Guilherme Torres Postado 11 Outubro 2015 Denunciar Share Postado 11 Outubro 2015 Essa noite foi um total desastre. Na minha empreitada de soldar os fios na placa do Arduino, ajudado pelo cansaço, fiz algo errado. Queimei o OLED. Seria muito mais fácil simplesmente mudar o Arduino de lugar. Pena que só tive essa ideia depois. Fiquei até as 4 da manhã tentando arrumar as coisas até que joguei a toalha. Bom, depois volto a empreitada. Vou ficar devendo o vídeo Fabio. Mas uma hora ele vem. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guilherme Torres Postado 11 Outubro 2015 Denunciar Share Postado 11 Outubro 2015 Comprei outro OLED. Desta feita de 1,3'. Sei que vou substituir, no futuro, pelo Nextion. Mas tenho que deixar a máquina funcional até lá. Vou aproveitar e rescrever integralmente o código. Não sei se é alguma coisa com a biblioteca do OLED, mas não consegui fazer o serial funcionar adequadamente, o que indica uma de duas acertivas: A) o problema está no código que, em algum ponto, cessa o loop (daí sendo possível concluir que os travamentos não estariam relacionados com o termopar (o que tornaria toda minha perda de tempo substituindo pelo lm 35 tempo perdido a toa)); B ) a biblioteca do OLED interfere na serial. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guilherme Torres Postado 11 Outubro 2015 Denunciar Share Postado 11 Outubro 2015 Resposta pelo que averiguei até agora: Alternativa A. Não estou dizendo com isso que a alternativa B não é concomitantemente correta. Mas, ao que tudo indica, a máquina estava pronta e todo o trabalho com alteração da fiação foi em vão e só queimou o oled Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
fabio.cunha Postado 11 Outubro 2015 Denunciar Share Postado 11 Outubro 2015 Essa noite foi um total desastre. Na minha empreitada de soldar os fios na placa do Arduino, ajudado pelo cansaço, fiz algo errado. Queimei o OLED. Seria muito mais fácil simplesmente mudar o Arduino de lugar. Pena que só tive essa ideia depois. Fiquei até as 4 da manhã tentando arrumar as coisas até que joguei a toalha. Bom, depois volto a empreitada. Vou ficar devendo o vídeo Fabio. Mas uma hora ele vem. Pena mesmo Guilherme, esses imprevistos atrasam mesmo o projeto. Vamos esperar então. Ei Guilherme, não acha melhor esse modelo de termopar de parafusar? http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-696458395-sensor-de-temperatura-termopar-tipo-k-rosca-cabo-1-m-_JM Outra coisa: Os botões chegaram, porém o vendedor me enviou o modelo de pulso e não on/off. Acha que tem como usar no código para esse tipo de botão, para o acionamento? Senão terei que enviar novamente para o cabra. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guilherme Torres Postado 11 Outubro 2015 Denunciar Share Postado 11 Outubro 2015 Tenho vários deles aqui Fabio. Pena que a rosca 1/4 é grossa demais e não serve no buraco do termostato. Teria que ser 3mm. Da sim para adaptar o código Fabio, Se tiver 5 pinos atrás do botão, são dois modos pulso e on off Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
fabio.cunha Postado 11 Outubro 2015 Denunciar Share Postado 11 Outubro 2015 É esse mesmo. Apesar de que achei o botão meio pequeno, más vai ser esse mesmo. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
fabio.cunha Postado 12 Outubro 2015 Denunciar Share Postado 12 Outubro 2015 Tenho vários deles aqui Fabio. Pena que a rosca 1/4 é grossa demais e não serve no buraco do termostato. Teria que ser 3mm. Da sim para adaptar o código Fabio, Se tiver 5 pinos atrás do botão, são dois modos pulso e on off A solução seria abrir outra rosca Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guilherme Torres Postado 12 Outubro 2015 Denunciar Share Postado 12 Outubro 2015 E quem tem coragem de fazer isso arriscando atravessar a parede do boiler? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guilherme Torres Postado 12 Outubro 2015 Denunciar Share Postado 12 Outubro 2015 Acho que a melhor opção é usar um termistor. São finos, baratos, encapsulados é relativamente fáceis de instalar Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guilherme Torres Postado 12 Outubro 2015 Denunciar Share Postado 12 Outubro 2015 Montei a bicha de novo. Sem OLED por enquanto. Agora parece estar funcionando. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guilherme Torres Postado 12 Outubro 2015 Denunciar Share Postado 12 Outubro 2015 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
