas, mas eu não consigo separar.

Ainda mais: uvas brancas, pretas, moscatel, etc, são muito diferentes dizer uvas noa diz muito ...

O café e agradável mas não chega perto dos que tomei anteriormente, pode ser o ano, ou que agora há roya na região, o que prejudica as plantas ..

O segundo foi o Nensebo, Etíope de Guji, um natural descrito como tendo notas de amoras, morangos, guayava e laranja.

Eu senti o fermentado forte de frutas vermelhas, inicialmente um frutado agradável que logo mais ficou enjoativo. Ao esfriar apareceu um amargo (que não é de torra) que não gostei. Ok mas também nada especial. (Acho que os Etíopes, sendo multivarietais e sofrendo fermentação, pedem para serem lavados, os naturais ficam demasiadamente "ativos" ....).

Para quem me esta achando excessivamente exigente explico: estou comprando do tri-campeão de torra italiano, tendo pago €22 pelos grãos mais €11 de fretes por 6 pacotes de 50gr : por esse preço e sendo "a Caixa do Tesouro " do campeão, espero algo excepcional , por enquanto me fica devendo.

  • Curtir 8
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hoje novamente o Nensebo, mas desta vez na La Pavoni: outra estória, agora sim que apareceram os 92,50 pontos !

Como espresso estava muito bom, um God shot.

Os sabores se destacaram, o aroma se aprimorou, o fermentado maneirou, em fim: equilibrou tudo.

Até aquele amargo se integrou e não incomoda mais, e a acidez se acentuou deixando tudo mais interessante.

 

Já estou vendo o Gardelli com outros olhos, o cara é realmente bom ... mas a culpa é dele desde que indicou que o café era para espresso o filtro .... , para mim é só para espresso.

 

Hoje estou tendo um dia bom de café [emoji4]

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mantissa, Forquilha, NDA e Eufrasio, cada extração variando um grão diferente, como sempre o NDA se destacando e o Mantissa tbm está bem bom, todos torrados na sexta-feira.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ontem foi o Pena Blanca na La Pavoni. Foi bem melhor que no coado, porém não vi os 88,7 pontos. Posso ter extraído um pouco quente ..., e que não tenho termômetro e vai mesmo no olho.

 

Hoje foi o Sumatra, Kelempok Petani, Caturaa & S795 (escrevem assim mesmo ...) , wet, de 89,0 pontos.

Descrevem com Rhubarbo (gosto muito de rhubarbo), Saúco, Almeixa, amoras e tabaco.

 

Para mim a fragrância é claramente de presunto cru levemente defumado, e um pouco de tabaco, do rhubarbo e das frutas nem sinal.

 

Foi bem esquisito ... moí 15gr, como todos os outros e o PF não entrou ? Tive de diminuir para 12,8 , o primeiro foi rapido, por volta dos 20-22 seg, pouca crema, sabor tabaco (não gosto nada) bem ativo. Regulei para mais fino, novamente com 12,8gr , e melhorou um pouco: menos ativo e com maior acidez, porém tampouco é de meu gosto. O restante vou experimentar no coado, vamos ver se mostra algo mais ...

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Anteontem, na Pavoni, o Obata CD da Kento Café, de Adil Braggion de Bragança Paulista, região que já deu campeões. O forte são a fragrância e o aroma, café correto é agradável.

Ontem também na La Pavoni o Camocim Organic, do Henrique dePedra Azul/ES.

O aroma é diferente ao anterior porém a descrição poderia ser a mesma.

Também fiz coado, prefiro no espresso.

Desde que falta algum atributo ou complexidade, os dois são corretos, porém nada demais, nenhum destes atende às expectativas ... nem ao preço.

Hoje o Teklu Dembel, Yirgachef, 90,5 pontos, torra do Gardelli (de Forli), um pouco mais intensa perfeita para a Pavoni, complexo, mistura de frutas tropicais porém sem perder a acidez nem o toque de chocolate amargo.

Gostei mais do Nensebo, porém o Teklu Dembel atendeu bem às expectativas.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

0r5Yo6H.jpg

 

Torra bem recente (Parece uma torra mais clara) e moído na hora, 08 gramas de grão com 100 gramas de liquido na french press, 30 segundos de infusão em 90 graus, mais 3:30 minutos. Bom corpo e bem balanceado, super aceitável no meu paladar!! Retrogosto não muito durável! Xicara voltada para o sol observei bastante óleos na superfície!

 

Torra bem recente (Parece uma torra mais clara) e moído na hora, 08 gramas de grão com 80 gramas de liquido na Hario V60-01, 30 segundos de infusão em 90 graus, mais 2:30 minutos. Menos corpo e bem balanceado, super aceitável no meu paladar!! Retrogosto mais durável! Xicara voltada para o sol observei menos óleos na superfície e uma cor espetacular com bordas douradas (isso de voltar a xícara par o sol para refletir a superfície é besteira minha, somente para observar!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ninho da Águia. Já compramos na compra coletiva duas vezes. 

 

Cal, vc provouGichathaini AB?

 

Provei o AB também. Comprei ele e o AA. O AA eu achei o único dos 3 que comprei que vale o preço de 200 reais o quilo. O AB é um café bom com acidez pronunciada, mas não achei essa coisa toda.

 

Hoje eu tomei 150g do AA, por falar nisso.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa semana coloquei o AA para jogo. Tinha experimentado assim que chegou

e congelado o resto. Certamente não vale 200/kg mas considero acima da média

para o dia a dia. Tenho tomado no v60 01 16g/240ml. Vou ver se tiro um espresso

nele para ver no que dá.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bruno e Jose Cal, só pra comentar sobre o Kenya AB e AA, eu nao bebi esses kenianos da squaremile, mas hoje um dos nossos membros aqui de Goiania participou da primeira sessão de cupping aberta da squaremile la em Londres. Ele disse que bebeu dois cafés sensacionais, um foi o AB e o outro foi o Costa Rica El roble. Conversando com o Lisboa, ele disse q gostou mais do PB, depois do AB e depois do AA...vou provar o AB em breve, esse colega ganhou um pacote do pessoal da squaremile. Vamos ver...

  • Curtir 5
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...