Ir para conteúdo

Postagens recomendadas

Nossa. Moer café turco na mão deve ser dureza. Os Bottini talvez sirvam.

O problema é que, pelo que pesquisei, os moedores elétricos não chegam no "talco" que deve ser o pó para turco.

 

Sent from my XT1033 using Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A Baratza informa no site dela que os moedores dela não moem para turco , mas na verdade O problema é outro , os cônicos moem para turco , mas é um esforço grande , por exemplo o Nemox que é um moedor padrão que existe no mercado com vários nomes , moe para turco , vc acertando o zero ele vai moer , mas com o risco de quebrar a engrenagem de nylon (fusível do moedor) .

Eu reparei que o Preciso em 1A moe quase talco , se calibrar ele afinando ele vai moer , mas o risco de romper a correia será grande , ou seja para moer para turco eles teriam que ser bem mais robustos e caros

 

Um moedor manual para turco é barato em comparação com qualquer elétrico.

 

http://www.amazon.com/gp/product/B001B1AGCO?keywords=grinder%20turkish%20coffee&qid=1450899188&ref_=sr_1_1&refinements=p_89%3ATurkish%20Coffee%20World&sr=8-1

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A Baratza informa no site dela que os moedores dela não moem para turco , mas na verdade O problema é outro , os cônicos moem para turco , mas é um esforço grande , por exemplo o Nemox que é um moedor padrão que existe no mercado com vários nomes , moe para turco , vc acertando o zero ele vai moer , mas com o risco de quebrar a engrenagem de nylon (fusível do moedor) .

Eu reparei que o Preciso em 1A moe quase talco , se calibrar ele afinando ele vai moer , mas o risco de romper a correia será grande , ou seja para moer para turco eles teriam que ser bem mais robustos e caros

 

Um moedor manual para turco é barato em comparação com qualquer elétrico.

 

http://www.amazon.com/gp/product/B001B1AGCO?keywords=grinder%20turkish%20coffee&qid=1450899188&ref_=sr_1_1&refinements=p_89%3ATurkish%20Coffee%20World&sr=8-1

Será que rola no Breville?

 

Sent from my XT1033 using Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É o mesmo problema , corre o risco de romper uma engrenagem , Correia e etc.

 

É um problema de custo beneficio , o conserto de qualquer moedor será maior que o preço de um moedor para turco.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem que eu gostaria , mas se eu aparecer com outro moedor em casa agora , minha mulher me interna................quer dizer internava , pois o sistema de saúde aqui no Rio entrou em colapso. Então se aparecer mais um moedor ,ela vai me dar um chute na Bunda. :lol:

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nesse caso o marido experiente usa a estratégia do meu amigo italiano Angelo. A esposa dele resmungou muito porque ele sempre comprou uma revista de esporte meio cara. Ele então inventou a história que a revista vem de graça com o journal deles. Ele só tinha que acordar cedinho e colocar a revista dentro do journal, a esposa assim sempre achou a revista dentro do journal, acreditou e todo mundo ficou feliz.

  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se um macho me der um moedor com a aparência do mini , que salta aos olhos que é algo de qualidade e caro , minha mulher vai achar que eu virei boiola depois de velho. :( ..................... Sinceramente prefiro um chute na Bunda mesmo . :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

A moagem do café turco pelo jeito que vocês estão descrevendo é ainda mais fino do que eu imaginava. Vou procurar tomar em algum lugar mais autêntico. Estou curiosa. 

  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 years later...
Em 31/01/2015 at 17:11, Tarcisio Pereira disse:

Eu bem que estava pensando em testar um de torra clara. Costumo trair certas tradições supostamente.

Mas primeiro tenho que esperar pelo moedor turco para tal.

Olá!

