Ir para conteúdo

Capuccinador ou vaporizador de dual boiler?


Postagens recomendadas

dai galera!como sabem estou querendo uma máquina melhor, que me ofereça uma vaporização melhor, com um tempo de espera menor entre a extração e a vaporização... bem: um vendedor me explicou hoje que para fazer "o verdadeiro capuccino", mesmo máquinas profissionais dificilmente oferecem o controle adequado da vaporização, para a produção de crema, e de espuma de leite. Explicou q o verdadeiro capuccino inclue 3 elementos: líquido, creme de leite, e espuma. essa informação foi passada quando eu perguntava sobre a nemox top 400, q tem duas caldeiras... Peço a opnião dxs amigxs q possuem maquinas dual boiler e-ou capuccinador, que conhecem essa parte específica da vaporização. obrigado... fuerte abraso!! :):))

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha Luis,

Pelos videos que já assisti, a potência do vapor, bem como se ele é mais seco ou mais úmido, influenciam bastante no resultado. Dessa forma, máquinas com maior capacidade de boiler, como as trocadoras de calor, são mais eficientes do que máquinas de boiler menor. É muito mais fácil vaporizar numa rancilio época do que numa gaggia classic, por exemplo, mesmo que, em ambas, você consiga fazer micro-espuma.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Luis, nas maquinas com caldeira menor da para fazer mas requer maior habilidade, paciência e da mais trabalho.

Por ex. minha Graef tem dois termoblocos possantes (2200w os dois somados) e podem trabalhar juntos, no entanto vaporizar para dois cappu leva por volta de 50 - 70 segundos, enquanto a Strega, que uma HX e que tem uma caldeira de 2,1l e ponteira de quatro furos ( e também permite fazer simultaneamente) me faz meio pitcher pequeno em 5-10 segundos e o meio pitcher grande em aproximadamente 15-20 segundos.

Numa precisa aprender a vaporizar com pouca potência de vapor enquanto na outra precisa aprender a controlar muita potência, o que para mim resultou mais fácil, porém também requer seu aprendizado ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

uau muito grato pela contribuição bernardooo!! :) o q eu perguntaria a vcs q me ensinaram tudo é: na opnião e esperiência de vcs, 1 capuccinador é mais interessante q uma dual boiler? Talvez eu não esteja captando o sentido das explicações... Desculpem... Mas me entrigou a opnião do barista italiano... Abaixo o pensamento colonialista!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ah acho q entendi o q vc explica bernardo. A questão são as características da caldeira ou termobloco? Isso independe se é 1 capuccinador ou máquina?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

Moderadores, podem por gentileza corrigir o título para DUAL BOILER?

 

Lu, eu acho que tem algumas confusões a desfazer aqui:

 

a história de que máquinas profissionais não produzem vapor adequado para um cappu é meio lenda. Não trabalho com uma cafeteira comercial, mas já mexi em mais de uma e já vi outros baristas produzirem excelente vapor nelas. Questão de dominar a técnica.

 

O que você se refere como sendo creme de leite é na verdade o leite vaporizado. Pois creme de leite é aquele creme espesso que vende no mercado e de uso na culinária.

 

Quanto às caseiras: difícil esta sua decisão de querer uma máquina doméstica que te dê retorno rápido entre shots e principalmente do vapor para o café. As máquinas todas domésticas (todas as de entrada, as Gaggias, a Silvia) exigem paciência para que a máquina se recomponha entre as extrações. Não tem o que fazer. É ter paciência.

 

Quer realmente uma máquina que aja como uma profissional, recuperando-se rapidamente entre as diferentes extrações? Ou uma comercial, ou realmente uma dual boiler. 

 

Mas elas custarão uma boa grana. Você tem como bancar um custo tão alto?

