Ir para conteúdo

Sorvetes caseiros / Sorveteiras


Gilberto

Postagens recomendadas

E stracciatella (flocos) já fizeram? Quando estava terminando de bater a calda de nata, 800 g, derramei aos poucos 120 g de chocolate amargo derretido. Foto antes que acabe.

 

Detalhe. Antes de fazer cheirei o creme de leite e achei suspeito. Fiz a calda assim mesmo. Experimentei a calda, suspeita. Sorvete pronto, gostinho estranho... Bom, está acabando e ainda ninguém passou mal =)

 

0JPAi8C.jpg

 

Minha calda de nata atual está assim:

 

cTyioQL.png

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sergio, você complementou sua planilha ?

No fim eu estava fazendo a minha, mas com o pau que deu no meu computador eu acabei perdendo, não fiz muita questão de tentar resgatala pois estava uma zona mesmo, se uma hora qualquer puder me passar a sua agradeço.

 

É você adotou o sal em todos os sorvetes né ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse salzinho é coisa de confeitaria para acentuar o sabor. Mito ou não, coloco =)

 

Não uso PAC para o ponto de congelamento e sim o FPD. (freezing point depression). Ali 3.3 é -3.3 C

 

O FPDse (sucrose equivalent) é como o PAC.

O FPDsa (salts) é o causado pelos sais do leite (não o sal (NaCl) que coloquei).

O FPD é a soma de ambos.

 

Minha planilha vou completando os ingredientes de acordo com as receitas que vou fazendo. E uso o Solver para a mágica dos cálculos.

 

Pode baixar aqui a versão mais recente e já com a receita desse de nata.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado.

 

Em uma tabela que havia pegado antes, que trabalhava com FDP eles trabalhavam com valores menores.

não lembro se te passei esta tabelA, eles vão fazendo o cálculo até que 80% do líquido esteja congelado, ai toma -se está como a temperatura de vitrina.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Será Gil? Veja aí em cima nessa de nata. FPD 3.3 e PAC 29. Ou seja, é os -12 C de vitrine... Aqui em casa fica bom assim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso eu testei e gostei assim no meu freezer. Eu poderia olhar a curva e ver que por exemplo 60% estaria congelado nos -12 C, e FPD 3.3.

 

E isso adianta alguma coisa? 60% congelado é legal? 70%? Tanto faz chutar esse percentual de congelamento ou o FPD. Um depende do outro. No fim vc escolhe como prefere via teste, de um jeito ou de outro.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa semana fiz sorvete de doce de leite que achei na net (http://www.lacucinetta.com.br/2009/11/amor-e-receita-de-sorvete-de-doce-de.html), ficou entre os top dos melhores.

 

"SORVETE DE DOCE DE LEITE
(quase nada adaptado do livro Professional Baking)
Rendimento: cerca de 850ml, dependendo do overrrun
Tempo de preparo: 10 min. + 6 horas geladeira


Ingredientes:

  • 375g leite
  • 395 doce de leite cremoso (usei a lata de doce de leite para corte da Nestlé)
  • 95g creme de leite fresco
  • 1/4 colh. (chá) essência de baunilha
  • 1 pitada de sal

Preparo:

  1. Leve o leite e 280g doce de leite ao fogo em uma panela de fundo grosso, até que o doce esteja completamente dissolvido. Mexa de vez em quando, para não queimar e ajudar a dissolver.
  2. Junte o restante dos ingredientes, misture bem e leve à geladeira por 4 horas ou até que esteja bem gelado.
  3. Prepare o sorvete na sorveteira, de acordo com as instruções do fabricante. Enquanto isso, deixe o pote em que vai guardar o sorvete no freezer, para gelar um pouco. Coloque o sorvete no pote geladinho, intercalando com colheradas do que restou de doce de leite. Leve ao freezer imediatamente, e deixe firmar um pouco por pelo menos 2 horas."

O doce de leite, cozinhei por 20 mim uma lata de leite moça.

Para incrementar, coloquei Castanhas do Para picadas (estas coloquei na maquina no final).

