Ir para conteúdo

Como fazer a limpeza de máquina doméstica


Postagens recomendadas

Idem. O tapado aqui achava que limpeza era só do PF e do filtro... A única coisa que eu fazia que devia limpar um pouco era ligar a máquina por uns 2 seg sem o PF pra liberar a pressão. "Limpar o grupo com escovinha? O que é isso?" kkkkkkkkk agora já uso uma escova de dentes, antes tarde do que nunca.

 

Realmente quando a gente começa não faz a menor ideia dos termos usados por aqui, eu particularmente acho que o pessoal é muito cuidadoso aqui no fórum com a limpeza, claro eu não deixo a minha preta de sujeira, mas não limpo muito não tiro o "chuveirinho" retiro tudo dou uma limpada boa, passo uma escova no grupo para retirar todo o acumulo do café e limpo o bico de vapor, mas somente isso, nada mais. Faço sempre quando tiro meus cappucinos durante a noite ou durante a manhã quando eu faço as vezes deixo sem limpar de um dia para outro por estar com preguiça de limpar, mas no outro dia antes de fazer novamente meus cappucinos limpo ela antes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oie, além das dicas apresentadas aqui, gostaria de saber, por favor, se pastilhas como estas são boa para limpeza e se poderia usá-las em minha Gaggia baby class. Obrigado,

 

http://www.cafefacil.com.br/loja/categoriasub-produtos-de-limpeza-para-maquinas-de-cafe-e-moinhos-71

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...

Após 1 ano de uso, fiz a primeira descalcificação da Mondial C08 (ácido cítrico). Fiz este vídeo após o procedimento de limpeza.

 

 

http://vimeo.com/62776637

 

 

Vocês acham que essa vazão de água está normal? Eu já havia desmontado o chuveirinho pra limpar por dentro, mas nunca havia visto a vazão de água antes disso. Não sei se afrouxo ou aperto mais o parafuso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Zerrauzen Fab,Ta meio escuro o vídeo e difícil de ver o fluxo, mas de qualquer forma, se quiser um comparativo, tente marcar tempo e quantidade em mls. Tipo, tantos Mls em 30s.

 

 

Gustavo.

Quanto a descalcificação, a minha antes mesmo de saber que tinha como fazer usando produtos químicos, eu abri ela inteira, inclusive a caldeira

e estava bem calcificada, mas já tinha quase 2 anos de uso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou ver em 30seg quantos ML ela está soltando . O fato da água não sair pelos furos do chuveirinho e sair apenas no centro altera a qualidade do espresso ou não? Uma amiga que também tem a C08 confirmou que a dela sai igual um chuveiro mesmo, e não um filete central como na minha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu acho que é normal. A minha também é assim e já vários vídeos de Flushs aqui no CDC, inclusive com máquinas avançadas, e

sair desta forma parece normal, nunca vi sair como um chuveiro.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu esperaria algo mais próximo dos 250 a 300ml em 30 segundos...

 

Se a pressão da válvula de retenção for ajustavel por esse parafuso eu tentaria mexer e buscar um fluxo nessa faixa...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu esperaria algo mais próximo dos 250 a 300ml em 30 segundos...

 

Se a pressão da válvula de retenção for ajustavel por esse parafuso eu tentaria mexer e buscar um fluxo nessa faixa...

Vix

 

Então a minha, com 177ml ta saindo pouco, é?

 

E este fluxo tem alguma relação com a pressão da bomba da máquina? ( não apenas coma válvula de retenção)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eventualmente um problema na bomba pode sim causar uma diferença de fluxo mas as Ulkas costumam ser robustas. Eu não entraria em pânico por enquanto.

 

Tente um ajuste na válvula de retenção e veja o que acontece.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

300ml em 30s são os 600 ml/min de fluxo livre da bomba. Com válvula de retenção é normal o fluxo ser ao menos metade... A pressão também é menor considerando a perda para vender a mola na linha. Acho que a Evolution que ainda está aqui dá até um pouco menos de 9 bar na saída, já que sem a válvula de retenção a bomba está dando uns 12 bar.

 

Isso considerando molas mais fortes que tentam também evitar que o vapor saia quando se usar essa função. Se deixar uma mola fraca ou a válvula frouxa, terá que usar um filtro cego para o vapor não ficar saindo por ali. Em geral nessas caldeirinhas a pressão de vapor é alta, pois se joga a temperatura lá para os 140°C-150°C (3-4 bar).

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 months later...

Um detalhe sobre a dureza da água.

 

Sendo um país do tamanho que é, com grande diversidade geológica, temos águas das mais variadas naturezas e características.