 

Por isto Bernardo explicou que máquinas pequenas dá para se fazer um vapor adequado, dominando o processo. A Silvia, por exemplo, faz. Vaporiza bem. Mas demora a se recuperar após a extração do café ou ainda mais do leite vaporizado. Do café tem que esperar uns 2 minutos, do vapor pode por uns 4. E nem adianta tentar acelerar a recuperação purgando água, pois ela abaixa na hora e sobe em seguida DE NOVO. Né, Santiago?

 

Pergunto: você tem necessidade mesmo de uma máquina que se recupere tão rápido para uso doméstico? Vai tomar 2 ou 3 cafés seguidos em menos de 2 minutos? Pois se for para receber gente, já comprovei na prática: você está lá batendo papo, nem percebe o tempo passar e quando vai ver a máquina já está pronta para fazer outro café e os 2 minutos voaram. Com o latte é outro papo, demora bem mais mesmo, inclusive para voltar a fazer café.

 

Mas é questão de conhecer o equipamento que tem em casa, saber quanto tempo ela leva para se recuperar, surfar para ajudar a temperatura estabilizar e extrair. 

 

Equipamentos mais versáteis custam caro. Tem que bancar o custo equivalente disto.

 

Muita gente usa estes aparelhinhos para vaporizar o leite. Não fica idêntico a um leite bem vaporizado em uma máquina que dê conta disto. Mas o preço é pequenininho do que comprar uma máquina que faça tudo: vaporizar bem, extrair e se recuperar rapidamente. No Clube tem um monte de opiniões sobre estes aparelhos: cremeira, cappucinador etc. Tem da Bialetti, da Nespresso, entre outras marcas. Inclusive vira e mexe aparecem uns no Buscafé.

 

beijo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

valeu anita disse tudooo!!! :):) eu trouxe pro grupo a opnião do barista na verdade, justamente prxs amigxs mais esperientes opinarem. O creme de leite a q ele se refere é a crema mais lisa eu acho, com micro micro bolhas... O igor reis, o mesmo das fenice, tem a máquina q eu estou intereçado, a nemox punto pro m 400, com duas caldeiras independentes, num preço bastante interessante... Dai o barista da loja mensionou essa capuccinadora... Q eu nunca ouvi falar.....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

Entendo (por favor corrijam se for incorreto) que é similar a estes aparelhos todos: cremeira e afins. De várias marcas.

 

Mas uma máquina de duas caldeiras que não vaporiza direito? Tem certeza de que procede esta informação? Até a Silvia que tem uma caldeirinha de nada vaporiza. Duas e a máquina não dá conta? Tá certo isto, produção?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

galera e anita:

neste link tem a máquina que estou de "mãos"(pra não dizer olho kkk":

 

http://www.rdinterway.com.br/maquinas_cafe.html

 

é a nemox pro m400

 

amanhã vou à loja apalpar o produto, quem sabe experimentar... Estou entrigado com duas coisas quanto a essa máquina:

1: desconfio que a vaporização é eletrônic;

2: o quite para café em pó é opcional :(:(

 

a máquina q o italiano se refere como capuccinador é uma das 1as aí, a milk.

 

o igor está vendendo separadamente à italclass, por 2300!!! a ital class vende a 4,50!!

 

fuerte abrasoo! :):)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

Lu, eu acho que o cara tá te enrolando.

 

Me parece ser uma máquina normal. Tem caldeira e um tal "cambiador de calor vapor em alumínio". De 800 W. Isto seria uma outra caldeira ou um termobloco? Nada muito claro.

 

CaÊ, Alex, algum outro, pode nos dar uma luz quanto a isto?

 

Ali diz kit para tudo: pó, sachê, cápsula. Eles vão te empurrar tudo separado.

 

O bico de vapor me parece normal, igual a qualquer outro. O que seria para você uma vaporização eletrônica?

 

A pergunta que não quer calar: se ela já é um modelo "Expresso & cappuccino line pro", por que ele quer te empurrar o cappucinador extra?

 

Ele quer é ganhar comissão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pra mim parece um gaggia twin, com 1 caldeira e 1 termobloco pra vapor.

