Ir para conteúdo

Torradores


Ruston Louback

Postagens recomendadas

Acho que 600 grs esta ideal, pois temos que ter em mente que temos que acertar a torra para o grão X, e que se errarmos perderemos mais em forno maior.

Guilherme a semana passada fui fazer umas bases de inox para o meu trip station em um lugar que faz carrinho de churros , cachorro quente,... E ví várias chapas curvas de quase 1 mm, se quizer te passo o telefone.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu considero algo entre 500 e 600g perfeito. Acho que vai resultar em um bom balanço entre tamanho de lote de torra e volume do torrador.

 

Esse com massa nos grãos é o que eu gostaria de ter. Aguardemos com paciência.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É difícil acertar a capacidade que a maioria gostaria. Cada um tem um consumo semanal de café e disponibilidade/vontade de torrar a cada tantos dias.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Por isso complicado contentar a todos. Meu consumo mensal é +-1 kg. Prefiro torrar a cada 15 dias, 4 torras de 150 g ou 2 torras de 300 g.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com 500g de capacidade imagino que dê pra torrar tranquilo até a metade da capacidade. Então terá uma boa flexibilidade (250 a 500g de café verde). Já se for muito pequeno, só fará lotes muito pequenos... sei que é óbvio, mas não custa lembrar.

 

Tenho o palpite que lotes maiores são mais estáveis pra torrar. Mas é palpite...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O bom desses torradores automatizados é que repetem a torra. Capacidade pequena não é tanto um problema. Basta repetir depois de acertar =)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que 600 a 700g está bom. Vai resultar mais de meio kilo torrado, sendo possível fazer torras de meia capacidade, uns 300g resultando pouco mais de 250g.

Mais do que isso, o torrador ficará muito grande, sendo que, atualmente, já é maior do que o hottop.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guilherme , eu acredito , que muitos aqui se forem torrar para uso proprio 500 g seria muito , vou dar um exemplo eu consumo aproximadamente 500 a 750 g por mes , qual seria o problema de torrar lotes de digamos 100g ? 

 

Quem vai iniciar torrando em apartamento , vai estragar café , uma torra errada na pipoqueira são 80 g perdidas mas num forno com a capacidade minima de 250/300 g já é outra historia.

 

O mercado oferece uma gama de fornos que vai de 5 litros ate 40L , isso significa que teoricamente (repito teoricamente) vc poderia atender quem vai torrar quilos de café por vez.

Quem já sabe o que quer e vai torrar 250 a 700 g.

E quem vai comecar agora , errando muito e vai torrar porções menores na faixa de 100g ou menos.

 

Não sei se estou sugerindo algo impossivel de fazer dado as limitaçoes de espaço nos fornos , mas , se for exequível vc atenderia todas as necessidas , pessoas como o Victor ou o Alexandre comprariam um grande , como o Rodrigo ou o Gilberto talvez o medio e eu , Miyamoto , Cal , Fernando e muuuitos mais , comprariam um pequeno.

 

Abs

C. Eduardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

100g? Sinceramente, acho uma quantidade injustificável num torrador que se pretende sério. Pipoqueira, ok, afinal é um improviso. Mas digamos que a torra renda 86g de café torrado. Errando duas extrações iniciais de 17g, sobram 52g, ou seja: TRÊS míseros espressos... 

 

Porque não torrar de 300 a 600g, congelar e consumir conforme a necessidade?

 

Com todo o respeito a quem acha que 100g basta, claro. É que pra mim é muito pouco. Pra falar a verdade, acho muito pouco os 250g dos pacotes nacionais de café. Gosto das 12oz da Square Mile, quantidade legal para um pacote.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

200g.. Maldito corretor.

 

Um torrador de 100g deste calibre não vale nem o investimento.

 

Temos que pensar que com o passar do tempo vamos adquirindo experiência de torra que minimizará as perdas.

 

Desta forma o torrador de 500g seria como um equipamento futuro.

 

Se for para torrar com medo de errar, vá de pipoqueira mesmo até aprender a torrar.

 

Depois que começar a entender sobre torra faça o up para um torrador destes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Hottop torra meia libra (227g). Ou seja, 600g é mais que o dobro da capacidade dele.

Eu acho que vou ter que ficar com o menor mesmo (Guilherme, confesso que até vejo a lógica no nome - coffee roaster / torrador de café, mas sempre confundo).

Bem, vamos esperar a foto do forno menor.

Quanto a se 100g é pouco para torrar. Eu comprei esses pacotes de 300g de café crú. Quando não conheço o café, acho 100g de bom tamanho. Na verdade, esses da hasbean eu dividi em três lotes de 83 1/3. Assim dá pra corrigir algum eventual erro de decisão na torra. Por outro lado, se você tem pipoqueira e um maior, não há problema.

Confesso que gosto de poder ver tão de perto o grão na pop fun e também medir com a pistola. Sem falar que dá pra ouvir os estalos super bem. Quando se passa a um torrador maior essa experiência fica na memória. Por outro lado, não vou ter que tirar película do meu cabelo depois de torrar. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se vc só tem espaço para pizza brotinho é isdo que eu vou comprar , a outra opção é não ter nada .

 

Agora , tem certas horas que eu acho que o Miyamoto tem amnésia , ele diz que não tem bate borra por falta de espaço , mas , quer um forno grande , vai entender :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou explicar melhor, Carlos. É que quem torra muito perde o saco de torrar lotes muito pequenos. É legal no início, mas depois que se pega a mão (isto é, estuda e treina bastante - tem que ralar) tudo o que se quer é otimizar tempo. É só perguntar aos torradores mais experientes do CdC e ver quantos defendem lotes muito pequenos. Obviamente que a questão do espaço é um compromisso, não há como negar. Mas é só jogar o microondas fora!  :lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo com vc Rodrigo , mas , o problema não é esse é ............pura e simplesmente espaço , quem mora em apartamento vive uma realidade diferente de quem mora em casa. :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...