carlos eduardo Postado 13 Fevereiro 2015 Denunciar Share Postado 13 Fevereiro 2015 Isso porque é um microlote e nesse caso existe um grupo (nós os aficcionados) disposto a pagar caro , eu lembro de um estudo que falava em 400% a margem dos intermediarios no mercado de legumes e frutas aqui no Rio , acho que no café não deve ser muito diferente. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Mortari Postado 13 Fevereiro 2015 Denunciar Share Postado 13 Fevereiro 2015 Quanto ficou sua perda, Mortari?? É vendo essas coisas que dá pra perceber que o negocio de café vale a pena. Eles Não pagaram mais que 25 o kg... (não é uma crítica necessariamente). 13,5% e 12'44 de tempo total (1C dos 10'50@213°C aos 12'14@210°C). Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Mortari Postado 13 Fevereiro 2015 Denunciar Share Postado 13 Fevereiro 2015 o Forquilha é um café muito bom, mas o NDA, EMHO, ainda é melhor, é um café diferenciado que poderia passar facilmente como fermentado ou de outro continente, tanto que tinha só um restinho dele cru e coloquei junto com um outro não lembro agora se era o Bob ou o Pardinho para finalizar o NDA em um batch de 230g, na hora da moagem apesar do blend ter ficado uns 30% no máximo com o NDA, consigo sentir perfeitamente o aroma desse café, que se destaca muito e o sabor exótico também. Acho que não acertei a torra do meu NDA. Aparentemente ela não ficou ruim, sem gosto de queimado ou de subdesenvolvido, e o café na xícara até que ficou bom, mas não encontrei o "tchan" que todo mundo comenta. Acho que o perfil que usei não explorou bem o potencial desse café, na próxima vou testar outra abordagem pra ver como fica. 2 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Darcy Jr.'. Postado 13 Fevereiro 2015 Denunciar Share Postado 13 Fevereiro 2015 Mandou bem demais!! Foi bom ter colocado a foto do comprovante, pois os códigos de rastreio na planilha estão errados. Começam com PE e não PG. Coincidentemente, o meu código era válido! Off topic somente a título de informação: http://www.correios.com.br/para-voce/precisa-de-ajuda/como-rastrear-um-objeto/siglas-utilizadas-no-rastreamento-de-objeto 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Burny Postado 13 Fevereiro 2015 Denunciar Share Postado 13 Fevereiro 2015 Recebi o Forquilha hoje. Que cheiro pessoal!!! Vou torrar ele amanha. Muito obrigado Igor! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
José Cal Neto Postado 13 Fevereiro 2015 Denunciar Share Postado 13 Fevereiro 2015 curioso, não achei nem de longe o que vocês acharam do forquilha. Quanto ao Ninho da Águia, comigo ao menos, nos primeiros dias pós torra ele não é grandes coisa. Meio aguado. Mas a partir do dia 4 fica muito bom. Estou falando coado. Esse que eu achei ótimo no expresso foi com 11 dias de torra. Vale a pena esperar! Vou tentar fazer um expresso com o forquilha, ver se mudo de opinião. Mas acho que vocês também gostaram dele com torra nova e coado, certo? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Bernardo B Postado 14 Fevereiro 2015 Denunciar Share Postado 14 Fevereiro 2015 Os preços que estão sendo cobrados são, a meu ver, simplesmente ridículos. As pouquíssimas sacas que são pagas muito caras nos leilões, IMHO, o são para fins de propaganda e como forma de justificar os preços cobrados. Cafes muito bons ( estimo em torno de 83 a 86 pontos) recebem um prêmio de 200 - 300 a saca (por volta de 800 - 1000 reais , ou 13 a 15 reais o kg verde, 25 a 30 reais torrado. Isabela falou que não paga mais de R$1.200 a saca, e ela é uma pequena compradora, com pouco poder de barganha mas que conhece , e compra, café bom. Nos USA, café verde de até 88 pontos paga menos de $10 /kg (4 - $4,5 a lb) através das compras em grupo, incluindo despesas de importação e frete interno, somente os