Compartilhando uma invencionice: hoje usei o cezve (com canela, mas sem açúcar) e passei a infusão pela Aeropress, com o filtro de metal/nylon que a @Mojavesp me vendeu recentemente. Permaneceu  o sabor do café turco -- então é só para quem aprecia esse método mesmo -- só que sem o detalhe do talco lamacento no final. Sei que isso significa crime de alta traição ao método de preparo original, mas, se já não tiverem pensado nisso antes, vou patentear minha receita de "turkpress" :P. Só espero não arrumar encrenca com o pessoal que lê a borra do café, que vai ficar sem trabalho, já que o café ficou limpo até a última gota. O grão usado foi o Capricórnio (Norte do Paraná), do Moka Clube.

Saudações!

  • Agradeço 1
  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, valacomum disse:

Olá!

Compartilhando uma invencionice: hoje usei o cezve (com canela, mas sem açúcar) e passei a infusão pela Aeropress, com o filtro de metal/nylon que a @Mojavesp me vendeu recentemente. Permaneceu  o sabor do café turco -- então é só para quem aprecia esse método mesmo -- só que sem o detalhe do talco lamacento no final. Sei que isso significa crime de alta traição ao método de preparo original, mas, se já não tiverem pensado nisso antes, vou patentear minha receita de "turkpress" :P. Só espero não arrumar encrenca com o pessoal que lê a borra do café, que vai ficar sem trabalho, já que o café ficou limpo até a última gota. O grão usado foi o Capricórnio (Norte do Paraná), do Moka Clube.

Saudações!

Adorei, o pózinho tb me dá aflição, acabo deixando um gole no fundo da caneca, só pra não chegar no pó, kkk! Pode oferecer na cafeteria as 2 versões, com borra ou sem borra, aí fica a escolha do cliente sem direito a reclamação.

Quanto ao pó, confesso que tambem uso torra média, tanto no  Cezve qto na vietnamita, assumo, podem apedrejar, mas meu coraçãozinho não aguenta essa carga de cafeína. Tambem faço café "coado" na expresso. E já coloquei filtro de papel da Aero na Pressca... dá pra fugir do tradicional e ainda fazer um bom café.

  • Curtir 1
  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 years later...

Nesse tempo todo ele passou, alguém tem alguma dica de como preparar um café turco? Meu irmão trouxe direto da fonte

744BD15F-8CC7-42DC-A704-DFB6E1F1503E.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá.

Gosto muito de café turco e preparo com alguma frequência em casa. Faço neste cezve (ibrik) da Ceraflame:

https://www.ceraflame.com.br/en/d93161-ibrik-tropeiro-pomodoro/

Aí vai meu passo a passo:

1. Enquanto aqueço 150mL de água na cezve, faço a moagem de 10 a 15g de café, dependendo do grão, no click 30 do K6 (se for moer muito mais fino que isso, evite o passo 7). Uso arábica torra média-escura, similar à que uso para espresso.

2. Apago o fogo quando começam a aparecer as primeiras bolhinhas.

3. Acrescento o pó de café e — às vezes — alguma especiaria, como canela ou anis, mexendo com uma colher de café para misturar o pó e a água.

4. Religo o fogo no mínimo e, a partir deste momento, atenção total para o preparo: a mão direita na alça enquanto a mão esquerda segura a colherzinha.

5. Quando o líquido começa a querer fazer subir uma "crema", tiro do fogo e, por precaução, levo acima da pia, caso transborde; só uso a colher se perceber que está prestes a vazar -- ela vai ajudar que o vapor saia, evitando o transbordamento.

6. Volto o cezve para o fogo e repito mais duas vezes o passo 5.

7. Passo o café na Aeropress, sem parada: é verter o café e já descer o êmbolo; se você não se importar com o pó na xícara, pode dispensar este passo, para ficar mais próximo do original. E, se estiver muito fino (vide passo 1), pode acontecer de vazar café para todo lado.

Importante: quando estava aprendendo, o café transbordou algumas vezes; em todas, o gosto ficou horrível. E também não fica excelente quando não ocorre essa subida da espuminha. Convém forrar com papel alumínio em torno da boca do fogão, para facilitar a limpeza no caso de algo dar errado. Aí, com o tempo, fui pegando o jeito e se tornou um dos meus métodos preferidos. Depois conte para nós como ficou o seu café.