 

Apenas para dar um exemplo, em algumas cidades de Minas Gerais (Sete Lagoas no sul, Montes Claros no norte) águas com dureza acima dos 200 mg/L de CaCO3 são muito comuns. São águas consideradas "duras". Alguns vendedores (ex: Expressotec) recomendam descalcificação a cada 2 meses se voce circula esse tipo de água pela máquina

 

Na dúvida, vale checar com a Cia de Saneamento local como é a água que eles distribuem.

 

Gui Marques

 

ps. Isso valeria para águas brandas ou moderadamente duras...Eu penso que qualquer entusiasta do café morando em uma região de água dura certamente já sabe disso e não vai estar circulando essa água na máquina dele

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...

dai galera!tudo q envolve correio, ficar em casa à disposição deles em horário útil me dá um desânimo profundo.... kkkkestou com a studii desde março e nunca fiz uma lavagem interna com detergente expecífico. só vou poder incomendar apetrechos expecíficos de limpeza em agosto pra bater no cartão em setembro....aqui em Curitiba parece que não tem pra vender nem cafiza nem joe glo, só descalcificante.....algum amigo(a) avançado recomendaria algum produto, pro,vi,só,rio, para eu fazer uma lavagem interna? provisoriamente? ou espero mesmo...? flerte abraso

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Luiz Alberto.

Desencane com calcificação. Pouco possível que necessite. Mas se quiser, faça a mistura de 200 ml de vinagre branco de álcool com 750 ml de água limpa.

Esvazie o reservatório e encha com a solução. Passe a solução pelo grupo, sem pf, em expurgos de 1 minuto com intervalos de igual período. Até terminar a solução.

Então, encha o reservatório com água limpa e repita a rotina para retirar todo resíduo da solução.

Isto bastará.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro Luiz, não sei se tua maquina tem válvula de três vias.

Caso tenha, deve fazer retrolavagem (backflush) com filtro cego (é um filtro sem os buraquinhos), eu faço quando uso, no fim do dia, somente com água (três lavagens).

Com Cafisa pode fazer desde uma vez por semana até uma vez por bimestre. Esta lavagem serve, especialmente, para manter a válvula de três vias limpa e sem entupimentos.

É claro que tambem acaba limpando a cabeça e o chuveirinho.

 

Nas maquinas sem esta válvula não é feita retrolavagem, simplesmente e retirado o chuverinho e lavado com uma esponja (suave, não usar a parte verde) e detergente quando necessário (pode ser desde uma vez por semana a cada 60 dias) depende da máquina.

 

Eu lavo os filtros e PF diariamente, também com esponja e detergente, sempre ENXAGUAR muito bem.

 

Os filtros PF, e até garrafas térmicas encardidas, ficam "novas" deixando de molho em água quente com Cafisa (ou similar). Atenção de não molhar o cabo porque mancha.

 

Como podes ver não há urgência, tem maquinas comerciais (periga de ser a maioria) que nunca viram uma retrolavagem.

 

A rocha mãe do Paraná e mormente basalto, na Serra do Mar mais gneiss e granito, baixa presença de calcário, consequentemente as águas são mais para ácidas (tem que fazer calagem na lavoura, não é ?) , dificilmente terá de fazer descalcificação.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

buenas alex! Vou fazer bem essa solução então. A máquina ja está ha 5 meses no uso, em média com 2 a 4 extrações diárias... Como a studii trabalha com termobloc, para café e vapor, eu temo entupimento do vaporizador, como aconteceu na c08...... Brigadão!! Bernardo: valeu pelo exclarecimento quanto à mineralidade(?) da água de ctba!! É uma preocupação rotineira a menos.... Minha preocupação mesmo é com resíduos de cafe e leite q possam ir parar na linha. Os óleos do café etc..... A máquina tem solenóide sim. Apesar d quase clandestina, a studiii nome da marca, é bem construida toda em metal solenoide vaporizador sem panarelo bem forte.... Eu q to querende prevenir a limpeza enquanto aguardo poder comprar o detergente específico escovas e tal...... Brigadão pessoas! Fuerte abraso!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Luiz,

essa solução é para descalcificação,

o que você chama de limpeza?

Time cuidado porque com os detergentes se faz backflush, a água passa apenas pela válvula de três e vias e retorna para a bandeja de resíduos,

no backflush a água não vai para o interior da máquina, não entra na caldeira e você não pode colocar os detergentes no tanque da máquina pra que eles passem pela caldeira.

