Ir para conteúdo

Açúcar: sim ou não?


Postagens recomendadas

Eu não coloco,

nem no café, nem em bebidas com leite, bem pra vaporizar.

Quando sirvo o café a alguém eu recomendo provar antes de adoçar,

alguns se surpreendem com a doçura do café e não adoçam,

outros acabam colocando menos açúcar do que colocariam.

Como o café que fazemos já é doce, diferente do café que todo mundo está acostumado,

se a pessoa adoçar antes de provar corre o risco de adoçar demais...

Bruno Goulart.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nos cafés que eu conheço a origem e nos que eu torro,tomo sem açucar, a doçura é umas das suas principais características, é um fator que descreve bem em que ponto o café foi torrado.

Já nos cafés que eu não sei quais são (exemplo: restaurante, hotéis e casa de amigos) provo antes, e depois adoço, porque café ruim, queimado, oxidado, de supermercado, ninguém merece não é mesmo... e mesmo assim muitas vezes quando estou viajando em hoteis que o café é muito ruim, fico no suco de laranja mesmo...

Valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu acredito que nao ha uma regra sobre isto. O cafe pode ser tomado da maneira que cada um achar a melhor opcao. É uma questao de gosto. Ate um tempo atras li falando de tomar cafe com sal! Isto msm sal! Vai entender ne. Eu nao tive coragem de experimentar. Hehe

De qualquer forma pode se tomar cafe da maneira que a pessoa achar melhor. Nao é pq tem muito especialista de cafe que por isso é feio tomar com acucar.

Abs

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tomei cafè com acucar a vida toda. Mesmo depois de comprar uma boa cafeteira/moedor/cafè, continuei a adocar. Mas durou pouco. Hoje prefiro sem acucar e faco como o Rafa e só adoco se é ruim. E se voltar ao lugar, nem peco cafe mais...

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou com vocês, meninos, só adoço quando é ruim (ou quando é ácido demais, para equilibrar um pouco).

De um modo geral, já me acostumei à ausência de açúcar, para qualquer preparo de café (espresso, french etc.) e também capuccino.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse é um tabu que eu acho bem tolo. Dizer que café se toma sem açúcar é quase uma ditadura...

Se a frase for dita: "O ideal para se saborear um BOM café, seria não usando nenhum tipo de adoçante." Dai eu continuo a conversa.

 

Se a pessoa tem o paladar acostumado a comer 1 pacote de bolacha recheada com nescau com açúcar no café da manhã, e de sobremesa meia lata de leite condensado... todo dia, vocês acham que ele vai conseguir saborear um café sem açúcar por mais campeão que ele seja??

 

Eu acho que essa regra não existe, mas o princípio de qual a melhor maneira de saborerar apenas o café, eu concordo que sem adoçar, mas para isso se tornar prazeroso o paladar deve ser adestrado...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No café, não.

No leite para preparo de bebidas, sim, principalmente para vaporizar, coloco bem pouco mas deixa um adocicado na espuma.

 

Mas...tem sempre alguém para despejar depois meio litro de adoçante de stévia no café e mudar o gosto....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vejo como uma opinião muito pessoal, mas há mais de dez anos que não tomo café com açúcar ou qqer forma de adoçá-lo.

Quando o café está equilibrado dispensa o açúcar, na minha opinião.

E o mesmo vale para os lattes, cappuccinos e afins...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve.

 

A minha filosofia é muito simples:

 

Café bom é doce e não necessita adoçar. É naturalmente agradável ao paladar. Se for necessário adoçar é porque o café não é bom. E se o café não é bom, eu prefiro não bebê-lo.

 

Valeu,

Alexandre

  • Curtir 5
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 weeks later...

Olá pessoal,

 

Quando passei a apreciar o café, eu vi a necessidade de não utilizar nem um tipo de adoçante, justamente para poder "entendê-lo" da forma mais verdadeira e pura possível.

Com o tempo isso foi ficando bastante natural, hoje por exemplo, eu só adoço o café quando o mesmo for realmente ruim. Mas eu me "eduquei" para isso, e quem toma café apenas como costume e não o encara como um ritual e uma paixão como nós, não vai perder 1 minuto para se aprofundar e aperfeiçoar a experiência da degustação. Então paciência.