É perfeitamente possível vaporizar com a Twin.

Quanto ao cappucinador, eu pegaria Apenas se fosse para pegar uma cafeteira muito básica ou que não produzisse vapor. Ou se você for preguiçoso pra aprender!

Tipo, se eu tivesse só uma nespresso, o cappuccinador seria uma boa opção.

Ou ainda só se você bebe muitas bebidas com leite, tipo umas 4 seguidas. Aí talvez valha a pena.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

Certo, Marcinha. Mas o vendedor está empurrando uma máquina mais cara (imagino que a Fenice seja mais básica).

 

É de se esperar que ela vaporize melhor. Precisa além disto do outro aparelho para vaporizar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

kkk não anita... Eu estou em duvida se o vapor do capuccinador é tão superior ao q uma máquina dessas pode fazer. Se a galera recomendar aqui q o capuccinador é de fato 1 equipamento muito especializado para bebidas com leite, eu não vou pegar essa máquina e sim a fenice e o capuccinador entendeu? Mas, se a galera disser q o milk (capuccinador) não é tudo isso, eu pego essa máquina dual boiler entendeu? Minha pergunta pra vcs é: o capuccinador é mesmo 1 equipamento superior à vaporização de uma máquina dessas? É essa a minha dúvida galera. Anita: não sou eu quem diz vaporização eletronica. Ta escrito no site!! Kkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Luiz.. Não sei o preço do cappuccinador, mas o Clayton tem experiências com alguns deles, como o da Krups... Mesmo que não pegue este modelo aí (que inclusive o pessoal aqui não conhece), opções não faltarão..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Teria que ver direito, não achei muita referência dessa máquina na internet, mas por esse link me parece que é uma Punto exclusiva pra sachês com um capuccinador independente (termobloco isolado da caldeira, o que possibilita utilizá-lo simultaneamente à extração), similar aos das super-automáticas, daqueles que você deixa um reservatório de leite com o tubinho dentro, ele puxa o leite, gera a espuma e joga no copo (salvas as devidas proporções, como faz essa Oster Prima Latte que o pessoal anda comprando, por exemplo).

 

Me parece, também, que há um kit vendido separado para utilizar com café moído, que é composto pelo chuveiro / tela dispersora (que deve ser trocado na máquina), os filtros para pó e, talvez, outro porta filtro (a confirmar).

 

Luiz, se for isso mesmo, esse capuccinador da tal M400 me parece ser muito similar à dessa Milki (pela foto parece que funcionam da mesma forma), talvez com potência de aquecimento um pouco menos, mas não tem nada a ver com os braços de vaporização das máquinas domesticas ou comerciais. Não sei se como é o resultado disso, talvez alguém que tenha uma máquina super-automática com esse tipo de aparato capuccinador possa dar uma opinião (acho que não muita gente), mas acredito que a função dele é mais facilitar o processo do que melhorar o resultado do leite vaporizado (assim como o sachê em comparação ao café moído).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

sei la anita kkkk vou "ver" amanhã... Acho q no site diz algo tipo leite cremoso eletronico kkkk é q o dono da parada é italiano sabe... Dai ele ja foi falando q esse capuccinador é a melhor opção pra se fazer 1 capuccino profissional. Q máquina profissional faz 1 verdadeiro capuccino, conforme o padrão iiiitaaaliiiaaanooo kkkkk será exceço de colonialismo? Amanhã ele vai preparar pra mim o "capuccino italiano". Quero "ver" se é tããão superior aos meus ou os da la marzoco estrada da lucca kkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sei lá. .. trocar o certo pelo incerto.

