Ir para conteúdo

Qual o grão no seu moinho HOJE (ou café na sua máquina, coador, aeropress etc.)?


Guest Anita

Postagens recomendadas

 

 

Depois, fui lá na Grenat e comprei mais um pacotinho do Fazenda Vargem Grande (ou bonita, não me recordo direito). Esse café, para quem puder comprar, é, certamente, imperdível.

.

Guilherme esse Vargem Grande acho que é o melhor e o mais frutado que a Grenat já vendeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bernardo anotou o perfil do Mantissa?

Ainda tenho um restinho dele e se ficou bom gostaria de tentar também com o mesmo perfil

Não sei se nossos torradores etão batendo exatamente as temperaturas, lembro que isso era discutido em foruns gringos que alguns havia diferença no tempo de aquecimento etc, quando comprei tinha até um teste que você fazia em determinado tempo e deveria chegar a determinada temperatura, o meu bateu certinho,  agora estou fazendo a torra em uma garagem de uma casa nova e estou achando que o fiação dessa tomada em relação a outra é de menor espessura e isso está interferindo, mas ainda é suposição...

Fiz um teste com aquela torra lenta que você me passou e deixei ele com uma perda bem baixa, se não ficar cru estou achando que ficará com uma acidez bem legal, vamos ver...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Rogerio,

Fiz uma double roast.

O detalhe foi, no segundo, deixar carregar bem de calor, uns 7' a 210º.

Com os grãos bem quentes levei ao 1C com temperatura baixa, por volta de 230-232.

Na realidade isso não muda nada, desde que a resistência ficará ligada até chegar aos 232°, o que procurei é que deixando nessa temperatura no início do 1ºC a temperatura na subisse muito, por causa da reação exotérmica. Assim consegui que a temperatura dos grãos ficasse entre 210 e 215, sem subir até 220-225 durante o 1° crack.

Após 30"-1' fui aumentando novamente, de forma que a ROR, continuasse suavemente ascendente, até o ponto de torra desejado

 

Desde que entrei quente no 1C, evitei problemas de baking, e assim pude utilizar temperatura mais baixa no início do desenvolvimento, preservando as características do grão.

Aumentando a temperatura depois (no final o crack) evitou o "stall" e propiciou melhor desenvolvimento.

Na torra lenta o Mantisa demorou mais de 10 dias em mostrar o sabor.

Utilizei em coado e em blend com um grão (Pardinho) mais escuro. Ficou bastante bom mas gostei mais desta última torra.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é, quem curte café cítrico e doce que deixa salivando até no retro gosto o Santana do Pereira Villela é uma boa pedida.

 

Acabei de tomar um espresso de 22g 44g 31s muito bom.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você tem um ótimo conhecimento teórico aliado com feeling nas torras Bernardo  e consegue fazer o que você quiser com o grão,  eu já sem um roastlog da vida me perco um pouco para deixar como desejo já que não faço anotações, na verdade acho complicado até definir a densidade do grão só olhando para ele, só consigo fazer isso após a primeira torra. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Densidade é fácil:

Pega um vasilhame de + ou - meio litro.

Coloca na balança e enche, anota quantas grs de água da cheio. Esse representa o teu volume.

Agora enche ele de grãos de café , bate três vezes para assentar e passa uma régua para tirar o excesso ( sem exageros). O peso dividido o volume te dará a densidade "de carga".

Anota os valores dos diferentes grãos. Esta densidade de carga não é a densidade real porem serve comparativamente

As batidas e a régua tem de ser o mais iguais possíveis para as medições.

Para mim : a partir de 0,7 começam a ser densos, 0,67 e pouco denso e 7,3 é bastante denso.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rogério, tem um caso que deves ter cuidado : os grãos moquinhas (ou muito pequenos).

Pelo tamanho entram mais grãos no vasilhame, alterando a proporção grão/ar. Assim o peso será maior (grão pesa mais que ar) e o valor da densidade resultará aumentado.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então Bernardo é só para ter uma base, imaginei mesmo fazer dessa forma, pela pesagem/volume, sei que não há uma precisão exata mas dá para vc ter pelo menos uma base, já que não tenho nenhum aparato específico para isso e também somente olhando para o café é complicado dizer hehehehe

Mas legal, da próxima vez que torrar farei deste modo que você mencionou :)

 

Estava me faltando essa formulazinha máquina aqui:


Para mim : a partir de 0,7 começam a ser densos, 0,67 e pouco denso e 7,3 é bastante denso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

fiz agora 100g do mantissa da torra de anteontem. 