melhores cafés do Brasil são aceitos e oferecidos aos compradores de cafés especiais, e nem assim tem procura signifcativa, por falta de aquele "algo mais" que possuem os bons centro-americanos e africanos. Preços mais caros do que isso são para raridades, o que muito dificilmente é o caso com os cafés brasileiros que são oferecidos, onde 1kg é cobrado mais caro que Champagne Francês, whisky Single malte de 12 anos ou um ótimo vinho de Bordeaux, o que é ridículo considerando que a safra brasileira é de 45 milhões de sacas ou 2,7 milhões de toneladas, e de que mais de 5% poderia atender, com um mínimo de cuidado adicional, especificações de café especial, o que resulta numa oferta enorme e que, não justificando o preço configura (novamente IMHO) uma manipulação de mercado, onde uma quantia ínfima de café é vendido a uma pequena clientela, (tão diminuta que os vendedores nem conseguem oferecer e-Sedex como alternativa de frete) disposta a pagar, enquanto que o mesmo café e vendido, já sem este mercado, por menos de um terço deste preço a compradores maiores e mais esclarecidos. Porém, da mesma forma que aconteceu nos USA e na Europa, esta situação tem um tempo de vida limitado e logo os consumidores mais interessados, estimulados pelos preços exagerados e percebendo as diferenças, a medida que vão experimentando cafés realmente bons, vão procurando, e encontrando, alternativas melhores e mais baratas, como nós estamos fazendo hoje através das compras em grupo. 3 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 14 Fevereiro 2015 Denunciar Share Postado 14 Fevereiro 2015 Embora eu concorde em parte com o preço, acho que não é possível comparar o mercado norte-americano de cafés especiais com o nosso, justamente pela falta de concorrência dos cafés estrangeiros que aqui não há. Por outro lado, custo a acreditar que a Isabela nunca pague mais de R$ 1.200 por saca. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
carlos eduardo Postado 14 Fevereiro 2015 Denunciar Share Postado 14 Fevereiro 2015 Os preços que estão sendo cobrados são, a meu ver, simplesmente ridículos. Bernardo vc conhece algum preço no Brasil que não seja simplesmente ridículo . Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Burny Postado 14 Fevereiro 2015 Denunciar Share Postado 14 Fevereiro 2015 Uai, o queijinho é com preço bão por aqui em Minas, e uma ótima cachaçinha da roça eu compro por 8 reais a garrafa Vcs provavelmente não percebem isso, porque é tão normal para vcs, mas frutas como abacaxi, carambola, melancia, mamão etc. são um luxo na Europa (nem vou falar sobre a qualidade lá). Brasil tem vantagens sim. 4 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 14 Fevereiro 2015 Denunciar Share Postado 14 Fevereiro 2015 Carne também. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
José Cal Neto Postado 14 Fevereiro 2015 Denunciar Share Postado 14 Fevereiro 2015 não é raro ver goiaba com preço por quilo mais alto do que laranja importada. Banana no freshdirect americano sai por uns R$ 5,50 o quilo. No zonasul é R$ 4. Agora, compara um quilo de amora, ou mirtilo ou algo do gênero lá e aqui pra ver se a diferença é menos de 37,5%. E olha que várias dessas coisas já são plantadas aqui (mirtilo, kiwi...). Na verdade, quando não são, como laranja, o roubo é até menor. