Ir para conteúdo

Torradores


Ruston Louback

Postagens recomendadas

Legal Guilherme.

 

Sobre os buracos da grade, caso necessário, um mod para quem comprar, seria trançar fio fininho de inox no sentido da circunferência. Um pouco trabalhoso mas que evitaria algum grão menor ficar preso ou passar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho uma solução um pouco melhor.

Tenho aqui uma tela de aço que posso fazer uma luva em volta do tambor.

Mas sempre há o trade off, que, no caso, é uma retenção um pouco maior de shafts no interior do tambor.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Xará,

O problema de controlar via android é que o sketch teria que ser o TC4C artisan qpid, que não roda na nossa versão brasuca arduino.

Mas, querendo pagar o preço do tc4c shield build (um pouco mais de duzentos dólares com frete) rola.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Provei agora o café torrado hoje a tarde na french press. Ainda tem bastante CO2, mas posso adiantar que ficou excepcional. Muito bom mesmo. O curioso é que fiz um perfil quente que achava que iria levar uns seis a oito minutos para o primeiro crack. Quando vi que em doze minutos ainda não tinha chegado lá, parti para uma rampa bem agressiva (chegou a 258 graus), o que disparou o crack. Aí, fiquei com medo de ter colocado calor demais e encerrei mais precocemente, com pouco tempo de evolução. E não é que o café ficou bom. Melhor do que os perfis que tinha usado no GTTC1. Ainda tenho muito a aprender....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 weeks later...

Boa tarde,

 

Estou começando no Clube hoje, mas já venho lendo as potagens há um tempo.

Estou começando também meu aprendizado sobre café e afins. Hoje ainda me considero somente um consumidor.

 

Verifiquei que algumas empresas fazem a torra do café para comercialização. 

Como isso é feito? Não é possível que torrem destes modos descritos aqui (caseiros).

 

Grato,

Rafael

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o princípio é o mesmo, mas os torradores são profissionais (probat, etc). Bem mais caros, mas também mais robustos, consistentes no resultado etc. Alguns fornecedores até torram em torradores modestos, como os que usam membros do fórum. Os lotes são menores, é claro, mas não necessariamente de menor qualidade. Numa pipoqueira com dimmer, para dar um exemplo, você está vendo os grãos o tempo todo. Num torrador grande, só tem uma janela mínima para isso. Na pipoqueira pode se guiar também pelo cheiro, som dos estalos (menos audível numa máquina grande) e por aí vai.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Falando em torrador de prova, a parte mecânica do GTTC-X1 está quase toda pronta (a caixa interna já está com o tambor instalado e quase todas as secçoes realizadas - falta apenas a da entrada de ar). A caixa externa já tem duas secçoes de três. Já está com o amostrador instalado, bem como com o funil de entrada dos grãos.

Fiquei muito satisfeito com o pequeno ruído de funcionamento. A agitação dos grãos ficou perfeita, bem como a introdução e saída deles estão excelentes.

 

Em breve, postarei fotos preliminares.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A foto é só da parte de cima, faltando ainda detalhe aqui outro ali, como, por exemplo, o cabo de madeira do amostrador e a pintura do funil de despejo do café no tambor, o puxador da saída de café ....

 

Mas, para matar a curiosidade:

 

14047404748_3c5ae50c88_o.jpg[

  • Curtir 5
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mais uma foto (a mancha amarela no puxador é reflexo de uma toalha amarela). 

Dessa vez, com o amostrador pronto e a portinhola de saída do café pronta.

Não deu para colocar janela de vidro (pequeno espaço em face do diminuto diâmetro do tambor). Já foi difícil caber o amostrador, a secção de entrada dos grãos no tambor e o sensor que ficará imerso na massa de grãos. Quem sabe na versão 2...

 

Amanhã começo a parte do resfriador, onde serão tombados os grãos.

 

14245139335_5e7dd3350b_o.jpg

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu Gil.

 

A mais pura verdade.

Sou daquelas pessoas obstinadas, passo o dia inteiro pensando em alterações, soluções, modificações e, tal circunstância, aliada a minha pequenina (kkkkkkk) ansiedade, já viu né.

 

Não vejo a hora da gestação acabar.

Muito provavelmente farei um cabo melhor (diga-se mais bonito) para o amostrador. Tenho que encontrar um marceneiro que se disponha a fazer algo tão pequeno e por "uma precinha camarada", pois já gastei os tubos só para fazer esse torrador (e ele ainda nem ficou pronto).

Esse cabo da foto, fiz eu mesmo, com um pedaço de madeira e verniz.

Tinha até comprado um cabo em aço escovado que ia ficar lindão, cheguei até a instalar. Mas ai pensei: putz, isso vai esquentar e vai acabar queimando a mão do torrador. Ai, tive que ceder à funcionalidade em lugar à beleza.

 

Fazer o projeto no autocad foi muito bom. Mas somente a prática permite as melhores decisões.

Uma coisa que não tinha dado muito certo foi fazer o tambor com pontos de apoio apenas atrás. Tive que mudar isso (ainda bem que havia encomendado mais de um rolamento de apoio).

 

Acho que fazendo as peças com corte a laser vai facilitar muito a minha vida (fazer aqui em BSB não valeu muito a pena, pois tive mais trabalho e o valor não ficou relevantemente barato a compensar).

Já estou bolando a segunda versão, embora possa adiantar que o funcionamento mecânico desse primeiro torrador de prova (600 a 700g de capacidade) ficou excelente.

 

No próximo, vou investir em uma solda mig, para não ter que terceirizar nada aqui em BSB.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sob o meu ponto de vista,

Estava bem mais bonito (se é que um torrador retangular pode ficar bonito).

Mas, sob o ponto de vista da funcionalidade, agora está melhor.

 

Ontem, depois de vários testes com carga, tive que modificar a saída de grãos para ficar mais prático e fácil.

 

14252658795_0a62ba6590_o.jpg

 

 

 

Detalhe, nem comecei a instalação elétrica - eletrônica e ainda não o coloquei sobre a base de resfriamento.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Revisitando a foto, vi que dá para colocar uma porta para ficar mais belo. Mas vai ficar na frente do círculo (antiga base do tamper de 50mm que usava para calcar o café antes de fazer na Breville - nada se perde, tudo se aproveita).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...