Saudações!

  • Curtir 2
  • Agradeço 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Excelentes dicas. Vou comprar uma dessa. Vi que funciona no fogão de indução, mais pratico pra testar e limpar depois rs.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 12/04/2024 at 23:31, valacomum disse:

Olá.

Gosto muito de café turco e preparo com alguma frequência em casa. Faço neste cezve (ibrik) da Ceraflame:

https://www.ceraflame.com.br/en/d93161-ibrik-tropeiro-pomodoro/

Aí vai meu passo a passo:

1. Enquanto aqueço 150mL de água na cezve, faço a moagem de 10 a 15g de café, dependendo do grão, no click 30 do K6 (se for moer muito mais fino que isso, evite o passo 7). Uso arábica torra média-escura, similar à que uso para espresso.

2. Apago o fogo quando começam a aparecer as primeiras bolhinhas.

3. Acrescento o pó de café e — às vezes — alguma especiaria, como canela ou anis, mexendo com uma colher de café para misturar o pó e a água.

4. Religo o fogo no mínimo e, a partir deste momento, atenção total para o preparo: a mão direita na alça enquanto a mão esquerda segura a colherzinha.

5. Quando o líquido começa a querer fazer subir uma "crema", tiro do fogo e, por precaução, levo acima da pia, caso transborde; só uso a colher se perceber que está prestes a vazar -- ela vai ajudar que o vapor saia, evitando o transbordamento.

6. Volto o cezve para o fogo e repito mais duas vezes o passo 5.

7. Passo o café na Aeropress, sem parada: é verter o café e já descer o êmbolo; se você não se importar com o pó na xícara, pode dispensar este passo, para ficar mais próximo do original. E, se estiver muito fino (vide passo 1), pode acontecer de vazar café para todo lado.

Importante: quando estava aprendendo, o café transbordou algumas vezes; em todas, o gosto ficou horrível. E também não fica excelente quando não ocorre essa subida da espuminha. Convém forrar com papel alumínio em torno da boca do fogão, para facilitar a limpeza no caso de algo dar errado. Aí, com o tempo, fui pegando o jeito e se tornou um dos meus métodos preferidos. Depois conte para nós como ficou o seu café.

Saudações!

Essa da cera flame é a de 150ml, certo? Já testou a receita em tamanhos maiores?

Fazia café turco com moedor de hélice. Gostava do resultado. Hoje, usando bravito ou comandante não consigo acertar...rs.

Vou  testar a tua receita. Porém, tenho uma ibrik cera flame de 650ml. Queria testar numa menor.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá. 

 

48 minutos atrás, Edx disse:

Essa da cera flame é a de 150ml, certo?

 

Não; esta que tenho tem 200mL de volume, @Edx. Eu preparo 150mL, para deixar o espaço que precisa para subir sem derramar.

 

48 minutos atrás, Edx disse:

Já testou a receita em tamanhos maiores?

 

Nunca. Já fiz 100 mL na outra que eu tenho, também da Ceraflame, que tem 150 mL de capacidade, seguindo a mesma lógica de deixar um espaço livre. Mas esta, que eu tinha ganho de presente, eu acabei encostando depois que comprei a outra.

 

48 minutos atrás, Edx disse:

tenho uma ibrik cera flame de 650ml.

 

Quero comprar uma dessas. E uma jarra de cobre. E um moinho turco. E se o @Faverosouber como importar os grãos... Esse mundo de coisas para café acaba com o bolso da gente!!!

Saudações!

  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, valacomum disse:

Quero comprar uma dessas. E uma jarra de cobre. E um moinho turco. E se o @Faverosouber como importar os grãos... Esse mundo de coisas para café acaba com o bolso da gente!!!

Saudações!

Pior que no meu caso foi apenas uma situação mesmo. Meu irmão trabalha num cruzeiro, ai na passagem pela Turquia ele acabou comprando pra trazer.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...