Ir para conteúdo

Como fazer a limpeza de máquina doméstica


Postagens recomendadas

:D :D :D :D :D :D , fui eu quem fez isso JR.

 

 

Funciona perfeitamente, fiz isso no filtro de sachê da minha Gaggia há quase um ano atrás e até hoje está perfeito, não vaza uma gota sequer. Não há risco algum para a máquina, funciona exatamente da mesma forma que um filtro cego.

 

Como o próprio Bernardo falou com muita propriedade, o esforço de um backflush feito corretamente não é maior do que o de uma extração. Atenha-se aos 10 segundos de limite com a bomba ligada, repita até 3x e você estará seguro. Sugestão de intervalo entre um ciclo e outro? 10 segundos também.

 

Ficaria assim: (10 segundos de bomba ligada + 10 segundos desligada) x 3. Isso como limpeza diária, após a última extração do dia, é suficiente para manter sua máquina razoavelmente limpa. Mas se você se sentir muito desconfortável fazendo isso todo dia não há qualquer problema em fazê-lo em dias alternados.

 

Se você quiser essa fórmula dita por um cara mais "credenciado", dá uma olhada aqui:

. :lol: :lol:

 

Abraços,

 

Leo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:D :D :D :D :D :D , fui eu quem fez isso JR.

 

Leo, então voce é o autor. :D :D

Parabens pela criatividade, muito bom, vou usar a sua tecnica e depois conto aqui como foi.

Vc tampou a parte de dentro ou de fora do filtro?

 

Vou tentar fazer o procedimento de backflush diariamente após cada sessão (no meu caso normalmente é só uma por dia. Devo também remover o chuveirinho do grupo para a limpeza do mesmo ou uma escova com ele no local já basta?

 

Desde já agradeço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

JR,

 

A fita você coloca por dentro do filtro. Se colocar por fora a pressão da água arranca. Forre toda a parte de dentro e corte o excesso para não ficar em cima das bordas.

 

Remoção do chuveirinho não é algo que precisa ser feito com frequência. Eu faço de 6 em 6 meses, tem colegas que fazem todo mês. Fica a seu critério.

 

Abraços,

 

Leo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Comprei no Ateliê do Grão as escovas Pällo, para grupo e outra para a lança de vapor. Como o frete (15.40 Sedex) estava pago aproveitei para incluir um pacote de Santa Margarida.

São bastante caras, mas para mim valeram a pena. Como o frete e bem mais barato que comprando fora, compensou.

Agora lavo o grupo, com água quente rapidamente e sem me queimar - testando o com pano verifiquei que tira mais 95% da borra - faço o backflush e pronto.

A da lança passei uma vez. Entra fácil mas sai muito apertado, tem que girar para tirar. Saiu uma espécie de óleo o fuligem preta da lança, coloquei copo de água e acionei o vapor repetidas vezes até limpar.

Tenho a impressão que a microespuma forma mais rápido e ficou melhor depois da limpeza.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 months later...

Só confirmando: máquinas sem solenóide não se faz backflush, correto?

Outro dia estava me perguntando isso ainda bem que não tentei fazer nada do gênero, era capaz de ter explodido a Poemia KKKKKKKKKKKKK :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Hoje estou procedendo a primeira descalcificação da minha Saeco Royal que fica no trabalho. Ela já havia tirado mais de 4.500 cafés e nunca havia sido feito este procedimento antes, porém a limpeza geral da máquina, assim como limpeza do moinho, limpeza externa, troca de água e lavagem do tanque; sempre foram feitas regularmente

 

obs: apesar do grande volume de cafés que ela já havia tirado, não foi encontrado nenhum sinal significante de calcificação.

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pra mim, backflush com cafiza uma vez a cada 7 ou 10 dias eh mais do que suficiente.

 

Descalcificação eu faço uma vez a cada 4 meses.

 

Depois de cada shot eu limpo o grupo com a escova pallo e dou um flush pra sair todo o resto de café da tela do grupo.

 

Mas outra coisa importante eh tb fazer a limpeza do portafiltro com cafiza. Embaixo do filtro o óleo do café se acumula muito. Basta deixar de molho por uns 30 min em água morna e cafiza q o portafiltro fica novo!!

 

8A549317-4920-4F97-BB61-DC29FB241DC9-2407-000001C3C87C87FC_zps35cf8673.jpg

 

B68F3A13-A4F1-4BDA-AB23-276A5C905F0E-2407-000001C3CF49B463_zps686fb43c.jpg

 

Abraço a todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu uso ao final de cada dia detergente (o amarelinho) e quando faço o backflush com Cafiza (1 vez por mês) deixo de molho filtros e porta-filtros, sem deixar que o cabo plástico toque a água do detergente. De tempos em tempos também ponho no molho a grade do chuveiro, o parafuso e o disco.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que limpeza demais é besteira. Gasta-se horrores de produtos que não são baratos e não faz diferença alguma, pelo menos para mim.

 

Limpo meu PF e filtros uma vez por semestre e ao final de cada seção apenas coloco um recipiente em baixo do grupo após a extração e dou um flush longo limpando o disco difusor com a escova de barista.

 

E uma vez a cada 2 meses faço backflush com cafiza.

 

Minha máquina está limpa, linda e perfeita. Depois de 6 meses de uso tirei o parafuso e o disco difusor para ver se havia acúmulo de resíduos é não havia nada!

 

Pessoal, bem entendido.... essa é minha opinião.

 

Limpeza demais não serve pra nada a não ser gastar produto.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve.