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Bernardo B Postado 14 Fevereiro 2015 Denunciar Share Postado 14 Fevereiro 2015 Imaginem fazer um bom vinho de uva Pinot Noir, de Bordeax, nem falar Saint Emillion ou Pomerole. Primeiro um terroir muito limitado, bem menor é muito mais caro que as áreas de acima de 1.000m onde é colhido o café especial no Brasil (Patrocínio tem 970 mts de média). Depois plantar as mudas e instalar tutores, muito mais caras e é com muito mais mão de obra que plantar uma muda de café. Frequente e periódicas Podas fitossanitarias e de Conduçao das videiras, pulverizações contra pragas e fungos. No café nem sabem o que isso, a Hemileia deu agora na Centro America , por aqui nem se houve falar. Colheita, uvas delicadas, tem de ser colhidas bem no ponto de maturação, medindo o açúcar dos frutos, o que exige muita mão de obra. No café a colheita muito menos seletiva, quando não realizada por derriça ou mecanica. Resultado potencial de mais de 90% de aproveitamento dos grãos de café, quando bem conduzida (a casca do café equivaleria ao galhos e racemos das uvas. Processamento: baratíssimo, secado solar no terreiro. Para as uvas, lavado, prensado, filtrado, fermentação em tanques de inox, envelhecimento em tonéis de Carvalho, tudo em condições de extrema limpeza e controle laboratorial, resultado (não verifiquei, mas deve se por volta dos 10%, ums 10kg de uva para 1lt d vinho. Envelhecimento, de no mínimo 1 ano em tonéis de Carvalho e posterior engarrafamento com utilização de rolhas de cortiça. Para café: sacos de juta de 60kg, custa menos que uma garrafa com rolha. Custo de promoção, participação de férias e concurso, obedecer às exigências da certificação de origem, distribuição e transporte (para cada litro de vinho se paga uma garrafa de vidro de transportemos caixas e engradados. Se ainda não provei meu ponto, vamos para uma garrafa de Cognac: onde por destilação inicial os 7-10% de álcool do vinho são concentrados para 70% o que significa que iríamos precisar de pelo menos 100lts da uvas de primeira, e esperar 10 anos, com o capital empatado, para produzir uma pequeníssima quantidade de Cognac VSOP, Appellation d'origine contrôlée, que é vendida por menos de R$200 o litro. Agora, comparem o custo é oferta do café contra Cognac ou vinho, e acredito que irão concordar que o preço pedido pelo café é injustificável é totalmente absurdo. Fazendo um paralelismo, comparando os custos de produção, estimo que estaríamos concordando em pagar mais de R$1.000 o Kg de tomates salada ... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
sergio.m Postado 14 Fevereiro 2015 Denunciar Share Postado 14 Fevereiro 2015 Hehe Bernardo. O que manda é a oferta e procura, o resto é papo (furado). =) 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Burny Postado 14 Fevereiro 2015 Denunciar Share Postado 14 Fevereiro 2015 O melhor exemplo é cerveja aqui no Brasil. Pelo menos 15 reais a garrafa dos artesanais que são mais ou menos bebíveis ... e o pessoal paga isso e ainda acha que é uma maravilha e coisa chique. 5 EUR por uma garrafa de cerveja na Alemanha só no pu**ro. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 14 Fevereiro 2015 Denunciar Share Postado 14 Fevereiro 2015 É, mas parece que custa caro fazer cerveja boa aqui. Tem um texto bem interessante da cervejaria Seasons sobre os custos envolvidos. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
carlos eduardo Postado 14 Fevereiro 2015 Denunciar Share Postado 14 Fevereiro 2015 A nossa economia esta desorganizada , as taxas e custos são um somatório se distorções , nessa situação o preço é balizado pela procura. Produtos considerados luxuosos numa situação dessas tendem a preços absurdos , pois existe um mercado consumidor muito pequeno mas de altíssimo poder aquisitivo. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Burny Postado 14 Fevereiro 2015 Denunciar Share Postado 14 Fevereiro 2015 Rodrigo, não acredito que é tão caro. Na Alemanha uma boa cerveja artesanal é na faixa de 2 EUR. A coisa mais cara é lupulo de boa qualidade, mas como as cervejas aqui quase não levam lupulo (com poucas excepções, claro) ... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
