Ir para conteúdo

Fotos, fotos, fotos....


Guest Anita

Postagens recomendadas

A prova disso é o café do Alexandre , nenhum café possui tanta crema como o dele e isso não é o grão é a torra , como o Miyamoto falou esse é o segredo.

No caso do Alexandre são 35 anos de experiencia nesse ramo , querendo ou não isso faz toda adiferença do mundo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A sim, mas um dia o Alexandre foi iniciante.

 

O Cal é iniciante no assunto mas só por enquanto, com a abordagem dele isso logo vai passar.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

35 anos ou séculos? :lol: :lol:

 

Quando o Alex era criança ainda nem existia café! :lol:

 

E o segredo do café espumoso do Alex já foi desvendado. É só torrar o café junto de uns Sonrisal!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sergio , nós estamos falando de hoje , no futuro o Cal pode vir a ser o master Roaster do Inteligentsia é só querer , mas , hoje em dia em uma pipoqueira eu concordo com o Miyamoto , na verdade esse é o motivo de eu não me aventurar em mais essa loucura , quem sabe com o forno do Guilherme isso mude , um equipamento em que a gente possa repetir uma torra.

 

Como eu já disse antes Miyamoto eu acho que o Alexandre traçou a Madame D´Orvilliers  :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nenhum demérito ao Alexandre, mas quando eu torrei o café dele (ele vende crú também), deu tanto crema quanto.

Como diria o assassino ladrão de Rolex, Hay que tener fe! Se bem, que não, foi Hay que endurecer... Mas isso, isso é outra história.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Carlos Eduardo, agora você também entrou nessa dança das fotos? Pelo menos estamos no tópico de fotos. Caveira? Homenagem à Tropa de Elite?

Não conseguir repetir a torra até que tem vantagem. Principalmente no início é assim que você termina descobrindo uma torra nova. Com paciência, dá pra repetir.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse é o logotipo de Espressoparts.com , que eu coloquei um tapa olho .

 

Eu acho que torrar na pipoqueira é um hobby legal como fazer a propria cerveja , mas , não poder repetir a torra por falta de controle das variaveis para mim seria frustrante , mas , se vc gosta otimo :D 

 

Estou levando fé no Guilherme , quem sabe com o F1 ou X1 eu começe no futuro :rolleyes:  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Voltando às fotos... ou quase. Não tinha carregado a animação do Frajola tentando tomar um café. Hoje tinha uma colega que me perguntou que moedor trazer dos EUA que tava falando no Teorema de Sylvester. No ato lembrei que Sylvester é o nome do Frajola original. Mas não tenho foto do teorema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sylvester Gallai ? O dos pontos no plano Euclidano ? Caramba Cal isso é muuuito chato , a pobre mulher só queria saber uma marca de moedor . :P

Vc indicou pelo menos um Baratza eu espero . :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve.

Primeiro a boa notícia: todos prêmios foram despachados hoje e mais tarde os registrarei no Muambator com o email de cada agraciado.

 

Segundo, quanto à torrefação de cafés, comecei sim nos anos 70 do século passado, mas diferentemente da galera do CdC, havia um profissional a me instruir e os equipamentos utilizados eram industriais assim como a própria produção visava o atendimento comercial da empresa. Não era eu o responsável pela produção e, à época, nem poderia o ser.

 

O Carlos mencionou o que considero ser mais importante, que é a capacidade de repetibilidade do processo. Auxílios tecnológicos são úteis, mas a compreensão do processo e a capacidade de antecipação para intervir com as atitudes pertinentes a cada instante objetivando determinado resultado, advém de experiência. Isso é óbvio e, creio, todos o sabemos, mas é sempre bom lembrar. A experiência vem com o experimento repetido, rotina e disciplina. Portanto, é continuar tentando e tentando e ...

 

Em tempo, Zé, sem desmerecer, resta saber se os grãos com torra recente usados ainda frescos e que gerou o volumoso creme, ainda o faria após 45 dias. Mas duvido que descubras, pois teus lotes acabam em menos de 1 semana, né? Se tiveres oportunidade, guarde e esqueças um pacotinho no congelador para testar após passado esse tempo.

 

Para não levar pito, aí vai um latte pequeno.

 

 

9036360792_f9d067bdda_z.jpg

 

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Beleza de latte Alex. Coração perfeito.. :)

 

Este teste proposto ao Cal não seria melhor avaliado se o café não fosse congelado? Já que o congelado vai reduzir bastante o envelhecimento? Os 45 dias não resultariam como um café recente?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Guilherme.

O congelamento retarda o envelhecimento mas não o cessa. No chute, diria que ao final de 45 dias congelados os grãos se equivaleriam a outros que estivessem por metade desse prazo, bem mantidos porém sem congelamento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu chutaria que a razão é bem maior, pelo menos se guardados no freezer. Nunca fiz uma comparação mais concreta, mas me parece que duram no mínimo três vezes mais, chutando baixo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mesmo nestes chutes por alto.. O teste seria bem feito se deixasse o café sem congelar e usá-lo após os 45 dias...

 

Vai ser um teste interessante.

 

Certa vez eu havia descoberto um restinho de café num pacotinho do café do Véio em meio a tantos outros. A torra já estava quase tão velha quanto o torrador mas não é que o danado deu uma crema absurda ainda?  :blink:

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

essa não é repetida não?

Gostei da macho preto single origin acima.

Sabe que eu ando com curiosidade se ainda gosto de torras assim? Só que as úlitmas torras meio avançadas (16%) que fiz eu achei amargas no mau sentido.

Hoje minha colega voltou a repetir que a macho preta (a própria) foi o melhor café que ela tomou na vida.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cal, sua colega ainda está no estágio "melitão"?

 

Pergunto pois aqui na empresa o café é terrível, o pó é ruim e a moça que prepara..., digamos que não nasceu pra isso. Convenci uma colega a rachar cafés um pouco melhores em grãos, eu moeria uma certa quantidade em casa e traria para nós mesmo prepararmos na cafeteira elétrica. Ela topou e, para não assustar a moça, resolvi começar com um café bem baratinho (comparado aos cafés especiais que estamos acostumados), fui ao supermercado e escolhi um dos mais baratos que encontrei em grãos 100% arábica (marca Taeq, do próprio Pão de Açúcar). Quando abri o pacote em casa pra moer, achei a torra escura demais e o cheiro estava horrível, "parecia" café velho e queimado. Quase joguei tudo fora, mas resolvi moer mesmo assim e trazer pro escritório. Resultado: quase todos os dias minha colega elogia o café, enfatizando que esse é o café mais cheiroso do mundo (com essas palavras).  :P

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...