fabio.cunha Postado 13 Outubro 2015 Denunciar Share Postado 13 Outubro 2015 Ficou show. Quanto tempo ficou a pré infusão Guilherme? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guilherme Torres Postado 13 Outubro 2015 Denunciar Share Postado 13 Outubro 2015 8 segundos (mas com apenas um flush de 1 segundo de duração, logo no início). Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guilherme Torres Postado 13 Outubro 2015 Denunciar Share Postado 13 Outubro 2015 Dei-me por satisfeito por hora. Fiamminha está tinindo. Funcionando como uma belezoca. O problema era no programa. Mas, o sensor também não tinha ficado corretamente posicionado (ou estava defeituoso), porque as temperaturas estavam oscilando demais, o que indicava alguma interferência externa ou defeito. Precisou de uma linha map de qualquer forma, porque ele acusa temperatura um pouco mais baixa do que a real. 2 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
fabio.cunha Postado 13 Outubro 2015 Denunciar Share Postado 13 Outubro 2015 Uma sugestão para o vapor é colocar o flush por um tempo maior. A caldeira tem aquele tubo que vai até o topo, então se a bomba não estiver ligada, quando abrir a solenoide água vai sair até o topo do tubo, ou seja, se a solenoide ficar ligada indefinidamente com a bomba desligada, o nível da caldeira fica uns 3 cm abaixo do topo. Creio que isso seja o equivalente a 30% do nível da caldeira. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guilherme Torres Postado 13 Outubro 2015 Denunciar Share Postado 13 Outubro 2015 Boa ideia. Vou implementar um flush antes de subir a temperatura. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guilherme Torres Postado 13 Outubro 2015 Denunciar Share Postado 13 Outubro 2015 Fiz um video de uma extração na FIAMMA MINI BAR ELETRONIC Observem o caninho branco que tem um pouco atrás da saída do grupo (à direita). Esse caninho vem da válvula de alívio de pressão e permite saber que o nível de moagem foi fino demais, uma vez que a pressão no curso da extração passou de 9 BAR (não no grupo, é claro, uma vez que a válvula de alívio tem justamente a função de evitar que a água que vai para o porta filtro chegue a uma pressão superior à definida para a válvula (no caso, regulada para 9 BAR). A extração inicia com abertura da válvula solenoide e, em seguida, uma préinfusão (flush de um segundo). Remanescendo aberta a solenoide para o grupo, a bomba se ativa aos 8 segundos e remanesce assim até o final da extração (ou, se chegar a 50 segundos, desliga automaticamente (para evitar que o cabra esqueça o interruptor ligado - ou um filho desavisado o ative sem querer)). Desligado o interruptor, a válvula solenoide se fecha e a bomba d'água desliga. Bom, vamos ao video: 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
fabio.cunha Postado 13 Outubro 2015 Denunciar Share Postado 13 Outubro 2015 Creio que seria a melhor opção, pois a pressão interna do boiler expulsaria a água até o nível do tubo. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guilherme Torres Postado 13 Outubro 2015 Denunciar Share Postado 13 Outubro 2015 Exato Fábio. Me equivoquei no post anterior. Na verdade, o flush deve ser alguns segundos depois do setpoint encontrar-se definido para 145ºC (porque ai já terei pressão no boiler para expulsar parte da água pelo expurgo da solenoide). Vou fazer experimentações a respeito, de forma a definir qual é o melhor tempo de flush do expurgo. Outra coisa que esqueci de mencionar, é que tinha mantido o circuito no termostato errado. Agora, pus no de vapor, uma vez que ele vai definir a temperatura máxima a ser atingida no boiler antes do corte de energia. Tinha deixado no termostato de café (107ºC), de forma que a máquina não estava aquecendo devidamente quando acionado o vapor. Já corrigi isso. Além disso, liguei um dos polos dos fios (2 fios, um deles direto na energia, outro...) que saem do led (que