Ir para conteúdo

Hario a preço imperdível (filtros, porta-filtros, bule)


Guest Anita

Postagens recomendadas

Guest Anita

Lu, parte da população do Clube chama de chaleira, parte de bule. Alex faz distinção que chaleira é para chá.

 

Na minha família sempre chamamos de chaleira ao bule de metal que vai ao fogo para aquecer a água para café, chá, chimarrão...

 

O que você quer é jarra. Dica: bons mercados (como o Zaffari, por exemplo) vendem jarras genéricas para cafeteira. Uma de tamanho médio custa uns 30 reais. Assistências técnicas de cafeteiras/eletrodomésticos também costumam ter.

 

beijo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Também conheço como chaleira o vasilhame com bico para se esquentar água sobre o fogão. Bule (ou bules, segundo a minha nona) é o vasilhame também com bico usado para servir a bebida quente à mesa, seja chá, café ou Melittão.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O utensílio que serve pra aquecer é chaleira; o que serve pra servir, bule. Isso não impede que se misture o uso deles, ainda mais quando o bule pode ir ao fogo. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Houaiss

Chaleira: recipiente bojudo, ger. de metal, com tampa, asa e gargalo em forma de bico, próprio para ferver água

Bule: recipiente habitualmente bojudo e/ou em forma de tronco de cone e com asa, tampa e bico, de barro, porcelana ou metal etc., em que se faz e/ou serve chá, café, chocolate, tisana etc.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lembro da mãe, esquentando uma baita chaleira de água pra passar, com o coador de pano, um bule cheio de café para os 4 pitocos, no caso, nós, que tomávamos com leite.... salvo minha irmã mais velha que odeia leite! Degustando com uma manteiga vinda da casa da vó e um pão de quarto e um de meio quilo. Saudades daquele tempo que não volta mais! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É mesmo, Rodrigo. Sem contar que no interior o mais comum é café de chaleira mesmo, no melhor estilo campeiro! E vou te dizer que fica bom pra lá de metro!  :D Tomei muito nos acampamentos de CTGs... estou saudosista hoje!  :(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que o nome para isso é erudição, Anita. :D

 

Então, se tu diz para um gaúcho do tipo da fronteira, bem chegado aos costumes da terra, que bule é para esquentar água, ele te baterá nas costas com o lado de uma faca tamanho GG. 

 

 

*Paleta, também conhecida como Pá, é um tipo de corte da carne bovina. Está localizado na parte dianteira do animal que representa 21,78 % dela.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

Ok, senhores eruditos, grata por dividirem sua sapiência com os demais reles mortais.

 

Se não me explicassem eu acharia que é enfiar a faca nas costelas de alguém...

 

Bom, voltemos ao Hario.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esses pranchaços acontecem em brigas dos tradicionais. A idéia é machucar ou humilhar, e não matar. 

Só pra esclarecer, o máximo que já fiz com um facão foi abrir trilhas.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Anita, amiga, me lembra de quando eu descer pra Porto, comprar dois dicionários pra ti, um de gauchês e outro de portoalegrês. Aí, nunca mais que tu te perde, guria! ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Falando em acampamento, alguém já tomou café de pedra quente? Esquenta a pedra no fogo e depois joga na chaleira junto com o café.

Pusta coisa ruim :wacko:.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

então povo gente boa de prosa!! :):) fico dai com 1 bule!!! Desses bem massa de metal q vá no fogo, e q dê pra controlar bem a água na hora de sevar o coadito!! :):) coisa hermosa é ver a espuminha marrom claro, marrom escuro, amarelada, depende do café, se formandooo... É ou não e? Kkk acham q com 200 pego 1 desses por aqui pelo br?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

Lu, não entendi: você quer o bule de servir (tipo a jarrinha de vidro) ou o bule de ferver (tipo chaleira, para ir ao fogo)? Só para esclarecer.

 

O do tipo chaleira serve para despejar a água circularmente sobre o filtro.

O do tipo bule serve para receber o café debaixo do filtro e serve as xícaras.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

Eu sei, LUW. Lu é nosso portador de baixa visão, então não sei se ele conseguiu visualizar a foto do kit e se compreendeu do que se trata. O que importa é que fique claro qual é qual e exatamente o que ele deseja para indicarmos onde comprar.

 

:)

 

beijo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cês vivem trocando as bolas..

 

Igual aquela vez que vocês chamaram o pastel de risole.. Tsc.. Tsc.. Tsc...

 

Se existe chaleira, acho que deveria existir uma cafeleira também.. Que preconceito!  :lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...