José Cal Neto Postado 14 Fevereiro 2015 Denunciar Share Postado 14 Fevereiro 2015 o negócio é que aqui elas concorrem com as importadas que chegam pagando 60% de imposto em cima do frete também. Sem falar que vários dos ingredientes são importados (olha os 60% aí de novo), incluindo o lúpulo, se não me engano, bem comum nessas mais caras (IPA parece ser o new black nessa onda. Coisa boa, já que eu gosto). O exemplo do vinho me parece melhor, porque compara o processo de fabricação do dois produtos finais. Mas se formos falar de vinhos comparáveis a nossos cafés especiais, aí tem que comparar com esses que o Lula bebe, de milhares de reais a garrafa. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
sergio.m Postado 14 Fevereiro 2015 Denunciar Share Postado 14 Fevereiro 2015 Perdão não resisti 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guest Anita Postado 14 Fevereiro 2015 Denunciar Share Postado 14 Fevereiro 2015 E o mocinho é moderador... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
sergio.m Postado 14 Fevereiro 2015 Denunciar Share Postado 14 Fevereiro 2015 Ana, por isso perdi perdão antecipadamente. =) Choramingar que as coisas são caras, que não é justo, tentar explicações mirabolantes, me dá nos nervos. Fazer o que, é um ponto fraco. Mas daqui para frente vou ignorar essas lamentações, em qualquer tópico. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 14 Fevereiro 2015 Denunciar Share Postado 14 Fevereiro 2015 O texto de que falei, Burny. http://www.hominilupulo.com.br/universo-da-cerveja/custo-cerveja-artesanal/ Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Burny Postado 14 Fevereiro 2015 Denunciar Share Postado 14 Fevereiro 2015 Bem interessante esse texto. Mas ainda acredito que as fabricas tem uma margem de lucro enorme. Só visitar a nova sede da Bäcker para ver como eles fazem dinheiro. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 14 Fevereiro 2015 Denunciar Share Postado 14 Fevereiro 2015 É possível. Porém acho que seria interesse das cervejarias vender mais por um pouco menos e ganhar ainda mais dinheiro. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Bernardo B Postado 14 Fevereiro 2015 Denunciar Share Postado 14 Fevereiro 2015 Não vejo lamentações. Da mesma forma que tentamos orientar sobre máquinas, cupping, moedores, etc, mostrando a tecnologia, material empregado, e outros, para que os colegas tenham os dados em mãos para fazer uma boa escolha, visamos informar sobre o valor intrínseco do produto, a propaganda enganosa e os abusos a que o consumidor está exposto, de forma que possam comparar por si mesmos e avaliar se lhe está sendo oferecido um produto de fato excepcional que justifica o preço demandado, ou se está sendo ludibriado com preços manipulados. A decissão de comprar uma ótima cachaça mineira por R$8 a garrafa, pagar R$27 pela mesma garrafa (com outro rótulo) ou R$150 por uma cachaça, até inferior, porém com um monte de marketing embarcado, e só dele. PS: eu até que aprecio uma boa cerveja, mas deixo para beber na Europa, de melhor qualidae e por uma fração do preço 3 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
carlos eduardo Postado 14 Fevereiro 2015 Denunciar Share Postado 14 Fevereiro 2015 E pensar que o Ruston paga uma nota preta de salário aos moderadores. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guest Anita Postado 14 Fevereiro 2015 Denunciar Share Postado 14 Fevereiro 2015 Mas ele desconta esses escorregões. Não queira tê-lo como chefe. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
carlos eduardo Postado 14 Fevereiro 2015 Denunciar Share Postado 14 Fevereiro 2015 aaaaahhhhhh bom ! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 15 Fevereiro 2015 Denunciar Share Postado 15 Fevereiro 2015 Ele paga mal, mas a gente desvia a grana do marketing. É o cafezão, kkk! 2 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Postagens recomendadas