indica que a máquina está ligada) nesse termostato também, de forma que, agora, é possível ver quando a resistência está sendo acionada (pisca de acordo com os pulsos emitidos pelo relê ssr). Com outras palavras, para ficar mais claro, quanto ao led, um dos fios dele é ligado na fase, o do neutro (ou da outra fase se for 110V), que vai para o relê (do relê para o termostato de vapor), foi ligado no termostato de vapor (que, por sua vez, também recebe os pulsos do relê). Assim, quando fecha o circuito (o relê manda energia para a resistência, passando pelo termostato), a luz acende. Quando abre o circuito, a luz apaga. Difícil colocar em palavras, rsss. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
fabio.cunha Postado 13 Outubro 2015 Denunciar Share Postado 13 Outubro 2015 Isso mesmo Guilherme, a única maneira da água não sair no flush era se a caldeira estivesse fria e acionasse a função vapor. Caso a caldeira já estivesse quente para o expresso eu creio que a pressão seria suficiente para expulsar a água do boiler. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guilherme Torres Postado 15 Outubro 2015 Denunciar Share Postado 15 Outubro 2015 Não sei se vou ter competência para fazer o lado do Arduino. A interface gráfica está ficando pronta 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guilherme Torres Postado 15 Outubro 2015 Denunciar Share Postado 15 Outubro 2015 Chegou o novo oled (1,3, dessa vez). Devo instalar entre hoje e amanhã. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
fabio.cunha Postado 15 Outubro 2015 Denunciar Share Postado 15 Outubro 2015 Tá ficando show Guilherme. Faltou só um relogio ou um temporizador nesse espaço preto vazio. Uma solução se vc não conseguir fazer a parte do arquivo é tercerizar essa parte. Quem sabe abrir um financiamento coletivo da galera interessada em modificar a fiamma no grupo. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guilherme Torres Postado 15 Outubro 2015 Denunciar Share Postado 15 Outubro 2015 Acho que consigo sim Fabio. E pretendo disponibilizar o sketch sem custos, rss. Mas, se eu estiver tendo muita dificuldade, podemos abrir um tópico por aqui no Cdc para um brainstorming Pretendo colocar mostradores de temperatura e tempo nesse espaço Ainda não bolei. Daí o espaço vazio Hoje parti para algo um pouco mais profissional. Estou com um kit de confecção de circuito integrado. Vou fazer uma plaquinha sob medida para o Arduino uno. Assim, se alguém quiser fazer a coisa mais simples (um módulo com tudo integrado) vai poder adquirir comigo. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
fabio.cunha Postado 15 Outubro 2015 Denunciar Share Postado 15 Outubro 2015 A idéia é show. Já estou na fila. Uma vantagem é que esse circuito pode ser adaptado em outras máquinas tb. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
#magaldiespresso Postado 15 Outubro 2015 Denunciar Share Postado 15 Outubro 2015 Gostaria de saber, a fiamma é portuguesa ou italiana ? Em alguns post americanos falam que é brasileira fabricada em portugal , esta correto isso ? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
seiti Postado 15 Outubro 2015 Denunciar Share Postado 15 Outubro 2015 A fabricante é portuguesa, se chama RST. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
#magaldiespresso Postado 15 Outubro 2015 Denunciar Share Postado 15 Outubro 2015 Mas a sede é a Fiamma de milao ou nada a ver ? As informacoes na net sao meio obscuras, parece que transferiram pro brasil uma linha de producao. ;/ Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
seiti Postado 15 Outubro 2015 Denunciar Share Postado 15 Outubro 2015 No Brasil só conheço a que se encontra no Ipiranga, que parece ser uma distribuidora autorizada. O site da marca parece ser este http://www.fiamma.pt/history.html Que mudou, pois antes eu encontrava como RST mesmo. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
#magaldiespresso Postado 15 Outubro 2015 Denunciar Share Postado 15 Outubro 2015 Pesquisei melhor e ja descobri, vlw Seiti, é portuguesa mesmo e passou a produzir algumas no brasil pelo que entendi. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Postagens recomendadas