 

Meu pai por exemplo, só toma café se esse estiver MELADO.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Café para mim se faz necessário ser degustado sem açúcar. Percebo que um bom café mesmo adoçado com muita moderação, tem suas características camufladas.

Raramente adoço café, se adoço faço com moderação. Quando o café é um pouco ruim coloco açúcar, quando ruim colocava açúcar; atualmente, jogo fora.

Mesmo café aromatizado para mim tem que ser bastantíssimo moderado. Realmente quase sem aromatizante, sem dó. Prefiro que não se perceba o aroma adicional a haver excesso moderado. O mesmo vale para capuccino com canela. Geralmente quando pesso pouquissímo, o pouquissimo de quem prepara é dez vezes mais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

Claro que a questão é de gosto, mas acho que esse hábito de por açúcar no café vem da nossa [má-]educação do paladar. Somos habituados desde cedo a bebidas e comidas doces demais. Além disso, nossa oferta de café ruim (grão e água ruins) nos faz acreditar que é preciso adoçar sempre. Hoje eu aprecio café e chá sem açúcar, vinho seco... E troquei o Nescau por leite com cacau e um pouco de açúcar mascavo. Mas só consegui fazer isso depois que "joguei fora" tudo o que aprendi errado desde pequeno.

 

O mesmo vale para os temperos; se nossa comida tivesse menos sal e mais especiarias, seria bem mais saborosa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 months later...

Também não gosto de açúcar em bebida de um modo geral. Talvez numa caipirinha...

 

Agora se a bebida for com leite e tiver uma colherinha de açúcar que seja, não consigo nem colocar na boca. Só o cheiro do açúcar misturado com o leite já me deixa nauseado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 months later...

Vi uma discussão sobre açúcar em outro tópico e resolvi tentar reanimar esse daqui.

 

Eu não coloco açúcar em nada. Costume de algum tempo. Uso adoçante em um único suco, o de limão, que, aliás, tomo praticamente todo dia. Em um mundo perfeito ninguém usaria açúcar, pois ela traz prejuízos terríveis à saúde.

 

Porém me incomoda muita essa arrogância, petulância, intolerância, não encontro a palavra certa, de alguns sobre o açúcar no café.

 

Alguns puristas devem estar xingando minha 4ª geração agora...

 

A "cultura do bom café" aqui em Natal é bem atrasada, tanto que só existe eu e o Pedro Ivo aqui no CDC, então onde faço meus cafés o povo acha que eu sou expert e tals. E sempre que tomo sem açúcar vejo alguns tirando onda, outros constrangidos por estar adoçando a bebida.

 

Obviamente que qualquer bebida em que se coloque muito açúcar irá mascarar e "melhorar" seu gosto, porém não se esqueçam que o Brasil tem uma cultura centenária de café, tal produto já foi a base da economia nacional. E essa cultura vem junto com o leite e o... adivinhem? açúcar!!!

 

Então minha opinião é muito clara (e radical, eu acho): se quiser colocar açúcar, rapadura (meu tio coloca há 60 anos, vá tirar isso dele!), adoçante, pimenta, sal, orégano, raspa de asa de morcego, essência de suvaco de cobra, etc, coloque!!!!!! o café é seu!!! ou você fez ou pagou por ele ou te ofereceram e, portanto, você que decide o que vai colocar dentro.

 

Valeu!

  • Curtir 9
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso me lembra de um estagiário que conheci onde trabalhava. Quando ficava pronto o café, ele pegava um copo plástico desses de 200ml e preenchia com metade do volume em café, metade em açúcar. A colher chegava a ficar em pé no meio do copo.

  • Curtir 1
  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 years later...

 

É como eu disse Anita. Café tomo sem açúcar, se for ruim, eu não adoço como alguns disseram no post que você citou, simplesmente não tomo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se for para colocar açúcar (café ruim e/ou quando estou meio estressado) prefiro açúcar cristal, é um pouquinho menos nocivo saúde e dá uma nota de "garapa". Aliás adoro (tomo pouco por causa do diabetes) leite quente com rapadura! ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...