 

Como disse o Bruno, é imprescindível a limpeza ao final do dia com a retro lavagem do grupo irrigador apenas com água, esfregação do filtro e porta filtro com esponja e tela difusora e gaxeta de borracha com escova de cerdas duras de nylon.

Como regra uso a solução do detergente com água quente a cada 200-250 extrações. Vão para o banho (20 a 30 minutos de molho) e bom enxague posterior o filtro, pf, tela difusora, parafuso, suporte da tela e bico da haste de vapor. E faz-se também, com esta periodicidade, a higienização do grupo desmontado e a retro lavagem com detergente.

 

Descalcificação nas comerciais jamais, pois são dotadas de sistema dedicado de filtragem d'água. Nas domésticas de espresso e cafeteiras elétricas, 1 vez ao ano quando muito, pois não há necessidade devido ao uso exclusivo de água da rede após filtrada.

Acabo de revisar, com desmontagem completa, a pequena Avanti MiniBar e não encontrei qualquer indício de calcificação, mesmo após mais de 1 ano passado desde a última limpeza. E note que não é dotada de válvula que permita fazer retro lavagem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desculpa se não fui claro,

quando disse limpar filtro e porta-filtro após cada seção quis dizer exatamente dá forma quea Ana e Alexandre disseram,

com esponja e detergente neutro,

se máquina com solenóide de três vias, fazer backflush com água após cada seção.

Eu só uso joe glo uma vez ao mês.

Bruno.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ahhhhh sim...com água e detergente neutro claro, faço todos os dias também.

 

Pensei que estavam se referindo a limpezas com cafiza e joe glo.

 

Interpretação errada de minha parte.

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ainda bem Foguinho !

Já estava achando que teus filtros e PF só viam sabão cada seis meses e não conseguia imaginar como fazias para evitar o gosto e cheiro de café velho :-)

Tem uma cafeteria em Brasília, que eu freqüentei numa época, que tinha um barista muito simpatico e onde o café era razoavelmente bom.

Uma vez trocou de barista e o café ficou horrível ! Um tempo depois vi que tinha voltado o antigo barista, e decidi dar mais uma chance, e o café estava bom novamente.

Daí perguntei a ele o motivo da diferença do seu café com o do colega, se era a técnica ou uma mudança de café, e me respondeu que não, que "e que eu limpo a máquina todas as noites".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que limpeza demais é besteira. Gasta-se horrores de produtos que não são baratos e não faz diferença alguma, pelo menos para mim.

 

Limpo meu PF e filtros uma vez por semestre e ao final de cada seção apenas coloco um recipiente em baixo do grupo após a extração e dou um flush longo limpando o disco difusor com a escova de barista.

 

E uma vez a cada 2 meses faço backflush com cafiza.

 

Minha máquina está limpa, linda e perfeita. Depois de 6 meses de uso tirei o parafuso e o disco difusor para ver se havia acúmulo de resíduos é não havia nada!

 

Pessoal, bem entendido.... essa é minha opinião.

 

Limpeza demais não serve pra nada a não ser gastar produto.

 

kkkkkkkk,

 

Por um momento até me assustei...fiquei imaginando como seriam as entranhas da máquina do Fogo Ruivo, kkkkkkkkkk.

 

Eu passei foi mais de um ano sem usar Cafiza na Gaggia. Mas o produto é muito bom mesmo. Coloquei as peças da Ascaso de molho na água fria mesmo e no outro dia pareciam espelhos. Nem precisei esfregar, já saíram da água 100% novas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hahahahahahaha

 

Léo...... quando entendi achando que era com cafiza, pensei....Deus me livre, haja dinheiro, mas daí tudo foi esclarecido.

 

Realmente, faço o ritual de limpeza de filtros e pf, retrolavagem e flushes com água e detergente neutro todo santo dia.

 

Agora com produto bravo só como mencionei acima.....kkkkkk

 

Sou mais enjoado com meu equipamento do que com a minha esposa.....hahahaha

 

E vc tem razão, cafiza e Joe Glo realizam.

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gilberto, você se refere ao detergente para lavar as peças? Ou ao detergente específico das máquinas (Cafiza, Joe Glo)?

 

Detergente líquido, me ensinaram a usar os amarelinhos (mas não sei se faz muito diferença, na dúvida uso estes), aplique na esponja e lave, mas com o lado amarelo para não riscar suas peças. Depois só enxaguar.

 

Dos próprios, use conforme o pessoal comentou por aqui.

 

um abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Ana.

 

Detergente NEUTRO. Preferencialmente sem fragrância e corante. E muita água no enxágue.

Detergentes são adstringentes. Tiram gorduras. Mas se ficar resíduo no filtro, o café vai pro saco.

 

Certa vez tive uma funcionária displicente que deixava as louças com resíduos de detergentes. Levei uns 2 dias ouvindo reclamações sobre os gostos dos diversos tipos de cafés. E realmente estavam esquisitos. Olha daqui, procura dali, mexi nos moinhos, verifiquei os containers de guardar cafés e nada. Até cair a ficha sobre a louceira novata. Dito e feito. Enxágue insuficiente. Café com detergente líquido. Combinação terrível.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ih Alex, desta parte eu sei. Já lavei muita foto p&b na vida... qualquer resquício de qualquer coisa e as danadinhas mancham... com os equipamentos é o mesmo. :)

 

Valeu pelo toque.

 

beijo

 

Ana

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 months later...

O que voces chamam de detergente neutro é simplesmente aquele deteregente sem corante e sem perfume? Procurei hoje no supermercado e nenhum dizia ser neutro. Eu estou falando de detergentes para xícaras, copos e porta filtro de ceramica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...