Guest Anita Postado 8 Julho 2014 Denunciar Share Postado 8 Julho 2014 Lu, parte da população do Clube chama de chaleira, parte de bule. Alex faz distinção que chaleira é para chá. Na minha família sempre chamamos de chaleira ao bule de metal que vai ao fogo para aquecer a água para café, chá, chimarrão... O que você quer é jarra. Dica: bons mercados (como o Zaffari, por exemplo) vendem jarras genéricas para cafeteira. Uma de tamanho médio custa uns 30 reais. Assistências técnicas de cafeteiras/eletrodomésticos também costumam ter. beijo Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 8 Julho 2014 Denunciar Share Postado 8 Julho 2014 É chaleira! 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
LUW Postado 8 Julho 2014 Denunciar Share Postado 8 Julho 2014 Também conheço como chaleira o vasilhame com bico para se esquentar água sobre o fogão. Bule (ou bules, segundo a minha nona) é o vasilhame também com bico usado para servir a bebida quente à mesa, seja chá, café ou Melittão. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guest Anita Postado 8 Julho 2014 Denunciar Share Postado 8 Julho 2014 Igual na minha família. Mas para alguns chaleira é só para chá (na raiz do negócio). Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 8 Julho 2014 Denunciar Share Postado 8 Julho 2014 O utensílio que serve pra aquecer é chaleira; o que serve pra servir, bule. Isso não impede que se misture o uso deles, ainda mais quando o bule pode ir ao fogo. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
sergio.m Postado 8 Julho 2014 Denunciar Share Postado 8 Julho 2014 HouaissChaleira: recipiente bojudo, ger. de metal, com tampa, asa e gargalo em forma de bico, próprio para ferver águaBule: recipiente habitualmente bojudo e/ou em forma de tronco de cone e com asa, tampa e bico, de barro, porcelana ou metal etc., em que se faz e/ou serve chá, café, chocolate, tisana etc. 2 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Cíntia Postado 8 Julho 2014 Denunciar Share Postado 8 Julho 2014 Lembro da mãe, esquentando uma baita chaleira de água pra passar, com o coador de pano, um bule cheio de café para os 4 pitocos, no caso, nós, que tomávamos com leite.... salvo minha irmã mais velha que odeia leite! Degustando com uma manteiga vinda da casa da vó e um pão de quarto e um de meio quilo. Saudades daquele tempo que não volta mais! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 8 Julho 2014 Denunciar Share Postado 8 Julho 2014 Se falo pra um gaúcho tradicional que ele ferve água em um bule levo um pranchaço de facão nas paletas. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guest Anita Postado 9 Julho 2014 Denunciar Share Postado 9 Julho 2014 Cín, gentileza traduzir o rapazinho acima. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Cíntia Postado 9 Julho 2014 Denunciar Share Postado 9 Julho 2014 É mesmo, Rodrigo. Sem contar que no interior o mais comum é café de chaleira mesmo, no melhor estilo campeiro! E vou te dizer que fica bom pra lá de metro! Tomei muito nos acampamentos de CTGs... estou saudosista hoje! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guest Anita Postado 9 Julho 2014 Denunciar Share Postado 9 Julho 2014 Comentou, concordou, melancolizou e não traduziu. Esse povo que gosta de manter o conhecimento só para si... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Cíntia Postado 9 Julho 2014 Denunciar Share Postado 9 Julho 2014 Acho que o nome para isso é erudição, Anita. Então, se tu diz para um gaúcho do tipo da fronteira, bem chegado aos costumes da terra, que bule é para esquentar água, ele te baterá nas costas com o lado de uma faca tamanho GG. *A Paleta, também conhecida como Pá, é um tipo de corte da carne bovina. Está localizado na parte dianteira do animal que representa 21,78 % dela. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 9 Julho 2014 Denunciar Share Postado 9 Julho 2014 Pranchaço de facão na paleta= bater com a prancha (lateral da lâmina) do facão nas costelas. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guest Anita Postado 9 Julho 2014 Denunciar Share Postado 9 Julho 2014 Ok, senhores eruditos, grata por dividirem sua sapiência com os demais reles mortais. Se não me explicassem eu acharia que é enfiar a faca nas costelas de alguém... Bom, voltemos ao Hario. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 9 Julho 2014 Denunciar Share Postado 9 Julho 2014 Esses pranchaços acontecem em brigas dos tradicionais. A idéia é machucar ou humilhar, e não matar. Só pra esclarecer, o máximo que já fiz com um facão foi abrir trilhas. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Cíntia Postado 9 Julho 2014 Denunciar Share Postado 9 Julho 2014 Anita, amiga, me lembra de quando eu descer pra Porto, comprar dois dicionários pra ti, um de gauchês e outro de portoalegrês. Aí, nunca mais que tu te perde, guria! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
LUW Postado 9 Julho 2014 Denunciar Share Postado 9 Julho 2014 Falando em acampamento, alguém já tomou café de pedra quente? Esquenta a pedra no fogo e depois joga na chaleira junto com o café. Pusta coisa ruim . Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 9 Julho 2014 Denunciar Share Postado 9 Julho 2014 Nunca tomei. Bom não deve ser mesmo. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guest Anita Postado 9 Julho 2014 Denunciar Share Postado 9 Julho 2014 Parece sopa de pedra. Enquanto isso o Hario... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
LUW Postado 9 Julho 2014 Denunciar Share Postado 9 Julho 2014 Sopa de pedra, ao contrário, é MUITO boa. E o kit (derradeiro?) é meu. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guest Anita Postado 9 Julho 2014 Denunciar Share Postado 9 Julho 2014 É seu até formarmos outro grupo de 3... e depois mais 3... e mais 3... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gilberto Postado 9 Julho 2014 Denunciar Share Postado 9 Julho 2014 Anita é do Luciano mesmo, já foi. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guest Anita Postado 9 Julho 2014 Denunciar Share Postado 9 Julho 2014 Eu sei, Gil. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Luiz Alberto Amorim Postado 9 Julho 2014 Denunciar Share Postado 9 Julho 2014 então povo gente boa de prosa!! :) fico dai com 1 bule!!! Desses bem massa de metal q vá no fogo, e q dê pra controlar bem a água na hora de sevar o coadito!! :) coisa hermosa é ver a espuminha marrom claro, marrom escuro, amarelada, depende do café, se formandooo... É ou não e? Kkk acham q com 200 pego 1 desses por aqui pelo br? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Mortari Postado 9 Julho 2014 Denunciar Share Postado 9 Julho 2014 Quando li a mensagem do Rodrigo imaginei uma briga de surfistas. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guest Anita Postado 9 Julho 2014 Denunciar Share Postado 9 Julho 2014 Lu, não entendi: você quer o bule de servir (tipo a jarrinha de vidro) ou o bule de ferver (tipo chaleira, para ir ao fogo)? Só para esclarecer. O do tipo chaleira serve para despejar a água circularmente sobre o filtro. O do tipo bule serve para receber o café debaixo do filtro e serve as xícaras. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
LUW Postado 9 Julho 2014 Denunciar Share Postado 9 Julho 2014 Semântica à parte, não dá certo nenhum, pois a compra é para o kit (pf + filtro + bule). Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guest Anita Postado 9 Julho 2014 Denunciar Share Postado 9 Julho 2014 Eu sei, LUW. Lu é nosso portador de baixa visão, então não sei se ele conseguiu visualizar a foto do kit e se compreendeu do que se trata. O que importa é que fique claro qual é qual e exatamente o que ele deseja para indicarmos onde comprar. beijo Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Miyamoto Postado 9 Julho 2014 Denunciar Share Postado 9 Julho 2014 Cês vivem trocando as bolas.. Igual aquela vez que vocês chamaram o pastel de risole.. Tsc.. Tsc.. Tsc... Se existe chaleira, acho que deveria existir uma cafeleira também.. Que preconceito! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
LUW Postado 9 Julho 2014 Denunciar Share Postado 9 Julho 2014 O ninja chegou no trabalho . Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Postagens recomendadas