A textura foi outro aspecto que ficou ótimo, acredito que pelo dos ingredientes do doce de leite, ele não ficou duro d+, sendo que os cristais de gelo ficaram imperceptiveis.

Recomendo a todos.

Abraços,

Eduardo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eduardo, o importante é vc ter gostado, mas por curiosidade planilhei essa sua receita. Veja o FPD maior que 5. Por isso que ele não fica tão duro. (começa a congelar só nos -5 C). Deve derreter fácil. Uso aqui nos 3.3 mas meu freezer é menos frio.

 

O PE em 24.1% é a doçura. Deve ter ficado bem doce (pro meu gosto). Uso 18% nos a base de leite. Um PE alto assim é mais para contrabalancear, por exemplo, uma acidez forte de maracujá ou amargor do chocolate com muito cacau.

 

O SNGL (sólidos não gordurosos do leite) passaram do máximo recomendado, nesse caso de 9.9%. Isso significa que há chance grande de precipitar a lactose e ficar arenoso. Mas é só chance e parece que não aconteceu.

 

Planilhar é bem útil antes de fazer!

 

WRyr9aN.png

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sergio,

 

No sorvete mesmo ele usou 280 grs de doce de leite, talvez a formula esteja um pouco mais equilibrada, o resrante meio que entrou como cobertura, interferiu no quão doce ficou o conjunto mas pesou menos no sorvete em si.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ahhh, verdade. Não tinha notado isso. Realmente melhora o sorvete. Mas na média, a colherada misturada na boca seria mais ou menos equivalente a primeira planilha. Como ele pos as castanhas, que levam pro menos doce deve ter ficado bom.

 

8LahpwK.png

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

kkk, tudo um pouco é questão de gosto e equilibrio.

Realmente não achei muito doce, as castanhas podem ter um pouco auxiliado, mas para meu gosto não tiraria nada de açucar (doce de leite).

Realmente muito bacana este método e tabela de medição, da uma previa bem bacana :)

Obrigado!

Abraços,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O doce de leite é meio dificil, se não colocar este doce de leite extra ele fica fraco, mas tem que colocar como você fez.

 

Me animei e fui fazer um sorvete, amanha terei sorvete de cerejA, na realidade sorvete de leite com cereja depois de pronto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ou fazer o doce de leite do zero com menos açúcar.

 

Similar de sabor deve ser de caramelo.

 

Bom, doce de leite é praticamente leite evaporado + caramelo. E leite evaporado é leite em pó com pouca água =)

 

(praticamente porque no doce de leite a lactose também deve caramelizar, não só o açúcar).

 

Gil, já fez o maracujá com pimenta? Não usei a fórmula da Paula só a idéia. Putz fica bem bom! Nutella tb deu certo (tem aí na última planilha a definição dela que estimei).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ahh, faz uns dias, no shopping morumbi fiz uma experiência comparando gelato com sorvete. Dividi um gelato, com a esposa, da Bacio di Latte. Na sequência fomos lá na Ben & Jerry's e pegamos um sorvete.

 

Ambos bons. No bom sentido, se nota bem que gelato é "aguado" e sorvete é "rico" (pela gordura alta).

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caramba, vocês tão que tão!! Um mais bonito que o outro! :)

Próximo fds planos para fazer algumas receitas novas (manga, tangerina, stout). Vamos ver o que sai.

Fiz ontem um de chocolate meio amargo (callebaut 54%). Achei que ficou meio fraco de sabor e com a textura com cristais e pontos que parecem leite em pó... acho que o creme de leite que comprei não presta (muito grosso, tipo de lata), pois as últimas 3 receitas ficaram com esses pontos. Comprei açúcar invertido para trabalhar os de chocolate, assim dá pra abusar mais dos sólidos.

E finalmente comprei as gomas guar e xantana! Só espero que cheguem até quinta.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ih Marcia, será que precipitou a lactose? Se tiver tempo ponha na minha planilha e veja se os sngl passaram do limite teórico.