Abraços,

Bruno Goulart.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pra mim backflush uma vez por mês e descalcificação 1 vez por ano, no dia-a-dia depois da extração apenas enxáguo o filtro e porta-filtro em água corrente e solto do grupo um pouco de agua esfregando o filtro e porta-filtro no encaixe do grupo e passo um pano, e quando o porfa-filtro começar a escurecer ai sim lavo com detergente ou no cafiza e de vez em quando passo uma escovinha junto com a agua quente na cabeça do grupo e está limpinha e novinha, pra mim é demais e nem tenho tempo toda vez que extrair café lavar filtro e porta-filtro com detergente e ficar um tempão esfregando o chuveirinho do grupo, ai limpar moinho, etc e nunca tive problema com nenhuma máquina, mesmo em uma super automática Jura.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Rogério.

 

É imperativo que ao final de cada dia, faças a retro-lavagem apenas com água e a utilização do filtro cego, a escovação da gaxeta de vedação do grupo, a limpeza com pano da tela difusora, assim como a lavagem com detergente neutro do filtro e do porta-filtros,

A cada 2 semanas a retro-lavagem deve ser feita com o detergente adequado.

Esta rotina, rápida e fácil, é necessária para a manutenção do equipamento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bruno: lavagem eu falo da limpeza da parte da linha onde pode se depositar os óleos e resíduos de borra.... Esse tipo de coisa vc acha q chega no termobloc? Sei la acho q isso pode alterar o sabor..... Minha rotina d limpeza é: limpeza do groço do grupo com pefex eliminando o q o tato acusa de borrra; extração com pf e filtro vazios; última limpeza de segurança do grupo com pano; lavagem do pf e filtro. eventualmente back fluch com filtro cego 10 seg ligado 10 seg parada isso umas 3 vezes... O parafuso do choveiro é duro só o "djabo" ainda tomei coragem pra pelear com ele não q assim q destruí o da c08 kkkk dá pra sentir claramente a oleosidade no grupo.... Algum paleativo enquanto n compro detergentes apropriados? Gracia fuerte abraso

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bruno: lavagem eu falo da limpeza da parte da linha onde pode se depositar os óleos e resíduos de borra.... Esse tipo de coisa vc acha q chega no termobloc? Sei la acho q isso pode alterar o sabor..... Minha rotina d limpeza é: limpeza do groço do grupo com pefex eliminando o q o tato acusa de borrra; extração com pf e filtro vazios; última limpeza de segurança do grupo com pano; lavagem do pf e filtro. eventualmente back fluch com filtro cego 10 seg ligado 10 seg parada isso umas 3 vezes... O parafuso do choveiro é duro só o "djabo" ainda tomei coragem pra pelear com ele não q assim q destruí o da c08 kkkk dá pra sentir claramente a oleosidade no grupo.... Algum paleativo enquanto n compro detergentes apropriados? Gracia fuerte abraso

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 months later...

Finalmente achei o tópico.

Perguntei em outro lugar se vocês sabem se qualquer um pode comprar na libermac. Não consegui fazer o cadastro, que só tem opção de pessoa jurídica.

Fora isso, notei que ninguém mencionou nada sobre válvula OPV e backflush. Ao menos na gaggia, a água que é devolvida pela OPV vai parar de volta no filtro de água.

Como a caldeira é de alumínio, isso pode causar problemas além de comer o Cafiza. Então, não é importante se assegurar que a mangueira que vem com água da opv não está inserida no tanque?

Outra pergunta, ainda tem gente usando fita isolante em vez do filtro cego e, nesse caso, continua tudo ok?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Finalmente achei o tópico.

Perguntei em outro lugar se vocês sabem se qualquer um pode comprar na libermac. Não consegui fazer o cadastro, que só tem opção de pessoa jurídica.

Fora isso, notei que ninguém mencionou nada sobre válvula OPV e backflush. Ao menos na gaggia, a água que é devolvida pela OPV vai parar de volta no filtro de água.

Como a caldeira é de alumínio, isso pode causar problemas além de comer o Cafiza. Então, não é importante se assegurar que a mangueira que vem com água da opv não está inserida no tanque?

Outra pergunta, ainda tem gente usando fita isolante em vez do filtro cego e, nesse caso, continua tudo ok?

 

Eu já liguei para a Libermac e perguntei isso , e eles responderam que não vendem para pessoa fisica , vc vai ter que esperar o Alexandre voltar a ter filtro cego em estoque.

Eu fiquei na mesma situação que vc , o alexandre não tinha a Libermac não vende e por sugestão do próprio alexandre eu usei fita isolante ate ele e receber o filtro , eu usei ela no filtro pressurizado single.

Usar a fita não causa problema , mas é um saco , as vezes vaza um pouco , de vez em quando precisa recolocar , resumindo é uma gambiarra , mas , safa enquanto vc não tiver o filtro.

 

Abs

 

C. Eduardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...