Ir para conteúdo

Torradores


Ruston Louback

Postagens recomendadas

  • 2 weeks later...

Olá,

 

quem era mesmo o outro proprietário de um GTCR-F1?

 

Até pensei em abrir um tópico para trocar informação de torra sobre o torrador, mas acho que ainda somos só dois com ele e aí talvez seja melhor trocar ideias aqui mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guilherme "Torras" dando orgulho aos torradores domésticos.

Me fala uma coisa Guilherme, em que forno foi a sua melhor torra, em termos de homogeneidade e sabor também?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Todos ficam muito homogêneos, em face da alta rotação dos tambores. Mas o GTTC1 é o que possui maiores recursos. O GTCR-F1 tem como vantagem a convecção ativa (que o gttc1 tb tem), mas tem o trade off da menor visibilidade dos grãos. O GTCR-x1 também tem convecção, mas um pouco menor. Esse é o trade off que se faz por ter maior visibilidade e a possibilidade de usá-lo como forno tb. O GTTC-X1 tem tudo o que o GTTC1 possui, acrescido de sensor na massa dos grãos (além do sensor interno que todos meus torradores possuem), amostrador, resfriador de grãos integrado, controle via computador e manual (dois pots para controlar a potência e o fluxo de ar), despejo mais fácil dos grãos direto no resfriador. Em suma, é um verdadeiro torrador de prova nível comercial, mas de tamanho compatível com uso doméstico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá,

quem era mesmo o outro proprietário de um GTCR-F1?

Até pensei em abrir um tópico para trocar informação de torra sobre o torrador, mas acho que ainda somos só dois com ele e aí talvez seja melhor trocar ideias aqui mesmo.

 

Olá, estou na fila para o GTCR-F1. Gostei da ideia de abrir um tópico para o GTCR-F1 ... talvez só para as coisas especificas do torrado e trocar ideias mais gerais aqui?

Abçs

Burny

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi, Burny,

bom saber que vai ser você o próximo brohter in roaster.

O Guilherme tinha comentado que estava preparando um terceiro, mas ético como sempre, nada disse sobre quem era.

Talvez com 3 já valha a pena mesmo ter o tópico. Quem sabe o número não aumenta em breve?

Aproveito pra dizer en passant que o suporte pós venda do Guilherme também é ótimo. Hoje mesmo me ligou dando dicas sobre torra.

Vamos ver se me acerto logo. Aí quando abrirmos o tópico, quem sabe já não até posto alguns perfis?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Cal, vai ser o meu 1o roaster, então tenho muuuuuuuuuuito para aprender e para mim vai ser essencial trocar ideias com vcs. Pedi a nova edição do livro do Claus Fricke sobre torrefação domestica (o pessoal do kaffee-netz recomendou), mas claro, as dicas especificas sobre o GTCR-F1 vou procurar com vcs.

 

Não sei se o excellente suporte do Guilherme vai me ajudar muito ... acho tenho que chegar primeiro em um nível básico para entender o que ele recomenda  :P

Alguns perfis para começar sem grandes prejuízos seriam realmente muito úteis.

 

Abçs

Burny

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Burny, comprei meu Gene do Claus em Berlin, e conversei um bocado com ele;

E super gentil e muito prestativo, e também comprei seu livro.

Mas confesso que não fiquei muito convencido com o conteúdo ...

Como quase todos os livros de torras, boa parte do que fala são generalidades, descrição de grãos, regiões de cultivo de café, equipamentos, etc. e pouco acaba falando especificamente de torra, e ainda em forma pouco clara, e por vezes contraditória ...

Ele recomenda a torra em dois degraus, que experimentei várias vezes e não me convenceu, a menos que se trate de um grão muito úmido.

A dica que sim gostei foi a de resfriar no freezer, acho que ajuda a não passar do ponto.

Da uma olhada no site de Sweet Maria e no de Wilhelm Boot, acho que irás achar um material que pode te orientar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito obrigado pelas dicas, Bernardo! Achei muita informação útil sobre a torra domestica no kaffee-netz, mas como sempre em fóruns, na forma espalhada e com certas contradições. Talvez mais um caso para um roteiro para iniciantes, como na promoção de páscoa  ;)

 

Abçs

Burny

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Todos ficam muito homogêneos, em face da alta rotação dos tambores. Mas o GTTC1 é o que possui maiores recursos. O GTCR-F1 tem como vantagem a convecção ativa (que o gttc1 tb tem), mas tem o trade off da menor visibilidade dos grãos. O GTCR-x1 também tem convecção, mas um pouco menor. Esse é o trade off que se faz por ter maior visibilidade e a possibilidade de usá-lo como forno tb. O GTTC-X1 tem tudo o que o GTTC1 possui, acrescido de sensor na massa dos grãos (além do sensor interno que todos meus torradores possuem), amostrador, resfriador de grãos integrado, controle via computador e manual (dois pots para controlar a potência e o fluxo de ar), despejo mais fácil dos grãos direto no resfriador. Em suma, é um verdadeiro torrador de prova nível comercial, mas de tamanho compatível com uso doméstico.

Guilherme. Corrija se eu estiver errado:

GTTC1 - forne elétrico - adaptações: tambor, motor, sensores, controle de temperatura via computado com cabo usb.

GTCR-F1 - air fry da philco - adaptações: motor, sensores, controle de temperatura via computado com cabo usb.

GTTC-X1 - em construção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

GTTC1 - Torrador a tambor (idealizado e confeccionado por mim)

GTCR-X1 - forno elétrico customizado ...

GTCR-F1 AIR FRY ....

GTTC-X1 em construção (quase acabando, mas parado no momento).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...