 

No últimos dias comprei 2 cocos. Depois de extrair o leite, vi que 2 cocos seriam demais para 1 sorvete.

 

Com um fiz sorvete que ficou ótimo! Dias depois, com o outro, fiz um sorbet e usei 4 colheres de sopa do bagaço para dar textura. Tomável, mas as duas idéias foram ruins, tanto colocar bagaço quanto não usar leite (integral em pó).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não ultrapassei não... na verdade fiquei em menos de 6%... Acho que foi o creme de leite estranho mesmo. Sei lá se precipitou, se coalhou... de qualquer forma, está eliminado =)

 

Tá aí... nunca pensei em fazer sorvete de coco... aliás, de coco só gosto de bala, então acho que por isso nunca pensei... Nossa, dei uma de Gil agora acho ehehhe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Juro pra vocês que nunca tinha criado coragem de pagar por um sorvete bacana. Hoje a tarde experimentei um de limão siciliano em uma Gelatteria top aqui de BH... consegui entender a fixação de vocês por esse hobbie aqui... Custou 10 reais e veio em um potinho que não devia caber 50ml.

 

Ignorância é realmente uma benção... 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Resumo da ópera de sexta a sexta!

Fiz um milhão de sorvetes: Stout ao leite, Stout ao chocolate belga, sorvete de manga, sorbet de manga, sorbet e sorvete de tangerina (esses todos usando goma xantana e gelatina), 3 versões de chocolate ao leite e sorbet de limão - batendo agora na verdade (usando xantana e guar, que chegou segunda) .

 

Puts, tudo muito bom!!! Os de Stout ficaram muuuito interessantes, curti pra caramba. Deixei a % final de álcool no sorvete em 2%, o dobro do recomendado, e deu super certo. Só ficou um sorvete que derretia um pouco mais rápido que os demais.

 

Os de fruta fizeram sucesso em casa e dividiram opiniões, uns gostaram mais dos de leite, outros do sorbet.

 

Chocolate fiz 3 receitas que eu chamaria de chocolate suíço (mais doce e com mais chocolate), chocolate ao leite (usei um pouco de cacau) e super chocolate (com cacau e quase 14% de gordura, 43% de sólidos). O Super ficou sensacional!

 

Chega de sorvete agora. Ou não.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Adendo: Outro dia fiz um sorbet de café que expandiu demais e ficou estranho. O mesmo aconteceu hoje com o de limão. Conclusão: bowl pouco congelado e calda pouco refrigerada. Acho que bate tempo demais sem congelar de fato, aí expande. Eu tinha batido um sorvete umas 4h antes, ou seja, o bowl não estava totalmente congelado. Espero que seja isso mesmo.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem legal Marcia!

 

Esse negócio do recomendado do alcool em percentual acho que só uma base para quem não faz as contas detalhadas.

 

É só considerar na planilha que ele baixa o ponto de congelamento 7.4 vezes mais que a sucrose, já que tem a massa molecular 7.4 vezes menor. 342 / 46 = 7.4

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...

Bom dia.

Fiz mais uma vez o sorvete de doce de leite que eu tinha postado a receita, agora substituí o creme de leite fresco por creme de leite de lata da nestle.

Como a gordura é diferente, adicionei os 300g de creme de leite e reduzi a quantidade de leite, na proporção. Resultado final ficou muito bom, inclusive textura.

Tirei uma fotos para ilustrar:

24bq3p4.jpg

2zflkxg.jpg

2db87me.jpg

 

Simplesmente, irresistível.

Abraços,

Eduardo

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hoje passei na Dri Dri que abriu no Shopping Galleria de Campinas. Lastimável. Imagino que o baixo movimento de loja recente + inverno mantenha sorvetes "velhos". Resultado, mesmo os a base de leite tinham tanto gelo quanto um sorbet mal feito.

 

O de pistache, de sabor, mais parecia de amendoim... Dos 5 sabores que tomamos apenas 1 salvou.

 

Espero que mais para frente a coisa melhore.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...