Usei umas 2 vezes a nespresso latissima e sinceramente achei o leite ruim, bem meia boca mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ah mortari se for isso mesmo... Nem quero kkk quero uma maquina pra eu dominar o processo... Se for pra maquina fazer tudo é melhor uma super automática. Ja provei o capuccino de uma nespresso, e honesta e humildemente... O meu é melhor kkkk essa parada dos quites de sache e pó está uma confuzão. O igor falou q têm os 2 modelos. Querendo dizer q eu escolho se quero a máquina adaptada pra pó ou sache.... Chiiiiii q confuzão afff kkkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelo que encontrei por aí o modelo M400 é para sachês, o K400 é para cápsulas (não sei quais, imagino que as keurig) e a P400 é para café moído. Mas tem também esse kit para converter a M400 para pó, só que o tal capuccinador acho que é esse automático mesmo, em todos os modelos.

 

Não sei se você conseguirá ver nesse site porque é todo bagunçado e cheio de textos em tailandês no meio (talvez enlouqueça seu software leitor hehehe), mas lá pra baixo tem algo sobre os modelos que citei acima, sobre o kit opcional pra café moído e cita "Automatic milk frother":

http://www.hillkoff.com/product-th-569483-4631267-%E0%B9%80%E0%B8%84%E0%B8%A3%E0%B8%B7%E0%B9%88%E0%B8%AD%E0%B8%87%E0%B8%8A%E0%B8%87+Nemox+Caffe+Top+Pro+Electronic+++%E0%B9%80%E0%B8%84%E0%B8%A3%E0%B8%B7%E0%B9%88%E0%B8%AD%E0%B8%87%E0%B8%9A%E0%B8%94+M2M.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

A twin precisa de revisão, está com vazamento. Teria que ir primeiro pra Imeltron e depois pra Curitiba. Mas desfazer o pacote, você não quer a venda casada com o moinho, já tem um.

 

Temos notícia se a Fenice vaporiza bem? Pergunta lá no clube dela, Lu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pois é anita marcia mortari... A fenice pelo q o povo fala é muito boa. Ninguém falou da vaporização ainda. Só q o vapor é forte e tal... Eu ja tenho alguma esperiencia de 1 ano e meio de studii ja sei 1 pouco o q fazer.... Obrigado pela suuuper atenção galera. To desistindo kkk vou lá amanhã mais pra trazer a inforçação. Disseram ate q a fenice tem opv regulável

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O capuccinador não se compara a uma vaporização (ao menos se for para produzir microespuma). Minha mãe tem um (da nespresso). Faz um creme bem consistente, mas não é a mesma coisa de um leite vaporizado a vapor, ao menos, não em consistência. Se for fazer creme, prefira uma cremeira, muito mais eficiente e mais barata.

 

Vai de fenice se não for vaporizar muito (a diferença entre ela e essa é apenas o thermobloco dedicado para vapor na punto pro). Se costuma tomar muitos capuccinos, a punto pro é mais indicada, destacando que, em tese, é melhor do que a gaggia twin, em face de possuir um boiler maior.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

Gui, indicaram ao Luis a Pro M 400. Entre ela e a Punto, considerando vaporizar, você indica a Punto?

 

Duas perguntas, de quem tem uma single boiler:

 

pelo termobloco dedicado ao vapor, a máquina se recupera rapidamente para voltar (na temperatura) para voltar ao café, procede? Já que a valorização acontece com o termobloco.

 

Mas e entre shots? Deve haver a mesma demora de recuperação que uma Gaggia ou Silvia, não? Além de exigir surf ou um pid (QUANDO acabar a garantia).

 

Pois se ela demorar para se recuperar o mesmo que as máquinas mais básicas, não resolve o problema do Luiz que quer uma máquina ligeira.

 

Aliás o Luiz não respondeu porque quer uma máquina que se recupere tão rapidamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Anita,

Parti do pressuposto que a PUNTO e a PRO M 400 são a mesma máquina.

Se o vaporizador é independente (por thermobloco), o funcionamento é igual ao de uma máquina de 2 caldeiras. Uma coisa não interfere na outra. Assim, em teoria, você pode extrair e vaporizar ao mesmo tempo.

Obviamente, o PID é muito importante para controle da primeira caldeira. Quanto ao controle da vaporização, julgo desnecessário possuir PID.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...