Eu estou desconfiado que estou resfriado. Estou achando praticamente todos os cafés que tenho tomado meio sem gosto. O expresso que fiz com ele mais cedo hoje tinha mais gosto que o coado, mas menos do que os que eu vinha tomando.

Enfim, a vida como ela é.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O mantissa que fiz com a torra lenta que findou com 11,7% ficou muito bom, meu receio de ter ficado "cru" já era, visualmente não ficou com uma torra clara e homogênea, esse café parece que se dá muito bem com torras com menor perda de massa, fds irei experimentar no hario ou na AP, boa doçura com acidez destacada.

Já a torra do Campo Mistico que também tentei fazer com pouca perda e ficou com 12,6% não ficou legal, demanda um desenvolvimento maior. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou com um D'Agostine torra de 6 dias que estou gostando muito para coado e mais ainda para FP, mas no expresso já não achei tão legal. E hoje, comprei um blend de expresso da Latitude 13, chapada diamantina, região de Mucugê torra de 3 dias, que gostei muito mesmo, sem sombra de duvidas o melhor expresso que já tirei em minha maquina, bem encorpado e adocicado e pouca (quase nenhuma) acidez.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

aeroprensei agora 13g (150g de bebida) do Unique Orgânico da torra das 17:30.

Fiquei decepcionado. Minha lembrança era de um café excepcional, mas não vi muita graça.

O 1C veio super manso, com estalos espaçados. As temperaturas pareciam ok durante a torra. Espero que amanhã esteja melhor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

fiz agora uma aeroporess de 200g com 17g da torra de 14,5% do Unique Orgânico de ontem à noite.

Dessa vez ficou passável. Ainda não é tão bom quanto eu tinha de memória, mas já está bem melhor do que a primeira torra deste pacote.

Agora a de 17,4% eu acho que vou guardar pra tentar tomar como expresso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

tentei agora fazer a outra torra de 14,5% do UO, a mais antiga, no expresso.

Um pouco melhor do que coado, mas definitivamente não ficou boa a torra. Em nenhum método (tentei coado, prensa francesa e aeropress, fora esse expresso de agora).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Café Creme Mundo Novo no espresso. Boa acidez e bem frutado. O custo-benefício é ótimo.

Abçs

Burny

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

tomei um coado com o Unique Orgânico. Não é mais aquele café todo. Não acho que fui eu que mudei, mas o café. Espero que as próximas torras saiam melhores.

Depois fiz dois expressos com o Seleção do Mário que comprei ontem no Curto Café.

Sai um expresso legal. Gosto do aroma. O cítrico deles fica bom lá na La Marzocco deles. Quando eu comprei e e fiz aqui em casa não achei tão bom. Muito ácido.

Esse (que garantem que é igual ao que eles vendiam como 'frutado') é o melhor, na minha opinião.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

aeroprensei agora a Seleção do Mário (150g).

É um café agradável.

Não chega a ser sublime, mas é bom o suficiente. Acho que os 20 reais que eu deixei no Curto foram um bom custo benefício.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cal cada safra é uma safra, não tem jeito, meu "godshot" foi em um café da Unique, mas não comprei mais, uma pena viu...

Fiz o de Sumatra um dia depois da torra no Hario e também não gostei... vamos ver  o desenvolvimento com o tempo, café de 87 pontos e achei super flat o de Burundi ainda não tomei.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Late Harvest Campo Mistico no Aeropress.

 

Tenho experimentado uma extração diferente com 17g de pó para 240g de agua com total de 4 minutos de extração.

Usando moagem 3 (3 voltas no 0) no Bravo mini que no meu caso é o que uso para Chemex.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não é muito grosso, Bruno? 3+00 no Mini uso para French. Chemex mais na faixa 2+30 a 35.

Abçs

Burny

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...